Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 807751 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3570 em: Abril 10, 2025, 08:52:00 pm »
Já aqui relatei, há pouco mais de um ano, que sem 94.0 e 91.2 é possível fazer a A1, somente com 88.1. Estranhamente, a Benedita não atrapalha nada São João da Madeira, que está com um alcance incrível, desde há umas semanas. Para sul, os 88.1 deixam de se ouvir 100 a 200m antes de entrares em Coimbra-B, isto dentro de um IC/IR, que não sendo tão maus quanto o Alfa, não são famosos. Na zona da Universidade - Pólo 1, não chega nada de Observador, na zona do Estádio, idem, só com propagação se consegue puxar alguma coisa de 94.0. Em contrapartida, as Antenas 1 e 2 (a 3 ouve-se mesclada com a Mega de Viseu) entram. Para Coimbra, o limite mais ao menos aceitável para sul, está nos emissores de Sicó.
A única alternativa viável, para a Observador se ouvir em Coimbra, já aqui o disse, penso que seja a deslocalização do emissor de Tondela, para junto dos da Provincía e (futura) RDS. Relembro, 100m ao lado, à mesma altitude, já é Mortágua, já pode ir para lá.
Mesmo que ponham refletores, acredito que pudesse ser uma solução para cobrir

impossível fazer a A1 com os 88.1FM. Tentei várias vezes, e o sinal desaparecia por completo, pouco depois de Coimbra.

Posso-lhe garantir que não, já o fiz mais do que uma vez, sem quebras, mesmo na zona crítica de Minde, onde os 92.6 se aguentam tremidos e recebem alguma ajuda, pasme-se, de 98.4 Vila do Conde, que saltam por cima da M80. Os 88.1 onde tremem mais, é mesmo entre Coimbra Sul e Condeixa. Para sul, penso que a Serra Daire e Candeeiros faça barreira, impedindo a progresão da Benedita, acreditando também que o sinal desta não esteja a sair do emissor no máximo permitido.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

modernices

• Hero Member
« Responder #3571 em: Abril 12, 2025, 08:13:05 am »
Semanalmente faço Coimbra-Lisboa-Porto-Coimbra na A1 e posso garantir que a rádio se ouve bem em todo o trajeto em FM. Só falha ligeiramente na passagem pela Serra de Aire e dentro da cidade de Coimbra onde nenhum dos emissores chega em condições.

Boxx

• Hero Member
« Responder #3572 em: Abril 12, 2025, 09:59:02 am »
Semanalmente faço Coimbra-Lisboa-Porto-Coimbra na A1 e posso garantir que a rádio se ouve bem em todo o trajeto em FM. Só falha ligeiramente na passagem pela Serra de Aire e dentro da cidade de Coimbra onde nenhum dos emissores chega em condições.

Certo. Hoje consegue ouvir. O que disse era quando não havia a ajuda dos 94 e 92,6. Nessa altura havia um buraco na cobertura entre Coimbra Sul e Santarem.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3573 em: Abril 12, 2025, 01:24:58 pm »

Certo. Hoje consegue ouvir. O que disse era quando não havia a ajuda dos 94 e 92,6. Nessa altura havia um buraco na cobertura entre Coimbra Sul e Santarem.
Correcto, embora num bom autorádio consegue-se apanhar a Observador nos 88,1 mesmo no alto da Serra d'Aire.

Do Porto para Lisboa é mais ou menos assim:
- 98,4 até SMF/OAZ;
- 88,1 até Coimbra Norte (eventualmente com pequenas "trocas" para 91,2 em certas zonas em emissão nacional, ainda não comprovei isso);
- 94,0 de Coimbra Norte a Fátima;
- 92,6 de Fátima a Santarém (com esse "buraco" na Serra d'Aire e "espaço" para 88,1 num curto troço);
- 98,7 a partir de Santarém/Cartaxo a Vila Franca/Alverca;
- 93,7 no resto do percurso até Lisboa.
« Última modificação: Abril 12, 2025, 02:53:45 pm por AG »

joao_s

• Hero Member
« Responder #3574 em: Abril 13, 2025, 07:58:01 pm »

- 98,4 até SMF/OAZ;
- 88,1 até Coimbra Norte (eventualmente com pequenas "trocas" para 91,2 em certas zonas em emissão nacional, ainda não comprovei isso);
- 92,6 de Fátima a Santarém (com esse "buraco" na Serra d'Aire e "espaço" para 88,1 num curto troço);

Boa tarde, AG.

Devo precisar as suas informações:

Quando sai de Lisboa pela A1, rumo a norte, o par 92.6/99.5 OBSRVDOR entra em ação a norte de Vila Franca de Xira, muito antes do Cartaxo, como refere. Apesar de 98.7 colocar sinal nessa área, o sinal é demasiado fraco, embora isento de ruídos incomodativos. 92.6/99.5 OBSRVDOR já colocam sinal razoável a bom nessa mesma área. Portanto, o algoritmo do firmware RDS opta por 92.6, não 98.7. Fica a correção. A sul de Vila Franca a cobertura quer 93.7, quer 98.7 é dececionante (sinal oscilante de fraco a sofrível). 93.7 fraqueja, por exemplo, no aeroporto, isto na área metropolitana de Lisboa.

Para qualquer ouvinte da rádio Observador, a cobertura vergonhosa em Coimbra é um enigma. Como foi possível deixar de fora Coimbra da cobertura da Rádio Observador, desafia qualquer exercício com o mínimo de lógica. Assim desperdiçam-se muitos potenciais ouvintes e irritam-se os atuais ouvintes, porque a pretensão de sintonizar a OBSRVDOR nesta cidade resulta em tortura auditiva. Pela A13, a partir de Penela até Coimbra, a audição está constantemente imersa em ruído, um total desconforto de escuta. A A13 é uma alternativa viável à A1, de Coimbra a Torres Novas, sem portagens. O trânsito tem vindo a aumentar exponencialmente desde que as portagens foram abolidas.

Veredicto
Sintonia da OBSRVDOR em Coimbra: 1|5

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3575 em: Abril 13, 2025, 09:25:27 pm »

Correcto, embora num bom autorádio consegue-se apanhar a Observador nos 88,1 mesmo no alto da Serra d'Aire.

- 98,4 até SMF/OAZ;

Vou-te só dar 1/2 notas:
- Na zona correspondente a Lourosa (A1)/Esmoriz (A29) já se dá a troca com 88.1, é ainda um pouco antes da vila da Feira mas não sei se quiseste dizer o concelho?;
- De Coimbra Norte a Fátima está longe de ser apenas em 94.0, é aliás um festival de trocas pontuais 94.0 / 91.2 neste momento em emissão nacional quando Leiria vai a zona de sombra, sendo que 91.2 começa a aparecer a partir de Pombal e mesmo antes (o que só torna mais grave a diferença absurda de volumes que existe neste momento) - e precisa delas, senão não se ouve em termos;
- O joao_s já disse o que eu ia dizer também quanto à zona de Vila Franca, os 92.6 são melhores apesar de tudo. A fronteira está precisamente em Castanheira do Ribatejo, que é uma zona muito menos densa e é a zona a partir da qual 92.6 entra à vontade - já o era assim há muitos muitos anos;
- No troço Alverca - Lisboa há pelo menos 1 zona que já vai buscar 98.7, designadamente quando passamos na zona da Bobadela / Sacavém ele fixa em 98.7, que é de facto o melhor sinal embora não seja muito melhor que 93.7, o caso do aeroporto que o joao_s referiu é flagrante.

Para qualquer ouvinte da rádio Observador, a cobertura vergonhosa em Coimbra é um enigma. Como foi possível deixar de fora Coimbra da cobertura da Rádio Observador, desafia qualquer exercício com o mínimo de lógica. Assim desperdiçam-se muitos potenciais ouvintes e irritam-se os atuais ouvintes, porque a pretensão de sintonizar a OBSRVDOR nesta cidade resulta em tortura auditiva. Pela A13, a partir de Penela até Coimbra, a audição está constantemente imersa em ruído, um total desconforto de escuta. A A13 é uma alternativa viável à A1, de Coimbra a Torres Novas, sem portagens. O trânsito tem vindo a aumentar exponencialmente desde que as portagens foram abolidas.

Veredicto
Sintonia da OBSRVDOR em Coimbra: 1|5

É de facto algo que muito me espantou. Mas olhe que eu fiz precisamente a A13 - com 91.2 em emissão nacional, é certo - e não tive essa experiência de tortura auditiva que descreve. Aliás, à (ocasional, sem dúvida existente) falha de 94.0 ele passa logo para 91.2, cobrindo a situação. Se calhar o joao_s fez a experiência quando 91.2 estavam em emissão local e aí sim, pode ser bem tortuoso, porque 94.0 caem com o sinal por vezes a mínimos que só mesmo com muito voluntarismo para manter a frequência sintonizada.

Também não tive essa experiência de tráfego maior, fiz o trajeto num Domingo à tarde e parecia uma autoestrada deserta, a generalidade do tráfego estando pela A1 à hora que fiz (16h +-). Mas pode depender.

Quanto à sintonia em Coimbra, eu pessoalmente não daria um 1/5 (costumo reservar essa classificação para a categoria de "há sinal mas o ruído é tanto que é masoquismo ouvir") mas não posso dar mais que 2/5. É Mono no geral, algumas entradas em estéreo onde existe, algumas idas a ruido, uma ou duas zonas sem nada. Precisa de uma série de emissores e nenhum se porta bem, é mau. Dá para ir acompanhando... mas sem fidelidade.

E pensar que tudo isto se resolvia mudando a localização de 91.2 para uma que abarcasse bem melhor Coimbra... Para quê ter a escuta tão boa a norte da cidade de Aveiro se 88.1 chega e sobra? Deixaram o emissor onde estava e o resultado só podia ser este.

Atrevo-me a dizer mais: se o Observador quisesse resolver o problema da cobertura em Coimbra tinha mais que uma solução, porque locais à volta para dar sinal não há assim tão poucas quanto isso.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3576 em: Abril 13, 2025, 09:44:04 pm »
Tondela e para Viseu e ponto final.
Se querem Coimbra arranjem uma para tal efeito.
Os 91.2 chegam as portas da Guarda por exemplo.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3577 em: Abril 13, 2025, 11:20:52 pm »
Vou-te só dar 1/2 notas:
- Na zona correspondente a Lourosa (A1)/Esmoriz (A29) já se dá a troca com 88.1, é ainda um pouco antes da vila da Feira mas não sei se quiseste dizer o concelho?;
- De Coimbra Norte a Fátima está longe de ser apenas em 94.0, é aliás um festival de trocas pontuais 94.0 / 91.2 neste momento em emissão nacional quando Leiria vai a zona de sombra, sendo que 91.2 começa a aparecer a partir de Pombal e mesmo antes (o que só torna mais grave a diferença absurda de volumes que existe neste momento) - e precisa delas, senão não se ouve em termos;
- O joao_s já disse o que eu ia dizer também quanto à zona de Vila Franca, os 92.6 são melhores apesar de tudo. A fronteira está precisamente em Castanheira do Ribatejo, que é uma zona muito menos densa e é a zona a partir da qual 92.6 entra à vontade - já o era assim há muitos muitos anos;
- No troço Alverca - Lisboa há pelo menos 1 zona que já vai buscar 98.7, designadamente quando passamos na zona da Bobadela / Sacavém ele fixa em 98.7, que é de facto o melhor sinal embora não seja muito melhor que 93.7, o caso do aeroporto que o joao_s referiu é flagrante.

É de facto algo que muito me espantou. Mas olhe que eu fiz precisamente a A13 - com 91.2 em emissão nacional, é certo - e não tive essa experiência de tortura auditiva que descreve. Aliás, à (ocasional, sem dúvida existente) falha de 94.0 ele passa logo para 91.2, cobrindo a situação. Se calhar o joao_s fez a experiência quando 91.2 estavam em emissão local e aí sim, pode ser bem tortuoso, porque 94.0 caem com o sinal por vezes a mínimos que só mesmo com muito voluntarismo para manter a frequência sintonizada.

Também não tive essa experiência de tráfego maior, fiz o trajeto num Domingo à tarde e parecia uma autoestrada deserta, a generalidade do tráfego estando pela A1 à hora que fiz (16h +-). Mas pode depender.

Quanto à sintonia em Coimbra, eu pessoalmente não daria um 1/5 (costumo reservar essa classificação para a categoria de "há sinal mas o ruído é tanto que é masoquismo ouvir") mas não posso dar mais que 2/5. É Mono no geral, algumas entradas em estéreo onde existe, algumas idas a ruido, uma ou duas zonas sem nada. Precisa de uma série de emissores e nenhum se porta bem, é mau. Dá para ir acompanhando... mas sem fidelidade.

E pensar que tudo isto se resolvia mudando a localização de 91.2 para uma que abarcasse bem melhor Coimbra... Para quê ter a escuta tão boa a norte da cidade de Aveiro se 88.1 chega e sobra? Deixaram o emissor onde estava e o resultado só podia ser este.

Atrevo-me a dizer mais: se o Observador quisesse resolver o problema da cobertura em Coimbra tinha mais que uma solução, porque locais à volta para dar sinal não há assim tão poucas quanto isso.
Se me permitem o off-topic, também diria que não é pela A13 ter deixado de ter portagens que as pessoas vão preferir ir por aí. Porque precisam sempre da A1 num percurso Lisboa-Coimbra que, é claro, é um caminho mais directo. Se calhar até nem compensa a gasolina/gasóleo gastos a mais. O Via Michelin nem sequer recomenda esse percurso, sequer.

Quando aos teus considerados sobre as frequências estou de acordo em tudo, está mais preciso, e é isso que acontece se quisermos ir ao pormenor. No caso de Coimbra a Fátima ainda não fiz esse percurso com os 91,2 em emissão em cadeia com Lisboa, por isso, a frequência mantinha-se sempre nos 94,0.

Finalmente os 91,2. É uma frequência para cobrir Viseu e não Coimbra. Seria sempre necessário uma outra frequência na região da cidade dos estudantes, não há volta a dar, mesmo com uma eventual deslocalização do emissor.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3578 em: Abril 14, 2025, 01:18:56 am »
Finalmente os 91,2. É uma frequência para cobrir Viseu e não Coimbra. Seria sempre necessário uma outra frequência na região da cidade dos estudantes, não há volta a dar, mesmo com uma eventual deslocalização do emissor.
Sendo sinceros, Coimbra é uma cidade mesmo muito dura, para se ouvir rádio. Em abono da verdade, as únicas rádios que se ouvem com total qualidade, com recurso a um único emissor, são mesmo a MegaHits e a RUC, a M80 também se deveria ouvir, mas por razões incompreensíveis, chega a perder RDS na Ponte Rainha Santa Isabel e a ter dificuldades claras em Santa Clara.
As Antenas 1, 2 e 3 para se ouvirem bem, só em ping-pong Lousã - Coimbra, sendo que há emissores localizados na própria cidade. A TSF em 107.4 é o portento que todos sabemos, e treme muito em Coimbra, as outras três ainda são piores.

Dito isto, quando falamos das locais, além da Cidade FM de Penacova, da Batida FM de Catanhede, que não me parece que sejam possíveis de ambicionar pela Observador, quem melhor chega a Coimbra são, sem dúvida, as rádios do Luso, mais até do que a Smooth FM de Figueiró, e seguramente mais do que Soure, Pampilhosa da Serra (esta noutra frequência, penso que as coisas poderiam ser diferentes), São Miguel, Beira Litoral então, é um autêntico desastre. As da Figueira da Foz, também deixam muito a desejar.

Se são emissores a trabalhar com deficiências várias? É possível, mas não faço ideia se sim ou não. Por isso, acho mesmo que, apesar da menor potência da ""Emissora das Beiras"", teria sido uma solução interessante, se relocalizado para junto (vá, a 150m para ficar em Mortágua) destes. Aí, acho que já se poderia dizer que Coimbra tinha sinal, mesmo que não fosse fortíssimo, mas que fosse captável sem ser com um autoradio, que é a situação que temos neste momento. Tens cobertura quando consegues ouvir, em casa, no carro, em todo o lado, parafraseando o slogan da Comercial. O que tens, neste momento, são sobras.

Temos o caso da Dueça, que está sempre em portadora, mas ela é tão consistente, que me parece que poderia ser um ativo interessantíssimo.

Agora, há um ponto aqui que é relevante. Se uma empresa de sumos consegue comprar frequências como se não houvesse amanhã, e a Observador não, significará que o orçamento não é assim tão ilimitado quanto se possa julgar. Dito isto, talvez ter os 91.2 apontados para o Cavaquistão, em termos publicitários, funcione melhor, porque há uma identificação com o produto. Coimbra, não podemos ignorar que Coimbra é, sociologicamente, uma cidade de esquerda, onde o Partido Comunista ainda domina três freguesias, coisa que deve ser praticamente inédito a Norte do Rio Tejo, numa área urbana.
Se a rádio precisa de equilibrar entre publicidade e doutrina, poderá fazer sentido escolher Viseu em detrimento de Coimbra.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3579 em: Abril 14, 2025, 08:30:57 am »
Tondela deveria deslocar para onde esta o da RCI.
Para melhorar um pouco mais em Viseu.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3580 em: Abril 14, 2025, 11:32:55 am »
Dei comigo a pensar, 91.2 deve conseguir fazer reforço importante a Vila do Conde e São João, no interior do distrito do Porto, certo? Particularmente no eixo da A4...
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3581 em: Abril 14, 2025, 01:15:10 pm »
Dei comigo a pensar, 91.2 deve conseguir fazer reforço importante a Vila do Conde e São João, no interior do distrito do Porto, certo? Particularmente no eixo da A4...

91,2 não chega regularmente a nenhum local do distrito do Porto por esbarrar com a Serra da Freita a sul.

O que ouviste foi muito provavelmente algum fenómeno de propagação, apesar deste dia cinzento.
« Última modificação: Abril 14, 2025, 01:17:19 pm por pdf »

pdnf

• Hero Member
« Responder #3582 em: Abril 14, 2025, 03:01:34 pm »

91,2 não chega regularmente a nenhum local do distrito do Porto por esbarrar com a Serra da Freita a sul.

O que ouviste foi muito provavelmente algum fenómeno de propagação, apesar deste dia cinzento.
Continua, até no telemóvel consigo apanhar, obviamente com interferências da Antena 1, mas certamente que sim. Por isso pus no DX.
Mas estava a pensar naquela zona a partir de Penafiel até ao Túnel do Marão, onde, por exemplo, se apanham bem os 102.8 Viseu da Cidade FM, que são quem segura a rede, quando morrem 107.2. Aqui sim, para cima de Esmoriz não chega nada, na faixa litoral, da Observador Tondela.

JCS a fazer 13h-15h em Viseu, e depois a engatar na nacional. Viseu com mais música do que a nacional, pelo menos na hora das 13h.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3583 em: Abril 14, 2025, 03:04:54 pm »
Penso que não consiga chegar.

Já agora, fiz Arrábida - nó de Francos agora mesmo para ver o que se apanhava em 91,2, só por curiosidade: só ouvi a R. Clásica de Parada do Sil (40 kW, Ourense, +/- 1300m).

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3584 em: Abril 14, 2025, 03:12:15 pm »
Penso que não consiga chegar.

Já agora, fiz Arrábida - nó de Francos agora mesmo para ver o que se apanhava em 91,2, só por curiosidade: só ouvi a R. Clásica de Parada do Sil (40 kW, Ourense, +/- 1300m).

Talvez acabe ali para os lados da Madalena ou coisa que o valha...