M80 com medo...
95.6 nos jingles de indicação de frequência ao longo da emissão local já anuncia M80 Penalva do Castelo.
O cerco aperta se.
Antes referiam M80 Viseu nesses jingles (apesar de topo de hora e takes ser M80 Penalva do Castelo)
Sinceramente, acho pouco relevante essa questão de dizer Viseu ou Penalva, porque quem escuta conhece a região. Desconhecia que existia essa questão, mas por norma, as frequências locais são bem anunciadas. Com excepção da Smooth que usa a região, o que também não me parece que incumpra a lei, e dos 90.6 da Mega que não são Porto, mas sim Gondomar. Mas a menos que seja alguém muito ignorante, a maioria das pessoas sabe identificar um concelho com a região, particularmente os mais conhecidos. No caso da Mega, noto que agora aparece menos o anúncio da frequência sem indicar a cidade de seguida, mas ainda persiste esse caso curioso que faz com que alguém na região de Lisboa possa sintonizar a Antena 2.

Para mim, incumprimento mais grave é o que acontece em TODOS os 3 grandes grupos nas estações musicias: ANTENA 3, RFM e COMRCIAL não identificam frequências no ar. Parece-me que também o que se passa na Cidade FM é menos correto, as diversas frequências em associação devem ser anunciadas no ar: Amares, Gaia, Vale de Cambra, Viseu, Penacova/Loulé (mesma frequência), Alcanena, Moita, Redondo deveriam ser destacadas na emissão nacional. Apesar dos rádios hoje serem bastante automáticos, faz todo o sentido que as frequências continuem a ser publicitadas.
Em relação à M80 e ao festival, o mais importante era que tivessem transmitido os concertos. Era importante dar essa oferta ao público, considerando até o preço dos bilhetes. Confesso que, não o fazendo, acho pouco relevante estarem ou não em estúdio. Mas podiam usar os da Tenente Valadim para as emissões de sábado de manhã (afinal na casa do emissor do Montejunto, até lá está o número de telefone do Porto

).
No que respeita aos "falsos" diretos, parece-me que se tem vindo a perder a vergonha, em várias rádios, ao longo do último ano. Antigamente, ainda se disfarçava nas redes, agora nem isso. Se os profissionais gostam? Sinceramente, parece-me que não...
Para fechar, como está a distribuição das locais da M80 pelos locutores?
Valongo e Manteigas está a Paula Fialho, RBA e Planalto o João Costa e Silva, Anabela Gonçalves Penalva e Sabugal e Ana Carreira Vila Real, certo? Penso que seja isto, daquilo que me recordo.
Entretanto, os 105.8 já deviam há muito ter saído da M80 e passado para a Smooth. Na realidade, aqui no Porto e arredores, a malta sintoniza toa 90.0, e com a Smooth a ter dificuldades com a frequência...