Caro pdnf,
Para mim não é claro que tb é a Antena 1. Relatos? Jornais aos topos de hora? Não é possível comparar, quanto mais não seja em tempo de antena, os da rádio pública e os da RR!! A Antena 1 tem um pendor ligeiramente mais informativo? Ligeiramente???
Sim, ligeiramente. Convém desfazer o mito de que a Antena 1 é excecional face à RR. Não o é, e até Vejamos, o que é que a Antena 1 tem que não tem a RR, e que não resulte diretamente das suas obrigações de serviço público?
Resposta rápida: um fórum na hora das 10H, que sim, deveria ter, aberto a ouvintes ou não, mas ter debate deveria, e o Portugal em Direto, que para mim, só existe por causa das obrigações de serviço público. Os jornais podiam ser maiores, se calhar podiam, mas isso também depende de quem os edita. Ainda hoje o da RR das 13H, feito pelo Miguel Coelho, teve a mesma duração que o da Antena 1, os sete minutos. Fora isso, em hora de ponta, há atualização aos 30 minutos como na Antena 1 (e as atualizações, até acho mais fortes as da RR). A Antena 1 durante o dia, grosso modo, também se resume a música a metro, intercalada por micro rúbricas, e em termos de playlist, apesar de tudo, a da RR é mais atrativa (embora reconheça o esforço que a Antena 1 tem de fazer para cumprir o serviço público).
A RR tem debate político na hora das 13H à 4ª Feira, que poderia perfeitamente se tornar diário, tem um bom programa como o Visto de Fora na hora das 10H à sexta. Tem o fecho do dia muito superior ao da Antena 1, com a Edição da Noite (que deveria durar mesmo a hora toda), e tem ainda comentário nas manhãs, coisa que a Antena 1 não tem. Tem umas manhãs que em termos de animação são imensuravelmente superiores, e as tardes estão a caminho de.
O que falta mesmo? Reforçar as notícias de Desporto em Antena, a meu ver nos jornais, não precisa de fazer o mesmo que a Antena 1 e ter jornais de Desporto às meias horas nas pontas, a meu ver afasta ouvintes, e ter informação económica, que para mim, é uma das lacunas da RR.
Aproveito para dizer que muito se saúda que hoje, feriado, tenham tido os painéis em direto, mas a partir das 10H seguramente assim foi. Há muito que não acontecia, e também aos fins-de-semana, se tem assistido a mais direto, o que é positivo.
Claro, no deve e haver estão ambas mal, e deveria o Estado que é o dono do éter, ter mão mais pesada sobre ambas.
Para mim, era simples, no máximo duas músicas hora entre as 06H e as 24H.
A Renascença noto mais jovem...e mais audível,a meu ver aquilo que era a RFM de a uns 10 anos.
Mais jovem que a M80 inclusive.
Esse é outro ponto: esta RR tem futuro, e está a ser construído por transição de equipas. E esta Antena 1, com profissionais de topo, mas demasiadamente grisalha? Que pensamento estratégio tem? A RR mesmo não estando a cumprir plenamente o seu papel, dá 10-0 à M80, que é provavelmente a rádio mais fraca que temos em Portugal, das que tem estruturação e locução. Não consigo perceber é como é que uma rádio com o perfil da M80 ocupa a rede sul, a não ser por herança... porque a rede sul deveria ter um perfil informativo.
É a sua opinião, que outros também têm, eu próprio vejo e noto muitas fragilidades, mas a verdade é que o auditório tem aderido a estas mudanças.
Mas eu sinceramente acho que nos meses Setembro/Outubro terá que haver afinações importantes, por isso é que a grelha foi para o ar em Junho, para dar tempo a correções.
Eu acho que está grelha tem potencialidades, mas tem muitas falhas, que espero sejam rapidamente corrigidas.
Mas o principal é mesmo a sustentabilidade...
O modelo está bem pensado. Uma rádio leve, divertida, com animadores que têm qualidade. Como disse, o problrma é que está um bocadinho leve demais na informação, só isso. Bastaria seguir um pouco mais o que é feito nas manhãs, e a coisa não estava má. Há tempo para as piadas, e para boa e rigorosa informação. Uma coisa não invalida a outra.