Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 328846 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #1050 em: Dezembro 11, 2025, 04:23:02 pm »
O problema é que em Viseu é muito fora do concelho do alvará e reclamar ali tem infelizmente pouco efeito, porque a proteção é apenas ao próprio concelho de emissão.

Claro, mas com o sinal mais fraquinho não consegue ligar ao emissor do Porto, que penso seria o objetivo dos técnicos - manter o sistema RDS a funcionar nas transições, pelo menos na A1.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1051 em: Dezembro 12, 2025, 12:35:48 am »
O problema é que em Viseu é muito fora do concelho do alvará e reclamar ali tem infelizmente pouco efeito, porque a proteção é apenas ao próprio concelho de emissão.

Claro, mas com o sinal mais fraquinho não consegue ligar ao emissor do Porto, que penso seria o objetivo dos técnicos - manter o sistema RDS a funcionar nas transições, pelo menos na A1.

Eu sei, sim, mas não conseguia uma reclamação viável para isto se argumentasse algo nesse sentido. Assim é uma reclamação com mais força e tecnicamente justificada, e como os temas técnicos são bem puxados pela ANACOM, é isso que eu quero trabalhar aqui.

Figueiró é um enorme bónus na rádio portuguesa - um luxo um emissor render tanto com um produto de jazz/easy listening. Tomara que tivéssemos similar sorte com mais emissores.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1052 em: Dezembro 17, 2025, 12:48:28 am »

Eu sei, sim, mas não conseguia uma reclamação viável para isto se argumentasse algo nesse sentido. Assim é uma reclamação com mais força e tecnicamente justificada, e como os temas técnicos são bem puxados pela ANACOM, é isso que eu quero trabalhar aqui.

Figueiró é um enorme bónus na rádio portuguesa - um luxo um emissor render tanto com um produto de jazz/easy listening. Tomara que tivéssemos similar sorte com mais emissores.
Certo, realmente, mesmo como estão atualmente, os 92.8 Figueiró continuam a ser uma coisa muitíssimo apetecível, sem qualquer margem para dúvida. Não ajuda muito a ter um potencial idêntico de replicação o facto de Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande não terem alvarás atribuídos. Aliás, CdP, pelo que percebo, nem sequer teve nunca um alvará previsto. No caso de PG, era a triângulo, que também saia da Serra de São João, pelo que temos na base de dados.

Em todo o caso, devo-vos referir que, no estado atual, não duvido que sejam os 500w, mas como estava antes, confesso que continuo a ter algumas dúvidas se não esticavam um nadinha mais a corda. E, como já aqui escrevi, por mim, faziam eles muito bem, que a Horizonte FM era uma nulidade, e, para cima, não faziam estragos na ERA, nem na MEGAHITS.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1053 em: Dezembro 17, 2025, 02:12:49 pm »
Castanheira de Pêra salvo erro teve frequência prevista mas ninguém se candidatou nos concursos de 1989 e 2001, se é que esteve nesses dois anos, e depois em 2007 nem sequer esteve em cima da mesa.

Quanto à Smooth, a captação continua de facto muito má. Plena A20 e tenho interferências em série a passar Avintes e em direção aos Carvalhos, centro do Porto tem ruídos... enfim, está complicado. Mas tenhamos esperança: da ANACOM já me responderam a dizer que o tema foi encaminhado.

Não espero que se resolva nada nesta época de Natal, mas talvez depois dela haja alterações, que estas coisas não se fazem numa semana nem pouco mais ou menos.

Da Bauer nem tugiram nem mugiram, não tive o menor direito a qualquer resposta. Hei de ligar para eles para confirmar a recepção.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1054 em: Dezembro 17, 2025, 03:35:18 pm »
Castanheira de Pêra salvo erro teve frequência prevista mas ninguém se candidatou nos concursos de 1989 e 2001, se é que esteve nesses dois anos, e depois em 2007 nem sequer esteve em cima da mesa.

Quanto à Smooth, a captação continua de facto muito má. Plena A20 e tenho interferências em série a passar Avintes e em direção aos Carvalhos, centro do Porto tem ruídos... enfim, está complicado. Mas tenhamos esperança: da ANACOM já me responderam a dizer que o tema foi encaminhado.

Não espero que se resolva nada nesta época de Natal, mas talvez depois dela haja alterações, que estas coisas não se fazem numa semana nem pouco mais ou menos.

Recordo (poderá não servir) que a frequência de Mangualde não está atribuída - o centro emissor está num ponto dominante - na proximidade do Santuário de N. Sra. do castelo, que deverá permitir ao sinal chegar longe, longe, longe...

Da Bauer nem tugiram nem mugiram, não tive o menor direito a qualquer resposta. Hei de ligar para eles para confirmar a recepção.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1055 em: Dezembro 17, 2025, 09:50:24 pm »
Recordo (poderá não servir) que a frequência de Mangualde não está atribuída - o centro emissor está num ponto dominante - na proximidade do Santuário de N. Sra. do castelo, que deverá permitir ao sinal chegar longe, longe, longe...
Só se o Governo abrir concurso para novas frequências mas, honestamente, não me parece que, neste momento, também exista interesse em saturar mais o especrto. Diria que, pelo contrário, precisávamos de limpá-lo ainda mais, para evitar algumas sobreposições um tanto ou nada absurdas.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1056 em: Dezembro 18, 2025, 10:35:02 am »
Só se o Governo abrir concurso para novas frequências mas, honestamente, não me parece que, neste momento, também exista interesse em saturar mais o especrto. Diria que, pelo contrário, precisávamos de limpá-lo ainda mais, para evitar algumas sobreposições um tanto ou nada absurdas.

A frequência é 107,1MHz, o que julgo não irá sobrepor com outras na região...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1057 em: Dezembro 21, 2025, 01:10:51 am »
A frequência é 107,1MHz, o que julgo não irá sobrepor com outras na região...
107.1 em Mortágua ia entrar que nem uma bomba em cima dos pequeninos 107.2 da Cidade FM. Como já referi, a propósito da Observador de Tondela, os emissores do Luso estão no vértice entre a Anadia e Mortágua, 100 metros para o interior já estamos em Mortágua e perdem-se, se a memória não me falha, 8 metros em altitude. Ora, basta ver o que a Provincia faz à Rádio Maria, ou até mesmo os problemas bicudos que a Antena 2 teve durante imenso tempo aos fins-de-semana, quando claramente era óbvio que baixava a potência, com a PAMP-92-6, agora RDS. Em propagação, nem falo dos dias que este ano na zona da Granja ou nos Carvalhos tinha a Antena 2 a ter de ser salva pela Lousã ou pelo Muro, porque a RDS cavalgava sobre Gaia a toda à força.

Com a Cidade FM com 0,5Kw ia ser uma festa. Portanto, é frequência que, a ser atribuída, terá de corresponder a uma subida de potência em Gaia.
Talvez agora perceba a diferença de potência de 107.2 para 101.3 ou 95.5, eu que sempre pensei que o problema fosse a TSF da Lousa, desconfio que deve ter sido Mortágua a causar esse diferencial original.

E de dia para dia a cobertura da Smooth piora no sul de Gaia. Ontem fiz a viagem toda até Espinho sem sequer conseguir PS, porém, na A29, antes do nó de São Félix, o meu autoradio conseguiu a proeza de acionar o AF para 92.8 só com o Pty ligado. Nunca me tinha acontecido em tantos anos que ando com o carro. 92.8 apesar de estarem em mono e se perder o sinal, apesar de tudo são mais suportáveis que 89.5 que levam com umas arranhadelas brutais que até ferem os ouvidos.

Os emissores de Matosinhos são, efetivamente, muito problemáticos. O da AMALIA está no ponto mais alto do concelho do Porto, o Monte Tadeu, e a acrescer essa altitude de 160m está no topo de uma torre de uns 10 andares, e mesmo assim, a performance é ligeiramente melhor que a da Smooth FM, não o suficiente para não ter, inclusive, problemas na Baixa.

Será que estando o Monte de São Gens, onde o que não falta é espaço, a uns escassos 500m em linha reta do Centro Comercial Londres, e beneficiando de uma ainda maior altitude (mais 40m) a Smooth não conseguia arranjar uma torre para lá meter no meio das pedreiras? Penso que o proprietário até agradeceria. É que o facto de ter linha de vista ao mar, e em São Mamede não a tem, dificulta tremendamente a propagação. Honestamente, não tenho grande forma de duvidar, que o efeito até é capaz de ser melhor que uma deslocalização para Santa Eufémia, que também não se percebe porque nunca avançou.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1058 em: Dezembro 21, 2025, 03:34:29 am »
E de dia para dia a cobertura da Smooth piora no sul de Gaia. Ontem fiz a viagem toda até Espinho sem sequer conseguir PS, porém, na A29, antes do nó de São Félix, o meu autoradio conseguiu a proeza de acionar o AF para 92.8 só com o Pty ligado. Nunca me tinha acontecido em tantos anos que ando com o carro. 92.8 apesar de estarem em mono e se perder o sinal, apesar de tudo são mais suportáveis que 89.5 que levam com umas arranhadelas brutais que até ferem os ouvidos.

(...)

Será que estando o Monte de São Gens, onde o que não falta é espaço, a uns escassos 500m em linha reta do Centro Comercial Londres, e beneficiando de uma ainda maior altitude (mais 40m) a Smooth não conseguia arranjar uma torre para lá meter no meio das pedreiras? Penso que o proprietário até agradeceria. É que o facto de ter linha de vista ao mar, e em São Mamede não a tem, dificulta tremendamente a propagação. Honestamente, não tenho grande forma de duvidar, que o efeito até é capaz de ser melhor que uma deslocalização para Santa Eufémia, que também não se percebe porque nunca avançou.

Efetivamente a cobertura de 89.5 degradou-se ainda mais para sul desde há uns dias para cá. A chuva e a falta de propagação estão a causar estragos materialmente relevantes ao ponto de eu nem na descida para a ponte do Freixo na VCI já conseguir ouvir sem interferências de monta.

Aliás, escolha o que eu escolher, neste momento já há sempre interferências em Gaia. Está em condições muito fracas de captação, as piores que me lembro de ver em bastante tempo. Mas nem tudo é mau: pelo menos quando ouvi aqui há uns dias, aquele silvo que estava na emissão vindo do processador desapareceu por completo. Não creio que a equipa técnica da Bauer tenha feito uma linha ali, terá quase de certeza sido o frio a causar o conforto adicional de escuta.

Essa zona onde o teu autorádio trocou para o AF é uma das primeiras zonas em que, em captação normal e para sul, começa a entrar em 92.8. Com muita sombra, como reparaste, mas é das primeiras. O que acontece é que os 89.5 estão tão fracos que acabou por escolher assim.

A ideia do Monte de São Gens é muito boa de facto e beneficiaria significativamente a propagação para sul e junto à costa, sem piorar a captação para norte. O único problema é mesmo situar-se em Custóias e portanto poder ser sujeita aos amigos do alheio numa das piores zonas para isso no Grande Porto. Mas é uma ideia sólida. Lá está, há melhores soluções que uma torre nos bombeiros...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1059 em: Dezembro 21, 2025, 03:32:43 pm »
Efetivamente a cobertura de 89.5 degradou-se ainda mais para sul desde há uns dias para cá. A chuva e a falta de propagação estão a causar estragos materialmente relevantes ao ponto de eu nem na descida para a ponte do Freixo na VCI já conseguir ouvir sem interferências de monta.

Aliás, escolha o que eu escolher, neste momento já há sempre interferências em Gaia. Está em condições muito fracas de captação, as piores que me lembro de ver em bastante tempo. Mas nem tudo é mau: pelo menos quando ouvi aqui há uns dias, aquele silvo que estava na emissão vindo do processador desapareceu por completo. Não creio que a equipa técnica da Bauer tenha feito uma linha ali, terá quase de certeza sido o frio a causar o conforto adicional de escuta.

Essa zona onde o teu autorádio trocou para o AF é uma das primeiras zonas em que, em captação normal e para sul, começa a entrar em 92.8. Com muita sombra, como reparaste, mas é das primeiras. O que acontece é que os 89.5 estão tão fracos que acabou por escolher assim.

A ideia do Monte de São Gens é muito boa de facto e beneficiaria significativamente a propagação para sul e junto à costa, sem piorar a captação para norte. O único problema é mesmo situar-se em Custóias e portanto poder ser sujeita aos amigos do alheio numa das piores zonas para isso no Grande Porto. Mas é uma ideia sólida. Lá está, há melhores soluções que uma torre nos bombeiros...

São Gens pertence à Senhora da Hora, não a Custóias. Já terá sido pior há uns anos do que é hoje. Posso dizer-te que no meu tempo de Faculdade, inícios de 2010, tive alguns colegas que foram para a FEP vindos de lá e contavam que a Escola era o Texas autêntico, com imensos problemas de Droga, nomeadamente. Entretanto, de há quatro anos a esta parte, a minha mãe ficou lá colocada, e a Escola é absolutamente pacífica, os pais são bastante comprometidos com a Educação dos miúdos e praticamente zero miúdos daqueles delinquentes, que normalmente, quando fazem os 18, mudam, aí sim, para Custóias [EP]. E a minha mãe trabalha, justamente, com esse público de risco e, neste momento, o trabalho dela é essencialmente de prevenção, não de intervenção. Normalmente, quando as coisas são más em casa, refletem-se na Escola.

As coisas vão variando em matéria de criminalidade, mas diria que, neste momento, o grande problema de Matosinhos, está essencialmente naqueles bairros em redor da Óscar Lopes, concretamente a Biquinha.

Em todo o caso, os terrenos no topo do Monte, onde seria óbvia a localização da Antena, são fechados, de acesso restrito, pertencentes às pedreiras, que faturariam bom dinheiro por lá ter a antena. Acrescento ainda que uma alternativa viável, já na encosta do monte, mas que ficaria a uma altura sensivelmente idêntica à do Londres, seria a dos terrenos dos SMAS.

Em relação à cobertura, se andaram a mexer não sei, mas posso confirmar que pela primeira vez desde que me lembro, a Smooth não está a conseguir logar RDS em Soares dos Reis/Marquês de Sá da Bandeira/D. Pedro V, onde não existiam quaisquer problemas. O emissor está em avançado estado de degradação, o que me faz questionar se não vai mesmo ser 89.5 que vão acabar nas mãos do Benfica. Doutro modo, não percebo tamanho desleixo.
Rádio é:

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1060 em: Dezembro 22, 2025, 08:51:28 am »

(...)

Eu diria que, muito provavelmente serão 3 os factores que justificam o mau desempenho do emissor: a chuva, a má propagação e, sobretudo, a falta de manutenção...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

tuscano332

• Hero Member
« Responder #1061 em: Dezembro 26, 2025, 12:53:23 pm »
Esta manhã 26 de Dezembro, excelente propagação da Smooth em Castelo Branco, 92.8, momento raro.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1062 em: Dezembro 26, 2025, 02:35:39 pm »
Esta manhã 26 de Dezembro, excelente propagação da Smooth em Castelo Branco, 92.8, momento raro.
Deve ser mesmo propagação, por aqui, a receção de Figueiró continua a mesma desgraça que nos últimos tempos (comparado ao que já foi, onde tinha sinal excelente). Aliás, a esta hora, recebo restos de sinal tanto da Smooth como da Observador de Loures, praticamente imperceptível de ambas.
Rádio é:

joao_s

• Hero Member
« Responder #1063 em: Dezembro 26, 2025, 07:38:09 pm »
Segundo o descrito, as dificuldades de receção na zona do Porto acentuaram-se com a deslocalização do emissor 89.5 e a situação mantêm-se. Mesmo assim, a audiência é bastante razoável, pelo que, é um enigma como não resolvem a cobertura de sinal, acrescentando um emissor no distrito de Aveiro e realizarem uma intervenção técnica no atual emissor, mesmo que isso implique uma nova deslocalização. Como está, segundo os relatos dos utilizadores do fórum, é algo de um amadorismo difícil de compreender e justificar.

---
“Pulp Fiction” foi um filme de produção independente que na primeira metade dos anos 90 criou impacto como filme de “culto” e levou muitos até às salas de cinema. Na altura, cheguei a conhecer quem tenha visto a película 11 vezes no cinema, no mesmo período de tempo, inacreditável. As personagens, história, cultura popular, tiveram uma abordagem peculiar e “fora da caixa”.

Eis um excerto, com uma música bastante a condizer com a “SmoothFM”:

CHUCK BERRY -  You Never Can Tell (1964)  5|5

Talvez um dia possamos ouvir este tema na SmoothFM.
---

Danl

• Hero Member
« Responder #1064 em: Janeiro 02, 2026, 01:29:34 pm »
Deve ser mesmo propagação, por aqui, a receção de Figueiró continua a mesma desgraça que nos últimos tempos (comparado ao que já foi, onde tinha sinal excelente). Aliás, a esta hora, recebo restos de sinal tanto da Smooth como da Observador de Loures, praticamente imperceptível de ambas.

Já tinha comentado aqui que consigo ouvir os 92.8 e com RDS junto ao nó da A23, em Alcains e nas zonas mais altas daquela vila. Em Castelo Branco um pouco pior devido aos 92.9 da Antena 2, Portalegre.