Balanço:
1- Não estou de todo surpreendido;
2- Comercial e rfm vão continuar a lutar pelo primeiro lugar. Os animadores, excetuando a manhã, contam pouco. A comunicação e interação não fazem a diferença para captar ouvintes que muitos nem sabem quem são.
3- M80 depende da música e menos dos animadores. A tendência deverá ser continuar a descer.
4- A RR continuará a perder ouvintes (duvido que ainda tenha 4,7%), pois é uma rádio de "meias tintas", na medida em que continua a não saber o que quer ser. Se quiser ser de palavra, tem de possuir nas suas fileiras os melhores jornalistas e animadores que houver no mercado. Na realidade não tem. Carla Rocha é sofrÃvel. Na rfm qualquer um tem audiência, pois o número de ouvintes não depende, no essencial, dos animadores mas da música. É ainda impensável que uma rádio que quer ser de palavra despreze o desporto. Estes e outros alertas já tinham sido dados por mim, quando houve a chamada reestruturação há alguns meses.
4- A antena1 vai afinando a estratégia, colocando na manhã um dos melhores da nova geração do jornalismo - Nuno Rodrigues. Deve agilizar melhor os seus profissionais, nomeadamente no desporto, ao investir numa tarde noite desportiva mais digna e menos obtusa, introduzindo inovação e alargando o acompanhamento de outras modalidades. A emissão desportiva deve ocupar ao domingo o horário entre as 15:00 e as 23:00.
5- A antena3 está em coma e assim vai continuar, enquanto esta administração e direção de programas continuar. Nada a fazer portanto.
6- A antena 2 tem um público especÃfico, embora possa e deva fazer muito melhor.
7- A TSF está a apostar mais na palavra e bem. Remodelou as manhãs, criou duas horas de palavra à hora de almoço e manteve as da tarde. O parente pobre continua a ser a noite que precisa de ser revitalizada. Assim, do meu ponto de vista, à noite a TSF devia ter duas horas, entre as 21:00 e a 23:00, um espaço de informação e análise. A partir das 23:00 até às 00:30 precisava de um espaço dedicado ao desporto. A TSF precisa de apostar forte no desporto, se quiser consolidar a audiência.