Caro pdnf,
Vou lhe ser sincero, quando estava a escrever a publicação que citou ia escrever, ou até cheguei mesmo a escrever, concorrente direta, mas logo recuei, precisamente por aquilo que referiu. No entanto, ao contrário de si, eu não tenho a certeza absoluta de que a concorrente direta da Renascença não é atualmente a M80. É certo que esta é uma rádio musical e aquela é generalista, mas não é menos certo que nos últimos anos, mas sobretudo atualmente, a RR é predominantemente musical, com uma playlist que concorre em grande medida com a da M80. Afirmar que a concorrente direta da Renascença é a Antena 1, parece me, neste momento, muito mais difícil de sustentar do que noutros tempos, sendo a rádio pública muito mais informativa em antena, musicalmente mais alternativa, e com mais tempo para a palavra tb ao nível da animação e da formação (sim, formação, para além da informação). A própria Joana Marques uma vez, em antena na RR, disse, em jeito humorístico, como é seu timbre, já não sei por que motivo, qualquer coisa como: "Calma, não mudem já para a M80!" . Sinceramente, a mim tb me parece que, neste momento, há uma disputa de ouvintes maior com a M80 do que com a Antena 1.
Quanto às suas duas últimas frases, pressuponho que se refere à música. Se assim for, concordo consigo. Se assim não for e se se estiver a referir ao ranking, tb concordo. Vem no sentido do que escrevi em cima.
Cumprimentos.