Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090433 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #3960 em: Setembro 19, 2023, 06:27:02 pm »
Porque não sei so elogiar, nem só criticar, agora tenho que critica feroz, Inacreditável, um jogo de Champion :
Pois é, hoje o jogo de Champion do Porto só no site, com relato de Luís Aresta.

Atento

• Hero Member
« Responder #3961 em: Setembro 19, 2023, 06:31:46 pm »
Acabem de vez com a seção de desporto.

O que está a acontecer é um insulto à história da RR e aos profissionais atuais e passados.

Isto é muito perigoso.
Imaginem este sinistro lobby a aterrar na Rádio Pública.

Houve uma figura sinistra que momentaneamente conseguiu acabar com a Tarde Desportiva na Rádio Pública.

Imaginem...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #3962 em: Setembro 19, 2023, 06:44:35 pm »
Conheço gente que, mesmo com o desinvestimento na secção de desporto que a Rádio Renascença a tem votado nas últimas duas décadas, só escutava os relatos na Emissora Católica Portuguesa.
Isso demonstra a força da marca Bola Branca, desde tempos memoráveis como o de Ribeiro Cristóvão ou da dupla Pedro Azevedo e Pedro Sousa.

Pessoalmente, desde que acabou o Lugar Cativo no defunto Rádio Clube Português que tenho como preferência a Rádio Pública.
Contudo, é com alguma nostalgia que recordo o jargão «Já está!» do Pedro Sousa.

A Rádio Renascença, a meu ver, está se a transformar numa espécie de RFM dos anos 2000, com uma pitada a mais de informação.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3963 em: Setembro 19, 2023, 07:17:04 pm »
Eles vão perceber que ninguém se dá ao trabalho de ouvir relatos na net.

A métrica é instantânea. Eles sabem.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3964 em: Setembro 19, 2023, 07:33:47 pm »
Eles vão perceber que ninguém se dá ao trabalho de ouvir relatos na net.

A métrica é instantânea. Eles sabem.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Quem tem acesso à net vê o jogo se puder (de forma legal ou ilegal), naturalmente. E se quer só ouvir liga a rádio. A menos que esteja no estrangeiro, mas isso não afeta o nosso raciocínio.

Isto simplesmente não faz sentido até por questões publicitárias. Vão abdicar de uma antena nacional (um bem escasso) pela internet?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3965 em: Setembro 19, 2023, 07:38:52 pm »
Já que andamos a falar de greves, bem que isto merecia uma por parte dos profissionais que fizeram a história da RR... Não poderem trabalhar e ouvirem que boa parte do horário do jogo é ocupado com piadolas secas do marido da Joana Marques deve ser revoltante.
« Última modificação: Setembro 19, 2023, 07:43:41 pm por radiokilledtheMTVstar »

Danl

• Hero Member
« Responder #3966 em: Setembro 19, 2023, 08:26:09 pm »
Que saudades das noites europeias da RR e das emissões especiais da Frente Desportiva, a minha rádio de referência de outros tempos.

Atento

• Hero Member
« Responder #3967 em: Setembro 19, 2023, 08:29:08 pm »
Dizem que é moderno acabar com os relatos ...

Que Deus tenha piedade dos pobres de espírito.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3968 em: Setembro 19, 2023, 08:59:34 pm »
Eles lá terão as suas razões, afinal ao público isto dos relatos pouco ou nada diz.
Mas este ano pe os relatos de Champion deviam ter relato em antena.
Mas na verdade, no princípio desta renovação isto já estava previsto, relatos só no site.
Enfim, há mais rádios a dar relatos, valha nos isso...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3969 em: Setembro 19, 2023, 09:18:58 pm »
Porque não sei so elogiar, nem só criticar, agora tenho que critica feroz, Inacreditável, um jogo de Champion :
Pois é, hoje o jogo de Champion do Porto só no site, com relato de Luís Aresta.

Poooois...

radio do sul

• Full Member
« Responder #3970 em: Setembro 19, 2023, 10:23:07 pm »
Já que andamos a falar de greves, bem que isto merecia uma por parte dos profissionais que fizeram a história da RR... Não poderem trabalhar e ouvirem que boa parte do horário do jogo é ocupado com piadolas secas do marido da Joana Marques deve ser revoltante.

Ainda bem pior que a fraquíssima Joana Romana da M80. Daniel Leitão não tem capacidade para ser host. Até hoje nunca fez o programa sozinho. Preferia um T2 só com os restantes elementos: a Filipa e o Renato. Na RR de outros tempos seria impensável.
Tem-se aqui referido que a RR só teve departamento desportivo antes de 1980. Correto mas antes havia produtor independente a assegurar os relatos - a Radio Placard .
 Acompanhava apenas os jogos dos principais clubes de Portugal, com os relatos entregues, em Lisboa, a Rui Romano, e no Porto, a António Paulos. Mais tarde, Ribeiro Cristóvão, que tinha ingressado na RR em 1976, a convite do próprio Rui Romano, passa também a integrar a equipa da Rádio Placard nos relatos que eram efetuados na capital.
Em 1980, a emissora católica decide dispensar os serviços da produtora independente e cria o seu próprio departamento desportivo. Ribeiro Cristóvão, Artur Agostinho e Alves dos Santos formaram a equipa inicial e criaram o célebre programa
‘Bola Branca’, dedicado á informação desportiva, e ‘Frente Desportiva’, para a transmissão dos jogos de futebol.

joao_s

• Hero Member
« Responder #3971 em: Setembro 19, 2023, 10:43:53 pm »
Este grupo de comunicação descontinua modelos/conceitos de rádio e mantém o nome das estações. Quer a RFM, quer a RR nada têm de semelhante com os modelos originais, nem sequer se pode considerar modelos adaptados/reiventados/transpostos para os dias de hoje. As marcas que foram prestigiadas ao longo do tempo mantêm-se, os produtos foram extinguidos. Hoje, o que se verifica, são estações dirigidas ao mesmo público-alvo (“todos os ovos no mesmo cesto”), sobretudo feminino, modelos descaracterizados e que podem ser, quem sabe no futuro, operacionalizados por uma qualquer inteligência artificial.

Termino com um testemunho dos meus tempos de estudante universitário. Em termo de rádio, há minha volta todos ouviam as mesmas estações. A RFM e a RR eram consensuais, digamos assim. No início dos anos 90, durante 3 anos consecutivos, num fim de semana, saía um grupo de 10 estudantes da Universidade de Aveiro para se encontrar com amigos da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Ficávamos de sábado para domingo na Covilhã, subíamos à Serra da Estrela para explorar o espaço e convivíamos no ambiente académico noturno da UBI. O grupo original, de 10, chegava a triplicar, portanto 30, na Covilhã. De Aveiro saiam 2 carros para uma viagem longa, de várias horas, uma vez que não existiam as autoestradas A25, nem a A23. Fazíamos o antigo IP5 e estradas nacionais até à Guarda e, depois, Covilhã.  Durante as viagens de ida e volta, ou ouvíamos RFM ou RR. Lembro-me perfeitamente de ouvirmos na íntegra uma entrevista ao Ministro da Educação e Ensino Superior de então, Couto dos Santos, à RR e seguinte análise. Lembro-me também de todos estrarem em silêncio na viatura a ouvir o programa do Joaquim Canas na RFM e, depois do programa acabar,  haver conversa e algazarra típicas dos 20 anos. Estas duas rádios faziam parte da vida das pessoas.

Mais, a RFM tinha, ao sábado, um programa conduzido por José Relvas, sobre a Europa. Cada semana era dedicada a um país da União Europeia e era abordada a cultura do país, música típica e outros aspetos de interesse. Quantos estudantes participaram no programa ERASMUS, de intercâmbio de estudantes europeus, à conta deste programa? Outra forma de fazer rádio…

LMS

• Full Member
« Responder #3972 em: Setembro 19, 2023, 11:58:03 pm »
Só gostava de perceber qual o público alvo da rádio que ainda dá por nome de RR…
Apesar de tudo, a componente religiosa é a única linha coerente…

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3973 em: Setembro 20, 2023, 09:03:33 am »
Em relação ao tema dos relatos, já disse tudo o que tinha a dizer.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #3974 em: Setembro 20, 2023, 10:48:48 am »
Este grupo de comunicação descontinua modelos/conceitos de rádio e mantém o nome das estações. Quer a RFM, quer a RR nada têm de semelhante com os modelos originais, nem sequer se pode considerar modelos adaptados/reiventados/transpostos para os dias de hoje. As marcas que foram prestigiadas ao longo do tempo mantêm-se, os produtos foram extinguidos. Hoje, o que se verifica, são estações dirigidas ao mesmo público-alvo (“todos os ovos no mesmo cesto”), sobretudo feminino, modelos descaracterizados e que podem ser, quem sabe no futuro, operacionalizados por uma qualquer inteligência artificial.

Termino com um testemunho dos meus tempos de estudante universitário. Em termo de rádio, há minha volta todos ouviam as mesmas estações. A RFM e a RR eram consensuais, digamos assim. No início dos anos 90, durante 3 anos consecutivos, num fim de semana, saía um grupo de 10 estudantes da Universidade de Aveiro para se encontrar com amigos da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Ficávamos de sábado para domingo na Covilhã, subíamos à Serra da Estrela para explorar o espaço e convivíamos no ambiente académico noturno da UBI. O grupo original, de 10, chegava a triplicar, portanto 30, na Covilhã. De Aveiro saiam 2 carros para uma viagem longa, de várias horas, uma vez que não existiam as autoestradas A25, nem a A23. Fazíamos o antigo IP5 e estradas nacionais até à Guarda e, depois, Covilhã.  Durante as viagens de ida e volta, ou ouvíamos RFM ou RR. Lembro-me perfeitamente de ouvirmos na íntegra uma entrevista ao Ministro da Educação e Ensino Superior de então, Couto dos Santos, à RR e seguinte análise. Lembro-me também de todos estrarem em silêncio na viatura a ouvir o programa do Joaquim Canas na RFM e, depois do programa acabar,  haver conversa e algazarra típicas dos 20 anos. Estas duas rádios faziam parte da vida das pessoas.

Mais, a RFM tinha, ao sábado, um programa conduzido por José Relvas, sobre a Europa. Cada semana era dedicada a um país da União Europeia e era abordada a cultura do país, música típica e outros aspetos de interesse. Quantos estudantes participaram no programa ERASMUS, de intercâmbio de estudantes europeus, à conta deste programa? Outra forma de fazer rádio…

Obrigado pela partilha. Gostei de ler.