Autor Tópico: Rádio Comercial (RDP)  (Lida 43317 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: Rádio Comercial (RDP)
« Responder #60 em: Novembro 10, 2024, 07:15:46 pm »
Ao ler a descrição do Pedro sobre aquilo que se assistia na TV e ouvia na Rádio, revi-me nesse tempo, vivi nele, e foi mesmo assim. Eu devorava a rádio, principalmente o FM estéreo da Rádio Comercial. Não perdia uma manhã co a apresentação do José Ramos, tinha uma voz de (ouro) um poder de comunicação e uma excelente gosto musical, um animador completo, para mim o melhor de sempre.  Dava tudo para voltar a ouvir uma emissão feita por ele.  Já muito pesquisei, procurei mas nada encontrei. Se alguém tiver uma gravação e a consiga colocar na NET, ou enviar -me, ficaria eternamente agradecido.
Só se a Maria Inês Menezes tiver algo, pois se não estou em erro, eram da mesma família, se estiver errado avisem.
Em relação ao José Ramos(que também foi voz off da SIC),nunca me esqueci de uma emissão nocturna na Comercial, que o meu pai estava a ouvir, era eu pequeno, onde ele começou o programa por dizer, algo parecido com isto, "Hoje não tive tempo de preparar o programa. Tenho um monte de discos à minha frente, vamos ver no que isto vai dar", deu um muito bom programa musical, com excelentes escolhas, como era sempre com ele.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #61 em: Novembro 13, 2024, 11:08:41 am »
Ao ler a descrição do Pedro sobre aquilo que se assistia na TV e ouvia na Rádio, revi-me nesse tempo, vivi nele, e foi mesmo assim. Eu devorava a rádio, principalmente o FM estéreo da Rádio Comercial. Não perdia uma manhã co a apresentação do José Ramos, tinha uma voz de (ouro) um poder de comunicação e uma excelente gosto musical, um animador completo, para mim o melhor de sempre.  Dava tudo para voltar a ouvir uma emissão feita por ele.  Já muito pesquisei, procurei mas nada encontrei. Se alguém tiver uma gravação e a consiga colocar na NET, ou enviar -me, ficaria eternamente agradecido.
Só se a Maria Inês Menezes tiver algo, pois se não estou em erro, eram da mesma família, se estiver errado avisem.
Em relação ao José Ramos(que também foi voz off da SIC),nunca me esqueci de uma emissão nocturna na Comercial, que o meu pai estava a ouvir, era eu pequeno, onde ele começou o programa por dizer, algo parecido com isto, "Hoje não tive tempo de preparar o programa. Tenho um monte de discos à minha frente, vamos ver no que isto vai dar", deu um muito bom programa musical, com excelentes escolhas, como era sempre com ele.

O Pedro Ramos, actual director da Futura, é filho do saudoso José Ramos.

Não escutei a qualquer minuto de rádio feito por ele, mas recordo aquela voz rompante nos anúncios da SIC. Fez parte da minha infância.

Deixo aqui um anúncio em que podemos ver a figura de José Ramos.

https://youtu.be/hAITWmXy7EU?feature=shared
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #62 em: Novembro 13, 2024, 02:06:46 pm »

O Pedro Ramos, actual director da Futura, é filho do saudoso José Ramos.

Não escutei a qualquer minuto de rádio feito por ele, mas recordo aquela voz rompante nos anúncios da SIC. Fez parte da minha infância.

Deixo aqui um anúncio em que podemos ver a figura de José Ramos.

https://youtu.be/hAITWmXy7EU?feature=shared

Um ano antes da sua morte...

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #63 em: Novembro 13, 2024, 02:49:44 pm »
O Pedro Ramos, sim, filho de José Ramos, colega de Inês Menezes na Radar. Talvez através do Pedro Ramos pudesse conseguir alguma gravação, mas não o conheço nem tenho o contacto. Mas mantenho a esperança de um dia poder ouvir uma emissão gravada pelo José Ramos nos tempo em que fazia as manhãs da rádio Comercial. Agradeço a postagem do anúncio.Pensei que esse meu post já estivesse esquecido, no fundo do baú. Mas não. Há aqui neste fórum verdadeiros interessados por Rádio.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #64 em: Novembro 13, 2024, 03:11:53 pm »
O Pedro Ramos, sim, filho de José Ramos, colega de Inês Menezes na Radar. Talvez através do Pedro Ramos pudesse conseguir alguma gravação, mas não o conheço nem tenho o contacto. Mas mantenho a esperança de um dia poder ouvir uma emissão gravada pelo José Ramos nos tempo em que fazia as manhãs da rádio Comercial. Agradeço a postagem do anúncio.Pensei que esse meu post já estivesse esquecido, no fundo do baú. Mas não. Há aqui neste fórum verdadeiros interessados por Rádio.
Seria excelente conseguir uma gravação das manhãs da Comercial quando ele as realizou.

Ele também fez o Círculo em FM (era um programa patrocinado pela Círculo de Leitores) na RC e os finais de tarde da Rádio Nova no início dos anos 90.

Infelizmente nunca o ouvi em rádio, mas ele tinha realmente uma voz notável.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #65 em: Novembro 13, 2024, 03:31:44 pm »

Eu queria recuperar o programa que ele tinha na Rádio Nova, com o patrocínio da RAR - Refinarias de Açúcar Reunidas. Era miúdo e colava muitas vezes na voz dele.

Boxx

• Hero Member
« Responder #66 em: Novembro 13, 2024, 03:42:26 pm »

Eu queria recuperar o programa que ele tinha na Rádio Nova, com o patrocínio da RAR - Refinarias de Açúcar Reunidas. Era miúdo e colava muitas vezes na voz dele.

Chamava-se "Cabo do Mundo", 19-20h

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #67 em: Novembro 13, 2024, 03:44:33 pm »

Era isso mesmo.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #68 em: Novembro 13, 2024, 04:45:27 pm »
Seria excelente conseguir uma gravação das manhãs da Comercial quando ele as realizou.

Ele também fez o Círculo em FM (era um programa patrocinado pela Círculo de Leitores) na RC e os finais de tarde da Rádio Nova no início dos anos 90.

Infelizmente nunca o ouvi em rádio, mas ele tinha realmente uma voz notável.

Recordo-me bem do "Círculo em FM" nos finais de tarde da RDP RC FM Estereo (no horário 18h/19h). Eu, jovem de 14/15 anos, não perdia uma emissão.

A voz do José Ramos sempre me cativou bastante.

Quem, a dada altura, também fazia parte da equipa desse programa era um, então, jovem João Chaves. Aliás, apenas a título de curiosidade, aqui deixo esta entrevista que ele deu em 2018 em que fala, entre outras coisas, de como ele fez a sua primeira emissão ao microfone de uma forma completamente inusitada: https://ualmedia.pt/joao-chaves-hoje-ha-vozes-que-entre-estarem-na-radio-ou-a-trabalhar-na-carris-a-coisa-e-a-mesma/

De facto, ainda me recordo de escutar algumas emissões apresentadas por ele, substituindo, algumas vezes, o José Ramos.
« Última modificação: Novembro 13, 2024, 04:47:30 pm por Radiofilo »

pdnf

• Hero Member
« Responder #69 em: Novembro 13, 2024, 07:41:31 pm »
https://ualmedia.pt/joao-chaves-hoje-ha-vozes-que-entre-estarem-na-radio-ou-a-trabalhar-na-carris-a-coisa-e-a-mesma/
Bom, afinal há no meio quem até concorde com o que vamos escrevendo por aqui. Presumo que o João Chaves não se estivesse a referir à voz off que anuncia os autocarros "727 com destino a Restelo; próxima paragem Assemblêa Republíca". É que até para esse serviço na CARRIS, acho que é precisa voz de rádio... ehehe! Veja-se o sucesso que é a Maria do Rosário Domingos aqui no Metro do Porto, embora as últimas locuções do prolongamento a Vila D'Este não lhe tenham saído de feição.  ;) ;)
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #70 em: Novembro 13, 2024, 08:26:10 pm »

Seria muito bom se conseguisses recuperar. Ainda acredito que exista por aí alguma gravação. O José Ramos fazia também na comercial aos fins de semana á hora de almoço se não me engano chamava-se 'Ponto de Encontro ' e era patrocinado pelas Pousadas de Portugal. Uma seleção musical irrepreensível.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #71 em: Novembro 13, 2024, 10:39:36 pm »
Há uns tempos vi uma participação do José Ramos e do Cândido Mota num programa do Júlio Isidro.
Autênticos senadores da rádio e que todos partilham o mesmo sentimento: não faziam rádio porque não havia convites para programas «à moda antiga».

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/o-amigo-publico-parte-i-2/

Também podem escutar o Pedro Ramos a falar do pai no Fala Com Ela. Creio que disse que chegava a fazer misturas de musica clássica com a sua voz para anunciar produtos.
« Última modificação: Novembro 13, 2024, 10:41:39 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #72 em: Novembro 14, 2024, 11:13:53 am »
Há uns tempos vi uma participação do José Ramos e do Cândido Mota num programa do Júlio Isidro.
Autênticos senadores da rádio e que todos partilham o mesmo sentimento: não faziam rádio porque não havia convites para programas «à moda antiga».

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/o-amigo-publico-parte-i-2/

Também podem escutar o Pedro Ramos a falar do pai no Fala Com Ela. Creio que disse que chegava a fazer misturas de musica clássica com a sua voz para anunciar produtos.

Muito boa a conversa entre o José Ramos e o Cândido Mota. Duas grandes vozes da Rádio.  Dois grandes comunicadores.. atualmente não há ninguém ao nível deles, nem próximo.

joao_s

• Hero Member
« Responder #73 em: Março 16, 2025, 08:05:43 pm »
Com a conjuntura internacional a acelerar para velocidades supersónicas, mudanças de fundo fazem-se em dias, consubstanciadas na abertura da brecha atlântica (e não só), impensável há um par de meses. A divisão do ocidente provoca uma forte pressão intencional sobre a Europa, implicando o rearmamento para não se desagregar. Por outro lado, a nível tecnológico & científico assiste-se a um atraso significativo face aos americanos e chineses que urge recuperar. Muitos são os desafios que se colocam às sociedades e governos que os órgãos de comunicação estão esgrimir por essa Europa fora, visando informar e unir os cidadãos.

Também a rádio, nomeadamente as generalistas com maior teor informativo, deve tratar estes temas, de forma serena, sem correr o risco de os banalizar porque o assunto é sério. Rádios como a ANTENA1 e outras, têm essa função.

Aproveito para adicionar uma secção na qual se refere que o serviço público de radio foi pioneiro com o FM em Portugal, em linha com os congéneres europeus. Hoje, nestas áreas anda coxo. Afinal, esta tipologia de rádio aproximou ouvintes que, posteriormente, pretendem mais: mais informação, mais palavra, maior capacidade para decifrar este mundo em ebulição, mais cultura, mais ciência… O começo foi mesmo por aqui.

---// CURIOSIDADES /---

A rádio teve um grande impulso com o advento das emissões autónomas em FM. O que se ouvia era, em grande parte, exclusivo, a sonoridade, o estilo, a qualidade de som era completamente diferente da Onda Média. Desde jovens a adultos de meia idade no ativo, o não acompanhamento da emissão da única rádio em FM com programação dedicada, significava passar-lhes ao lado meio mundo. Nas camadas jovens, música, rádio, futebol, Fórmula 1, faziam parte dos assuntos de socialização. Num grupo quando um ouvia algo, todos ouviam. Aqui ao lado, Felipe González, primeiro ministro do Governo de Espanha, diz aos microfones da TVE que a programação não lhe agrada, a estação pública necessitava de uma maior abertura ao mundo de forma a aproximar a “literacia” social/cultural dos diferentes estratos etários dos espanhóis aos padrões dos mesmos estratos etários dos cidadãos da Europa Central, isto foi em 1983. A programação da TVE muda significativamente, passa a incluir mais séries e filmes de produção anglo saxónica, assim como programação musical tida como moderna, à época. Os programas com vídeos musicais (e atuações ao vivo) passam a ser cada vez mais frequentes e intercalados com programação cultural e científica.

Por cá, foi o FM Estéreo da Rádio Comercial a efetuar essa aproximação e, de tempos a tempos, a RTP-TV. O “FM Estéreo da Rádio Comercial” pertencia a esfera do operador de radiodifusão público.

Todos os temas seguintes foram lançados e passaram no mítico programa TNT, patrocinado pelo champô Timotei, passível de sintonia em 97.4 e, a partir de 1983, em 99.8 MHz, com a entrada em funcionamento do emissor de Montejunto. A escolha foi arbitrária, dependente da memória.

LEGENDA
Tipo de filtragem: mainstream.
Versão TNT, ou similar: **
Vídeo exibido na TV, nesse período: --tb

[1.]  Nos primórdios do POP, podia ouvir-se a palavra Europa e cantarolar a canção >> [2.] Os portugueses ouviam pela primeira vez uma banda emblemática da dec. 80 >>  [3.] Nesta altura, Vienna, uma canção POP com presença regular em FM >> [4.] Tema que ajudou a popularizar o FM & na era do Walkman Sony um tema que marcava o ritmo do exercício físico [5.] Havia os que ouviam os U2 e os outros, foi o TNT que deu a conhecer a banda em Portugal & em 1984 ia para o ar uma versão do tema “bad” não editada em Portugal, só era possível obter por importação, e bem, porque é excelente

[1.] THOMAS DOLBY – Europa (1981) 3|5 >> [2.] SPANDAU BALLET - To Cut A Long Story Short (1981 --tb RTP1) 4|5  >> [3.] ULTRAVOX – Vienna (1981 --tb RTP1)  3|5 >> [4.] KIM CARNES - Bette Davis Eyes (1981 --tb RTP1) 3|5  & Crazy In The Night (1985)  3|5 >> [5.] U2 – Gloria (1981) 5|5 & Bad (1984) 5|5

[6.] Som sofisticado, à época, com o vídeo a decorrer numa aldeia com tradições medievais >> [7.] Anunciado com toda a pompa e circunstância o novo álbum de uma banda que fazia excelentes arranjos musicais num certo tom de paródia. A faixa termina com um magnifico solo de saxofone.

[6.] MEN WITHOUT HATS - The Safety Dance (**1982 -- tb RTP1) 3|5  >> [7.]  SUPERTRAMP - My Kind Of Lady (1982) 4|5

[8.] Este tema arrasou nas ondas FM, excelente interpretação & música. Seguramente, contribuiu para aumentar a procura de recetores >>  [9.] Robin Gibb, membro dos icónicos Bee Gees, inicia-se numa carreira a solo. O TNT acompanhou essa fase, um tema  POP típico da primeira metade dos anos 80, aqui remasterizado por algum cibernauta.

[8.] MIKE OLDFIELD ft. MAGGIE REILLY - Moonlight Shadow (1983 -- tb RTP1) 5|5 >> [9.] ROBIN GIBB – Juliet (1983 -- tb TVE1) 3|5

[9.] Lançado pelo TNT, um sucesso imediato de vendas, e emblemático de uma geração. Várias faixas do álbum foram sucessos radiofónicos. >> [10.] Banda em que cada álbum fazia um reset ao anterior, um novo projeto subjacente uma nova temática. O que tinham em comum eram as letras melancólicas, mas impecáveis de se ouvir [11.] Pois, o perigo de radiação nuclear continua na ordem do dia

[9.] BRYAN ADAMS - Run To You (1984 -- tb RTP1, TVE1) 4|5  >> [10.] THE ALAN PARSONS PROJECT - Don't Answer Me (1984 --tb TVE1) 4|5 >> [11.] BARCLAY JAMES HARVEST - Victims Of Circumstance (1984 -- tb TVE1) 4|5

[12.] Assunto mais atual do que nunca. Baixos apelativos à audição. >> [13.] Há quem associe a designada “música de sonoridade universitária” com o período áureo da RFM, 1987 - 1990. É falso. A tendência começou com o FM Estéreo da Rádio Comercial.

[12.] TEARS FOR FEARS - Everybody Wants To Rule The World (1985 -- tb RTP1, TVE1) 4|5 >> [13.] PREFAB SPROUT – Appetite (1985 -- tb TVE1) 4|5
---
Uma pequena amostra aleatória de certa sonoridade do FM Estéreo da Rádio Comercial, no início da década de 80.
Arrivederci

ruicleto

• Hero Member
« Responder #74 em: Março 17, 2025, 10:00:55 am »
Excelente recordação. Bons tempos em que eu ouvia, "religiosamente", o FM estéreo da Comercial...
Agora, tudo mudou, para pior!