A frequência é 107,1MHz, o que julgo não irá sobrepor com outras na região...
107.1 em Mortágua ia entrar que nem uma bomba em cima dos pequeninos 107.2 da Cidade FM. Como já referi, a propósito da Observador de Tondela, os emissores do Luso estão no vértice entre a Anadia e Mortágua, 100 metros para o interior já estamos em Mortágua e perdem-se, se a memória não me falha, 8 metros em altitude. Ora, basta ver o que a Provincia faz à Rádio Maria, ou até mesmo os problemas bicudos que a Antena 2 teve durante imenso tempo aos fins-de-semana, quando claramente era óbvio que baixava a potência, com a PAMP-92-6, agora RDS. Em propagação, nem falo dos dias que este ano na zona da Granja ou nos Carvalhos tinha a Antena 2 a ter de ser salva pela Lousã ou pelo Muro, porque a RDS cavalgava sobre Gaia a toda à força.
Com a Cidade FM com 0,5Kw ia ser uma festa. Portanto, é frequência que, a ser atribuída, terá de corresponder a uma subida de potência em Gaia.
Talvez agora perceba a diferença de potência de 107.2 para 101.3 ou 95.5, eu que sempre pensei que o problema fosse a TSF da Lousa, desconfio que deve ter sido Mortágua a causar esse diferencial original.
E de dia para dia a cobertura da Smooth piora no sul de Gaia. Ontem fiz a viagem toda até Espinho sem sequer conseguir PS, porém, na A29, antes do nó de São Félix, o meu autoradio conseguiu a proeza de acionar o AF para 92.8 só com o Pty ligado. Nunca me tinha acontecido em tantos anos que ando com o carro. 92.8 apesar de estarem em mono e se perder o sinal, apesar de tudo são mais suportáveis que 89.5 que levam com umas arranhadelas brutais que até ferem os ouvidos.
Os emissores de Matosinhos são, efetivamente, muito problemáticos. O da AMALIA está no ponto mais alto do concelho do Porto, o Monte Tadeu, e a acrescer essa altitude de 160m está no topo de uma torre de uns 10 andares, e mesmo assim, a performance é ligeiramente melhor que a da Smooth FM, não o suficiente para não ter, inclusive, problemas na Baixa.
Será que estando o Monte de São Gens, onde o que não falta é espaço, a uns escassos 500m em linha reta do Centro Comercial Londres, e beneficiando de uma ainda maior altitude (mais 40m) a Smooth não conseguia arranjar uma torre para lá meter no meio das pedreiras? Penso que o proprietário até agradeceria. É que o facto de ter linha de vista ao mar, e em São Mamede não a tem, dificulta tremendamente a propagação. Honestamente, não tenho grande forma de duvidar, que o efeito até é capaz de ser melhor que uma deslocalização para Santa Eufémia, que também não se percebe porque nunca avançou.