Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090896 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #3615 em: Agosto 15, 2023, 05:55:54 pm »
Sim, mas a RR cada vez está menos generalista...
Imaginemos que a M80 resolvia apostar mais em informação e passava a ter departamento de informação e desporto.
Tambem tinha se calhar de facturar mais.
Ora uma rádio privada, como a RR, sem outro dinheiro senão o da publicidade e com uma redação, um departamento desportivo e outro departamento de programas relegiosos, tem que facturar bastante, senão no futuro lá terá que despedir mais gente e já se sabe que a redação é sempre a primeira vítima.
Isto é muito pragmatismo, mas ter uma rádio com as características da RR, não é barato, pelo contrário, exige muito dinheiro...
« Última modificação: Agosto 15, 2023, 05:57:27 pm por Julio Carvalho »

Atento

• Hero Member
« Responder #3616 em: Agosto 15, 2023, 06:39:37 pm »
O que eu espero é que o Cardeal nomeado contribua decisivamente para a reformulação de todo o conselho de administração do grupo r/com e este que  defina muito bem o posicionamento dos três canais.

A RR tem de ser uma rádio generalista com influência na sociedade portuguesa e um forte veículo de evangelização. A atual RR não cumpre nenhum dos requisitos mencionados. É confrangedor ouvir a RR; não traz nada de relevante. Informação,  desporto e programas formativos amplamente amputados, dando espaço a piadolas secas, não raras vezes, infantis e música a metro que dá sustentabilidade a horas vazias.
« Última modificação: Agosto 15, 2023, 06:41:46 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3617 em: Agosto 15, 2023, 07:02:25 pm »
É a sua opinião, que outros também têm, eu próprio vejo e noto muitas fragilidades, mas a verdade é que o auditório tem aderido a estas mudanças.

Mas eu sinceramente acho que nos meses Setembro/Outubro terá que haver afinações importantes, por isso é que a grelha foi para o ar em Junho, para dar tempo a correções.
Eu acho que está grelha tem potencialidades, mas tem muitas falhas, que espero sejam rapidamente corrigidas.
Mas o principal é mesmo a sustentabilidade...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3618 em: Agosto 15, 2023, 09:40:23 pm »
A Renascença noto mais jovem...e mais audível,a meu ver aquilo que era a RFM de a uns 10 anos.
Mais jovem que a M80 inclusive.

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3619 em: Agosto 15, 2023, 11:36:47 pm »
Quanto às falhas do Site, a RR, depois das Jornadas, onde estiveram ao serviço, grande parte da redação está de férias. Nesta altura há muitos estagiários e outros, muito jovens, acabaram de entrar.
Por outro lado a redação da RR, ainda está muito reduzida, talvez só nos tempos em que Alberico Fernandes, em 1981, criou a primeira redação RR, que curiosamente coincidiu com o primeiro atentado ao Papa João Paulo.

Caro Júlio,
O que descrevi em relação ao site e à aplicação não é uma realidade apenas atual, já vem de há muito tempo, infelizmente. É uma vergonha para uma rádio que ainda é de referência e, suponho, assim quer continuar. E faltou me falar da demora ou mesmo da falta de atualização de conteúdos de informação (hoje a notícia da manifestação pública durante a tarde contra o abate de sobreiros em Sines para a instalação de uma central de energia eólica apenas chegou ao site da Renascença ao final da tarde... e foi uma notícia partilhada da Agência Lusa!!!) e de religião, pelo menos. É vergonhoso.

Quanto aos actuais concorrentes, claro que já não é a Ant1, agora se é a M80, Ant3 ou Comercial, deve o que menos preocupa os atuais responsáveis da Católica...

Claro que também é a Antena 1... tem relatos, jornais aos topos de hora. Simplesmente, a Antena 1 tem um pendor ligeiramente mais informativo, que a RR neste momento tem mais adormecido, talvez também pelas tais dificuldades na redação, que justificam situações como a que se passou hoje na RFM.

Caro pdnf,
Para mim não é claro que tb é a Antena 1. Relatos? Jornais aos topos de hora? Não é possível comparar, quanto mais não seja em tempo de antena, os da rádio pública e os da RR!! A Antena 1 tem um pendor ligeiramente mais informativo? Ligeiramente???

Isto é muito pragmatismo, mas ter uma rádio com as características da RR, não é barato, pelo contrário, exige muito dinheiro...

Com todo o respeito, não se trata de muito pragmatismo, mas de excessivo pragmatismo, agravado tb pelo facto de se tratar da Emissora Católica Portuguesa. E se o Júlio é assim dizendo se tão católico, nem quero imaginar se não o fosse!...

O que eu espero é que o Cardeal nomeado contribua decisivamente para a reformulação de todo o conselho de administração do grupo r/com (...).

Caro Atento,
Não deverá acontecer, infelizmente. Há muito poucos dias escrevi aqui sobre isso, não sei se leu.

A RR tem de ser uma rádio generalista com influência na sociedade portuguesa e um forte veículo de evangelização. A atual RR não cumpre nenhum dos requisitos mencionados. É confrangedor ouvir a RR; não traz nada de relevante. Informação,  desporto e programas formativos amplamente amputados, dando espaço a piadolas secas, não raras vezes, infantis e música a metro que dá sustentabilidade a horas vazias.

200% de acordo!

Cumprimentos a todos.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3620 em: Agosto 16, 2023, 12:53:57 am »
Caro Cristiano, eu não leio o site da RR, como não leio site nenhum, ainda sou da velha guarda, dos poucos que ainda lê jornais, mas se diz que esses erros gramaticais já sao antigos e recorrentes apenas posso dizer que lamento. Sei que todos os jornalistas e correspondentes escrevem lá, sei que o site já teve vários cordenadores/editores, não sei quem é o actual, mas vão dar conta disso aos responsáveis da informação.
Depois, sinceramente aquilo de eu ser Católico é do pragmatismo. Então acha que um católico não pode ser pragmático, que é o mesmo que ser realista?

pdnf

• Hero Member
« Responder #3621 em: Agosto 16, 2023, 01:43:19 am »
Caro pdnf,
Para mim não é claro que tb é a Antena 1. Relatos? Jornais aos topos de hora? Não é possível comparar, quanto mais não seja em tempo de antena, os da rádio pública e os da RR!! A Antena 1 tem um pendor ligeiramente mais informativo? Ligeiramente???
Sim, ligeiramente. Convém desfazer o mito de que a Antena 1 é excecional face à RR. Não o é, e até  Vejamos, o que é que a Antena 1 tem que não tem a RR, e que não resulte diretamente das suas obrigações de serviço público?

Resposta rápida: um fórum na hora das 10H, que sim, deveria ter, aberto a ouvintes ou não, mas ter debate deveria, e o Portugal em Direto, que para mim, só existe por causa das obrigações de serviço público. Os jornais podiam ser maiores, se calhar podiam, mas isso também depende de quem os edita. Ainda hoje o da RR das 13H, feito pelo Miguel Coelho, teve a mesma duração que o da Antena 1, os sete minutos. Fora isso, em hora de ponta, há atualização aos 30 minutos como na Antena 1 (e as atualizações, até acho mais fortes as da RR). A Antena 1 durante o dia, grosso modo, também se resume a música a metro, intercalada por micro rúbricas, e em termos de playlist, apesar de tudo, a da RR é mais atrativa (embora reconheça o esforço que a Antena 1 tem de fazer para cumprir o serviço público).

A RR tem debate político na hora das 13H à 4ª Feira, que poderia perfeitamente se tornar diário, tem um bom programa como o Visto de Fora na hora das 10H à sexta. Tem o fecho do dia muito superior ao da Antena 1, com a Edição da Noite (que deveria durar mesmo a hora toda), e tem ainda comentário nas manhãs, coisa que a Antena 1 não tem. Tem umas manhãs que em termos de animação são imensuravelmente superiores, e as tardes estão a caminho de.

O que falta mesmo? Reforçar as notícias de Desporto em Antena, a meu ver nos jornais, não precisa de fazer o mesmo que a Antena 1 e ter jornais de Desporto às meias horas nas pontas, a meu ver afasta ouvintes, e ter informação económica, que para mim, é uma das lacunas da RR.

Aproveito para dizer que muito se saúda que hoje, feriado, tenham tido os painéis em direto, mas a partir das 10H seguramente assim foi. Há muito que não acontecia, e também aos fins-de-semana, se tem assistido a mais direto, o que é positivo.

Claro, no deve e haver estão ambas mal, e deveria o Estado que é o dono do éter, ter mão mais pesada sobre ambas.
Para mim, era simples, no máximo duas músicas hora entre as 06H e as 24H.

A Renascença noto mais jovem...e mais audível,a meu ver aquilo que era a RFM de a uns 10 anos.
Mais jovem que a M80 inclusive.

Esse é outro ponto: esta RR tem futuro, e está a ser construído por transição de equipas. E esta Antena 1, com profissionais de topo, mas demasiadamente grisalha? Que pensamento estratégio tem? A RR mesmo não estando a cumprir plenamente o seu papel, dá 10-0 à M80, que é provavelmente a rádio mais fraca que temos em Portugal, das que tem estruturação e locução. Não consigo perceber é como é que uma rádio com o perfil da M80 ocupa a rede sul, a não ser por herança... porque a rede sul deveria ter um perfil informativo.

É a sua opinião, que outros também têm, eu próprio vejo e noto muitas fragilidades, mas a verdade é que o auditório tem aderido a estas mudanças.

Mas eu sinceramente acho que nos meses Setembro/Outubro terá que haver afinações importantes, por isso é que a grelha foi para o ar em Junho, para dar tempo a correções.
Eu acho que está grelha tem potencialidades, mas tem muitas falhas, que espero sejam rapidamente corrigidas.
Mas o principal é mesmo a sustentabilidade...

O modelo está bem pensado. Uma rádio leve, divertida, com animadores que têm qualidade. Como disse, o problrma é que está um bocadinho leve demais na informação, só isso. Bastaria seguir um pouco mais o que é feito nas manhãs, e a coisa não estava má. Há tempo para as piadas, e para boa e rigorosa informação. Uma coisa não invalida a outra.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3622 em: Agosto 16, 2023, 02:48:53 am »
Lá vou ter eu que dizer o óbvio aqui: a RR mudou de formato. Não é informativa, como em 2017; não é musical, como tanto se aponta e como dizem a M80 também ser. É uma rádio com o formato de "music & news". Ou seja, é dinâmica, atribuindo mais peso à informação quando tem de o fazer, e no resto do tempo sendo mais musical.

A RR está a começar com o formato que a 3ª vida do Rádio Clube Português teve na sua fase final (mas não há elemento de comparação direta, uma vez que esteve apenas 4 meses e com múltiplas lacunas antes de lhe ser decepada a rede de emissores, numa marca queimadíssima; foi um toca e foge. Aqui a premissa é bem diferente).

Só não tem totalmente é a playlist que se exige de uma destas, neste momento, apesar das melhorias e de ensaios bem colocados como o Hotel Califórnia diariamente. Tem que evoluir na programação para abranger mais e melhor também. E se o programador não sabe ser competente o suficiente para sair do mesmo, pois que seja outro o programador musical da estação. Quanta diferença fariam uma Teresa Oliveira ou uma Ana Galvão como programadoras musicais?

Quanto aos erros da RR, é embaraçoso haver um erro de "há/à" na página principal, seja qual for o momento do ano, e eu apanhei isso a semana passada. Tem que haver uma atenção a isto.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3623 em: Agosto 16, 2023, 03:02:11 am »
Quanta diferença fariam uma Teresa Oliveira ou uma Ana Galvão como programadoras musicais?

Desconhecia que a Ana Galvão também tem essas competências, mas diria que a Teresa pode ser um ativo precioso na estação. Aliás, vou dizer algo por aqui que vai chover pedra, mas penso que a Teresa pode muito bem ambicionar a ser Diretora de Programas da RR daqui por uns anos. É uma mulher muito inteligente, sabe pensar a rádio e a música, mas também a sociedade, vejo-lhe qualidades para tal. Para quem não conhecer o seu Bonustrack, sugiro que pesquisem no Instagram ou no Spotify.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3624 em: Agosto 16, 2023, 10:29:35 am »
O Pdnf falou no programa "Visto de Fora e eu pergunto, mas porque raio num espaço só de música, que é agora da Teresa, mas que já foi do Paulino, e abrem um parêntesis, para dar um espaço de mais de meia hora, de conversas? De recordar que este espaço é o único resquício de quando a RR tentou ser uma rádio de informação.
Ora bem, tem resistido ao tempo porque é uma rubrica de grande sucesso.
Tem dois grandes comunicadores diferentes e bem divertidos.

E pergunto, não há outros comunicadores das mesmas características que podiam ter também sucesso, nos espaços mais musicais da RR?
De repente, lembrei me de 2.
Uma, a Helena Sacadura Cabral, um intelectual Católica, que fala de tudo, política, cultura ou sociedade. É divertidíssima, uma mulher radiosa.
Outra, este recente fenómeno que é o Padre DJ Guilherme, da Póvoa, homem com muito humor e uma loucura saudável.
E há tanta gente mais, que na RR podia ser um sucesso e tornava estes áridos espaços musicais bem mais atraentes.
Acho que a RR, podia apostar nisso, com a certeza de que não se ia dar mal...
« Última modificação: Agosto 16, 2023, 10:32:52 am por Julio Carvalho »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3625 em: Agosto 16, 2023, 01:05:44 pm »
Subscrevo totalmente, o Visto de Fora foi o primeiro programa com mais de meia hora em anos que ouvia na RR...
Perdi o interesse quando começaram a reduzir e reduzir a duração, agora fiquei curioso quando referiram as intervenções da Teresa Oliveira e vou dar uma segunda oportunidade.

Sem dúvida que o modelo de informação informal foi uma lufada de ar fresco na altura, mas não houve tempo para se consolidar. Agora, diria que a Observador faz uma boa ponte entre o que a RR queria ser e programas mais formais como na TSF e A1.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #3626 em: Agosto 18, 2023, 12:52:41 pm »
Não sei se o assunto já foi abordado por aqui, mas os 95.1 da Maunca/Leiria estão praticamente inaudíveis e sem RDS, sendo que no centro da cidade do Liz o autoradio vai buscar automaticamente os 106.0, com as dificuldades inerentes às frequências da Lousã nesta zona da cidade.

Algo se passará, certamente, pois já ontem constatei o mesmo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3627 em: Agosto 18, 2023, 02:05:08 pm »
Não sei se o assunto já foi abordado por aqui, mas os 95.1 da Maunca/Leiria estão praticamente inaudíveis e sem RDS, sendo que no centro da cidade do Liz o autoradio vai buscar automaticamente os 106.0, com as dificuldades inerentes às frequências da Lousã nesta zona da cidade.

O Acsantos já tinha dado nota, mas é sempre bom reforçar. Ontem apanhei-os na praia, em Gaia, e confirmo que o sinal está cheio de ruído, mais fraco do que qualquer outro emissor da Maunça, até os pressionados pelo Mte da Virgem.
Rádio é:

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3628 em: Agosto 19, 2023, 04:45:29 pm »

O Acsantos já tinha dado nota, mas é sempre bom reforçar. Ontem apanhei-os na praia, em Gaia, e confirmo que o sinal está cheio de ruído, mais fraco do que qualquer outro emissor da Maunça, até os pressionados pelo Mte da Virgem.

Nota para dizer que está ainda pior, o som que se ouve é com o rádio no máximo e parece que está nos mínimos dos mínimos. E opera sem RDS. 

pdnf

• Hero Member
« Responder #3629 em: Agosto 22, 2023, 12:59:15 am »

Nota para dizer que está ainda pior, o som que se ouve é com o rádio no máximo e parece que está nos mínimos dos mínimos. E opera sem RDS.

Depois de ter estado quase todo o dia em portadora, 95.1 da Batalha já a chegarem novamente a Vila Nova de Gaia no seu estado normal nos dias quentes, sinal stereo, inclusive dentro de casa, com RDS.
Rádio é: