Autor Tópico: M80  (Lida 193406 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: M80
« Responder #135 em: Maio 04, 2023, 11:53:36 am »
Em relação à Bauer sempre disse aqui, que não acreditava que fosse mudar na programação das 4 rádios, dado que são rádios liderantes do seu segmento de mercado, mas sempre achei que houvesse algum investimento em novos recursos humanos e outras coisas, como por exemplo este imbróglio das "emissões locais".Mas nada...
Ora a solução do Ouvinte parece me interessante, podendo haver outras...

Como está, é uma confusão dos diabos...
« Última modificação: Maio 04, 2023, 11:57:13 am por Julio Carvalho »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #136 em: Maio 04, 2023, 11:55:29 am »
Não sei se é por imposição legal mas, lá fora, em Espanha e França, os grandes grupos mantiveram as emissões locais a partir dos estúdios das localidades de onde emitem as rádios entretanto convertidas em afiliadas de rádios nacionais.
Não sei porque não existe a mesma obrigatoriedade na lei portuguesa.
Pela sobrevivência de alguns projetos locais era importante que grupos como a BAUER criassem modelos que permitissem que as rádios pequenas aderissem à programação nacional (de uma M80 por exemplo), com locutores locais, blocos comerciais locais, notícias locais e espaços de conversa sobre as regiões.
Não faltam rádios locais só com um ou dois locutores, um jornalista e um comercial... era fácil converter esses ativos para um produto estilo M80.
Manhãs e finais de tarde seriam em cadeia nacional, com desdobramentos para as notícias e pub locais, o horário 10h-17h e 20h-24h seria local.
Espaço de conversa / entrevista podiam ficar num sábado ou domingo de manhã.
As madrugadas podiam ser em simultâneo nacional e feitas rotativamente por locutores das diversas estações que fazem parte da rede. O mesmo cenário podia acontecer para os fins de semana, os locutores das locais asseguravam de forma alternada toda a programação de sábado e domingo.
Nos primeiros tempos da MCR era assim em algumas "rádios associadas", lembro-me bem da Nostalgia Moliceiro em 94,4 que tinha noticiários e emissão feita nos estúdios da Moliceiro durante as 6 horas de emissão local (depois 8 horas com a Lei da Rádio de 2001). Isso devia ser obrigatório por lei mas não há milagres quando o próprio articulado da lei prevê que os estúdios possam ser deslocalizados do município do alvará.
Recordo-me da Cidade FM - Vale de Cambra e da Cidade FM - Amares terem animação a partir dos estúdios locais e aí sim existia uma maior preocupação em falar para a região.
Aí já com estúdios em Aveiro para o primeiro caso. Ainda me lembro das emissões do RCP Vale de Cambra serem mesmo feitas em Vale de Cambra, só em 2004 é que passaram para Aveiro.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #137 em: Maio 04, 2023, 12:02:51 pm »
De facto, no início das locais, ainda na era MCR, houve uma tentativa de manter emissões a partir dos estúdios locais.
No entanto, e como o modelo adotado não foi o ideal, a MCR decidiu cortar com os vencimentos dos locutores locais e investir em meia dúzia de papagaios centralizados que, de uma forma mais económica, continuam a manter as ditas programações locais.

Se o modelo fosse "francizar" locais, permitindo que estas pudessem continuar com o seu modelo de negócio, de uma forma tecnicamente mais evoluída e profissional, hoje o panorama da rádio local em Portugal poderia ser outro. Por um lado teríamos menos estações 100% locais, contudo, não estávamos a discutir estações locais completamente automatizadas a partir da capital e que, por sinal, andam a falhar de uma forma constante.

pdnf

• Hero Member
« Responder #138 em: Maio 04, 2023, 07:47:22 pm »
Eu não concordo que os estúdios "locais" tenham de estar mesmo no munícipio do alvará, mas na região a que pertencem. Por exemplo, 107.2 e 101.0 poderiam sair do Porto dos estúdios na Pedro Hispano, dado que são emissores da AMP. Por outro lado, percebo que isso tem um reverso da medalha para quem faz a emissão local que é, longe da vista, longe do coração, e isso trava a capacidade de progressão na carreira, sendo certo, que, ilusões não tenhamos, manhãs e tardes continuariam a ser emissão nacional. Posto isto, é óbvio que não faz sentido alguém que está a fazer a M80 Sabugal, a Cidade de Loulé ou a Mega de Rio Maio, e que por mero acaso até é da região (exemplos ficcionados, para não pensarem que estou a dar recados), não possa estar a emitir a partir da sua região.

Se estamos assim é porque enquanto sociedade falhamos.

Do meu ponto de vista, o poder político foi responsável para o estado a que isto chegou.

1- Desorganização do espectro;
2- Rádios locais em excesso;
3- Não avançamos para as rádios distritais;
4- Não se exigiu às rádios nacionais generalistas que tivessem uma ou duas horas por regiões, para a informação e debate sobre a região para a qual transmitem;
5- Não houve qualquer estratégia para criar e desenvolver com sucesso um canal regional no seio da RDP;
6- Uma ERC preocupada com lugares e "esquemas" em vez de regular verdadeiramente.  Foi para isso que foi criada: regular.

Com exceção do ponto 6, sobre o qual não me pronuncio, do 1 ao 5 há total razão. Nomeadamente no 1, o espectro está saturadíssimo de rádios robots (e não estou a falar de nenhuma das nacionais, oficiais ou oficiosas).

Como o tópico é sobre a M80, acrescento ainda que esse modelo com coberturas regionais poderia ser muito interessante, permitindo à M80 ter uma rede nacional e ao mesmo tempo, termos uma generalista regional. Aliás, M80 e RR deveriam evoluir justamente nesse sentido, por forma a que os três grandes grupos tivessem 1 rádio generalista forte.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #139 em: Maio 05, 2023, 04:23:56 pm »
Microcobertura de Bragança (90,0 MHz - Monte de São Bartolomeu) sem emissão. Adicionei essa nota na base de dados do Mundo da Rádio.

Desta forma, a única micro local a sair desse ponto para Bragança é 97,3 MHz, da Brigantia.

Off: cobertura algo deficiente (multipath) a norte da cidade das frequências que saem da Serra da Nogueira, sinal excelente dos emissores espanhóis em Puebla de Sanabria.
« Última modificação: Maio 05, 2023, 04:26:04 pm por pdf »

pdnf

• Hero Member
« Responder #140 em: Maio 06, 2023, 12:41:09 am »
Microcobertura de Bragança (90,0 MHz - Monte de São Bartolomeu) sem emissão. Adicionei essa nota na base de dados do Mundo da Rádio.

Desta forma, a única micro local a sair desse ponto para Bragança é 97,3 MHz, da Brigantia.

Off: cobertura algo deficiente (multipath) a norte da cidade das frequências que saem da Serra da Nogueira, sinal excelente dos emissores espanhóis em Puebla de Sanabria.

A 17 de abril último estava a emitir em perfeitas condições, apanhava-se num normal rádio do telefone. Fiz testes no Castelo de Bragança na zona das muralhas e curiosamente, 89.2 tinham mais dificuldade do que a micro. A Brigantia tem ainda uma micro nos 97.7, para além da de 97.3. Confirmo também a dificuldade da Serra da Nogueira e o perfeito sinal das rádios espanholas. Aliás, as Rádios Públicas de Espanha, lá nota-se mais a diferença da qualidade nos emissores, fazem-se com sinal excelente em todo o traçado da A4 desde o Marão até à fronteira.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #141 em: Maio 10, 2023, 07:12:49 pm »
Como se combate o desinteresse dos jovens pelo meio rádio? Diz o povo que "de pequenino é que se torce o pepino". Vi no Linked In a Elsa Teixeira  a visitar um Jardim de Infância para falar aos miúdos sobre o que se faz em rádio. Passa muito por aqui, mas diria que estar nas Escolas Secundárias, fazer visitas... faria imenso pelo meio!
Rádio é:

Atento

• Hero Member
« Responder #142 em: Maio 10, 2023, 07:30:45 pm »
Como se combate o desinteresse dos jovens pelo meio rádio? Diz o povo que "de pequenino é que se torce o pepino". Vi no Linked In a Elsa Teixeira  a visitar um Jardim de Infância para falar aos miúdos sobre o que se faz em rádio. Passa muito por aqui, mas diria que estar nas Escolas Secundárias, fazer visitas... faria imenso pelo meio!

E o SPM tem a zigzag escondida...

Enfim...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #143 em: Maio 12, 2023, 10:40:00 am »

Enfim...

E se os miudos quiserem fazer rádio, onde a podem fazer?
No concelho já quase não há rádio.
Referencias de pessoas na rádio na sua região não há.
O que sobra?

modernices

• Hero Member
« Responder #144 em: Maio 12, 2023, 08:28:20 pm »
E desde quando os mais novos querem fazer rádio?

Atento

• Hero Member
« Responder #145 em: Maio 13, 2023, 11:32:25 am »

Enfim...

E se os miudos quiserem fazer rádio, onde a podem fazer?
No concelho já quase não há rádio.
Referencias de pessoas na rádio na sua região não há.
O que sobra?

Por aquilo que sei através de familiares e amigos, há escolas secundárias que criaram as rádios escola e um conjunto de podcasts temáticos.

Atento

• Hero Member
« Responder #146 em: Maio 13, 2023, 11:34:10 am »
E desde quando os mais novos querem fazer rádio?

Pensamento típico de alguns funcionários da nomenclatura organizacional cristalizada do grupo RTP.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #147 em: Maio 13, 2023, 10:49:40 pm »
Eu sei que não é no tópico certo, mas no IC9, na estrada que liga a Nazaré ao IC2, existe uma zona depois de Alcobaça, em que a Hiper FM deixa de ter sinal, fica a frequência em portadora e retoma o sinal mais em diante. Passei duas vezes em horários distintos e em ambos os casos, aconteceu o mesmo. Diria que são uns 500 metros. Lembrei-me do caso da M80 pelo Porto. Alguém anda a utilizar aquela frequência indevidamente ao ponto de cortar o pio ao sinal da Rádio.

pdnf

• Hero Member
« Responder #148 em: Maio 14, 2023, 12:20:23 am »
Eu sei que não é no tópico certo, mas no IC9, na estrada que liga a Nazaré ao IC2, existe uma zona depois de Alcobaça, em que a Hiper FM deixa de ter sinal, fica a frequência em portadora e retoma o sinal mais em diante. Passei duas vezes em horários distintos e em ambos os casos, aconteceu o mesmo. Diria que são uns 500 metros. Lembrei-me do caso da M80 pelo Porto. Alguém anda a utilizar aquela frequência indevidamente ao ponto de cortar o pio ao sinal da Rádio.

O caso da M80 não e bem esse. São interferências de semáforos e equipamentos eletrónicos que fazem o ruído de relógio. Já andei a testar por Coimbra e não acontece com a Mega nos 90MHz. Aqui, esse fenómeno existe sim com os 99MHz. Aliás, em zonas em que é possivel haver sinal de Valença, a Comercial não chega. Mesmo em zonas de sombra do Monte da Virgem, essa portadora interfere na Nova.
Rádio é:

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #149 em: Maio 14, 2023, 09:29:11 am »

O caso da M80 não e bem esse. São interferências de semáforos e equipamentos eletrónicos que fazem o ruído de relógio. Já andei a testar por Coimbra e não acontece com a Mega nos 90MHz. Aqui, esse fenómeno existe sim com os 99MHz. Aliás, em zonas em que é possivel haver sinal de Valença, a Comercial não chega. Mesmo em zonas de sombra do Monte da Virgem, essa portadora interfere na Nova.

Não existe ruído neste caso, é como se o emissor deixasse de receber sinal e fica em silêncio. Creio que alguém naquela zona, está utilizar aquela frequência para comunicações..