Autor Tópico: TDT em Portugal  (Lida 54820 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: TDT em Portugal
« Responder #90 em: Setembro 11, 2026, 11:14:34 am »
A seguinte informação da ANACOM passou despercebida no nosso Fórum: "ANACOM e Media Capital reúnem sobre Televisão Digital Terrestre" - https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1857657

Alguém pode adiantar algo sobre o que poderá significar o conteúdo desta informação?

ouvinte

• Hero Member
« Responder #91 em: Setembro 11, 2026, 11:27:20 am »
O que eu acho:
Provavelmente debater o custo de operação da TDT para os diversos operadores de TV em sinal aberto.
Objetivo: acabar com a despesa e centrar a operação nas plataformas pagas onde, na maioria dos casos, acontece o inverso, os canais recebem para lá estar
Ao povo, vender a ideia de que a TDT não vai acabar mas sim evoluir, para as tais plataformas pagas

O que devia acontecer:
Media Capital mostrar-se preocupada com o facto da TDT estar estagnada, sem oferta de canais, a usar codecs de transmissão ultrapassados, sem qualidade de imagem...
Proposta para a modernização do serviço para que fique minimamente equiparado ao dos nossos vizinhos espanhóis [impossível]

Yagi

• Sr. Member
« Responder #92 em: Setembro 11, 2026, 12:39:41 pm »
Ando há muitos anos a bater na mesma tecla e basicamente a pregar no deserto. Como já escrevi, RTP, SIC e TVI pagam para estar na TDT e recebem para estarem no cabo. Em 2025 pedi uma investigação ao negócio da TV paga porque certamente existe concorrência desleal. A ANACOM propôs-se estudar o negócio grossista de TV. Vamos ver se dá nalguma coisa. Duvido muito.

Como se sabe a RTP, SIC e a Media Capital andam há anos a pedir o fim da TDT. Queriam até que acabassem com o  "Must Carry" para receberem mais dos operadores de cabo. Isto apesar da sua licença ser de operador de TV em sinal aberto!

Em 2011 escrevi ao Governo de então a alertar que é de interesse estratégico para o país a existência de uma rede de difusão televisiva terrestre abrangente e fiável. Já tivemos tempestades, incendios e um apagão geral em que muitas casas ficam sem serviço de fibra, nalguns casos durante meses. Como tenho lembrado, em Espanha a TDT foi declarada de interesse estratégico, mas em Portugal querem acabar com ela. É óbvio que alguns interesses privados são colocados acima do interesse do País.

Posso adiantar que mais uma vez lembrei em consulta pública da ANACOM a importância da TDT e a necessidade de a relançar. Mas sem qualquer esperança de que isso aconteça...
« Última modificação: Setembro 11, 2026, 12:41:52 pm por Yagi »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #93 em: Setembro 11, 2026, 01:01:39 pm »
Será ou para se colocarem fora da TDT, ou para procurarem fontes alternativas de financiamento criando eles próprios um mux de televisão para quem queira transmitir.

Ou então para tentarem passar a transmitir a TVI em HD.

Mas saber, não sei.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #94 em: Setembro 11, 2026, 03:06:23 pm »
Ando há muitos anos a bater na mesma tecla e basicamente a pregar no deserto. Como já escrevi, RTP, SIC e TVI pagam para estar na TDT e recebem para estarem no cabo. Em 2025 pedi uma investigação ao negócio da TV paga porque certamente existe concorrência desleal. A ANACOM propôs-se estudar o negócio grossista de TV. Vamos ver se dá nalguma coisa. Duvido muito.

Como se sabe a RTP, SIC e a Media Capital andam há anos a pedir o fim da TDT. Queriam até que acabassem com o  "Must Carry" para receberem mais dos operadores de cabo. Isto apesar da sua licença ser de operador de TV em sinal aberto!

Em 2011 escrevi ao Governo de então a alertar que é de interesse estratégico para o país a existência de uma rede de difusão televisiva terrestre abrangente e fiável. Já tivemos tempestades, incendios e um apagão geral em que muitas casas ficam sem serviço de fibra, nalguns casos durante meses. Como tenho lembrado, em Espanha a TDT foi declarada de interesse estratégico, mas em Portugal querem acabar com ela. É óbvio que alguns interesses privados são colocados acima do interesse do País.

Posso adiantar que mais uma vez lembrei em consulta pública da ANACOM a importância da TDT e a necessidade de a relançar. Mas sem qualquer esperança de que isso aconteça...

Reabilitei um pequeno apartamento de família em Manteigas e só vou optar pela TDT e prescindir dos canais pagos! passarei a ter apenas acesso ao emissor TDT que serve Manteigas para ver televisão e ao centro emissor da RTP para a rádio. Se a TDT ficar melhor, tal como deveria ter sido há muito, será bom para mim e para milhares de outras pessoas que somente acedem por esta via..

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #95 em: Setembro 11, 2026, 03:32:58 pm »

Reabilitei um pequeno apartamento de família em Manteigas e só vou optar pela TDT e prescindir dos canais pagos! passarei a ter apenas acesso ao emissor TDT que serve Manteigas para ver televisão e ao centro emissor da RTP para a rádio. Se a TDT ficar melhor, tal como deveria ter sido há muito, será bom para mim e para milhares de outras pessoas que somente acedem por esta via..
Eu tenho uma segunda casa junto a uma praia e só tenho lá a TDT, nada de tvcabo e a nível de radio tenho só o FM. E os meus vizinhos tem todos só TDT na televisão. Internet é através do tlm, e se acontecer um apagão de internet, ainda tenho para comunicar a rede meshcore que é totalmente gratuita e fala se para todo o país através de SMS.

Enviado do meu 2510DRA23E através do Tapatalk

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #96 em: Setembro 11, 2026, 11:06:43 pm »
Era bom que fosse para discutir algo para melhorar a nossa TDT, a distribuição da mesma por exemplo! Continuo a achar surreal estar entregue a uma empresa que tem serviços pagos no seu portfólio, era criar uma empresa do estado para gerir a TDT.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #97 em: Setembro 13, 2026, 06:17:10 pm »
Era bom que fosse para discutir algo para melhorar a nossa TDT, a distribuição da mesma por exemplo! Continuo a achar surreal estar entregue a uma empresa que tem serviços pagos no seu portfólio, era criar uma empresa do estado para gerir a TDT.

Para além da TDT incluiria a missão de rádio em DAB+, SIRESP, e outras estratégicas...