Autor Tópico: CMR  (Lida 193411 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: CMR
« Responder #720 em: Agosto 04, 2025, 12:35:49 pm »
Óptimo, com o Nuno Encarnação ao que parece a partir deste momento finalmente deixamos de ter alguém com um pé no serviço público e outro no manicómio privado.

Concordo contigo.
Aliás, o Grandes Adeptos é daqueles anacronismos que existem na Antena 1 e que poderiam acabar.
No CMR, dada a matriz do grupo, faz todo o sentido.

Já tive essa ideia, mas creio que se deve manter pela audiência e pela civilidade contrastante.

Espectro Radiofónico

• Jr. Member
  • **
« Responder #721 em: Agosto 04, 2025, 04:29:44 pm »
É certo que à nascença, com a aprovação do projeto pela ERC, já se podia antever este tipo de cenário sobre o qual me vou debruçar. Para ser curto e objetivo refiro-me à injeção do sinal TV no FM.

Na minha opinião, não deixa de ser no mínimo incomodativo, ir no carro e ouvir qualquer coisa do tipo: "tal como se pode ver nas imagens". Isto é algo que eu considero desrespeitoso para quem está a ouvir rádio.

Não há profissional nenhum (e se houver será preocupante) sobretudo o pivô, que não saiba quando está em simultâneo.

Concorde-se ou não, se foi este o modelo que adotaram deveria haver um particular cuidado para evitar este tipo expressões, que não é raro, mas que se na televisão faz todo o sentido, em rádio parece uma anedota.

Já para não falar de questões técnicas que envolvem o processamento do áudio, cujo tratamento é manifestamente diferente.
Saudações Radiofónicas,

ruicleto

• Hero Member
« Responder #722 em: Agosto 04, 2025, 05:35:37 pm »
É certo que à nascença, com a aprovação do projeto pela ERC, já se podia antever este tipo de cenário sobre o qual me vou debruçar. Para ser curto e objetivo refiro-me à injeção do sinal TV no FM.

Na minha opinião, não deixa de ser no mínimo incomodativo, ir no carro e ouvir qualquer coisa do tipo: "tal como se pode ver nas imagens". Isto é algo que eu considero desrespeitoso para quem está a ouvir rádio.

Não há profissional nenhum (e se houver será preocupante) sobretudo o pivô, que não saiba quando está em simultâneo.

Concorde-se ou não, se foi este o modelo que adotaram deveria haver um particular cuidado para evitar este tipo expressões, que não é raro, mas que se na televisão faz todo o sentido, em rádio parece uma anedota.

Já para não falar de questões técnicas que envolvem o processamento do áudio, cujo tratamento é manifestamente diferente.

Bem dito!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #723 em: Agosto 04, 2025, 06:17:51 pm »

Ao menos adaptavam a linguagem para ficar híbrida entre um caso e outro, mas nem isso.

E depois para piorar, a retransmissão do sinal TV é feita com a mesma qualidade que na TV, ou seja, mono. Sim, a CMTV emite em mono.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #724 em: Agosto 04, 2025, 06:53:27 pm »
Creio que já comentei isto aqui, se não o fiz foi por lapso. Uma pessoa que lá trabalha disse-me que a profissional que mais se preocupa com a rádio é adapta sempre a linguagem tendo em conta os ouvintes é a Maya, espantem-se.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #725 em: Agosto 04, 2025, 07:07:33 pm »
Creio que já comentei isto aqui, se não o fiz foi por lapso. Uma pessoa que lá trabalha disse-me que a profissional que mais se preocupa com a rádio é adapta sempre a linguagem tendo em conta os ouvintes é a Maya, espantem-se.

Se for verdade que os jornalistas da CMTV recebem à comissão pelos dias com mais audiências (e por isso vemos alguns quase a entrar pelos incêndios adentro), não me choca que alguém mais efetivo como a Maya seja quem mais se preocupa com a linguagem radiofónica sinceramente.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #726 em: Agosto 04, 2025, 07:20:41 pm »

É, a Maya nunca se esquece dos ouvintes da rádio lá isso é verdade, até os menciona algumas vezes.

Espectro Radiofónico

• Jr. Member
  • **
« Responder #727 em: Agosto 05, 2025, 12:07:34 am »

É, a Maya nunca se esquece dos ouvintes da rádio lá isso é verdade, até os menciona algumas vezes.

Não concordo totalmente. Não vou colocar em causa esse "esforço" feito pela Maya. Porém, se é verdade que assim que começa o programa cumprimenta os ouvintes da CMR e que a espaços o possa referir novamente, não é menos verdade que no decorrer do programa e até pela sua própria dinâmica lá lhe foge a coisa outra vez para o espectador. Exemplo, de entre tantos, quando comentam capas de revistas que o ouvinte não vê.

Este tipo de programas cor de rosa está longe de ser um formato que me cative. Longe disso! Mas do pouco que "pico" a tv a essa hora é o feedback que tenho.
Saudações Radiofónicas,

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #728 em: Agosto 05, 2025, 05:20:33 pm »
José Nunes já está em directo do NewsNow.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #729 em: Agosto 07, 2025, 10:25:25 pm »
Com a vida que tem,  José Nunes aterrou na cmtv algo desenquadrado.

Era escusado, tendo em conta a vida completamente estabilizada...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #730 em: Agosto 07, 2025, 10:28:40 pm »
Com a vida que tem,  José Nunes aterrou na cmtv algo desenquadrado.

Era escusado, tendo em conta a vida completamente estabilizada...
Podia ter passado aqui pelo fórum antes de tomar a decisão... Onde se irá sentir melhor é na CMR se o deixarem continuar a Linha Avançada, resta é saber até quando a julgar pelo que já contaram aqui da percepção dos responsáveis do grupo sobre a rádio.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
« Última modificação: Agosto 07, 2025, 10:30:55 pm por radiokilledtheMTVstar »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #731 em: Agosto 09, 2025, 05:46:10 pm »
Esta é nova no CMR: avançam para um Alerta CM com o jingle não da CMR, mas da própria CMTV. Só descobri isso porque quem está em antena (ex-Festival) deixou o jingle lançar tempo demais (é mais longo do que se ouve em TV) e entrou com o simultâneo completamente a martelo, em vez de fazer um fade-in com a mesa rápido e suave como se impunha.

É problema exclusivamente neste locutor na condução do Porto, em Lisboa entra tudo suave (exceto a Lara Afonso), são maus hábitos vindos de trás da Festival.

A seguir, fechou o simultâneo também a martelo e do nada, mas com o separador de abertura de simultâneo habitual aos dias úteis (confuso, sim, mas sonicamente funciona), para entrar o Vítor Figueiredo com mais detalhes em substituição do simultâneo da CMTV.

Aí a trilha que foi usada foi a trilha do alerta CMR. Tudo normal aí e entrou a música.

Ainda não há a presença de espírito na CMTV e no CMR que o simultâneo tem que ser interno a todos os níveis, quer técnico quer prático, ou seja, ter espaçamentos nas intervenções pré-programados, mínimos e transparentes para o telespectador da CMTV, para permitir ao CMR entrar e sair do simultâneo quando necessário. Como está quase sempre tudo ofegante em antena na CMTV e o eco prolonga o som fica um lindo resultado em antena na rádio.

Por outro lado a qualidade de som na transmissão é consideravelmente mais fraca que a do CMR, tinha que ser nivelada com uma 2a saída de som, não comprimida nem processada, e enviada para a CMR.

Mas isto sou eu que não pesco nada disto...
« Última modificação: Agosto 09, 2025, 05:53:49 pm por Memorias da Radio »

Espectro Radiofónico

• Jr. Member
  • **
« Responder #732 em: Agosto 11, 2025, 11:26:03 am »
Esta é nova no CMR: avançam para um Alerta CM com o jingle não da CMR, mas da própria CMTV. Só descobri isso porque quem está em antena (ex-Festival) deixou o jingle lançar tempo demais (é mais longo do que se ouve em TV) e entrou com o simultâneo completamente a martelo, em vez de fazer um fade-in com a mesa rápido e suave como se impunha.

É problema exclusivamente neste locutor na condução do Porto, em Lisboa entra tudo suave (exceto a Lara Afonso), são maus hábitos vindos de trás da Festival.

A seguir, fechou o simultâneo também a martelo e do nada, mas com o separador de abertura de simultâneo habitual aos dias úteis (confuso, sim, mas sonicamente funciona), para entrar o Vítor Figueiredo com mais detalhes em substituição do simultâneo da CMTV.

Aí a trilha que foi usada foi a trilha do alerta CMR. Tudo normal aí e entrou a música.

Ainda não há a presença de espírito na CMTV e no CMR que o simultâneo tem que ser interno a todos os níveis, quer técnico quer prático, ou seja, ter espaçamentos nas intervenções pré-programados, mínimos e transparentes para o telespectador da CMTV, para permitir ao CMR entrar e sair do simultâneo quando necessário. Como está quase sempre tudo ofegante em antena na CMTV e o eco prolonga o som fica um lindo resultado em antena na rádio.

Por outro lado a qualidade de som na transmissão é consideravelmente mais fraca que a do CMR, tinha que ser nivelada com uma 2a saída de som, não comprimida nem processada, e enviada para a CMR.

Mas isto sou eu que não pesco nada disto...

Sem dúvida! Já tinha abordado essa temática aqui, nomeadamente o processamento de som.

Confesso que, para mim, das coisas mais aberrantes são os programas, blocos de informação, enfim, horas e horas a levar com trilha por baixo da voz.

A título de curiosidade, no caso da trilha do alerta, é impressionante como 20 segundos de trilha se transfomam num loop de largos e largos minutos. Digo impressionante no exagero, não no loop em si, que isso qualquer software básico de áudio faz.
Mas já se percebeu que faz parte do modelo implantado no grupo, até porque acontece também no Now.
Saudações Radiofónicas,

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #733 em: Agosto 11, 2025, 03:28:25 pm »

Sem dúvida! Já tinha abordado essa temática aqui, nomeadamente o processamento de som.

Confesso que, para mim, das coisas mais aberrantes são os programas, blocos de informação, enfim, horas e horas a levar com trilha por baixo da voz.

A título de curiosidade, no caso da trilha do alerta, é impressionante como 20 segundos de trilha se transfomam num loop de largos e largos minutos. Digo impressionante no exagero, não no loop em si, que isso qualquer software básico de áudio faz.
Mas já se percebeu que faz parte do modelo implantado no grupo, até porque acontece também no Now.

Ninguém vai fazer nada, quando cortam os genéricos de muitos jornais e usam o Alerta CM todas as noites... para mostrarem a capa do Correio da Manhã.

Não tenho receio em dizer que neste momento são o grupo sensacionalista mais poderoso da Europa, e que as autoridades competentes deixaram chegá-los a esse ponto.
« Última modificação: Agosto 11, 2025, 03:30:34 pm por radiokilledtheMTVstar »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #734 em: Agosto 11, 2025, 03:59:41 pm »

Ninguém vai fazer nada, quando cortam os genéricos de muitos jornais e usam o Alerta CM todas as noites... para mostrarem a capa do Correio da Manhã.

Não tenho receio em dizer que neste momento são o grupo sensacionalista mais poderoso da Europa, e que as autoridades competentes deixaram chegá-los a esse ponto.

Ao mesmo nível ou mesmo um furo abaixo penso que só mesmo o grupo do Daily Mail no Reino Unido, de facto. Não há paralelo com outros países europeus (pelo menos continentais) a este ponto.