Autor Tópico: Emissor TDT de Castro Verde desligado!  (Lida 2275 vezes)

FMnoAlentejo

• Full Member
Emissor TDT de Castro Verde desligado!
« em: Abril 11, 2016, 09:42:44 am »
Bom dia caros amigos!

Ora hoje de manhã acordei bem cedo e fui ver um pouco de TV, eram 6h55 e estava a ver o "Bom Dia Portugal" e de repente, fiquei praticamente sem sinal. Até aqui tudo bem (sabemos bem que esta rede é uma bela fantochada) mas é que tenho o emissor a 200m de casa! Achei logo muito estranho e fui ver se era a minha box, verifiquei os canais da TDT Espanhola que capto aqui, e tudo normal! Era mesmo falha do emissor aqui de Castro. Entretanto fui às instalações da PT (onde se situa a torre do emissor), toquei à campainha e nada, não estava lá ninguém. Decidi então telefonar para a linha TDT, contei a situação e disseram que havia um aviso de avaria e que só estaria resolvido às 11h da manhã... Pelo menos já tinha uma informação, e achei mesmo que seria uma avaria, pois isto nunca tinha acontecido. Depois disso fui para casa, aguardei um pouco e mais tarde voltei lá ás 8h da manhã.. e vi que já estava um técnico no meio da torre a fazer o trabalho dele, e estava outro técnico na carrinha da Viatel e lá fui perguntar-lhe o que se passava, e disse que não era nenhuma avaria, era manutenção e montagem de uma nova rede de telemóveis, e por isso tiveram que desligar o emissor para que o técnico não apanhasse radiações. Foi apenas isto... e às 8h30 a situação voltou ao normal. Esta zona toda esteve sem TDT durante 1h e meia.

Ora o que concluí disto, é que a PT montou uma rede com muitos emissores locais e aproveitaram as torres de telecomunicações (GSM, 3G, 4G) para montar emissores de TDT, e quando é necessário fazer alguma manutenção, têm de desligar o emissor de TDT!

Eu sempre fui muito crítico acerca da rede que a PT montou, há demasiados emissores pequenos e uma única frequência (que no inicio em 2012 deu muita confusão). Vejam o caso de Espanha, que aproveitou os emissores analógicos e fez mega-emissores, enquanto que aqui, o emissor do Mendro não foi aproveitado como deve ser (e é só um exemplo).

Agora já sabem, se o sinal desaparecer pode ser mau sinal, interferências ou uma manutenção ;)
Usa Technics ST-G460L todos os dias (ou quase).

pdf

• Visitante
Re: Emissor TDT de Castro Verde desligado!
« Responder #1 em: Abril 12, 2016, 04:26:57 pm »
Muitas zonas do país só começaram a ter recepção decente quando se abandonou o esquema de frequência única e se apostou em grandes emissores em frequências distintas (p. ex. canal 48, salvo erro) a fazer grandes distâncias. Marofa é um desses casos.