A Comercial nem tem apostado muito no Despacito ultimamente e terminou quase de vez com as latinadas...
Kizombas nem lhe cheira.
E o problema é esse mesmo.
A RFM com essas músicas vai ali buscar um publico mais jovem que a Comercial...
E eu que não ouço muito kizombas nem gosto da RFM tenho de admitir que são os estilos da moda e a Comercial pouco aposta neles.
Junta-se a isso,por exemplo,um programa da manhã,que entre as 7 e as 10 quase não dá música nenhuma...
Eu acho que o Pedro Ribeiro quis-se pautar pela diferença e foi conseguindo tal através das rúbricas.
O problema é que a RFM conseguiu mexer-se e bem,arriscou a nÃvel musical,está a começar a renovar e bem a sua equipa (gosto da Catarina,gosto do Daniel) e a Comercial infelizmente viu-se ali algo atrapalhada... As rúbricas da Comercial já estão a começar a escassar... E,as últimas mudanças na grelha,com o TNT aos Domingos de Manhã foi uma pedra no charco,péssima,mas péssima mudança... Audiências zero. O Sunset com o João Vaz,péssima ideia. Tirando ali uma ou outra música,acho que se justificava,aqui sim,uma hora de música remixada,como há à s sextas à tarde. Também aqui,nas sextas à tarde,péssima péssima ideia,3 horas um exagero. E assim se perde algo que estava consolidado e que nem era preciso mexer muito com o formato. Lembro me de no inicio do ano terem recuperado o Break of Down do Nelson Freitas,ter apostado no Matias Damásio ter apostado mais nas latinadas,faltava quiçá mais uma outra kizombas,mas era algo residual e a playlist estava variadissima. Agora não.
A juntar-se a isso a questão dos emissores. Viana do Castelo nada,parte da região da Guarda...nada...
E o ir buscar a Vera Fernandes à M80 não sei se será boa ideia,pois a meu ver o Pedro e a Vera são lÃderes de programas,ou o Pedro cede um bocado e reedita-se o estilo Zé Coimbra Carla Rocha,André Henriques Joana Cruz ou Miguel Simões Bárbara Guevara ou não sei se a Vera terá dito a sua sentença no grupo MCR (ou não,tem sempre a M80 ali para o que der e vier).
Depois a M80,não sei se vai ressentir com a ausência da Susana Romana durante a licença de maternidade. Com a saÃda da Vera,têm a Sandra Ferreira ou o Miguel Simões e até a Paula Fialho e fica o painel das 17 muitissimo bem entregue... Nas Manhas,com ou sem Macaquinhos no Sotão,têm outras rúbricas de interação,muita música (mais que na Comercial) e isso favorece e muito o programa.
Nas restantes rádios,já disseram tudo: rádios públicas confusão pura... Ainda esta semana a Antena 1 brinda os ouvintes com Harry Styles,o Sign of The Times... O que prova um certo desleixo na playlist... A Antena 2 é estranho que tenha tais audiências. Ou formato muito especifico para certos nichos de audiência ou se calhar uma reestruturação era algo a ser pensado... A Antena 3 insisto,rejuvenescimento precisa-se e equilibrar a playlist também... 2010-2012 a meu ver os melhores perÃodos da 3.
Mega e Cidade pouco ou nada acrescentam... Músicas que se ouvem na Cidade ou na Mega ouvem-se nas rádios logo a seguir,neste caso Comercial ou RFM. Diferem por serem mais jovens e têm mais músicas que se nota tal,mas é muito naquela... A Cidade noto que tem tentado diferenciar-se da Mega ao não apostar (e bem) nas latinas e nas kizombas... Mas peca por ter ali um programa,às 19 horas,que parece de uma infantilidade tremenda e que em nada cativa os ouvintes. Depois há o caso da Smooth,se calhar o modelo a seguir pela Antena 2 (não na sua totalidade,mas em 50%) e a RR que é uma salganhada... A TSF,quer-me parecer que anda mais musical e a playlist do pouco que ouço,parece-me muito equilibrada,mistura música nova com clássicos,o mais comercial com o menos comercial,mas noto que tentam abranger um vasto público e isso é de aplaudir...
No desporto,Antena 1 no seu melhor,RR e TSF cumprem serviços mÃnimos... (a RR nem por isso).
Para terminar há o caso da SIM,que a meu ver tem uma rede escassa de emissores para um produto que poderia ser muito mas muito mais trabalhado.
Só uma nota quanto às locais: a Rádio Jornal do Centro parece querer ser uma segunda Rádio No Ar,mas noto que falta mais conteúdo nas horas músicas. A RCI está de parabéns,cresceu e muito bem,mexeu-se bem,apostou nos relatos,tem rúbricas no programa da manhã sobre saúde,comércio local,fazendo diretos junto de estabelecimentos viseenses,programas de debate,finalmente que vejo esta rádio a ser o que nunca foi,mas agora sim,está no rumo certo e pode-se dizer,a Única de Viseu. Destaco a VFM e a Alive,muito boas rádios locais,quiçá melhores que a Jornal do Centro no que a conteúdos diz respeito,sendo mais completas nas horas musicais...