Não sei se concordam, mas começo a achar que este projeto está a perder algum gás…
Vamos talvez na quarta renovação de grelha em perto de três anos e:
- locução 24h/dia nunca existiu, segue naquele híbrido que pouco interessa sem locução e só com notícias de madrugada;
- a rádio, de ser mais viva no período das 07h às 00h15, passou a sê-lo apenas até às 19h aos dias úteis (o programa de conversas às 19 é gravado muitas vezes);
- alguma instabilidade de nomes fora dos horários de pico;
- o espaço de futebol para ser rentabilizado tem patrocínio fixo com uma insistência incomparavelmente superior a qualquer outra estação e sempre com o mesmo spot;
- há sempre poucos anúncios, uns 3/4 às 17h e sempre o do Millennium antes do início de hora mais uns copys que fazem às horas de ponta e é só;
- tentaram espaços de humor com o David Cristina e o Tiago Dores e nenhum colou particularmente;
- a rede parou de se expandir há 1 ano e ficou “perra” com Braga, Porto, Aveiro, Lisboa e Setúbal cobertas apenas:
- as audiências não descolam nem pela lei da bala há quase 1 ano também e dançam no limite entre o relevante de nicho e o residual;
- excesso de uso de repetições transversal a toda a grelha e continuo corte de custos;
- esvaziamento de ideias para “puxar o envelope” ao nível da comunicação, como apresentaram em 2019 (goste-se ou não se goste), não tendo conseguido responder à contraofensiva da concorrência que foi adotando vários maneirismos e elementos de comunicação do Observador.
E agora a juntar a isto vamos ter eleições no PSD para substituir Rio, tivemos um takeover falhado do Governo por parte deles mais a Iniciativa Liberal, e dá-me até a sensação que o próprio Observador poderá estar em risco pelo menos na rádio.
Nem sequer vou falar do facto de que o projeto apresenta prejuízos desde a sua criação e (últimos dados de que disponho) nunca atingiu a solvência, reportando prejuízos que salvo erro rondam os 250 mil euros…
Não sei, mas ou muito me engano, ou cheira-me a fim de ciclo no Observador a curto/médio prazo. Não estou a ver o investidor alemão a levar muito mais tempo isto, sou sincero…