Espinho é para esquecer. Não dá mesmo. Pela linha do Norte deixas de conseguir ouvir 92.8 consistentemente a partir de Válega, mas entre Ovar e Esmoriz consegues apanhar 89.5 de forma fraca, mas minimamente suficiente. De Esmoriz em diante, até Miramar, está, neste momento, em total sombra. Na EN109-2 só junto ao nó com a A29/Intermarché de Arcozelo tens algum sinal, e entra logo o RDS, mas perde 300m à frente de novo. Daí em diante, que mesmo nos tempos do Londres, era território de 92.8 (aliás, do cruzamento da antiga Nova Rede até à antiga Farmácia São Mamede é Lousã a saltitar com Gaia, mesmo nas nacionais), há restolho de sinal de Figueiró, de Matosinhos nem sombra. Claramente, Figueiró não está com a pujança de outrora, que segurava consistentemente o percurso Granja-Carvalhos, sendo que na subida para esta última localidade, agora até tens o luxo de apanhar Loures, com mais ou menos força, consoante o dia.
Só tenho Smooth razoavelmente, a partir do centro de Canelas, consistentemente, para Norte da A29, na fronteira de sinais que esta delimita, quando corre E-O entre Vilar de Andorinho e Gulpilhares.
Acrescento que do último andar do meu edifício do trabalho, na fronteira do Porto com Matosinhos, em dias limpos, consigo identificar o quartel dos bombeiros de São Mamede, mas dentro de portas, a Smooth parece a Afifense FM. Não dá melhor que isso. Se for para a sala ao lado da minha, que está virada a Norte, a Antena 2 de Valença, no quarto andar, cilindra-a em toda a linha, de Verão, com RDS seguro.
A questão é que, tendo sido durante muito tempo território coberto por 92.8, sem dúvida, a verdade é que 89.5 deixavam um apoio absolutamente essencial para conseguires ter qualidade de escuta. As coberturas eram intermutáveis entre si, onde falhava 89.5 começava logo a entrar 92.8, ou se não desse tu comutavas manualmente de uns ainda razoáveis 89.5 para 92.8 e pronto, meio manco mas ia.
Agora assim...
Mas entretanto pode ser que mude: porque ao fim de tanto tempo, perdi a paciência e já que tinha que encher chouriços durante 20 minutos, denunciei o tema à ANACOM por e-mail, citando a própria Bauer, e com a maior lata deste mundo e do outro citando mesmo à queima-roupa... a equipa de medição de sinais que há no Porto - que sim, tem e-mail próprio e eu nem sabia.
Tem lá todos os sítios até no próprio concelho de Matosinhos onde eu sei que 89.5 falham. Todos, e até se calhar pequei por defeito, que não me lembrei de citar Santa Cruz do Bispo e sei que também falha bastante lá. De resto, tem tudo.
Mas também tem o retrato dos problemas em Gaia, para sul disso, etc. Agora, podem-me vir argumentar que é fora do concelho de alvará - ok, e a quantidade de falhas dentro dele? É que é uma vergonha um emissor de Matosinhos cobrir desta maneira o próprio concelho.
Se a ANACOM respeita níveis de sinal internacionais para isto, haverá certamente de pressionar quem de direito a fazer mexidas. E talvez se mais de nós enviarmos e-mail isto surta efeito:
info@anacom.pt
infomkt@bauermedia.pt
monitor.norte@anacom.pt
A rádio tem pouca audiência, mas com um volume de queixas relevante a coisa pode mudar, em benefício de todos os que ouvimos rádio. Exorto vivamente quem esteja aqui pelo Grande Porto a fazer esse envio, bem justificado tecnicamente tanto quanto possível, e talvez assim haja noção e decência para que as coisas venham a mudar.