Autor Tópico: RFM  (Lida 582216 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: RFM
« Responder #585 em: Novembro 20, 2021, 02:19:01 pm »
Para mim o verdadeiro Oceano Pacífico está na M80...
O By Night tem é muita música nova,acho que se o Miguel Simões arriscasse mais e fosse buscar algumas ao Última Sessão era muito bom. Até defendo algo inédito em rádio,mesmo programas nas duas rádios. Um misto de cada com apresentação repartida,uma semana o Miguel outra o Nélson...seria muito bom...
O Miguel Simões já vai arriscando e até pesca coisas idênticas ao Última Sessão, podia era às vezes ir mais fundo, mas é a Comercial, tem de passar algumas do que normalmente esta rádio passa, que correspondam, claro está, ao estilo By Night . O horário ser em comum nas 2 rádios, Comercial/M80 e com os dois seria excelente, mas para isso o da Comercial teria de começar pelas 22h, devido a parte regional da M80 e ser mais longo.

A ideia de partilhar noites entre ambas as rádios parece-me não só muito boa como desejável. Conseguir-se-ia um melhor produto, ao mesmo tempo que se alcançariam poupanças desejáveis. É meu entendimento que este pode ser um caminho a percorrer pelos três grandes grupos de rádio e que seriam em extremo benéfico para todos. É melhor programação partilhada do que jukebox com animação gravada. E eu desconfio que as noites têm mais ouvintes do que o que se possa julgar à primeira vista.

Boas iniciativas, se bem que algumas das bandas são mais Rock que Pop. Será desta que esta rádio acorda e tenta de facto ir à luta com a Comercial e um pouco com a M80, esperemos que sim, ficamos todos a ganhar.

Não me parece de todo que quem tenha obrigação de dar luta à M80 seja a RFM mas sim a Rádio Renascença.  A RFM tem de captar o mesmo auditório que a Comercial, que é musical generalista em todos sentidos, dos temas às idades abrangidas.
« Última modificação: Novembro 20, 2021, 02:23:33 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano

• Hero Member
« Responder #586 em: Novembro 20, 2021, 06:07:46 pm »
Para mim o verdadeiro Oceano Pacífico está na M80...
O By Night tem é muita música nova,acho que se o Miguel Simões arriscasse mais e fosse buscar algumas ao Última Sessão era muito bom. Até defendo algo inédito em rádio,mesmo programas nas duas rádios. Um misto de cada com apresentação repartida,uma semana o Miguel outra o Nélson...seria muito bom...
O Miguel Simões já vai arriscando e até pesca coisas idênticas ao Última Sessão, podia era às vezes ir mais fundo, mas é a Comercial, tem de passar algumas do que normalmente esta rádio passa, que correspondam, claro está, ao estilo By Night . O horário ser em comum nas 2 rádios, Comercial/M80 e com os dois seria excelente, mas para isso o da Comercial teria de começar pelas 22h, devido a parte regional da M80 e ser mais longo.

A ideia de partilhar noites entre ambas as rádios parece-me não só muito boa como desejável. Conseguir-se-ia um melhor produto, ao mesmo tempo que se alcançariam poupanças desejáveis. É meu entendimento que este pode ser um caminho a percorrer pelos três grandes grupos de rádio e que seriam em extremo benéfico para todos. É melhor programação partilhada do que jukebox com animação gravada. E eu desconfio que as noites têm mais ouvintes do que o que se possa julgar à primeira vista.

Boas iniciativas, se bem que algumas das bandas são mais Rock que Pop. Será desta que esta rádio acorda e tenta de facto ir à luta com a Comercial e um pouco com a M80, esperemos que sim, ficamos todos a ganhar.

Não me parece de todo que quem tenha obrigação de dar luta à M80 seja a RFM mas sim a Rádio Renascença.  A RFM tem de captar o mesmo auditório que a Comercial, que é musical generalista em todos sentidos, dos temas às idades abrangidas.
Exacto a RR, por isso em relação à M80 disse um pouco.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #587 em: Novembro 20, 2021, 11:35:35 pm »
Mas o João Porto ainda está na RFM?
A foto dele tinha saído da página da rádio, voltou agora novamente. Ele está supostamente a fazer o painel de madrugadas de fim de semana.
Muito estranho mas nunca gostei do estilo dele,se nem na RR cabe deve estar a espera da reforma praticamente...

Edit: há uma vila no concelho de Oliveira do Bairro que tem colunas no centro da mesma com a RFM sintonizada...
Quem anda na rua ouve RFM...nunca vi tal coisa...
« Última modificação: Novembro 20, 2021, 11:45:29 pm por estvmkt »

pdnf

• Hero Member
« Responder #588 em: Novembro 20, 2021, 11:56:18 pm »
A foto dele tinha saído da página da rádio, voltou agora novamente. Ele está supostamente a fazer o painel de madrugadas de fim de semana.
Muito estranho mas nunca gostei do estilo dele,se nem na RR cabe deve estar a espera da reforma praticamente...

Edit: há uma vila no concelho de Oliveira do Bairro que tem colunas no centro da mesma com a RFM sintonizada...

Isso deve ter havido alguma festarola popular e as colunas ainda ficaram, para não estarem ali a não fazer nada...Autarquias são sempre mirabulantes, mais a mais no interior. A Comercial bem que pode chamar a Autoridade da Concorrência, pois isso está a impor aos habitantes uma única estação de rádio.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #589 em: Novembro 21, 2021, 12:44:01 am »

Isso deve ter havido alguma festarola popular e as colunas ainda ficaram, para não estarem ali a não fazer nada...Autarquias são sempre mirabulantes, mais a mais no interior. A Comercial bem que pode chamar a Autoridade da Concorrência, pois isso está a impor aos habitantes uma única estação de rádio.

A entidade que regula as rádios não é a AdC, é a ERC. E daí não sei porque há um vazio legal, ninguém regula as câmaras municipais nesse propósito e podem fazer o que quiserem. Em Beja no jardim municipal o som ambiente é o da Rádio Voz da Planície e há duas locais também, por exemplo, sendo o critério usado o da informação de 30 em 30 minutos dada pela que está face ao quase completo piloto automático da segunda a várias horas. (Oliveira do Bairro não tem rádio local atribuída, note-se, seria em 93.3 a frequência reservada).

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #590 em: Novembro 21, 2021, 02:16:57 pm »
Meus caro, nesta situação de programas nocturnos sou muito franco: uma noite ou uma madrugada (como aconteceu esta semana) na TSF (apesar dos noticiários de meia em meia hora) com o Francisco Mateus a lançar uma série de temas alternativos, adequados à noite, que já não ouvia há anos ou que nunca tinha ouvido (por exemplo passar músicas do álbum Fear of Music de 1979 dos Talking Heads) vale por esses programas todos. Ele sabe de música, tem liberdade para a passar e adequa os temas. Ponto.

pdnf

• Hero Member
« Responder #591 em: Novembro 21, 2021, 04:06:05 pm »

A entidade que regula as rádios não é a AdC, é a ERC. E daí não sei porque há um vazio legal, ninguém regula as câmaras municipais nesse propósito e podem fazer o que quiserem. Em Beja no jardim municipal o som ambiente é o da Rádio Voz da Planície e há duas locais também, por exemplo, sendo o critério usado o da informação de 30 em 30 minutos dada pela que está face ao quase completo piloto automático da segunda a várias horas. (Oliveira do Bairro não tem rádio local atribuída, note-se, seria em 93.3 a frequência reservada).

A Autoridade da Concorrência não é entidade reguladora. Fiscaliza, isso sim, e mesmo em setores regulados, se a livre concorrência no mercado existe. Por exemplo, a AdC intervém no setor da saúde, que é regulado pela ERS, caso um operador (privado, regra geral) esteja a ter uma situação de vantagem face a outro na prestação de cuidados de saúde (exo: o Estado contratualiza só com um dos prestadores existentes, em lugar de procurar tratar a todos por igual) ou então caso os operadores atuem em conluio para subir preços. Portanto, o facto de uma autarquia passar no sistema sonoro do concelho uma única rádio, é sem margem para dúvida, motivo para queixa à AdC. Aqui não há matéria para a ERC, porque todos os demais operadores emitem na frequência. No limite, a R/Com pode até nem ter culpa nenhuma, dado que o sinal é livre, e ter sido a equipa do Munícipio a decidir passar a RFM. Se fosse um dos canais da rádio pública, a coisa teria contornos diferentes, pois o munícipio poderia alegar com o contrato de serviço público da RDP. No caso atual, caso exista queixa de algum operador, possivelmente só a equipa da Autarquia será notificada, pois é pouco crível que a R/Com tenha algo a ver com a decisão, aliás a vantagem económica que daí adviria seria mínima, para não dizer nula.
Rádio é:

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #592 em: Novembro 21, 2021, 04:59:55 pm »
A RFM ontem só passou música Portuguesa, algo que já foi feito pela Comercial. Não deixa de ser louvável e de assinalar!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #593 em: Novembro 21, 2021, 05:59:45 pm »
Isso passa pela iniciativa de eleger a melhor banda portuguesa na área do Pop/rock. Os ouvintes é que vão votar...

pdnf

• Hero Member
« Responder #594 em: Novembro 25, 2021, 12:58:46 am »
A RFM já tem o Subsídio há algum tempo...

Claro que tem que sentir ameaçada, a margem de audiência é pequena e tudo pode acontecer.

Agora vêm aí as músicas de Natal onde a Comercial com o Palmeirim costuma ser fortes e os vídeos costumam ser virais...
Músicas de Natal, isso é 24h delas hoje 25 de Novembro na RFM.

24H não será porque já passou uma hora e a playlist não é natalícia.
Rádio é:

tuscano

• Hero Member
« Responder #595 em: Novembro 25, 2021, 10:33:39 am »
A RFM já tem o Subsídio há algum tempo...

Claro que tem que sentir ameaçada, a margem de audiência é pequena e tudo pode acontecer.

Agora vêm aí as músicas de Natal onde a Comercial com o Palmeirim costuma ser fortes e os vídeos costumam ser virais...
Músicas de Natal, isso é 24h delas hoje 25 de Novembro na RFM.
Tem razão foi só a partir do fim da madrugada.

24H não será porque já passou uma hora e a playlist não é natalícia.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #596 em: Novembro 25, 2021, 06:17:35 pm »
Concordo com Boxx. Assisti ao início da RFM e desde há muito era a minha rádio diária. Não sei se estou a ficar velho (55 anos) mas deixei a RFM face à grande diferença de tipologia de música e programação. Ainda bem que existem soluções alternativas...

tuscano

• Hero Member
« Responder #597 em: Novembro 26, 2021, 09:34:08 pm »
Quem raio votou na iniciativa da RFM, para escolher a melhor banda portuguesa Pop de sempre, é que incluir Excesso, D'zrt, Dama e Anjos no top 10 final, para daí escolher a melhor é de doidos.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #598 em: Dezembro 05, 2021, 07:57:48 pm »
Isso dá RFM na vila da Palhaça em Oliveira do Bairro já se mantém assim a anos.
Colunas que emitem rádio no centro da vila.
Pergunto, é legal isso?
Não afasta ouvintes de outras rádios?
É estranho...
Mais valia colocar música do que uma estação de rádio.

pdnf

• Hero Member
« Responder #599 em: Dezembro 06, 2021, 12:16:22 am »
Isso dá RFM na vila da Palhaça em Oliveira do Bairro já se mantém assim a anos.
Colunas que emitem rádio no centro da vila.
Pergunto, é legal isso?
Não afasta ouvintes de outras rádios?
É estranho...
Mais valia colocar música do que uma estação de rádio.

Já respondi acima: a meu ver sim, é uma violação gritante das leis da concorrência e, como tal, se alguma das rádios fizer queixa a AdC terá de intervir. Friso, mais uma vez, se fosse qualquer uma das Antenas não existiria esse problema, devido ao facto de estar em prestação de serviço público.
Rádio é: