Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090582 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #3885 em: Setembro 16, 2023, 04:16:42 pm »
Meu caro, está mais uma vez a fazer um grande drama, que no caso não se justifica, até porque o desporto não pode ter sempre prioridade. Prioridade so acontecimentos relegiosos, isso sim, está acima de tudo. A RR só deu grande destaque ao desporto a partir de 1980, quando se criou, com grande sucesso a Bola Branca. Até aí, era uma empresa  que assegurava o desporto, mas a serviços mínimos.
Não ouvi a emissão, repito estive num jantar com amigos, não sei se houve problemas técnicos e o Paulo Gonzo para minha geração é um nome grande, desde os tempos do seu grupo Go Gral blues band e resultou numa boa  maquia e obviamente isso pesou. E aqui não há conceitos cristão, senão na minha e noutras Paróquias não se andava sempre a pedir dinheiro aos fiéis, ou é porque é obras, ou outra razão qualquer. É que eu aqui chateio me bem mais, porque já estive em várias Paróquias e a pedinchice é sempre a mesma.

Agora, se o on line, ainda não pesa financeiramente, provavelmente as agências ainda não perceberam a sua potencialidade, mas isso ainda me faz mais admirar a medida de ter lá os relatos, mesmo sem compensação monetária.

Portanto, repito, está dramatizar em demasia...
« Última modificação: Setembro 16, 2023, 04:20:08 pm por Julio Carvalho »

modernices

• Hero Member
« Responder #3886 em: Setembro 16, 2023, 04:29:40 pm »
O que para aqui vai, o drama, o horror!!!!!
Meus caros, a RR de certeza, vai receber uma verba bem interessante e uma emissão ao vivo, com transmissão de vários concertos, não ouvi, estava numa jantarada de amigos,e a dose é igual e estas transmissões ao vivo, garantem sempre boas audiências.
Depois a RR, não tem que transmitir relatos sempre que há outros acontecimentos que se sobrepõem. Se fosse um dia 12, noite do Procissão de Velas em Fátima, era este acontecimento que ia para o ar.
Lembro me de uma Sexta Feira, no Rock em Rio, que a RR também não transmitiu um jogo de preparação da seleção para o Europeu ou Mundial e também o Terço.
Portanto, sem dramas.
Claro que eu como ouvinte gostava de as coisas fossem doutra maneira, mas quem está à frente da RR sabe o que faz, tem estudos de opinião, para as decisões.
Jose Luís Ramos Pinheiro, Dra Ana Lia ou Pedro Leal, tem muitos anos de rádio e não fazem nada à toa, só porque sim ou porque não...

Paulo Gonzo às 20h30, horário nobre televisivo e buraco técnico em que se perde boa parte da audiência retomando só pelas 21h, é garantir audiências? Paulo Gonzo? Que não tem álbuns há 6 anos?! Pois sim.

O exemplo dado é totalmente distinto: Rock in Rio é evento principal, jogo de preparação é apenas de preparação, e o Terço perde obviamente protagonismo nesse caso. Agora aqui? Liga de Futebol, evento principal, substituído por um evento claramente secundário em Lamego, que ficou por cima na prática de, quer o Terço, quer o futebol. E o Júlio nem uma nota fez relativamente quer ao envio de um Vizela x Benfica para o online, quer ao facto de o online estar sem publicidade, como foi mencionado pelos demais utilizadores do fórum.

Está-se a delapidar o desporto e a noção à nossa frente e nós a assistir. Se é para isto para quê ter relatos e fingir? Com a época desportiva no ar há cerca de 1 mês, não há ainda um único anunciante que sustente a operação de uma rádio com 6% de audiência como? São assim tão poucos os ouvintes do online que ninguém mete um centavo que seja?

Quem está à frente da RR neste momento está a deixar a falta de noção de planeamento e organização de grelha superceder, por uns euros extra. E deve fazer pensar quem lidera e quem gere quando este é o conceito que se aplica. Não vem mal ao mundo de haver eventos em direto, vem mal ao mundo é quando não se entende o que é que é mais prioritário em termos de grelha.

Já dei acima o exemplo de Santa Marta de Portuzelo para dizer que não vale nem pode valer tudo. Isto não é um conceito cristão, é um conceito de estação com espírito pura e simplesmente comercial.

Rádio não é só das 7 às 10 e das 17 às 20. Há outras 18 horas para planear as coisas e têm de ser planeadas bem. Como ouvinte há 20 anos isto foi pura e simplesmente inadmissível. Se é para isto fechem a loja do desporto e não se desaponta ninguém, isto assim não é nada. Nada.

Quando anunciei por aqui quase no final da época passada, que a Renascença estaria a ponderar acabar com o desporto, já sabia que iria ser assim, mas sinceramente, nunca esperei que fosse tão doloroso ver as coisas a irem por este caminho.
O trabalho de profissionais, que têm mais anos de profissão que eu de vida, a ser jogado ao lixo, e desrespeitado à força toda pela direção da rádio.
Sinto-me muito triste pelos colegas, mas muito também porque tenho um carinho muito grande à Renascença.
Tem sido tiros nos pés uns atrás dos outros, e acho que há atitudes da direção que vão se tornar quase irreversíveis no futuro, caso queiram mudar alguma coisa.
Com a falta de critério, tenho dúvidas que alguém ainda oiça desporto na Renascença (pelo menos os que ainda utilizam o método tradicional).
Se era esta a intenção da direção da Renascença, muitos parabéns, conseguiram aquilo que queriam há muito, mas mesmo muito tempo

Nelson, peço-lhe se for possível que apresente o meu lamento, enquanto ouvinte e profissional do meio, aos seus colegas. Não mereciam mesmo nada disto. Isto é de uma falta de sensatez sem limites, infelizmente.

Vai-se delapidar o desporto. Pronto. Vai ser isto que vai acontecer, acabou-se, nada a fazer.

Mais um post do ilustre memórias carregado de lirismo e exageros. Sobre a parte final do mesmo, se a empresa chegou à conclusão que não era rentável ocupar a antena de FM com emissões de desporto de 2 horas e tal e tomou uma decisão que mal tem isso? Bola é bola. Apesar de ser redonda não gira tudo à volta dela. Os consumos deste tipo de conteúdos mudou. Acredito até que as restantes vão acabar por seguir o caminho. Cá estaremos para ver!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3887 em: Setembro 16, 2023, 04:33:39 pm »
Só em Portugal é que o caminho a seguir é acabar com mais de 60 anos de relatos, a modernidade é ficar no sofá a ver os maravilhosos "relatos" da CMTV...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #3888 em: Setembro 16, 2023, 04:42:24 pm »
Só em Portugal é que o caminho a seguir é acabar com mais de 60 anos de relatos, a modernidade é ficar no sofá a ver os maravilhosos "relatos" da CMTV...

Modernidade?

Esta gente não percebe nada de modernidade.
Para eles, agora, ser moderno é passar muita música a metro e fazer umas tiradas humorísticas, por vezes, de perfil de tasca rasca com canela das avenidas novas cruzada com um subúrbio de reminiscência de outros tempos da Antena 3.

É CADA VEZ MAIS IMPORTANTE ESTARMOS ATENTOS À MARKTEST E AOS SEUS COZINHADOS.
« Última modificação: Setembro 16, 2023, 04:44:19 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3889 em: Setembro 16, 2023, 04:53:38 pm »
Meu caro, está mais uma vez a fazer um grande drama, que no caso não se justifica, até porque o desporto não pode ter sempre prioridade. Prioridade so acontecimentos relegiosos, isso sim, está acima de tudo. A RR só deu grande destaque ao desporto a partir de 1980, quando se criou, com grande sucesso a Bola Branca. Até aí, era uma empresa  que assegurava o desporto, mas a serviços mínimos.
Não ouvi a emissão, repito estive num jantar com amigos, não sei se houve problemas técnicos e o Paulo Gonzo para minha geração é um nome grande, desde os tempos do seu grupo Go Gral blues band e resultou numa boa  maquia e obviamente isso pesou. E aqui não há conceitos cristão, senão na minha e noutras Paróquias não se andava sempre a pedir dinheiro aos fiéis, ou é porque é obras, ou outra razão qualquer. É que eu aqui chateio me bem mais, porque já estive em várias Paróquias e a pedinchice é sempre a mesma.

Agora, se o on line, ainda não pesa financeiramente, provavelmente as agências ainda não perceberam a sua potencialidade, mas isso ainda me faz mais admirar a medida de ter lá os relatos, mesmo sem compensação monetária.

Portanto, repito, está dramatizar em demasia...

Isto não faz qualquer sentido como gestão de grelha, mantenho integralmente a minha opinião sem mudar uma vírgula.

Se há prioridade a acontecimentos religiosos, como o Júlio diz, então que se questione: porque é que o Terço não passou à hora devida ou a uma outra qualquer hora, então? O concerto do Paulo Gonzo podia passar em diferido, o Terço pode mexer o horário. Porque é que isso não aconteceu?

Eu estou só aqui a fazer as perguntas, porque sinceramente não entendi esta decisão. E pelos vistos temos mais gente a não entender nesta sede. Se o desporto é visto como um gasto e não como um proveito, se calhar é porque não está a ser valorizado/vendido pelo departamento de marketing do grupo, ou se está não há quem lhe pegue... e aí fica complicado, claro. (Não ouvi ainda desporto na RR esta época, como nunca sei a que horários passam os jogos ou os jogos que passam não ouço, e por isso não consigo ouvir de momento que anúncios aparecem em FM, tentarei ouvir em breve).

Para mim, hoje, ficou claro: é para acabar. Seja a médio seja a longo prazo. Isto se este tipo de gestão não for alterada depressa... mas não acredito que vá ser. É mesmo complicado.

Admito-lhe que estou desapontado com tudo isto.

Mais um post do ilustre memórias carregado de lirismo e exageros. Sobre a parte final do mesmo, se a empresa chegou à conclusão que não era rentável ocupar a antena de FM com emissões de desporto de 2 horas e tal e tomou uma decisão que mal tem isso? Bola é bola. Apesar de ser redonda não gira tudo à volta dela. Os consumos deste tipo de conteúdos mudou. Acredito até que as restantes vão acabar por seguir o caminho. Cá estaremos para ver!

Caríssimo, é a minha opinião. Pode discordar do estilo, pode discordar da forma como a apresento, não estou aqui para fazer escrita que agrade a toda a gente como ninguém está, mas é a minha opinião. Nem mais nem menos que isso. Vale tanto a minha, como a sua ou a de qualquer outro utilizador neste fórum. Que é: pouco ou nada.

Falamos aqui e fazemos consultoria gratuita, basicamente, e é isto.

Quanto à rentabilidade, às vezes, lamento, a coerência de grelha tem que se sobrepor à rentabilidade, porque senão é a marca/produto que fica afetada. Se fizermos análise como se faz na televisão, por blocos de consumo diário, uma rádio não é rentável 24h/dia. Nas madrugadas é quase sempre deitar dinheiro à rua, por exemplo. O que está aqui em causa é uma decisão que é o continuar - porque nem sequer é o culminar! - de uma profunda instabilidade neste departamento da estação, que por sua vez vem no contexto de uma descaracterização já de si significativa, desta vez de forma flagrante, não só com palavras.

Eu nem era público para nenhum dos dois jogos, atenção, que pouco ligo a futebol. Fui contra é esta decisão de grelha, isso sim. Especialmente quando havia, porque há, por onde colocar estes conteúdos. Custava muito a transmissão do concerto ser na RFM, o Terço ser antes do futebol e transmitirem-se em antena as partidas à hora de início, algo que já está a acontecer no online, ou seja, está-se a pagar a quem relata à mesma?

Não faz sentido algum.

Tudo dito, meu caro, tudo dito. Infelizmente.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3890 em: Setembro 16, 2023, 06:00:21 pm »
O que para aqui vai, o drama, o horror!!!!!
Meus caros, a RR de certeza, vai receber uma verba bem interessante e uma emissão ao vivo, com transmissão de vários concertos, não ouvi, estava numa jantarada de amigos,e a dose é igual e estas transmissões ao vivo, garantem sempre boas audiências.
Depois a RR, não tem que transmitir relatos sempre que há outros acontecimentos que se sobrepõem. Se fosse um dia 12, noite do Procissão de Velas em Fátima, era este acontecimento que ia para o ar.
Lembro me de uma Sexta Feira, no Rock em Rio, que a RR também não transmitiu um jogo de preparação da seleção para o Europeu ou Mundial e também o Terço.
Portanto, sem dramas.
Claro que eu como ouvinte gostava de as coisas fossem doutra maneira, mas quem está à frente da RR sabe o que faz, tem estudos de opinião, para as decisões.
Jose Luís Ramos Pinheiro, Dra Ana Lia ou Pedro Leal, tem muitos anos de rádio e não fazem nada à toa, só porque sim ou porque não...
Comparar um dia 12 de Fátima, com um festival ou um concerto...
Epah, para uma rádio generalista, que excelente são as prioridades.
Discordo na totalidade.
Num dia 12 transmitir uma procissão de velas, ao invés de um relato, admite-se, porque estamos a falar da emissora católica portuguesa.
Mas daí a dar prioridade a um concerto ou festival, ao invés de um relato de futebol...
Nem parece que a Renascença não tem outras rádios musicais no grupo
« Última modificação: Setembro 16, 2023, 06:08:28 pm por nelsonsoares »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3891 em: Setembro 16, 2023, 06:23:12 pm »
Respeito muito a sua opinião, como respeito a do Memórias, mas discordo completamente.
Proridades na Renascença só as emissoes relegiosas.
O futebol não tem prioridade sobre um acontecimento que acontece uma vez por ano.
É mais lucrativa e portanto a RR tem Todo o direito de optar por este acontecimento.
E não para outras rádios, porque os artistas são mais tipo da RR, como o Paulo Gonzo.
Por outro lado a RR, tem muito tipo de ouvintes que gosta ouvir estas emissões ao vivo e têm todo o direito de a ouvir na sua rádio e tudo que trás dinheiro e audiências não pode  ser empurrado para as outras rádios, quando o desporto já nem trás nem audiências, nem receitas que trazia antigamente.
Portanto, que grande drama não ter durante dois dias, dois relatos em antena.
Agora sobre o Terço, este sempre foi interrompido quando teve que ser e sem dramas.

Meus caros, serão dois dias apenas, amanhã volta tudo ao normal ou seja o jogo do Sporting com o Moreira se já terá relato em antena...
« Última modificação: Setembro 16, 2023, 06:29:07 pm por Julio Carvalho »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3892 em: Setembro 16, 2023, 06:44:48 pm »
E entretanto hoje a RR vai transmitir os concertos de Matias Damásio e José Cid.
Como concerto do Cid e já perto da 1da manhã, a emissão deve acabar tarde...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3893 em: Setembro 16, 2023, 06:49:54 pm »
Respeito muito a sua opinião, como respeito a do Memórias, mas discordo completamente.
Proridades na Renascença só as emissoes relegiosas.
O futebol não tem prioridade sobre um acontecimento que acontece uma vez por ano.
É mais lucrativa e portanto a RR tem Todo o direito de optar por este acontecimento.
E não para outras rádios, porque os artistas são mais tipo da RR, como o Paulo Gonzo.
Por outro lado a RR, tem muito tipo de ouvintes que gosta ouvir estas emissões ao vivo e têm todo o direito de a ouvir na sua rádio e tudo que trás dinheiro e audiências não pode  ser empurrado para as outras rádios, quando o desporto já nem trás nem audiências, nem receitas que trazia antigamente.
Portanto, que grande drama não ter durante dois dias, dois relatos em antena.
Agora sobre o Terço, este sempre foi interrompido quando teve que ser e sem dramas.

Meus caros, serão dois dias apenas, amanhã volta tudo ao normal ou seja o jogo do Sporting com o Moreira se já terá relato em antena...
Se o futebol não é a prioridade da Renascença, então a direção da rádio que não se queixe quando a prioridade dos ouvintes deixar de ser a Renascença (ao contrário desses estudos, tinha sérias dúvidas, até estas alterações todas e à falta de critério de prioridades, que o desporto não tivesse a audiência que tinha, agora, pela certa que não tem).

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3894 em: Setembro 16, 2023, 07:04:50 pm »
Sim, a prioridade da RR não é o desporto, mas porque é que devia ser? A RR nunca se assumiu como uma rádio desportiva.
Repito até aos anos 80 nem tinha departamento desportivo.
Por exemplo hoje a minha mulher é mais ouvinte da RR do que eu e não gosta de futebol e muito menos de relatos e a minha mulher só ouve a Renascenca.
E como ela, há muitos ouvintes que não gostam de futebol, como há outros que gostam.
Agora se estes afastam só porque a Renascença não transmitiu dois relatos repito dois relatos, estamos conversados...

Atento

• Hero Member
« Responder #3895 em: Setembro 16, 2023, 07:35:27 pm »
Quando uma rádio generalista não considera o desporto um conteúdo fundamental,  creio que estamos conversados..

Para além do desporto,  renega outros conteúdos de carácter generalista e que são a bússola orientadora das rádios tendencialmente de palavra...

Os responsáveis da RR que não se acobardem e que acabem com o desporto como queriam inicialmente...

Querem ser rádio de música a metro mas não têm coragem para o assumir...

O Rosário continua atravessado a estes paraquedistas ilustres...

Enfim...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3896 em: Setembro 16, 2023, 07:51:47 pm »
Não queira confundir as coisas, os relatos não foram substituídos por música a metro, mas sim  por  uma emissão ao vivo a partir de Lamego, com transmissão de concertos. Isso também faz parte de uma rádio generalista?
E se um dia a RR entender acabar com os relatos, acaba, não é preciso o Atento mandar.
Mas essa não é a ideia, porque senão não iam buscar o Pedro Azevedo por mais uma época futebolística.

A Renascença não é uma rádio desportiva, repito só em 1980 é que passou a ter departamento desportivo...
E estou a ouvir a emissão ao vivo e está óptima, e só esta emissão me faz estar a ouvir a RR a esta hora e vai durar para lá da 1 da manhã.
« Última modificação: Setembro 16, 2023, 07:54:05 pm por Julio Carvalho »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3897 em: Setembro 16, 2023, 08:48:06 pm »
Eu por mim estou já contentado com a ideia que os relatos vão acabar. Depois desta de hoje (e ontem), não há dúvidas para mim.

Seja daqui a 3 meses ou daqui a 11, vai ser uma realidade. Por isso, nem vou parar mais sequer nos relatos da estação e vou se calhar andar mais entre Observador e Antena 1, ainda por cima renovada a partir de Segunda. Sou totalmente sincero.

É que nem sequer vou dedicar mais tempo de cabeça a pensar nisto. A tendência já expressa desde Agosto que ficou patente nestes 2 dias (e esse é o problema, não são 2 dias, vai cerca de 1 mês assim) foi suficientemente grave para nem sequer mais considerar nesse aspeto. E faço isto assim que é para não me enervar, que foi o mesmo tratamento que dei (ainda dou) à escuta da atual e decadente TSF para evitar exatamente o mesmo.

Depois se não acabarem e continuarem reforçados outro galo cantará e posso dizer contente que estou enganado e volto à praia. Para já, fica assim, para mim acabou. Agora imagine-se quantos ouvintes não tomaram essa posição ainda mais cedo que eu, nem se chateando 25%, com a suprema instabilidade que tem existido quanto a isto.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3898 em: Setembro 16, 2023, 09:00:27 pm »
Caro Memórias, sem dramas.
Olhe eu estava a ouvir a Renascença, porque gosto de emissões ao vivo, mas agora está a cantar o Matias Damásio, que a minha adora e eu não gosto e como sou benfiquista nesta altura estou a ouvir a TSF, porque adoro os relatos do João Ricardo Pateiro.
Quando acabar o relato, volto para a Renascença para voltar a ouvir a emissão a partir de Lamego, mais logo quero ver se ouço o Cid...
Como vê, sem dramas nenhuns...

joao_s

• Hero Member
« Responder #3899 em: Setembro 16, 2023, 09:20:06 pm »
Bem, nesse panorama cada vez mais desértico e irrelevante, nada como acelerar contra a parede. Para os ex-ouvintes, aos quais essa amostra de rádio não lhes diz nada, resta saber para onde se vão transferir, ou seja, quais as estações de rádio vão receber auditório que não se revê naquilo.