Não se sabe ainda.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
SBSR em modo computador, à la Estadio, Batida ou Radio 5, é sempre uma possibilidade. Mas não me parece. Confirmando-se o fim da Festival, coisa que não era expectável, ontem brinquei que podia vir aí uma terceira frequência da Nova Era. Era ironia, obviamente.
Sem a Festival, e com a Nova Era de Paredes a ter passado no crivo da ERC pelos pingos da chuva, inclusive, na primeira chamada com dívidas à Segurança Social, e horas de programação própria escutadas pela ERC em dezembro (!?), antevejo que vão ocorrer aqui mudanças na escuta do portefólio de rádios da MnC no Porto.
O meu palpite, para que, ignorando as recomendações da ERC, continuem sem ter referência ao estatuto editorial de Paredes, quanto mais à programação ou à emissão, e continuando a partilhar os locutores nos horários locais, é que Paredes está a prazo. O emissor nunca mais foi o mesmo, sequer, em termos de performance. Neste momento, a emissão é igual a Gaia, com uns 2 minutos de atraso, diferentemente do que chegou a ocorrer na Primavera.
A Nova Era vai ficar só com um emissor, isso para mim é quase certo. Dir-me-ão que a Nova Era é forte no Vale do Sousa, o que é verdade. Mas se pensarmos bem, isso até é resolúvel, e já explico de seguida como.
91.0 vai levar com a Marginal, isso é certinho, o concelho de Matosinhos e da Maia, bem como a zona Ocidental do Porto e Gaia têm público para um produto com essas características, e pode aproveitar a burrice da Bauer de ter a Smooth a não se ouvir sequer na Baixa do Porto ou na Ribeira, e a ter dificuldades mesmo no próprio concelho. Se deslocalizarem para Santa Eufémia, com uma frequência limpíssima, mesmo levando os refletores para Norte, provavelmente por causa da GEICE, fica com uma cobertura muitíssimo boa.
Agora, vamos ao resto:
Não é impossível que a Nova Era tenha uma escuta bastante aceitável em Gaia, mas também no Vale do Sousa. A solução é simples, por o emissor a meio caminho. E onde é que fica esse meio caminho? Santa Justa, pois claro. Os 102.7 são de Gondomar, lá nem levam com refletores. O que é que vai perder? Basicamente, Braga, onde os 101.3 não são maravilhosos e tem uma 93.5 forte. Para sul, é sabido que Santa Justa chega igualmente muito bem a Aveiro.
Pode aproveitar e, nessa mesma torre chuta para lá a MEO SW, em 100.1. Mais uma vez, os refletores serão N/S, por causa da RR de Valença e da BOTAREU e da RFM do Minhéu, portanto, assegura na mesma Porto com qualidade razoável, pode perder um bocado em Paredes por causa da RFM, mas é irrelevante para o caso.
Finalmente, em 101.3 deixa o produto que vai "tentar" substituir a Festival, a Amália, que com o fim da Festival, me parece evidente que vai entrar. Acho um erro pensar-se que o fado não tem potencial no Porto. Basta-me pensar no meu avô, com 89 anos, e que vai ao
Youtube todos os dias para por o fado a rodar, sendo ele ouvinte fidelíssimo da Festival.
Se o Montez quiser mesmo poupar, até mete também os 101.3 em Santa Justa. Pensamos sempre no Mte da Virgem como solução preferencial, mas aqui, conseguia fazer o 3 em 1, para cobrir bem toda a AMP, à custa de alguma perda no Porto e centro de Gaia, mas que se não existirem espúrias, é controlável. Cabem todas, com jeitinho com uma poupança de passar apenas a ter duas torres, e a maximizar publicidade.
A consultoria está aqui, porém se for esta a solução adoptada, Eng. Montez, é so pedir o IBAN.