Autor Tópico: Rádio Festival - 94,8 MHz Porto  (Lida 65320 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Festival - 94,8 MHz Porto
« Responder #135 em: Setembro 25, 2024, 12:09:58 pm »
Tendo em conta esta realidade, agora aposto numa cassete nos 91,0.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boxx

• Hero Member
« Responder #136 em: Setembro 25, 2024, 12:22:02 pm »
para os 91,0 Porto, vejo as seguintes hipóteses: emitir uma cassete FM até que surja outro projecto; retransmitir outra rádio do portfolio Montez (Amalia ou Marginal, com preferência pessoal clara para a "Radio mais perto do mar"...); ou reformular toda a oferta de rádios do Montez, que no meu entender, era o que faria mais sentido, unir recursos humanos (e tem bons com qualidade) em torno de projeto(s) viáveis economicamente - uma rádio Rock ou adult contemporany - são duas lacunas na oferta atual.
Também acho que dentro das opções realistas emitir a Marginal era a melhor opção para os 91,0.

E essa tal rádio AC também era muito boa ideia.

Contudo a minha preferência pessoal seria uma rádio que "misturasse" a SBSR e a Oxigénio, nas frequências da Sudoeste.

certo, precisamos de algum arejamento...

Micro

• Sr. Member
« Responder #137 em: Setembro 25, 2024, 12:45:37 pm »
Deviam de relançar a verdadeira rádio Cidade! isso sim!

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #138 em: Setembro 25, 2024, 01:47:22 pm »
para os 91,0 Porto, vejo as seguintes hipóteses: emitir uma cassete FM até que surja outro projecto; retransmitir outra rádio do portfolio Montez (Amalia ou Marginal, com preferência pessoal clara para a "Radio mais perto do mar"...); ou reformular toda a oferta de rádios do Montez, que no meu entender, era o que faria mais sentido, unir recursos humanos (e tem bons com qualidade) em torno de projeto(s) viáveis economicamente - uma rádio Rock ou adult contemporany - são duas lacunas na oferta atual.
Também acho que dentro das opções realistas emitir a Marginal era a melhor opção para os 91,0.

E essa tal rádio AC também era muito boa ideia.

Contudo a minha preferência pessoal seria uma rádio que "misturasse" a SBSR e a Oxigénio, nas frequências da Sudoeste.

certo, precisamos de algum arejamento...

- Rádio rock
- Rádio de música eletrónica
- Oldies em condições, não o fundo do barril que é a M80
- AC

Para musicais, seriam as minhas apostas.

pdnf

• Hero Member
« Responder #139 em: Setembro 25, 2024, 03:06:10 pm »
Se formos a pensar bem, e se a CMR se dirigir ao mesmo público que o CM e a CMTV, incorporar a equipa da Festival para fazer a estação, até que nem era mal pensado. E se tivermoss uma surpresa e a CMR vier a sair do Porto, de onde é feita a Festival?

Nos 91.0 podem por mais um retransmissor da Nova Era...  ;D ;D ;D

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #140 em: Setembro 26, 2024, 01:07:28 pm »
… e o fb da festival deixou de ter interação, há três dias sem publicar, sendo nos dias que antecederam a esse pouco ou nada publicavam.

Danl

• Hero Member
« Responder #141 em: Setembro 26, 2024, 01:28:20 pm »
Deviam de relançar a verdadeira rádio Cidade! isso sim!

Duvida que não iriam ter bastante sucesso? Ainda por cima com uma comunidade imigrante brasileira cada vez maior em Portugal

Cito o que escrevi no tópico das rádios online, porque por vezes ouço-a e fico boquiaberto perante algo que, repito, estava muito à frente do seu tempo. Ganharia de goleada à M80.

Este projeto é talvez o mais "underrated" existente em Portugal. Caramba, a Rádio Cidade estava muito à frente do seu tempo. Entre jingles com cerca de 30 anos, 'remembers' e uma playlist com vários milhares de hits dos anos 80 e 90 de fazer inveja a qualquer M80. Se estivesse no FM, acredito que seria líder (ou perto) na faixa etária dos 40 aos 60 anos de idade.
Que pena o projeto ser tão discreto nas redes sociais.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #142 em: Setembro 27, 2024, 09:38:01 pm »
Se formos a pensar bem, e se a CMR se dirigir ao mesmo público que o CM e a CMTV, incorporar a equipa da Festival para fazer a estação, até que nem era mal pensado. E se tivermoss uma surpresa e a CMR vier a sair do Porto, de onde é feita a Festival?

Nos 91.0 podem por mais um retransmissor da Nova Era...  ;D ;D ;D
Parece que acertaste... Por outro lado, confirma-se praticamente o fim de mais uma radio histórica.
https://www.publico.pt/2024/09/27/culturaipsilon/noticia/radio-sbsr-despedese-ar-segundafeira-2105764?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1J69Yzz4TxtPziMRF8m80Jd9G11mbROjm0pMBcFVlnOnMCkY4rna4Pn28_aem_hA39XrBKy9Unm_c0cMsaRQ

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

estvmkt

• Hero Member
« Responder #143 em: Setembro 27, 2024, 09:57:58 pm »
Qual fica nos 91.0?

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #144 em: Setembro 28, 2024, 12:55:58 pm »
Não se sabe ainda.

pdnf

• Hero Member
« Responder #145 em: Setembro 29, 2024, 02:57:56 am »
Não se sabe ainda.

SBSR em modo computador, à la Estadio, Batida ou Radio 5, é sempre uma possibilidade. Mas não me parece. Confirmando-se o fim da Festival, coisa que não era expectável, ontem brinquei que podia vir aí uma terceira frequência da Nova Era. Era ironia, obviamente.

Sem a Festival, e com a Nova Era de Paredes a ter passado no crivo da ERC pelos pingos da chuva, inclusive, na primeira chamada com dívidas à Segurança Social, e horas de programação própria escutadas pela ERC em dezembro (!?), antevejo que vão ocorrer aqui mudanças na escuta do portefólio de rádios da MnC no Porto.
O meu palpite, para que, ignorando as recomendações da ERC, continuem sem ter referência ao estatuto editorial de Paredes, quanto mais à programação ou à emissão, e continuando a partilhar os locutores nos horários locais, é que Paredes está a prazo. O emissor nunca mais foi o mesmo, sequer, em termos de performance. Neste momento, a emissão é igual a Gaia, com uns 2 minutos de atraso, diferentemente do que chegou a ocorrer na Primavera.
A Nova Era vai ficar só com um emissor, isso para mim é quase certo. Dir-me-ão que a Nova Era é forte no Vale do Sousa, o que é verdade. Mas se pensarmos bem, isso até é resolúvel, e já explico de seguida como.
91.0 vai levar com a Marginal, isso é certinho, o concelho de Matosinhos e da Maia, bem como a zona Ocidental do Porto e Gaia têm público para um produto com essas características, e pode aproveitar a burrice da Bauer de ter a Smooth a não se ouvir sequer na Baixa do Porto ou na Ribeira, e a ter dificuldades mesmo no próprio concelho. Se deslocalizarem para Santa Eufémia, com uma frequência limpíssima, mesmo levando os refletores para Norte, provavelmente por causa da GEICE, fica com uma cobertura muitíssimo boa.

Agora, vamos ao resto:
Não é impossível que a Nova Era tenha uma escuta bastante aceitável em Gaia, mas também no Vale do Sousa. A solução é simples, por o emissor a meio caminho. E onde é que fica esse meio caminho? Santa Justa, pois claro. Os 102.7 são de Gondomar, lá nem levam com refletores. O que é que vai perder? Basicamente, Braga, onde os 101.3 não são maravilhosos e tem uma 93.5 forte. Para sul, é sabido que Santa Justa chega igualmente muito bem a Aveiro.
Pode aproveitar e, nessa mesma torre chuta para lá a MEO SW, em 100.1. Mais uma vez, os refletores serão N/S, por causa da RR de Valença e da BOTAREU e da RFM do Minhéu, portanto, assegura na mesma Porto com qualidade razoável, pode perder um bocado em Paredes por causa da RFM, mas é irrelevante para o caso.
Finalmente, em 101.3 deixa o produto que vai "tentar" substituir a Festival, a Amália, que com o fim da Festival, me parece evidente que vai entrar. Acho um erro pensar-se que o fado não tem potencial no Porto. Basta-me pensar no meu avô, com 89 anos, e que vai ao Youtube todos os dias para por o fado a rodar, sendo ele ouvinte fidelíssimo da Festival.
Se o Montez quiser mesmo poupar, até mete também os 101.3 em Santa Justa. Pensamos sempre no Mte da Virgem como solução preferencial, mas aqui, conseguia fazer o 3 em 1, para cobrir bem toda a AMP, à custa de alguma perda no Porto e centro de Gaia, mas que se não existirem espúrias, é controlável. Cabem todas, com jeitinho com uma poupança de passar apenas a ter duas torres, e a maximizar publicidade.
A consultoria está aqui, porém se for esta a solução adoptada, Eng. Montez, é so pedir o IBAN.  ;D ;D
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #146 em: Setembro 29, 2024, 08:38:06 am »
Não se sabe ainda.

SBSR em modo computador, à la Estadio, Batida ou Radio 5, é sempre uma possibilidade. Mas não me parece. Confirmando-se o fim da Festival, coisa que não era expectável, ontem brinquei que podia vir aí uma terceira frequência da Nova Era. Era ironia, obviamente.

Sem a Festival, e com a Nova Era de Paredes a ter passado no crivo da ERC pelos pingos da chuva, inclusive, na primeira chamada com dívidas à Segurança Social, e horas de programação própria escutadas pela ERC em dezembro (!?), antevejo que vão ocorrer aqui mudanças na escuta do portefólio de rádios da MnC no Porto.
O meu palpite, para que, ignorando as recomendações da ERC, continuem sem ter referência ao estatuto editorial de Paredes, quanto mais à programação ou à emissão, e continuando a partilhar os locutores nos horários locais, é que Paredes está a prazo. O emissor nunca mais foi o mesmo, sequer, em termos de performance. Neste momento, a emissão é igual a Gaia, com uns 2 minutos de atraso, diferentemente do que chegou a ocorrer na Primavera.
A Nova Era vai ficar só com um emissor, isso para mim é quase certo. Dir-me-ão que a Nova Era é forte no Vale do Sousa, o que é verdade. Mas se pensarmos bem, isso até é resolúvel, e já explico de seguida como.
91.0 vai levar com a Marginal, isso é certinho, o concelho de Matosinhos e da Maia, bem como a zona Ocidental do Porto e Gaia têm público para um produto com essas características, e pode aproveitar a burrice da Bauer de ter a Smooth a não se ouvir sequer na Baixa do Porto ou na Ribeira, e a ter dificuldades mesmo no próprio concelho. Se deslocalizarem para Santa Eufémia, com uma frequência limpíssima, mesmo levando os refletores para Norte, provavelmente por causa da GEICE, fica com uma cobertura muitíssimo boa.

Agora, vamos ao resto:
Não é impossível que a Nova Era tenha uma escuta bastante aceitável em Gaia, mas também no Vale do Sousa. A solução é simples, por o emissor a meio caminho. E onde é que fica esse meio caminho? Santa Justa, pois claro. Os 102.7 são de Gondomar, lá nem levam com refletores. O que é que vai perder? Basicamente, Braga, onde os 101.3 não são maravilhosos e tem uma 93.5 forte. Para sul, é sabido que Santa Justa chega igualmente muito bem a Aveiro.
Pode aproveitar e, nessa mesma torre chuta para lá a MEO SW, em 100.1. Mais uma vez, os refletores serão N/S, por causa da RR de Valença e da BOTAREU e da RFM do Minhéu, portanto, assegura na mesma Porto com qualidade razoável, pode perder um bocado em Paredes por causa da RFM, mas é irrelevante para o caso.
Finalmente, em 101.3 deixa o produto que vai "tentar" substituir a Festival, a Amália, que com o fim da Festival, me parece evidente que vai entrar. Acho um erro pensar-se que o fado não tem potencial no Porto. Basta-me pensar no meu avô, com 89 anos, e que vai ao Youtube todos os dias para por o fado a rodar, sendo ele ouvinte fidelíssimo da Festival.
Se o Montez quiser mesmo poupar, até mete também os 101.3 em Santa Justa. Pensamos sempre no Mte da Virgem como solução preferencial, mas aqui, conseguia fazer o 3 em 1, para cobrir bem toda a AMP, à custa de alguma perda no Porto e centro de Gaia, mas que se não existirem espúrias, é controlável. Cabem todas, com jeitinho com uma poupança de passar apenas a ter duas torres, e a maximizar publicidade.
A consultoria está aqui, porém se for esta a solução adoptada, Eng. Montez, é so pedir o IBAN.  ;D ;D

A minha aposta: Se demoram uma eternidade para colocar no ar os 100,1, se a Festival está com um ruído analógico na emissão há vários anos… se… se… se… acho que não há margem sequer para meter um emissor em Santa Eufémia ou onde quer que seja.

Boxx

• Hero Member
« Responder #147 em: Setembro 29, 2024, 10:06:40 am »
Não se sabe ainda.

Agora, vamos ao resto:

A minha aposta: Se demoram uma eternidade para colocar no ar os 100,1, se a Festival está com um ruído analógico na emissão há vários anos… se… se… se… acho que não há margem sequer para meter um emissor em Santa Eufémia ou onde quer que seja.

A minha aposta vai para a Marginal nos 91,0 e para a reformulação da SW para algo mais alternativo, cobrindo parte da orfandade criada com o fim da SBSR.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #148 em: Setembro 29, 2024, 10:28:37 am »
Eu do que conheço na grande Porto arrisco no seguinte:
91.0 Marginal
Amalia ficaria nos 101.3 a sair de Gaia.
102.7 ou 100.1 eu colocaria a Nova Era nos 100.1 a sair de Valongo.
102.7 da Sudoeste,tentava colocar uma Oxigénio e em Lisboa a Nova Era.
Creio ser hora de unir projetos.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #149 em: Setembro 29, 2024, 12:46:11 pm »
Eu do que conheço na grande Porto arrisco no seguinte:
91.0 Marginal
Amalia ficaria nos 101.3 a sair de Gaia.
102.7 ou 100.1 eu colocaria a Nova Era nos 100.1 a sair de Valongo.
102.7 da Sudoeste,tentava colocar uma Oxigénio e em Lisboa a Nova Era.
Creio ser hora de unir projetos.

O engº Luís Montez já não tem participação na Oxigénio, desde que se "divorciou" do Álvaro Covões.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"