Este grupo de comunicação descontinua modelos/conceitos de rádio e mantém o nome das estações. Quer a RFM, quer a RR nada têm de semelhante com os modelos originais, nem sequer se pode considerar modelos adaptados/reiventados/transpostos para os dias de hoje. As marcas que foram prestigiadas ao longo do tempo mantêm-se, os produtos foram extinguidos. Hoje, o que se verifica, são estações dirigidas ao mesmo público-alvo (“todos os ovos no mesmo cesto”), sobretudo feminino, modelos descaracterizados e que podem ser, quem sabe no futuro, operacionalizados por uma qualquer inteligência artificial.
Termino com um testemunho dos meus tempos de estudante universitário. Em termo de rádio, há minha volta todos ouviam as mesmas estações. A RFM e a RR eram consensuais, digamos assim. No início dos anos 90, durante 3 anos consecutivos, num fim de semana, saía um grupo de 10 estudantes da Universidade de Aveiro para se encontrar com amigos da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Ficávamos de sábado para domingo na Covilhã, subíamos à Serra da Estrela para explorar o espaço e convivíamos no ambiente académico noturno da UBI. O grupo original, de 10, chegava a triplicar, portanto 30, na Covilhã. De Aveiro saiam 2 carros para uma viagem longa, de várias horas, uma vez que não existiam as autoestradas A25, nem a A23. Fazíamos o antigo IP5 e estradas nacionais até à Guarda e, depois, Covilhã. Durante as viagens de ida e volta, ou ouvíamos RFM ou RR. Lembro-me perfeitamente de ouvirmos na íntegra uma entrevista ao Ministro da Educação e Ensino Superior de então, Couto dos Santos, à RR e seguinte análise. Lembro-me também de todos estrarem em silêncio na viatura a ouvir o programa do Joaquim Canas na RFM e, depois do programa acabar, haver conversa e algazarra típicas dos 20 anos. Estas duas rádios faziam parte da vida das pessoas.
Mais, a RFM tinha, ao sábado, um programa conduzido por José Relvas, sobre a Europa. Cada semana era dedicada a um país da União Europeia e era abordada a cultura do país, música típica e outros aspetos de interesse. Quantos estudantes participaram no programa ERASMUS, de intercâmbio de estudantes europeus, à conta deste programa? Outra forma de fazer rádio…