Já agora, sobre a aparição de Nossa Senhora das Beiras na Cidade do Porto, sai do Polo a ouvir 91.2, isto pelas 21:15, o sinal foi ficando mais forte à medida que me embrenhava dentro da Areosa, junto à Igreja. Em Fernão de Magalhães, a partir de Santa Justa, o sinal chega a níveis interessantes, conseguindo tendo logado o RDS. Estava em emissão local, portanto, não trocou para Vila do Conde ou São João da Madeira. À passagem pelo viaduto da VCI e até à Loja do Cidadão, morreu porque entrou a Rádio Clássica, mas começando a descer a Alameda do Dragão, o sinal permanece estável, permitindo uma escuta confortável da estação pelo emissor de Viseu, que continua entrando na VCI até Oliveira do Douro. Daí em diante, o sinal fica mais fraco, morrendo de vez cerca de 1km antes do nó da EN222 Avintes/Castelo de Paiva.
O meu bólide foi para reparar da traseirada que levou, estou com um 2008 deste ano, obviamente que noto a diferença no rádio, por exemplo, ERA de Amarante com sinal muito estável em Gaia, e Mega de Santa Justa sem as perdas habituais, em Canelas. Agora, por muito melhor que seja o receptor, pelos 6 anos de diferença, não acho que seja o suficiente para apanhar sinal de Tondela com tamanha qualidade.
De três uma:
ou as previsões de propagação troposférica falharam redondamente (
https://tropo.f5len.org/forecasts-for-europe/), porque hoje não está previsto nada, embora a minha experiência diz-me que isto costuma ser muito certo;
ou o carro tem um equipamento espetacular, a antena não o é, na verdade, nem sei se tem algum nome específico para este tipo;
ou, se se continuar a verificar isto nos próximos dias, tal como mexeram em São João da Madeira, andaram a melhorar a performance de Tondela.
Já agora, em São João da Madeira, a melhoria das últimas semanas (meses?) foi tal, que na zona do São João eu não consigo ouvir a Antena 2 de Braga no meu escritório, onde era indiferente a Mte da Virgem e Muro, porque a Observador tem uma predominância de sinal brutal, a ponto de ser indiferente escolher 88.1 ou 98.4, o que não acontece sequer com 96.3/89.0, onde os últimos são largamente preferíveis a Gaia, incluindo no carro. Esta equipa técnica pode não ser excecional a ter um sinal limpo, mas que sabe esticá-lo ao máximo possível, lá isso sabe.