Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 516464 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Bareme Rádio
« Responder #165 em: Outubro 14, 2017, 12:12:31 am »
O melhor exemplo disso mesmo é a EXCELENTE rede da Antena 3 ( melhor só a Antena 1) e aquilo tem 1.4 de audiencia. E se falarmos o quanto aquela rádio custa então é que se fica de "cabelos em pé"...!!!

Então é melhor ver quanto é que custará a Antena 2 com aquelas imensas transmissões ao vivo fora do estúdio. Com 0,5% já nem é relevante para os ouvintes de música clássica...
Não estou a dizer que se acabe com ela como aqui muitos querem matar a 3, mas tem de levar uma grande volta e não ser intocável como parece que é.
« Última modificação: Outubro 14, 2017, 12:19:42 am por radiokilledtheMTVstar »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #166 em: Outubro 14, 2017, 02:04:00 am »
O melhor exemplo disso mesmo é a EXCELENTE rede da Antena 3 ( melhor só a Antena 1) e aquilo tem 1.4 de audiencia. E se falarmos o quanto aquela rádio custa então é que se fica de "cabelos em pé"...!!!

Então é melhor ver quanto é que custará a Antena 2 com aquelas imensas transmissões ao vivo fora do estúdio. Com 0,5% já nem é relevante para os ouvintes de música clássica...
Não estou a dizer que se acabe com ela como aqui muitos querem matar a 3, mas tem de levar uma grande volta e não ser intocável como parece que é.
A Antena 2 é insubstituível no panorama radiofónico português. Se tem apenas 0,5% de audiência, a ilação a tirar - e permitam-me a opinião muito franca -, tal deve-se sobretudo a um público pouco exigente que ouve de livre vontade uma M80 ou uma RFM e acha que são grandes rádios. Uma boa parte desse público chega ao final do dia a casa e liga a televisão na TVI para ver novelas e reality shows. Gente que não distingue um violino duma viola de arco. Gente que acha que "pianissimo" deve ser um piano gigante. Alguém acredita que este tipo de ouvinte tem muito interesse pela música clássica que é passada na Antena 2?

Enviado através de Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #167 em: Outubro 16, 2017, 10:04:07 pm »
A Antena 2 é insubstituível no panorama radiofónico português. Se tem apenas 0,5% de audiência, a ilação a tirar - e permitam-me a opinião muito franca -, tal deve-se sobretudo a um público pouco exigente que ouve de livre vontade uma M80 ou uma RFM e acha que são grandes rádios. Uma boa parte desse público chega ao final do dia a casa e liga a televisão na TVI para ver novelas e reality shows. Gente que não distingue um violino duma viola de arco. Gente que acha que "pianissimo" deve ser um piano gigante. Alguém acredita que este tipo de ouvinte tem muito interesse pela música clássica que é passada na Antena 2?

Vou responder a uma parte porque o resto é a crítica e preconceito fáceis: a Antena 2 andou anos e anos á volta de 1% e de repente desce para metade: a culpa é mesmo dos ouvintes? Acho muito díficil que o número de apreciadores de música clássica tenha descido para metade sem mais nem menos, não pensa que se calhar que alguns ouvintes que eram habituais a tenham substiuído pelo por CDs ou pelo Spotify por estarem descontentes com a rádio? Sim a Antena 2 é insubstituível quanto à música clássica, mas é alguma santidade em que não se pode mexer ou fazer cortes se é preciso, mesmo quando tem menos audiências que uma rádio que apareceu há 4 anos com 3 emissores e que também é de um nicho específico?
Só se atira para o ar acabar com a Antena 3 até se inventando que é um enterro de dinheiro quando deve ser das mais baratas de sempre e claramente menos gastadora que a Antena 2, senão porquê é que o Tiago Ribeiro anda a fazer dias de semana e depois 4 horas ao domingo por cima?
E devem achar que a 3 é substituível... por uma rádio com 4 emissores e 2 locutores. É logo acabar em vez de resolver a má gestão, enfim...
« Última modificação: Outubro 16, 2017, 10:20:53 pm por radiokilledtheMTVstar »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #168 em: Outubro 16, 2017, 10:30:45 pm »
Um verdadeiro apreciador de música clássica vai trocar a Antena 2 pelo Spotify, porventura utilizado uns bons auscultadores Bluetooth? Enfim, CD ainda acredito. Um leitor de áudio digital ou um telemóvel com capacidade de leitura de ficheiros FLAC, acredito. Agora, quem é exigente ao nível da qualidade de som, não vai optar pela música "lossy" do Spotify.

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

1simplesouvinte

• Newbie
  • *
« Responder #169 em: Outubro 17, 2017, 09:29:32 pm »
Parte da audiência residual da Antena 2 pode explicar-se pela redução constante do número de noticiários por dia e da existência de algumas rubricas que parece afugentam mais do que fixam ouvintes.

Atento

• Hero Member
« Responder #170 em: Outubro 18, 2017, 03:55:26 pm »
Balanço:

1- Não estou de todo surpreendido;

2- Comercial e rfm vão continuar a lutar pelo primeiro lugar. Os animadores, excetuando a manhã, contam pouco. A comunicação e interação não fazem a diferença para captar ouvintes que muitos nem sabem quem são.

3- M80 depende da música e menos dos animadores. A tendência deverá ser continuar a descer.

4- A RR continuará a perder ouvintes (duvido que ainda tenha 4,7%), pois é uma rádio  de "meias tintas", na medida em que continua a não saber o que quer ser. Se quiser ser de palavra, tem de possuir nas suas fileiras os melhores jornalistas e animadores que houver no mercado. Na realidade não tem. Carla Rocha é sofrível. Na rfm qualquer um tem audiência, pois o número de ouvintes não depende, no essencial, dos animadores mas da música. É ainda impensável que uma rádio que quer ser de palavra despreze o desporto. Estes e outros alertas já tinham sido dados por mim, quando houve a chamada reestruturação há alguns meses.

4- A antena1 vai afinando a estratégia, colocando na manhã um dos melhores da nova geração do jornalismo - Nuno Rodrigues. Deve agilizar melhor os seus profissionais, nomeadamente no desporto, ao investir numa tarde noite desportiva mais digna e menos obtusa, introduzindo inovação e alargando o acompanhamento de outras modalidades. A emissão desportiva deve ocupar ao domingo o horário entre as 15:00 e as 23:00.

5- A antena3 está em coma e assim vai continuar, enquanto esta administração e direção de programas continuar. Nada a fazer portanto.

6-  A antena 2 tem um público específico, embora possa e deva fazer muito melhor.

7- A TSF está a apostar mais na palavra e bem. Remodelou as manhãs, criou duas horas de palavra à hora de almoço e manteve as da tarde. O parente pobre continua a ser a noite que precisa de ser revitalizada. Assim, do meu ponto de vista, à noite a TSF devia ter duas horas, entre as 21:00 e a 23:00, um espaço de informação e análise. A partir das 23:00 até às 00:30 precisava de um espaço dedicado ao desporto. A TSF precisa de apostar forte no desporto, se quiser consolidar a audiência.
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 04:01:43 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #171 em: Outubro 18, 2017, 05:48:27 pm »
Saiu a tabela oficial:

A Smooth afinal só está a 0,3% da Antena 3 com 4 emissores! Mas continua tudo bem no reino do Reis...

Atento

• Hero Member
« Responder #172 em: Outubro 18, 2017, 06:01:14 pm »
Saiu a tabela oficial:

A Smooth afinal só está a 0,3% da Antena 3 com 4 emissores! Mas continua tudo bem no reino do Reis...

A antena3 vai continuar em coma nada a fazer, enquanto estiver esta administração e esta direção de programas. Não vale a pena gastar energias.

Agora é que eles estão nas suas sete quintas: casaram definitivamente as audiências e o chavão serviço público.
Para muitos, em Portugal só há serviço público, se as audiências não forem elevadas. Isto é um desrespeito total  por quem perceba minimamente disto.
Uma boa parte das músicas que roda na antena 3 é puro lixo. Lixo que está a ser subsidiado pelo dinheiro dos contribuintes. Mas como uma boa parte dessas músicas não vende já é serviço público e apoio à (nova) música portuguesa... verdadeiramente indecoroso.
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 06:26:15 pm por Atento »

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #173 em: Outubro 18, 2017, 09:11:06 pm »
Algumas notas sobre o último Bareme:

- Prevejo que estaremos muito tempo com empate entre a RFM e a Comercial. Muito em particular, porque a Comercial se tornou mais plástica hoje em dia do que era em 2010-2013 e isso sente-se em antena fora das Manhãs.

- As rádios jovens estão com uma descida significativa desde que a RFM e a Comercial subiram, porque estas entraram basicamente no mercado delas e tornaram a sua existência pouco relevante. A RFM então... Há vezes que parece que estou a ouvir a Mega. A Cidade já chegou a cotar a mais de 4%, e está como está atualmente graças a uma grelha que parece feita com o propósito de ir buscar o máximo que puder enquanto der, a avaliar pelo número de estagiários no ar.

- Antena 3 nos 1.4%... há muitas coisas erradas para isto acontecer. Excesso de programas ao fim de semana é uma delas; as Donas da Casa fazem me desligar o rádio; as manhãs não causam qualquer impacto; a falta de notícias é outro problema... Apesar de tudo, a playlist da Antena3 a meu ver é muito boa. É o que de melhor se aproveita dali, em conjunto com as rubricas.

- Ainda neste propósito. Gostava de saber que lógica é que tem ter playlist das 07-19h, para ter a seguir 1 hora de conversa a cortar a sequência toda às 19 ainda em plena hora de ponta, e a seguir de novo painel com 2 horas de playlist até às 22? Que lógica tem isto? Isto não faz sentido para qualquer programador de rádio, corta toda a cadência...

- TSF muito bem, muito mesmo. Tornou se mais suportável e isso viu-se. Precisa de uma forte renovação nos locutores fora das Manhãs (metam a rapariga das madrugadas no regresso a casa!), mas alguém me leu em termos da plástica, porque agora andam a repetir menos as mesmas coisas. Muito bem as manhãs com o Fernando Alves também.

- Antena 1 em crescendo. SmoothFM com mais antena para locutores ia facilmente aos 2% a avaliar por isto. Antena2 não me admirava se daqui a uns tempos fosse parar aos 0,3%. A Rádio Sim continua sem descolar dos 1% e precisa de mais emissores: o melhor talvez ainda fosse canalizar os ouvintes da Mega para a RFM, de modo a dar a rede de emissores da Mega à Sim (e terminar o aluguer dos 102.2).

- A Renascença precisa de especializar urgentemente a música que passa em vez de apostar na seleção demasiado saturante que já tem: sendo a maioria da emissão ainda de música, julgo que a música a esta a tornar banal e saturante. A anterior Renascença ainda fazia valer as coisas de uma maneira diferente, mas num formato informativo os ouvintes são mais exigentes.

- Sei que em tempos fizeram um estudo de mercado e ele disse que as pessoas gostavam mais dos hits na Renascença, mas... Isso está desatualizado. A rádio mudou desde que essa altura foi inaugurada. A lógica de programação musical evoluiu com o passar dos anos. Têm de alterar isto.

- Devia apostar em classic rock dos anos 80, na pop dos anos 80/90, na Frente Desportiva de novo, no transportar do Oceano Pacífico para a Renascença num horário 23:00-02:00 com temas de conversa e telefone pelo meio (pode ficar à mesma o Marcos André, ou regressar o Oscar Daniel, mas a proporção deve ser 75% música 25% conversa). A Edição da Noite devia ser passada para as 22:00 e a Bola Branca para as 22:30. Precisa de mais rubricas nas manhãs.
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 09:24:58 pm por Linxtuga »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #174 em: Outubro 18, 2017, 10:18:11 pm »
Algumas notas sobre o último Bareme:

- Prevejo que estaremos muito tempo com empate entre a RFM e a Comercial. Muito em particular, porque a Comercial se tornou mais plástica hoje em dia do que era em 2010-2013 e isso sente-se em antena fora das Manhãs.

- As rádios jovens estão com uma descida significativa desde que a RFM e a Comercial subiram, porque estas entraram basicamente no mercado delas e tornaram a sua existência pouco relevante. A RFM então... Há vezes que parece que estou a ouvir a Mega. A Cidade já chegou a cotar a mais de 4%, e está como está atualmente graças a uma grelha que parece feita com o propósito de ir buscar o máximo que puder enquanto der, a avaliar pelo número de estagiários no ar.

- Antena 3 nos 1.4%... há muitas coisas erradas para isto acontecer. Excesso de programas ao fim de semana é uma delas; as Donas da Casa fazem me desligar o rádio; as manhãs não causam qualquer impacto; a falta de notícias é outro problema... Apesar de tudo, a playlist da Antena3 a meu ver é muito boa. É o que de melhor se aproveita dali, em conjunto com as rubricas.

- Ainda neste propósito. Gostava de saber que lógica é que tem ter playlist das 07-19h, para ter a seguir 1 hora de conversa a cortar a sequência toda às 19 ainda em plena hora de ponta, e a seguir de novo painel com 2 horas de playlist até às 22? Que lógica tem isto? Isto não faz sentido para qualquer programador de rádio, corta toda a cadência...

Sim, acabar com a Prova Oral era só mesmo o que faltava para fechar a 3 no seu mundinho próprio longe da realidade... o ritmo já é muito cortado quando se passa do Tiago Ribeiro e das Donas da Casa, que goste-se mais ou menos do estilo e das piadas (sim, também não percebo como é que a Joana Marques tem trabalho como humorista) pelo menos são animadas e interativas, para o flop Isilda Sanches. É como do passar do dia para um domingo à noite deprimente.
Excesso de programas aos fins de semana? A que alturas do dia? E desde quando é que a 3 teria música variada para ainda mais horas de playlist?

De resto concordo com tudo.

364m

• Full Member
« Responder #175 em: Outubro 18, 2017, 10:56:03 pm »
... e eu vou aproveitar a confusão para deitar umas achas na fogueira.
A RT(D)P precisa de uma grande volta, que passaria essencialmente por transformar a Antena 2 numa "Rádio Cultura" onde, sem retirar a génese da música clássica pudesse acrescentar outros tipos de música, nomeadamente jazz (já vai passando) e músicas do mundo, acrescentando ainda rúbricas de literatura e outras artes (pintura, arquitectura, cinema...), para além de outras como p. ex. viagens. A Antena 3 para mim seria para fechar. Não acrescenta, nem nunca acrecentou nada ao panorama radiofónico em Portugal, antes pelo contrário, não me esqueço que a rede foi "fabricada" com o fecho dos emissores regionais, esses sim importantes. Em seu lugar avançaria uma rádio informativa que tanta falta faz à rádio pública.
Quanto à Rádio Renascença gostaria que se deixassem de tibiezas e avançassem mesmo para a rádio de palavra que não há em Portugal.
E pronto, é isto!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #176 em: Outubro 19, 2017, 10:59:37 am »
Genericamente de acordo com as opinões do Atento e do Linxtuga. Não tenho nada a acrescentar ao que disseram sobre as rádios públicas. A Antena 1 precisa de afinações no desporto, a Antena 2 pode fazer mais e melhor, a Antena 3 continua com o clássico problema endémico do «autismo», apesar de algumas melhorias recentes.

Como disse anteriormente a RR está numa situação em que «não é carne nem peixe», isto é, tem uma programação que não agrada ao público alvo de uma rádio de palavra nem ao público alvo de uma rádio musical.
Na minha óptica, a playlist é o maior problema que urge resolver no Canal 1 da Renascença. Ela terá que evoluir para algo próximo da Smooth FM ou da Marginal ou da Rádio Nova, de forma a que a RR seja uma alternativa musical com mais qualidade que a Antena 1 e a TSF, seria um factor de diferenciação.
Carla Rocha nas manhãs parece-me um equívoco, não tem grande pedalada para uma manhã que se quer muito focada na informação. Se fosse eu a mandar apostaria no José Pedro Frazão como pivot e a Carla passaria para o fim de tarde, entre as 17:00 e as 21:00, altura em que se impõe uma emissão mais tranquila e relaxada.

Falando um pouco das rádios «jovens», na minha opinião, com a RFM e a Comercial actuais, elas não tem qualquer tipo de futuro. No caso do grupo Renascença, a Mega seria para ser substituída por uma Rádio Sim que alargasse a sua playlist até ao fim do anos 80, de forma a agarrar o público 'antigo' da RR; no caso da MCR, a Cidade seria reformatada para uma rádio do estilo da Vodafone FM, que deverá ter os dias contados.

ToLv

• Hero Member
« Responder #177 em: Outubro 19, 2017, 11:47:54 am »
Concordo com o que foi dito aqui relativamente à questão da semelhança entre a Comercial e a RFM, principalmente no que toca à importância da música, em detrimento da animação. -- também acredito que haja um empate técnico nos próximos tempos.

Já sobre as rádios jovens, é um erro pensar-se que possam ser substituídas e/ou repensadas. Elas funcionam. Fazem falta. São diferentes - quanto mais nem seja pela animação que acontece nelas. São diferentemente pensadas - e têm de o assim ser.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #178 em: Outubro 19, 2017, 01:15:25 pm »
Já sobre as rádios jovens, é um erro pensar-se que possam ser substituídas e/ou repensadas. Elas funcionam. Fazem falta. São diferentes - quanto mais nem seja pela animação que acontece nelas. São diferentemente pensadas - e têm de o assim ser.

Eu até acho que a Cidade e a Mega (mesmo não gostando nada da ideia dos youtubers) estão a fazer um esforço para serem diferentes e estão muito melhor que há uns anos, onde só despejavam música (repetida de 2 em 2 horas) e havia 0 espaço para qualquer conversa. Eu nunca consegui aturar isso e assim tive logo de começar a ouvir rádios mais "velhas" como a Antena 3 e a Comercial, rádios jovens só mesmo a Nova Era por ser mais variada que essas 2.
O problema é mesmo das playlists porque agora na Comercial e na RFM (principalmente na RFM), mesmo com uma animação mais formal, os jovens para além dos artistas que já conhecem e querem ouvir têm mais variedade que nas rádios jovens, e num mundo com Youtube e Spotify claro que andam a ouvir cada vez mais música e não meia dúzia de artistas... mas basta ver a foto de capa do Facebook da Mega para comprovar a mentalidade que ainda vai por ali...e assim claro que se podem tornar cada vez mais irrelevantes.

Depois as "2 grandes" estão sempre nos principais festivais - a Mega só tem o Sumol Summer Fest e agora o SBSR mas para fazer número e a Cidade penso que não tem nenhum- o que claro as liga aos jovens mesmo tendo um tratamento mais formal. A RFM tem ainda o Somnii que tem muito mais a ver com a Mega, só não tem o nome dela porque não é uma rádio nacional.
« Última modificação: Outubro 19, 2017, 01:31:10 pm por radiokilledtheMTVstar »

Boxx

• Hero Member
« Responder #179 em: Outubro 19, 2017, 11:18:23 pm »
Na minha opinião a playlist da Antena 3 está melhor do que nunca. Noto algum excesso de produção nacional, muitas vezes sem grande qualidade. A nível de informação, faltam noticiários de hora a hora com o essencial da informação, não mais do que 5 minutos, no mínimo entre as 7 e 24, inclusive aos fins de semana, onde a rádio mais parece uma rádio fantasma, com programas de autor em excesso, que não permitem uma linha de continuidade na emissão e que portanto afastam ouvintes. Na animação colocaria o Rui Estevão no período 16-19. É abismal a qualidade da emissão com o Rui aos comandos quando comparada com qualquer outro animador da 3. No inicio da noite 20-22h colocaria a dupla dos "bons rapazes" numa emissão diária e no painel seguinte 22-1h apostaria num painel nocturno com palavra, musica, cultura, analise e quiçá com intervenção dos ouvintes, conduzido por Nuno Calado, Henrique Amaro e António Freitas. Parem de bater na Antena 3 que é a única rádio nacional com um pingo de qualidade. Lembrem-se que quem vive fora de Lisboa e Porto não tem outra uma alternativa que arrisque um milímetro fora do mainstream.