Autor Tópico: Rádio Comercial (RDP)  (Lida 42350 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Comercial (RDP)
« Responder #30 em: Outubro 23, 2023, 07:31:08 pm »
Exacto, a Hora do Lobo! ( confundi o nome com um bar que eu frequentava)
Quem quiser, e tiver tempo, ouça a entrada do programa, com um uivar de lobos. Arrepiante!
Depois aquela voz grave do António, era qualquer coisa!
António Sérgio uma das figuras cimeiras  da rádio em Portugal!
Icónico!
« Última modificação: Outubro 23, 2023, 07:32:46 pm por Julio Carvalho »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #31 em: Outubro 23, 2023, 07:39:17 pm »
Já agora, quem o dispensou ( de uma maneira feia, muito criticada na altura), foi o Pedro Ribeiro, quando assumiu o cargo de director da Comercial...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #32 em: Outubro 23, 2023, 08:12:04 pm »
Já agora, quem o dispensou ( de uma maneira feia, muito criticada na altura), foi o Pedro Ribeiro, quando assumiu o cargo de director da Comercial...

Mais concretamente, esta.

https://www.dn.pt/arquivo/2007/entrevista-a-antonio-sergio-radialista-nao-tenho-jeito-para-a-televisao-991812.html

O seu programa A Hora do Lobo acabou ao fim de dez anos no ar, na Rádio Comercial, porque, segundo a estação, não se encaixava na nova grelha. Foi realmente este o motivo?

O argumento foi esse. Que o meu programa não tocava a playlist da rádio. Mas os directores de programas mudaram e os administradores também. Enquanto me deixaram fazer a minha emissão, as coisas correram muito bem, a partir do momento em que me vêm dizer que A Hora do Lobo já não era adequada à nova grelha que vai entrar e que, em simultâneo, a minha voz já não faz parte do alvo etário a que se destina, então o fim era óbvio. Cheguei a ter o director de programas a dizer que era difícil imaginar-me à tarde a apresentar Shakira ou João Pedro Pais. Isso fica para quem o diz. Porque a seguir, se a SIC o quiser, estou a apresentar, em voz off, a Floribella, que não é para o meu grupo etário. É tudo uma questão de colocação de voz... Há um certo amargo na situação, principalmente na parte do " já não serve"!

Depois de resolver toda a questão logística com a Comercial, comecei a falar com pessoas. Houve uma hipótese na Antena 3, mas era para um horário madrugada dentro. Entretanto, falei com o Luís Montez da Radar, que acaba por ser o meu mentor porque nos encontrámos ao fim de dez anos, visto que foi ele que me levou para a Comercial em 97, para fazer A Hora do Lobo. E agora voltamos a encontrarmo-nos. Nesta altura, ele tinha uma proposta para mim, que eu considero de prime time [risos], que é fazer um programa das 23.00 à 01.00. Inicialmente, até era para ser das 22.00. E o mais curioso é que recebo imensas mensagens a dar-me os parabéns, por estar de volta.

Devíamos se calhar também falar do tiro no pé que foi haver uma hipótese na Antena 3 mas quererem colocá-lo madrugada dentro...

Gestão um bocado danosa...

Ah: e ele acabou *mesmo* por dar voz à Floribella na SIC.
« Última modificação: Outubro 23, 2023, 08:14:50 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #33 em: Outubro 23, 2023, 08:15:43 pm »
Ele que o tinha colocado de novo na Comercial um ano e pouco antes, regressado da Best Rock (tal como o Diogo Beja).

Nesse ano e meio (março de 2006 a setembro de 2007) o programa do AS chamou-se "As Horas". Na Radar de dezembro de 2007 a outubro de 2009, "Viriato 25".

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #34 em: Outubro 23, 2023, 08:29:19 pm »
Certo!

Recordar também, que quando o Pedro Tojal assumiu o cargo de direção das rádios do grupo, acabou com a Comercial Rádio Rock, criou a Best Rock e também "despachou ", para para a Best, o programa da manhã da Comercial do Pedro Ribeiro, salvo erro também com a Ana Lamy e o Markl...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #35 em: Outubro 23, 2023, 11:46:10 pm »
Certo!

Recordar também, que quando o Pedro Tojal assumiu o cargo de direção das rádios do grupo, acabou com a Comercial Rádio Rock, criou a Best Rock e também "despachou ", para para a Best, o programa da manhã da Comercial do Pedro Ribeiro, salvo erro também com a Ana Lamy e o Markl...
Uma decisão desastrosa. Bastava a RC ter adotado uma playlist mais "AC pop" como na altura se dizia, não era preciso uma mudança tão grande.
A equipa da manhã devia ter continuado, e prova disso é a RC só ter sido líder quando Markl e Pedro Ribeiro voltaram às manhãs, aliás o Pedro Ribeiro no fim de 2005 já estava de volta à RC. Facilmente perderam uns 4 ou 5 anos nesse processo.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #36 em: Outubro 24, 2023, 10:21:18 am »
O objectivo do Tojal ( que tinha vindo de director da RFM), era fazer frente ao grupo r/com, que na altura dominava as audiências.
Para isso ressuscitou o Rádio Clube Português, para fazer frente à RR, até ouvi na altura dizer que o Tojal pensou em fazer relatos futebolísticos, a RC para combater a RFM, a Best para enfrentar a Mega FM, a Rádio do novo rock.
E adquiriu a Cidade aos brasileiros, criando uma rádio para adolescentes.
Correu tudo mal, menos a Cidade FM, que foi um tremendo sucesso.
Quanto ao Pedro Ribeiro, ainda passou pelo RCP e só voltou à Comercial quando foi convidado para director dessa  rádio.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #37 em: Outubro 24, 2023, 10:57:46 pm »

Foi o Pedro Ribeiro ou o Tojal ? Agora fiquei na dúvida.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #38 em: Outubro 24, 2023, 11:00:05 pm »

Foi o Pedro Ribeiro ou o Tojal ? Agora fiquei na dúvida.
O Tojal recambiou o Sérgio para a Best Rock.

Já Pedro Ribeiro dispensou-o da Comercial passado um ano e meio de o ter "resgatado" do "exílio" da Best Rock.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #39 em: Novembro 01, 2023, 12:00:50 pm »
Faz hoje 14 anos que o António Sergio faleceu. A pagina de Facebook que referi dá hoje ( 01/11 ) destaque à data de falecimento dele e relembra todos os programas que ele realizou com farpas para o estado da rádio em Portugal. Curioso ver como era conhecido e escutado por tanta gente e a Rádio Comercial dispensou este homem. Inacreditável o que a rádio lhe fez em 2007

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #40 em: Novembro 01, 2023, 02:21:37 pm »
Certo!
Até porque o Sérgio, sendo um homem profundamente do rock, como locutor era multifacetado.
Na RR, onde começou, verá um locutor de continuidade, ou seja, passava a música que a RR na altura passava.
Fez o popular programa "Quando o telefone toca", onde o ouvinte em troca de de repetir uma mensagem publicitária, pedia uma música ao seu gosto. E ali todo o tipo de música era pedida.
E outros programas ele fez, produziu e apresentou, só o último programa que fez para a Católica, o Rotação, tinha música mais rock, já passava os Xutos.
Portanto o despedimo deste homem foi injustissimo!

Boxx

• Hero Member
« Responder #41 em: Novembro 01, 2023, 03:54:44 pm »
Dessa rádio apenas resta o nome, aliás como o “outro canal da renascença “

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #42 em: Novembro 01, 2023, 07:47:27 pm »
Em alguma entrevista chegou-se a confrontar o Pedro Ribeiro com o despedimento do António Sérgio?
Seria muito interessante ouvir isso, tal como clarificar de vez a forma de como a Vanda Miranda saiu... Não foi por falta de oportunidade.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #43 em: Novembro 01, 2023, 08:36:16 pm »
Em alguma entrevista chegou-se a confrontar o Pedro Ribeiro com o despedimento do António Sérgio?
Seria muito interessante ouvir isso, tal como clarificar de vez a forma de como a Vanda Miranda saiu... Não foi por falta de oportunidade.

Portugal está aprisionado por alguns DDT´s e na rádio é a mesma coisa. Perguntar ao amigo porque despediu o AS podia ser complicado.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #44 em: Novembro 01, 2023, 09:16:24 pm »
A versão oficial é a que o próprio Sérgio conta, que lhe disseram que o posicionamento da rádio era outro, que ele não pertencia a faixa etária de ouvintes da estacao( na altura penso já estaria perto dos 50 anos) e que não o viam a passar Shakira ou João Pedro País.

Ja agora o António era filho de dois radialistas, o pai trabalhou mesmo na  Emissora Nacional...