Autor Tópico: Rádio Comercial (RDP)  (Lida 42359 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Rádio Comercial (RDP)
« Responder #45 em: Novembro 01, 2023, 10:37:52 pm »
Em alguma entrevista chegou-se a confrontar o Pedro Ribeiro com o despedimento do António Sérgio?
Seria muito interessante ouvir isso, tal como clarificar de vez a forma de como a Vanda Miranda saiu... Não foi por falta de oportunidade.
E da Inês Cordeiro já agora.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #46 em: Novembro 01, 2023, 10:48:19 pm »
Catarina Miranda,Ana Martins e relegar Ana do Carmo para fins de semana.
E pouca aposta no João Paulo Sousa.
Muitos pontos de interrogação.

pdnf

• Hero Member
« Responder #47 em: Novembro 01, 2023, 11:59:19 pm »

Não tenho memória do António Sérgio, quando era miúdo, os meus pais ficavam muito entre TSF, ANTENA1, RR e alguma coisa pouca o Café da Manhã na RFM, e depois eu ouvia em horas vadias a Antena 2. Porém, não sei se já repararam, mas as rádios que menos arriscam... incrivelmente são líderes de mercado. No caso particular do Pedro Ribeiro, obviamente que há questões, e notoriamente, existe um conflito de interesses potencial, que se fosse na RTP ou até mesmo na R/Com que tem estatuto de utilidade pública, poderia ser pertinente discutir.
Dito isto, pelo historial conhecido, não ligava puto a rádio nessa época e recordo-me perfeitamente da saída polémica da Vanda Miranda , por exemplo, a verdade é uma... é provável que seja quem melhor pensa o setor em Portugal. Goste-se ou não da fórmula, mais ou menos do feitio, a verdade é que é alguém que sabe o que faz. Se do outro lado também tem? Não duvido, mas é um perfil diferente, mais comedido e que arrisca menos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #48 em: Novembro 05, 2023, 11:41:31 pm »

Não tenho memória do António Sérgio, quando era miúdo, os meus pais ficavam muito entre TSF, ANTENA1, RR e alguma coisa pouca o Café da Manhã na RFM, e depois eu ouvia em horas vadias a Antena 2. Porém, não sei se já repararam, mas as rádios que menos arriscam... incrivelmente são líderes de mercado. No caso particular do Pedro Ribeiro, obviamente que há questões, e notoriamente, existe um conflito de interesses potencial, que se fosse na RTP ou até mesmo na R/Com que tem estatuto de utilidade pública, poderia ser pertinente discutir.
Dito isto, pelo historial conhecido, não ligava puto a rádio nessa época e recordo-me perfeitamente da saída polémica da Vanda Miranda , por exemplo, a verdade é uma... é provável que seja quem melhor pensa o setor em Portugal. Goste-se ou não da fórmula, mais ou menos do feitio, a verdade é que é alguém que sabe o que faz. Se do outro lado também tem? Não duvido, mas é um perfil diferente, mais comedido e que arrisca menos.

Achar que tem mais audiência faz um bom trabalho está- profundamente enganado. A CMTV está no topo da audiencia no cabo e não passa de lixo televisivo. Na rádio é a mesma coisa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #49 em: Novembro 07, 2023, 12:03:28 am »

Achar que tem mais audiência faz um bom trabalho está- profundamente enganado. A CMTV está no topo da audiencia no cabo e não passa de lixo televisivo. Na rádio é a mesma coisa.

Do ponto de vista de uma estação puramente privada, como é a Comercial, faz sim. O acionista quer rentabilidade. A Antena 2 é superior à Comercial? Com total certeza, assim como a RTP2 à CMTV. Ambas fazem resultados miseráveis, comparadas com produtos muitíssimo inferiores. E se têm audiências é porque o povo compra, também não isentemos de responsabilidade o lado da procura. Dito isto, do que vou lendo do Pedro Ribeiro, a sensação com que fico é que é alguém que se, de hoje para amanhã lhe dessem outro tipo de projeto de rádio para as mãos, ele saberia pegar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #50 em: Outubro 23, 2024, 02:38:56 pm »
De acordo com a pagina do Facebook do Em busca do Rock perdido, faz hoje 41 anos que ia para o ar a 1ª emissão do Lança Chamas, da Rádio Comercial. Uma rádio que despediu o grande António Sergio.
https://www.facebook.com/EmbuscadoRockperdido/

Que saudades desta Rádio Comercial.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #51 em: Outubro 23, 2024, 04:05:35 pm »
De acordo com a pagina do Facebook do Em busca do Rock perdido, faz hoje 41 anos que ia para o ar a 1ª emissão do Lança Chamas, da Rádio Comercial. Uma rádio que despediu o grande António Sergio.
https://www.facebook.com/EmbuscadoRockperdido/

Que saudades desta Rádio Comercial.

Pois, a quem o diz...

Boxx

• Hero Member
« Responder #52 em: Outubro 23, 2024, 04:28:57 pm »
nunca fui grande fã desse estilo musical, contudo, dei várias vezes por mim sintonizado na Comercial ou mais tarde na Energia para ouvir o mestre Sérgio aos comandos da emissão! 

A Comercial desses tempos era um regalo para os meus ouvidos: Som da frente, TNT, Rock em Stock, Em Orbita, Morrison Hotel, etc, etc. Marcas que ficaram para sempre na minha memória.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #53 em: Outubro 23, 2024, 04:43:50 pm »
Pois, eu ouvia o "Lança Chamas" religiosamente todos os sábados à tarde.

Foi graças a este mítico programa e ao seu autor, António Sérgio, que aprendi a apreciar metal.

Ainda me recordo de uma rúbrica, inserida no programa, creio que intitulada "Feira da Ladra", apresentada por um então jovem António Freitas.

Realmente, essa Comercial era um regalo para os ouvidos. Eu era ouvinte de todos os programas citados e mais alguns, como, por exemplo, "As Noites Longas do FM Estéreo", do António Santos (domingoa à noite) e da mítica "Febre de Sábado de Manhã", apresentada pelo Júlio Isidro nas manhãs de sábado na Onda Média.
« Última modificação: Outubro 23, 2024, 04:45:44 pm por Radiofilo »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #54 em: Outubro 23, 2024, 05:15:45 pm »
Pois, eu ouvia o "Lança Chamas" religiosamente todos os sábados à tarde.

Foi graças a este mítico programa e ao seu autor, António Sérgio, que aprendi a apreciar metal.

Ainda me recordo de uma rúbrica, inserida no programa, creio que intitulada "Feira da Ladra", apresentada por um então jovem António Freitas.

Realmente, essa Comercial era um regalo para os ouvidos. Eu era ouvinte de todos os programas citados e mais alguns, como, por exemplo, "As Noites Longas do FM Estéreo", do António Santos (domingoa à noite) e da mítica "Febre de Sábado de Manhã", apresentada pelo Júlio Isidro nas manhãs de sábado na Onda Média.

Bons tempos em que eu ouvia muito a Rádio Comercial. Atualmente é sempre mais do mesmo, sem uma identidade diferenciada de restantes rádios. Perdeu-se, muitíssimo, a diversidade radiofónica e bons programas de autor que cativavam audiências!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #55 em: Outubro 23, 2024, 05:19:56 pm »
Por acaso há uns anos ouvi umas quantas gravações de "As Noites Longas do FM Estéreo" e não fiquei muito impressionado. Fiquei com a ideia que em comparação com Oceano Pacífico era um formato um pouco mais fraco. Para não falar de outros programas como o "Em Órbita" ou o "Dois Pontos", programas da RC mais antigos.

Também não sou um grande apreciador de metal, é das poucas coisas que não consigo ouvir por mais que tente. Fora isso, que entra no meu gosto pessoal, o que António Sérgio fazia tinha muita qualidade, claro. Impressionava o facto de ele conseguir novidades muitas vezes muito antes dos próprios singles sairem para o mercado, e isto até ao fim da sua vida/carreira radiofónica. Havia trabalho de casa e boas fontes.

Ao fim de tantos programas que ouvi da sua autoria não consigo perceber qual era o género musical preferido dele (nisso sou igual). Fico com a sensação que ele gostava realmente de tudo um pouco, do blues (que ele passou muito nos seus últimos anos), passando pelo indie ou pelo metal.

O que é certo é que passados quase 15 anos da sua morte continuo a sentir a sua falta. Há realmente pessoas únicas.
« Última modificação: Outubro 23, 2024, 05:37:44 pm por AG »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #56 em: Outubro 24, 2024, 02:52:08 pm »
A pagina de facebook em questão, abordou a saida do António Sergio da Rádio Comercial e pelos comentários por lá se nota que muita gente desconhece que foi despedido da Rádio Comercial pelo Pedro Ribeiro.

Pedro

• Newbie
  • *
« Responder #57 em: Outubro 27, 2024, 11:50:03 pm »
É complicado explicar por palavras o que era "radio" nos anos 80. Quem viveu esses tempos acho que vai perceber.
Primeiro o contexto... 2 canais de tv, com uma programação bas tante abrangente e super generalista, ou seja , havia de tudo para todos os gostos, sendo que claro gostava de algumas coisas...mas em alguns horários,  em especial no que chamamos horarios nobre... não me revia em algumas coisas ...VCRs e spectums começavam a aparecer...mas para ver era necessário claro uma televisão,  que só existia uma por casa. Restava apenas o meio de entretenimento mais democrático,  que era o audio. Neste campo existiam discos,  cassetes e a rádio.
Radios eram poucas e cada geração identificava-se mais com uma ou outra. A malta entre os 12 e os 30 eram radio comercial FM.
Ainda assim a própria radio comercial apesar de musical era generalista. Lá cabia pop, rock, metal, classica,country, oldies e outros.
Quando chegava o domingo à noite na tv o domingo desportivo e depois o Dallas.... e nada sabia melhor que a companhia e musica adequada ao dia e hora.Era a calma que sabia bem...amanhã aulas logo de manhã ....o fim de semana tinha ficado para trás e era um momento de relaxar e lembrar "as conquistas " e as intranquilidades óbvias da idade.
Eu devorava tudo,sabia os horários de cór e sabia quem estava a apresentar.  Mesmo em férias acompanhava tudo.... e mesmo a onda média fascinava-me....
Não perdia um único TNT com o Jorge Pego e gravava todas as novidades...
Patrocínio Timotei ...sinal horário com "compre slips Gitane" contagem aos fins de semana...sempre gravado...por vezes chegava o sinal horário e era cortado o final....e não sabiamos o no1. Programas gravados com um som horrível,  em especial em aparelhos que não tinham estereo .
Depois chegava o ultimo terço da década e tudo mudou...e a Comercial ficou lá atrás...o TNT mudou muito e ficou pela musica ligeira...não acompanhou a nova Pop....o som foi ficando pior e outra rádios surgiam com um som e difusão muito superior. Lembro -me do sinal ser transmitido com um ruido de fundo que parecia código morse.
Nos dias de hoje uma rádio com estas características não subsistia.
Os hábitos de consumo,  muito à base de carro, pedem uma standartizacao da antena.
Eu quero entrar no carro,  ligar a radio e ter o mesmo tipo de produto/serviço  tanto as 3 da tarde de terça feira, como ás 3 da manhã de um domingo. É essa a minha expetativa....se assim não acontecer mudo de rádio,  ou ligo o serviço de streaming....
Percebo quem gostava que fosse diferente mas para ser a radio mais ouvida tem de ser assim. O Ribeiro tem uma visão muito clara do meio rádio.  Trabalha para a subsistência e dar resultados.  Se é o que ele genuinamente gostava...
Saudades da época? Sim claro que sim...pena não haver mais gravações.  Como é possivel não existirem arquivos da própria rádio que pudessem partilhar?

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #58 em: Outubro 28, 2024, 12:44:11 am »
É complicado explicar por palavras o que era "radio" nos anos 80. Quem viveu esses tempos acho que vai perceber.
Primeiro o contexto... 2 canais de tv, com uma programação bas tante abrangente e super generalista, ou seja , havia de tudo para todos os gostos, sendo que claro gostava de algumas coisas...mas em alguns horários,  em especial no que chamamos horarios nobre... não me revia em algumas coisas ...VCRs e spectums começavam a aparecer...mas para ver era necessário claro uma televisão,  que só existia uma por casa. Restava apenas o meio de entretenimento mais democrático,  que era o audio. Neste campo existiam discos,  cassetes e a rádio.
Radios eram poucas e cada geração identificava-se mais com uma ou outra. A malta entre os 12 e os 30 eram radio comercial FM.
Ainda assim a própria radio comercial apesar de musical era generalista. Lá cabia pop, rock, metal, classica,country, oldies e outros.
Quando chegava o domingo à noite na tv o domingo desportivo e depois o Dallas.... e nada sabia melhor que a companhia e musica adequada ao dia e hora.Era a calma que sabia bem...amanhã aulas logo de manhã ....o fim de semana tinha ficado para trás e era um momento de relaxar e lembrar "as conquistas " e as intranquilidades óbvias da idade.
Eu devorava tudo,sabia os horários de cór e sabia quem estava a apresentar.  Mesmo em férias acompanhava tudo.... e mesmo a onda média fascinava-me....
Não perdia um único TNT com o Jorge Pego e gravava todas as novidades...
Patrocínio Timotei ...sinal horário com "compre slips Gitane" contagem aos fins de semana...sempre gravado...por vezes chegava o sinal horário e era cortado o final....e não sabiamos o no1. Programas gravados com um som horrível,  em especial em aparelhos que não tinham estereo .
Depois chegava o ultimo terço da década e tudo mudou...e a Comercial ficou lá atrás...o TNT mudou muito e ficou pela musica ligeira...não acompanhou a nova Pop....o som foi ficando pior e outra rádios surgiam com um som e difusão muito superior. Lembro -me do sinal ser transmitido com um ruido de fundo que parecia código morse.
Nos dias de hoje uma rádio com estas características não subsistia.
Os hábitos de consumo,  muito à base de carro, pedem uma standartizacao da antena.
Eu quero entrar no carro,  ligar a radio e ter o mesmo tipo de produto/serviço  tanto as 3 da tarde de terça feira, como ás 3 da manhã de um domingo. É essa a minha expetativa....se assim não acontecer mudo de rádio,  ou ligo o serviço de streaming....
Percebo quem gostava que fosse diferente mas para ser a radio mais ouvida tem de ser assim. O Ribeiro tem uma visão muito clara do meio rádio.  Trabalha para a subsistência e dar resultados.  Se é o que ele genuinamente gostava...
Saudades da época? Sim claro que sim...pena não haver mais gravações.  Como é possivel não existirem arquivos da própria rádio que pudessem partilhar?

Fico feliz que o caro Pedro tivesse voltado a participar no Fórum da Rádio.
A última vez que li uma participação sua já foi há uns anos, era eu um mero visitante deste espaço.

Gostei da sua descrição sobre o meio rádio, sobretudo, do FM Estéreo da RDP Rádio Comercial nos anos 80.

Caro Pedro,
Não tenho a mínima dúvida que o Ribeiro saiba bem analisar o meio. Além de ter mais de três décadas de experiência, há 19 que é director da RC com 12 anos praticamente imaculados na liderança.

Também lhe confesso que, não sendo particular ouvinte da Rádio Comercial no linear, gosto de picar os seus conteúdos «a pedido». Entre a RC e a sua rival RFM, sou obviamente pela estação da Sampaio e Pina, desde dos tempos em que era criança e, a espaços, num rádio lá de casa, sintonizava a Rádio Rock... Talvez por isso, ainda hoje, é o meu estilo predilecto.

Contudo e mesmo não tendo idade para ter acompanhado o trabalho do António Sérgio (a primeira vez que travei conhecimento da sua figura foi, meses antes da sua partida, no 5PMN do Alvim, já estando o Sérgio na Radar), aos 15 anos, no auge das minhas descobertas, dei por mim a pesquisar pelo seu legado e fiquei maravilhado.

Muito desse legado pode (e deve) ser consultado no site Lista Rebelde, onde existem, desde recortes de crónicas, a programas na íntegra. O genérico da Hora do Lobo da RC, mas sobretudo, do Grande Delta da XFM são qualquer coisa de sublime.
Aprendi que, numa época sem Internet ou mesmo quando esta era incipiente, figuras como António Sérgio eram o principal veículo para fugirmos à mesmice... Era a voz do «Direito à Diferença»!

Caro Pedro,
Não leve a mal as críticas aqui lançadas pelos camaradas de fórum.
Acredito, piamente, que a imensa maioria dos membros são gente boa. Mas também não são meros autómatos que ligam o auto-rádio a caminho do trabalho, procurando o riso fácil e a piada sobre trivialidades, mesmo respeitando a ideia de que isso atraia audiências e que elas justificam a existência de um grupo privado de comunicação.

Mas tal como o grande Pedro Ribeiro na sua arte de fazer rádio (e não estou a ser irónico), nós neste fórum somos ouvintes exigentes, que amam este meio e que procuram respostas, muitas vezes lá fora, de como podemos melhorar este tão grande e, ao mesmo tempo, intimista amor.

Espero que não fique tanto tempo sem participar, caro Pedro.

Saudações bigodeanas! 😎

PS: E viva o António Sérgio! Obrigado pelo trabalho que foi feito para que a minha geração tivesse acesso e apreciasse o trabalho dos seus «afilhados».
« Última modificação: Outubro 28, 2024, 12:46:42 am por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #59 em: Outubro 28, 2024, 11:10:00 am »
Ao ler a descrição do Pedro sobre aquilo que se assistia na TV e ouvia na Rádio, revi-me nesse tempo, vivi nele, e foi mesmo assim. Eu devorava a rádio, principalmente o FM estéreo da Rádio Comercial. Não perdia uma manhã co a apresentação do José Ramos, tinha uma voz de (ouro) um poder de comunicação e uma excelente gosto musical, um animador completo, para mim o melhor de sempre.  Dava tudo para voltar a ouvir uma emissão feita por ele.  Já muito pesquisei, procurei mas nada encontrei. Se alguém tiver uma gravação e a consiga colocar na NET, ou enviar -me, ficaria eternamente agradecido.