Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 825299 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #1245 em: Março 07, 2022, 04:31:25 pm »
Abdicar de um dos emissores para a Grande Lisboa e margem Sul do Tejo seria um grande erro estratégico.

Enviado do meu M2006C3MNG através do Tapatalk

Certo, mas se for preciso cortar custos, não me admiraria que fossem por aí, a par, naturalmente, de uma redação mais pequena.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

MPFM

• Full Member
« Responder #1246 em: Março 08, 2022, 01:07:57 am »
A Rádio Observador é uma rádio com uma orientação editorial/ideológica bem definida. Os últimos resultados eleitorais mostram uma linha crescente de interesse que é em parte comum, como é o caso dos "Liberais". Mas teve "azar", ainda não foi desta que conseguiu ver o partido novamente vencedor fora de cena.

Indo a um programa concreto, O Contra-Corrente, concorrente do Fórum TSF, é um programa híbrido em que grande parte do tempo o "publisher" debita opinião, a jornalista lê as perguntas previamente combinadas ao mesmo, ou seja, plástico e algo tendencioso.

Em termos de antena é uma rádio potencialmente interessante pois consegue ser ágil e reagir talvez tão ou mais depressa que a TSF, e preencher a antena forma consistente em situações como a actual, coisa que a TSF já não... tanto.

Outro ponto a favor da Observador é o facto da antena não estar refém da publicidade e de conteúdos patrocinados que retirariam tempo útil à emissão. Isso terá um preço a pagar, quando, ninguém sabe. Pelo pouco que sei e li, a TSF também passou por algo semelhante no inicio, até os diversos cooperantes andarem desavindos e a estrutura ser dissolvida e depois salva e expandida. A Observador não é uma cooperativa revolucionária mas também não terá uma cornucópia a jorrar dinheiro sem fim.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1247 em: Março 08, 2022, 10:39:56 am »
A Rádio Observador é uma rádio com uma orientação editorial/ideológica bem definida. Os últimos resultados eleitorais mostram uma linha crescente de interesse que é em parte comum, como é o caso dos "Liberais". Mas teve "azar", ainda não foi desta que conseguiu ver o partido novamente vencedor fora de cena.

Indo a um programa concreto, O Contra-Corrente, concorrente do Fórum TSF, é um programa híbrido em que grande parte do tempo o "publisher" debita opinião, a jornalista lê as perguntas previamente combinadas ao mesmo, ou seja, plástico e algo tendencioso.

Em termos de antena é uma rádio potencialmente interessante pois consegue ser ágil e reagir talvez tão ou mais depressa que a TSF, e preencher a antena forma consistente em situações como a actual, coisa que a TSF já não... tanto.

Outro ponto a favor da Observador é o facto da antena não estar refém da publicidade e de conteúdos patrocinados que retirariam tempo útil à emissão. Isso terá um preço a pagar, quando, ninguém sabe. Pelo pouco que sei e li, a TSF também passou por algo semelhante no inicio, até os diversos cooperantes andarem desavindos e a estrutura ser dissolvida e depois salva e expandida. A Observador não é uma cooperativa revolucionária mas também não terá uma cornucópia a jorrar dinheiro sem fim.
Quando surgiu, desde sempre disse que a Rádio Observador não ia chegar ao 1% de audiência.
Fui criticado e gozado por aqui. Até agora, estou certo e acredito que no figurino já visto, jamais lá chegará.
A Rádio Observador é uma espécie de rádio "Youtuber" onde cansa ouvir amigos a conversarem uns com os outros, com textos pre combinados, com tiques de rádio nacional, não passando de uma rádio de um bairro de betos quarentões e cinquentões e que acharam que convidando um tipo do Porto já seria uma rádio regionalizada, sem sair de Lisboa.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1248 em: Março 09, 2022, 10:38:40 am »
Acho sempre muita piada a estes comentários do Zeca, até parece que alguém aqui disse que a Observador ia ter grandes audiências. Isso era nem conhecer a realidade radiofónica do País, que prefere rádios com conteúdos mais leves, mais ligados a temáticas musicais ou de entretenimento.

Mas também tínhamos que conhecer quais as previsões de negócio e audiências que a rádio tinha, quando foi lançada e, se essas previsões estão além ou aquém do projectado.
É assim que funcionam os negócios.

E este não é fácil, é caro, exige muitos recursos técnicos e humanos e isto num país com tres( mais um, a MTV), televisões com programação 24 horas de Informacao.

Portanto nada é fácil para a Observador, só por isso louvo a sua coragem, para contra tudo e todos, ainda estar no ar.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1249 em: Março 09, 2022, 04:03:00 pm »
Há dois anos atras, aqui escreveram que uma audiência que não chegasse aos 2% se a rádio cobrisse as duas AMetropolitanas, significava um projecto fracassado.
Se os mestres da rádio que aqui pulam o disseram, quem sou eu para dizer o contrario.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1250 em: Março 09, 2022, 09:14:50 pm »
Pessoalmente nunca disse isso.

As rádios de palavra sempre tiveram dificuldades, o caso do RCP é paradigmático, mas também da TSF, que era uma cooperativa de jornalistas, que depois entraram em disputa, caso do Rangel tentar rebentar com as fechadu
ras dos estúdios e teve que vir um grupo tomar conta daquilo e por ordem na casa...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1251 em: Março 10, 2022, 01:29:56 pm »
Penso que até fui eu a dizer isso. E mantenho: com 0.6% é incipiente. Talvez se se incluísse a região centro a coisa melhorasse para chegar aos 1%. Outra falha óbvia é o Algarve e isso significa que o Observador fica sem escuta em FM no período de Verão para quem a ouve 11 meses por ano, sendo que a TSF tem emissor local e as duas outras são nacionais. É autenticamente abrir a porta a que se desfidelize o ouvinte por perder o hábito.

Outra coisa que não se entende são os horários dos blocos informativos regionais que já de si não são mais que três ou quatro notícias. Dois deles mandados para um horário já muito tardio (21 e 23h) e o terceiro a horas que não são nada porque não apanham nem almoço nem coisa nenhuma.

Os emissores que a Observador usa são regionais, e nessa qualidade tem que fazer serviço regional minimamente adequado. A TSF quando esteve com essa configuração em 1990 fazia uns blocos bem completos na parceria com a Rádio Jornal do Centro e usava dos melhores recursos que Coimbra tinha na época. Eu nem vejo os jornalistas designados nos emissores regionais salvo duas ou três peças por mês…
« Última modificação: Março 10, 2022, 01:35:36 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1252 em: Março 10, 2022, 02:32:34 pm »
Penso que até fui eu a dizer isso. E mantenho: com 0.6% é incipiente. Talvez se se incluísse a região centro a coisa melhorasse para chegar aos 1%. Outra falha óbvia é o Algarve e isso significa que o Observador fica sem escuta em FM no período de Verão para quem a ouve 11 meses por ano, sendo que a TSF tem emissor local e as duas outras são nacionais. É autenticamente abrir a porta a que se desfidelize o ouvinte por perder o hábito.

Outra coisa que não se entende são os horários dos blocos informativos regionais que já de si não são mais que três ou quatro notícias. Dois deles mandados para um horário já muito tardio (21 e 23h) e o terceiro a horas que não são nada porque não apanham nem almoço nem coisa nenhuma.

Os emissores que a Observador usa são regionais, e nessa qualidade tem que fazer serviço regional minimamente adequado. A TSF quando esteve com essa configuração em 1990 fazia uns blocos bem completos na parceria com a Rádio Jornal do Centro e usava dos melhores recursos que Coimbra tinha na época. Eu nem vejo os jornalistas designados nos emissores regionais salvo duas ou três peças por mês…

Dúvida: os blocos regionais presumo que sejam dois: (98.4+88.1) e (93.7+98.7), correto? Também presumo que não exista RDS distinto do restante período?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1253 em: Março 10, 2022, 02:35:17 pm »

Dúvida: os blocos regionais presumo que sejam dois: (98.4+88.1) e (93.7+98.7), correto? Também presumo que não exista RDS distinto do restante período?
É mais simples que isso ainda. Dão umas ou duas notícias do Seixal, Amadora, Vila do Conde e São João da Madeira integradas nos noticiários das 15, 21 e 23 horas.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1254 em: Março 10, 2022, 04:44:30 pm »

Blocos regionais?
Piada da tarde.
Sentados em Lisboa a dar blocos regionais de Vila do Conde e S. JOão da Madeira?
Muitos dos que estão ao microfone nunca puseram os pés em nenhuns dos concelhos e se lhe pedisse para apontar no mapa, nem sabiam onde ficam.
Chamar blocos regionais, lendo os sites desses municípios é gozar com o pessoal.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1255 em: Março 10, 2022, 04:46:49 pm »
Julio Magalhães vs centralismo vs Observador

Saiu da TVI para o Porto Canal com o argumento que Portugal precisava de voz fora de Lisboa.
Passaram 10 anos e meteu-se num projecto 100% centralista na rádio e ainda foi fortalecer a CNN em Lisboa.
De facto, a coerência é algo que caracteriza estes tripeiros.

SamM

• Hero Member
« Responder #1256 em: Março 11, 2022, 10:44:17 pm »
Qual é o "reporter de guerra" que o Observador (rádio) enviou para a Ucrânia?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1257 em: Março 11, 2022, 10:53:16 pm »
Nesta altura não tem lá ninguém...

SamM

• Hero Member
« Responder #1258 em: Março 11, 2022, 11:29:34 pm »

Alguma vez esteve?

Se não tem agora, como é que se pode dizer que esta rádio pode algum dia ser comparada com as outras rádios informativas do mercado nacional?

pdnf

• Hero Member
« Responder #1259 em: Março 12, 2022, 12:43:54 am »

Alguma vez esteve?

Se não tem agora, como é que se pode dizer que esta rádio pode algum dia ser comparada com as outras rádios informativas do mercado nacional?

No início do conflito esteve lá o fotojornalista João Porfírio que fez um trabalho muito interessante. Naturalmente que já se compreendeu que a redação da Observador é mais curta que as demais. Temo que acabe por acontecer à Observador o que descobri há uns tempos que aconteceu à Nova...a escala, faz falta!
Rádio é: