Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 516636 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #240 em: Março 24, 2018, 11:11:20 am »
TSF e RR muito mal, parece-me que as manhãs destas duas estações não estão a funcionar e volto a afirmar que na minha opinião a TSF tem conversa inútil a mais na sua grelha.
Na RTP-Rádio, a Antena 1 apesar da subida continua com um resultado algo fraco, e Antena 3 continua mal.
M80 com um resultado espectacular. Fica sempre a dúvida de qual seria a audiência se tivessem uma rede nacional de emissores FM. Talvez chegassem aos 8% de AAV ou mais ainda.

Na realidade, creio que não é liquido que a M80 esteja no terceiro lugar...A sensação que dá é que as três estejam empatadas...

Em Portugal, vive-se na monocultura...Na TV reinam as telenovelas...Na Rádio a música a metro...

Viva a TSF por ter mais palavra...

Parabéns à antena1 e antena2  por remarem contra a banalização.

A antena3 essa precisa de estender ao longo do dia a frescura da Prova Oral e de certa forma das Manhãs...

A RR??

Continua na sua estrutura híbrida...A fugir para a música a metro... no final vai acabar aí... Com mais música a metro...

O Nélson Ribeiro é que sabia a ladainha toda.

Que venha outra vez o Nélson...

Rádio Europa Livre

• Full Member
« Responder #241 em: Março 24, 2018, 05:51:13 pm »
"A TV-ização da rádio"

"Em Portugal, vive-se na monocultura...Na TV reinam as telenovelas...Na Rádio a música a metro..."

O que reina em Portugal é gente que pensa que Portugal ainda vive no tempo em que a TV por cabo só abrangia nem 10% da população e em que todas as rádios que não fossem as públicas ou a RR e suas filiais eram piratas.

"Falando agora sobre os conteúdos das rádios. Pergunta retórica: quantos temas dos The Smiths são passados na M80, em horário nobre? E quantos temas dos Siouxsie & the Banshees? Echo & the Bunnymen? Joy Division? Sonic Youth? Ou são bandas demasiadamente alternativas para uma rádio com o número "80" no nome, representando uma década de ouro na música contemporânea?"

Mesmo sendo retórica, eu respndo: sim, são. Por cada "macaco" que cresceu a ouvir o Som da Frente, a Janela Indiscreta ou A Ilha dos Encantos, nove ou dez ou vinte viviam num mundo onde os reis da rádio eram os Modern Talking, os Alphaville e o Baltimora. Simples.

Atento

• Hero Member
« Responder #242 em: Março 24, 2018, 06:42:36 pm »
"A TV-ização da rádio"

"Em Portugal, vive-se na monocultura...Na TV reinam as telenovelas...Na Rádio a música a metro..."

O que reina em Portugal é gente que pensa que Portugal ainda vive no tempo em que a TV por cabo só abrangia nem 10% da população e em que todas as rádios que não fossem as públicas ou a RR e suas filiais eram piratas.

"Falando agora sobre os conteúdos das rádios. Pergunta retórica: quantos temas dos The Smiths são passados na M80, em horário nobre? E quantos temas dos Siouxsie & the Banshees? Echo & the Bunnymen? Joy Division? Sonic Youth? Ou são bandas demasiadamente alternativas para uma rádio com o número "80" no nome, representando uma década de ouro na música contemporânea?"

Mesmo sendo retórica, eu respndo: sim, são. Por cada "macaco" que cresceu a ouvir o Som da Frente, a Janela Indiscreta ou A Ilha dos Encantos, nove ou dez ou vinte viviam num mundo onde os reis da rádio eram os Modern Talking, os Alphaville e o Baltimora. Simples.

Pois estaríamos muito melhor se as rádios portuguesas estivessem nas mãos do Estado e da Igreja.

Na Grã Bretanha, está tudo relativamente controlado pela BBC e está tudo bem mais respirável.
« Última modificação: Março 24, 2018, 09:46:31 pm por Atento »

Rádio Europa Livre

• Full Member
« Responder #243 em: Março 24, 2018, 10:00:03 pm »
Primeiro que tudo: para estar nas mãos da Igreja, também teria que haver mãos da Mesquita, da Sinagoga e por aí fora em rádios. Senão, aí sim, é que se criaria a tal "monocultura", neste caso religiosa.
E o que a BBC tem, isso sim, é a maioria da fatia do mercado radiofónico britânico, muito graças à série de emissoras regionais e/ou locais de que dispõe, a par das onze nacionais - cinco delas exclusivamente nas plataformas digitais.

De resto, mantenho: quem diz que Portugal vive numa monocultura não deve saber que a TV paga já tem mais de 80% de penetração no mercado nacional. De resto, há conteúdos para muitos gostos em várias rádios, sobretudo as locais. Se são mal geridas/mal financiadas, isso é história para outros (longos) quinhentos.
Aliás, a única monocultura em que parece que querem forçar Portugal a viver é a do Benfica, como nos têm indicado as revelações de há um ano para cá e apenas surpreendentes para quem gosta de comer gelados com a testa. Tudo o resto é névoa/areia a ser lançada para o ar.

joao_s

• Hero Member
« Responder #244 em: Março 24, 2018, 10:12:05 pm »
Pois estaríamos muito melhor se as rádios portuguesas estivessem nas mãos do Estado e da Igreja.

Na Grã Bretanha, está tudo relativamente controlado pela BBC e está tudo bem mais respirável.
“Pois estaríamos muito melhor se as rádios portuguesas estivessem nas mãos do Estado e da Igreja.” ??, Como? Não pensou bem antes de escrever, certo? Pretende recuar 100 anos na história?

O problema em Portugal não está no serviço privado, que visa o lucro afetando o mínimo de recursos possível, e que procura chegar ao maior número possível de ouvintes/consumidores com produtos temáticos herméticos. Quem sintoniza sabe que vai ouvir o mesmo tipo de oferta indiferenciada, seja de manhã, tarde, noite ou madrugada.

O problema em Portugal está no serviço público, atrasado, fechado, distante, sem grelhas compartimentadas em estilos e apelativas, mais parece que estamos na década de 70 do Séc. XX. A BBC vai ao encontro dos cidadãos e dos seus interesses, entretém, forma e informa. Por exemplo, a BBC R2 aumentou a audiência de Setembro para Dezembro de 2017 de 17,5% AAV (15357 milhões de ouvintes) para 18,3% AAV (15487 milhões de ouvintes), talvez a maior audiência de sempre. Os britânicos revêem-se no serviço público de bandeira do seu país. Por cá, a indiferença para a maior parte das pessoas, aquilo não lhes diz nada.

guest6

• Visitante
« Responder #245 em: Março 24, 2018, 11:23:03 pm »

Aliás, a única monocultura em que parece que querem forçar Portugal a viver é a do Benfica, como nos têm indicado as revelações de há um ano para cá e apenas surpreendentes para quem gosta de comer gelados com a testa. Tudo o resto é névoa/areia a ser lançada para o ar.

Outra vez as questões do futebol? AQUI NÃO...!!!  >:( :(

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #246 em: Março 24, 2018, 11:42:27 pm »

Outra vez as questões do futebol? AQUI NÃO...!!!  >:( :(
Meus caros, apelo ao bom senso no sentido de não se começar uma nova troca de palavras em torno do futebol. Bem sei que é um tema apaixonante, mas que geralmente descamba numa discussão estéril e exagerada. Se é para falar no futebol que passa na rádio, que se fale de uma forma imparcial (do ponto de vista clubístico) e respeitando o trabalho dos jornalistas e demais profissionais que actuam no estúdio e no terreno.

Enviado do meu HARRY através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Rádio Europa Livre

• Full Member
« Responder #247 em: Março 25, 2018, 10:24:08 am »
A minha ladaínha sobre a bola foi apenas para ilustrar um ponto, pegando num tema familiar a todos. Contabilizando, deve ocupar sequer um terço da minha posta e foi propositadamente deixada para o fim. Mas é curioso que só se pegue precisamente nessa parte e se ignore tudo o que está para trás...
De resto, acabo com esta frase: "isenção" à José Nunes ou Rui Pedro Braz, não, muito obrigado. Só para dizer que não comento sobre os "profissionais no terreno"...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #248 em: Março 25, 2018, 11:46:42 am »
O Rui Pedro Brás, nunca o ouvi na rádio, o Zé Nunes, nem gosto muito dele enquanto comentador (só fala no básico e tem poucos conhecimentos mais tácticos), mas quer na 3 nas manhãs ou nos comentários nos relatos da 1, nunca lhe notei afinidades com este ou outro clube, ou então eu sou terrivelmente distraído...

Mas realmente, adorando futebol, não gosto de falar dele, porque geralmente a discussão descamba...

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #249 em: Março 25, 2018, 01:02:25 pm »
Começa a ser muito preocupante a TSF estar com 2.3% de audiência. Se baixa para 1.8% ou menos arrisco-me a dizer que se torna insustentável.

Por outro lado, não sei para quem iria esta rádio.

Para a audiência que tem, acho que a Antena2 tem emissores a mais, continuo a insistir nisso. A RR tem cerca de vinte e tal emissores e faz cobertura nacional, porque é que a Antena 2 precisa de 44 emissores para um público de nicho que faz 0.4 de audiência?

As manhãs da Antena 2 são qualquer coisa de inenarrável, só para dar um exemplo.

A Mega... estou dividido. As alterações para trazer mais palavra e mais sumo foram boas, mas a irmã RFM tem emissão nacional e várias vezes a audiência, com um auditório que é próximo. Safa-se nos 15-24 sobretudo porque faz posicionamento de marca, mas nada mais.

A Cidade viu sair o Gonçalo Câmara, e vai em direção ao fosso. Quem é que achou que a Yolanda Tati tinha jeito para fazer rádio? Quem é que achou que a Inês das manhãs fazia uma parelha que não era sonolenta? Quem é que achou que meter o Artur Silva em parelha às 19 era interessante? Ironicamente acaba por ser o Sena que se safa melhor que o Artur Silva, que não dá uma para a caixa... são intervenções de 30 segundos sem sumo!

Está lindo, isto...

ToLv

• Hero Member
« Responder #250 em: Março 25, 2018, 02:20:04 pm »
Começa a ser muito preocupante a TSF estar com 2.3% de audiência. Se baixa para 1.8% ou menos arrisco-me a dizer que se torna insustentável.

Para a audiência que tem, acho que a Antena2 tem emissores a mais, continuo a insistir nisso. A RR tem cerca de vinte e tal emissores e faz cobertura nacional, porque é que a Antena 2 precisa de 44 emissores para um público de nicho que faz 0.4 de audiência?

As manhãs da Antena 2 são qualquer coisa de inenarrável, só para dar um exemplo.

A Mega... estou dividido. As alterações para trazer mais palavra e mais sumo foram boas, mas a irmã RFM tem emissão nacional e várias vezes a audiência, com um auditório que é próximo. Safa-se nos 15-24 sobretudo porque faz posicionamento de marca, mas nada mais.

A Cidade viu sair o Gonçalo Câmara, e vai em direção ao fosso. Quem é que achou que a Yolanda Tati tinha jeito para fazer rádio? Quem é que achou que a Inês das manhãs fazia uma parelha que não era sonolenta? Quem é que achou que meter o Artur Silva em parelha às 19 era interessante? Ironicamente acaba por ser o Sena que se safa melhor que o Artur Silva, que não dá uma para a caixa... são intervenções de 30 segundos sem sumo!

Está lindo, isto...

Subscrevo por inteiro.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #251 em: Março 25, 2018, 04:15:08 pm »

Está lindo, isto...
Não me parece que as rádios "jovens" tenham grande futuro, como estão agora irão sempre descer até à quase irrelevância.

A nível pessoal, sinto cada vez mais que falta uma rádio "news and music" com qualidade. A RR actual é a que está mais próxima desse modelo, mas tem muitas arestas por limar...

O caso da TSF é preocupante. É o pior resultado desde o segundo trimestre de 2002, tem que haver mudanças ou o futuro da rádio estará em causa. Lembro-me muito do RCP.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #252 em: Março 25, 2018, 05:00:47 pm »
A Cidade já deu o que tinha a dar. Emissores desde logo depois a equipa acho muito infantilizada. A Megs renovou e bem a Cidade piorou. Depois pouca aposta em hits latinos. Que dessem à rede da Cidade a Vodafone Fm.

Atento

• Hero Member
« Responder #253 em: Março 25, 2018, 06:50:44 pm »

Está lindo, isto...
Não me parece que as rádios "jovens" tenham grande futuro, como estão agora irão sempre descer até à quase irrelevância.

A nível pessoal, sinto cada vez mais que falta uma rádio "news and music" com qualidade. A RR actual é a que está mais próxima desse modelo, mas tem muitas arestas por limar...

O caso da TSF é preocupante. É o pior resultado desde o segundo trimestre de 2002, tem que haver mudanças ou o futuro da rádio estará em causa. Lembro-me muito do RCP.

O modelo mais próximo é o da ANTENA 1. Mas, como em tempos já afirmou Rui Pego, a ANTENA 1 deve ser mais abrangente.

Rádio Europa Livre

• Full Member
« Responder #254 em: Março 25, 2018, 08:47:25 pm »
O grande problema é que os jovens, pura e simplesmente, se estão a borrifar bem de alto para a rádio terrestre. No que toca à descoberta de música nova, isso já nem é coisa de agora e iniciou-se por volta do virar do milénio, quando a TV por cabo se começou a expandir mais a sério por cá e trouxe aos jovens portugueses coisas como a MTV (quando o "M" ainda fazia sentido), a VIVA, a MCM, o defunto Sol Música e os primeiros tempos da SIC Radical.
Hoje em dia, a própria TV por cabo começa a perder relevância entre os ditos jovens. E se ouvem rádio, é cada vez mais em podcast e formatos similares. Os jovens de hoje já nem se lembram do que é viver num mundo em que o entretenimento e muitas outras coisas não estejam constantemente on-demand. Essa é que é a grande verdade. E a rádio terrestre, pura e simplesmente, não se soube adaptar a tempo e horas a tamanho cenário.