Ora bem... tenho algumas respostas para vocês, mercê de ter agora viatura, sobre o que se anda a passar em Coimbra com o Observador e como está a funcionar a troca na rede. Vai ser interessante, prometo.
Então é assim: antes de mais, o Observador está com um desnível desgraçado entre 88.1 Aveiro, 94.0 Leiria e 91.2 Viseu, que cada uma está afinada de uma maneira e isto é péssimo. 88.1 Aveiro tem um som equilibrado, um pouco cheio, agora similar a 98.4; 94.0 Leiria está que nem o "Bucha" com um som que na minha opinião é demasiado pesado, tem demasiados graves e é mais cheio que 88.1, para cúmulo; e 91.2 Tondela está o "Estica", com um som que podia sair de uma lata de Pringles - demasiado "fino", sem vida, sem presença de graves e médios e talvez com metade da modulação e isto era em cadeia. Dado que o emissor capta-se como se capta, que vou falar já a seguir, isto já só por si é perfeitamente suicida.
Quanto ao Observador: eu hoje fiz a A13, o IP3 no acesso que sai do final da A13 até à zona de Ceira (portanto logo pelo sul, que era a info que nos faltava aqui), depois a N17, Ponte Rainha Santa Isabel, a avenida, a zona da Guarda Inglesa, Bencanta, São Martinho, Espadaneira e tudo até à ligação com a A1. E a verdade é que o resultado é... decepcionante. Mesmo com o benefício de passar em certas zonas mais desimpedidas.
A frequência principal em Coimbra vai ser claramente mesmo 91.2 mas eu apanho com pequenos ruídos transversalmente, entre ter e perder o RDS, vai a Stereo como quase perde o sinal dependendo da zona, é claramente muito instável, sendo que 94.0 dão um apoio nalguns momentos essencial (na zona de serra em Ceira é um caso claro disso). Outros momentos há em que não há sinal de qualquer uma das duas - nem 94.0, nem 91.2, por exemplo à chegada junto ao Retiro do Mondego é uma zona de sombra claríssima, na A13 também acontece em Almalaguês. Na N110-2, quem vai para a Guarda Inglesa, 94.0 é inutilizável, 91.2 tem sinal fraco, que depois estabiliza mais e chega a ter RDS e algum Stereo pontual, sem deixar de falhar por completo, na A31 entre Bencanta e Espadaneira.
Junto ao rio tem problemas a ouvir-se. Longe do rio também não é o mais resiliente. É complicado.
Posteriormente, na A1, mesmo havendo três emissores (!) a solução está longe de perfeita - há zonas em que 94.0 fraquejam apesar de claramente esticados, e em que passar para 91.2 apenas dá um resultado ligeiramente melhor, sem deixar de ser Mono com ruído, é só mesmo menos ruído. Quando 91.2 melhora em definitivo, a partir dali da zona de Trouxemil/Barcouço, já 88.1 são a escolha preferencial há muito e já o eram. Segui em 88.1 sem uma única falha entre esta zona e Santa Maria da Feira, apenas começando a ter pipocas pequenas pontuais, nada de grave, precisamente a partir daí na A1.
Resultado: Coimbra tem algum tipo de sinal? Epá.. tem. Está completamente retalhado, instável, dependente do AF, da zona, da lua, da hora da preia-mar, do José Sócrates ser condenado e de haver ou não emissão local? Absolutamente.
Para Coimbra, e para ser rigoroso, tinham que assinalar em antena três emissores - 94.0, 91.2 e 88.1 - e mesmo assim são três que não chegam sequer a fazer um direito junto ao rio e em alguns pontos da malha urbana conimbricense, já nem sequer contando com os períodos de emissão local. Claro que eu espero que na zona central e para norte do lado que eu não vi - da Solum para diante no sentido de Celas - os 91.2 ou mesmo 88.1 a espaços (!) consigam ser uma solução muito mais razoável, mas excelente, neste nível de coisas? Impensável.
Resultado: o Observador tem Coimbra, mas é a que pior se capta de todas as informativas aqui.