Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 516553 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #810 em: Dezembro 22, 2021, 06:59:23 pm »
Apesar de a comercial não estar propriamente mal, isto é claramente um recuperar terreno pela RFM.
A Comercial de facto não está mal, está na maior audiência de sempre. Não sei como, o "produto" dá alguns sinais de cansaço.

A diferença era de 0,3pp na 3ª vaga, 0,4pp na 4ª vaga, passou para 0,5pp... não é significativo. Na comparação homóloga a diferença cai bastante (era 1,6pp há um ano), mas diria que a única tendência que é solidificada é a de crescimento simultâneo das duas maiores estações (até quando?), e uma cada vez maior bipolarização do mercado. RFM e Comercial a somar 40% de AAV, quando há meia dúzia de anos andavam pelos 25-30%.

Teoría do Ciclo de Vida do Produto: são ambas vacas leiteiras que estão na última fase da vida antes do definhamento. Obviamente que na rádio, o que acontece é levar uma roupagem nova e o produto novo levar com a mesma marca.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #811 em: Dezembro 23, 2021, 01:23:51 am »
Apesar de a comercial não estar propriamente mal, isto é claramente um recuperar terreno pela RFM.
A Comercial de facto não está mal, está na maior audiência de sempre. Não sei como, o "produto" dá alguns sinais de cansaço.

A diferença era de 0,3pp na 3ª vaga, 0,4pp na 4ª vaga, passou para 0,5pp... não é significativo. Na comparação homóloga a diferença cai bastante (era 1,6pp há um ano), mas diria que a única tendência que é solidificada é a de crescimento simultâneo das duas maiores estações (até quando?), e uma cada vez maior bipolarização do mercado. RFM e Comercial a somar 40% de AAV, quando há meia dúzia de anos andavam pelos 25-30%.

Teoría do Ciclo de Vida do Produto: são ambas vacas leiteiras que estão na última fase da vida antes do definhamento. Obviamente que na rádio, o que acontece é levar uma roupagem nova e o produto novo levar com a mesma marca.

O problema é as rádios tendencialmente de palavra não inovarem e não apresentarem um produto completo...

Depois os profissionais das tendencialmente de palavra são as sobras que ninguém quer...

Depois há tipos que chefiam nas tendencialmente de palavra que nem para chefe de porteiros...

Uma vergonha!

Quem perde?

A rádio e os ouvintes.

Siga para bingo!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #812 em: Dezembro 23, 2021, 06:58:20 pm »
M80: 7,6% (-0,1%)
RR: 6,1% (-0,5%)
Cidade FM: 5,2% (-0,4%)
Antena 1: 4,1% (+0,3%)
Mega Hits: 3,8% (=)
TSF: 3,2% (+0,1%)
Antena 3: 1,8% (+0,2%)
Smooth FM: 1% (-0,3%)
Rádio Observador: 0,6% (-0,2%)
Rádio Noar: 0,6% (-0,1%)
Nova Era: 0,5% (-0,3%)
MEO SW: 0,5% (=)
Orbital: 0,4%

MCR: 30,1% (+0,1%)
Renascença Multimédia: 27,1% (+0,6%)
RTP: 6% (+0,5%)

Consumo de rádio: 60,4% (-0,8%)

https://www.meiosepublicidade.pt/2021/12/bareme-radio-comercial-supera-fasquia-dos-20-e-fecha-o-ano-com-lideranca-reforcada/

"Cheirinho" cada vez maior a M80 na playlist da Comercial pode estar a retirar-lhe público.
Vodafone a desaparecer do top... Antena 1 e 3 a recuperar, vamos ver como é a próxima vaga com as mudanças de Nuno Galopim.
« Última modificação: Dezembro 23, 2021, 07:03:18 pm por radiokilledtheMTVstar »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #813 em: Dezembro 23, 2021, 06:58:56 pm »
2021:

« Última modificação: Dezembro 23, 2021, 07:00:46 pm por AG »

Atento

• Hero Member
« Responder #814 em: Dezembro 23, 2021, 07:10:40 pm »
M80: 7,6% (-0,1%)
RR: 6,1% (-0,5%)
Cidade FM: 5,2% (-0,4%)
Antena 1: 4,1% (+0,3%)
Mega Hits: 3,8% (=)
TSF: 3,2% (+0,1%)
Antena 3: 1,8% (+0,2%)
Smooth FM: 1% (-0,3%)
Rádio Observador: 0,6% (-0,2%)
Rádio Noar: 0,6% (-0,1%)
Nova Era: 0,5% (-0,3%)
MEO SW: 0,5% (=)
Orbital: 0,4%

MCR: 30,1% (+0,1%)
Renascença Multimédia: 27,1% (+0,6%)
RTP: 6% (+0,5%)

Consumo de rádio: 60,4% (-0,8%)

https://www.meiosepublicidade.pt/2021/12/bareme-radio-comercial-supera-fasquia-dos-20-e-fecha-o-ano-com-lideranca-reforcada/

"Cheirinho" cada vez maior a M80 na playlist da Comercial pode estar a retirar-lhe público.
Vodafone a desaparecer do top... Antena 1 e 3 a recuperar, vamos ver como é a próxima vaga com as mudanças de Nuno Galopim.

As rádios do grupo RTP têm de fazer mais.

Muito mais.

Os números da Cidade não estarão inflacionados?

A RR desceu...

Provavelmente na tarde...

Considero a tarde fraquinha com o Leitão e a colega.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #815 em: Dezembro 23, 2021, 07:27:10 pm »

Muito mais.

A RR desceu...

Considero que a Antena 1 devia estar no patamar dos 5% e a Antena 3 nos 3%, pelo menos. A Antena 3 tem um valor muito mau.

A Cidade parece-me algo inflacionada, de facto. Mas não tenho dúvidas que é mais ouvida que a Mega, e de longe.

RR continua muito distante da M80. Pode e deve fazer mais.

Comercial e RFM infelizmente crescem em detrimentos de quase todos os outros.

Observador a desiludir, num bimestre com eleições autárquicas e queda da Assembleia da República esperava eu que chegasse aos 1%. TSF não "ata nem desata".

Noar continua a ter um valor nacional extraordinário, e a Nova Era também. Destaque também para a Orbital.

Atento

• Hero Member
« Responder #816 em: Dezembro 23, 2021, 07:48:47 pm »

Muito mais.

A RR desceu...

Considero que a Antena 1 devia estar no patamar dos 5% e a Antena 3 nos 3%, pelo menos. A Antena 3 tem um valor muito mau.

A Cidade parece-me algo inflacionada, de facto. Mas não tenho dúvidas que é mais ouvida que a Mega, e de longe.

Observador a desiludir, num bimestre com eleições autárquicas e queda da Assembleia da República esperava eu que chegasse aos 1%. TSF não "ata nem desata".

Noar continua a ter um valor nacional extraordinário, e a Nova Era também. Destaque também para a Orbital.

Sim, a Observador a desiludir (cerca de 60 mil ouvintes).

A Antena 2 é sempre discriminada negativamente,  mas deve estar nos 0,4%  (40 mil ouvintes...).
« Última modificação: Dezembro 23, 2021, 07:59:39 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #817 em: Dezembro 23, 2021, 10:27:33 pm »
A Rádio Observador fez cortes na grelha e na animação, concentrando-a no período das 07 às 20 e com repetições às 14h e após as 20h, desinvestiu fora das horas de ponta... e o resultado está à vista, esta penalização de 1/4 da audiência total. Este não é o momento de afrouxar esforços e se não inverterem depressa caminho arriscam-se a cair para baixo dos 0,5% e a começar a ter um desmembramento sério do projeto. Têm que ter algum elemento distintivo e estão a perdê-lo paulatinamente. Numa rentrée cortar custos de grelha?

Também está a sofrer algum esgotamento do modelo atual com o replicar parcial por parte da RR, da TSF e possivelmente agora em janeiro da Antena 1 de algumas clues que foram existindo.

A Antena 1 fecha com 4,1 e a grelha mais popularista dos últimos tempos no período em análise, o que mostra o esgotamento do modelo de Rui Pego que habitualmente faria a estação ir para valores iguais ou superiores a 4,5 na rentrée. Saída e entrada de Nuno Galopim no momento certo e num make or break que levará 6 meses a avaliar em condições, mas que penso que vá pela positiva.

Antena 3 recupera boa audiência com a mudança da Vodafone e aproxima-se dos 2%, valor ao qual pode e deve chegar.

Mega Hits a não ter literalmente *nenhum* efeito nas mudanças que foram feitas. Não é mau, o que mostra que o produto se pode adaptar a públicos mais velhos mais à vontade, mas não é perfeito. O risco de canibalizar a RFM ou a RR é real e isto vai ter que ser gerido com pinças e a procurar novas franjas de auditório. Como? Não sei.

TSF a bater no que me parece que seja a base de auditório que escuta a estação e a não subir tanto como poderia. Se não apresentar nova grelha até ao Verão arrisca-se a cair para baixo dos 2,5% nesse Bareme (salvo erro no último desses fez 2,8 vinda de 3,5 da vaga imediatamente para trás). Correção grave da RR de 0,5; possivelmente devido às tardes terem levado tempo a refazer e a entrosar. Só para o próximo Bareme saberemos se isso, mais o ajuste musical, foram eficazes a restaurar o valor.

Cidade FM a manter-se nos 5%, muito assinalável.

Excelente score da No Ar, a cilindrar a Festival, o que me espanta significativamente face à vaga anterior e me faz deduzir que a Festival só é popular... 3 meses por ano. Quando vêm os emigrantes, que não conhecem a No Ar. A isso está a contribuir a melhor playlist da No Ar, mais animada.

Mal a Nova Era uma vez mais a perder público em Setembro mas só se podem culpar pela falta de renovação da playlist, imperdoável para uma Top 40. Acontece todos os anos e volta a acontecer aqui. A Orbital aparecer com 0,4 é interessante e pode ter havido uma transferência de público online da Nova Era para a Orbital a contribuir.

Faltam audiências do Porto e seria interessante perceber como está a Rádio Nova.

Quanto à polarização Comercial / RFM, a conclusão para mim é simples: as pessoas quiseram menos informação e mais animação. Isto em conjunto com o aumento do consumo do meio rádio que insiste em se manter acima dos 60%, contribuiu para isto. Altamente preocupante duas estações de rádio terem agora 40% do mercado!!!!!!

Nota por fim para a Antena 2 e RDP África que, juntas, contribuem uns miseráveis 0,1% para a AAV do grupo RTP (por soma da quota de grupos) e nas individuais devem ser baixíssimas. Gravíssimo.
« Última modificação: Dezembro 23, 2021, 10:43:53 pm por Memorias da Radio »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #818 em: Dezembro 23, 2021, 11:32:37 pm »

Penso que a Cidade FM poderá ter muito público de funk e música latina acima dos 30-35, neste contexto até pode estar a contribuir mais para os resultados da rádio do que por exemplo o kizomba na RFM há uns anos.

Quanto à Observador e à TSF, custa-me ver que o mesmo país que é capaz de consumir insuportáveis doses industriais de noticiários quase monotemáticos a castigar as rádios com estes fracos resultados. Talvez já esteja na mentalidade de esmagadora maioria de que a TV é naturalmente algo pesado (telejornais cada vez mais alarmistas, dramalhões das novelas...) e a rádio significa ser sempre algo alegre a começar pelo o entretenimento das Manhãs. Preocupante para os dois meios.
« Última modificação: Dezembro 23, 2021, 11:58:38 pm por radiokilledtheMTVstar »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #819 em: Dezembro 23, 2021, 11:36:59 pm »

Mal a Nova Era uma vez mais a perder público em Setembro mas só se podem culpar pela falta de renovação da playlist, imperdoável para uma Top 40. Acontece todos os anos e volta a acontecer aqui. A Orbital aparecer com 0,4 é interessante e pode ter havido uma transferência de público online da Nova Era para a Orbital a contribuir.

E para além disso arrasta-se o problema do Lomar continuar muito solitário, as mensagens do Whatsapp são cada vez menos...
« Última modificação: Dezembro 23, 2021, 11:40:40 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #820 em: Dezembro 24, 2021, 01:02:12 am »
A análise deste Bareme é muito simples... são 11 contra 11 e no final ganha a Comercial e a RFM. De resto todos perdem, mesmo aqueles que crescem, porque crescem menos que o centrão radiofónico. Isto é muito grave e vai acabar por secar o setor a médio prazo. Ainda para mais, estas são rádios baratas, vai tornar o produto uma coisa menor.

O diagnóstico está muito bem feito acima pelo Memórias e pelo Radiokilled:

Quanto à polarização Comercial / RFM, a conclusão para mim é simples: as pessoas quiseram menos informação e mais animação. Isto em conjunto com o aumento do consumo do meio rádio que insiste em se manter acima dos 60%, contribuiu para isto. Altamente preocupante duas estações de rádio terem agora 40% do mercado!!!!!!

Quanto à Observador e à TSF, custa-me ver que o mesmo país que é capaz de consumir insuportáveis doses industriais de noticiários quase monotemáticos a castigar as rádios com estes fracos resultados. Talvez já esteja na mentalidade de esmagadora maioria de que a TV é naturalmente algo pesado (telejornais cada vez mais alarmistas, dramalhões das novelas...) e a rádio significa ser sempre algo alegre a começar pelo o entretenimento das Manhãs. Preocupante para os dois meios.

Em suma, já ninguém tem paciência para ouvir falar de COVID em doses industriais, para lá dos noticiários e dos títulos online (o Alexandre Home Cristo escreveu um artigo no Observador sobre o terrorismo psicológico da Informação hoje) e portanto as rádios musicais são beneficiadas (Comercial, RFM e Cidade FM, Antena 3). Todas as informativas e generalistas levam no coiro fortemente com o agravamento da Pandemia: Observador à cabeça, RR, TSF e até a Antena 1 com os seus 4,1 mas que na primeira vaga estava nos 5,2%. É curiosa a correlação entre agravamento pandémico e queda nas audiências das informativas.

Quanto à Vodafone FM a mudança na grelha não foi positiva mas sem a MCR resolver os problemas de Recursos Humanos (e possivelmente a venda) é uma rádio estagnada. M80 é um modelo esgotado, sem capacidade de crescer mas que ainda colhe frutos e a MegaHits a colher o fruto de uma grelha que está mal estruturada e que precisa de elementos inovadores a sério, que não sejam os mesmos rappers de sempre. Para além disso o Snooze continua a não resultar, ainda mais agora em estúdios separados, apesar das tardes que estão a afinar e a resultar bem, contrariamente às minhas expectativas face à fraca prestação do Luís nas manhãs. A Nova Era tem de facto um problema que é o de ainda estar muito presa à EDM que está em forte queda na sua popularidade, assim como a falta de uma dupla e de uma animação que fale para o target nas tardes, porque o Daniel Oliveira já não bate com a cara daquela rádio.
O resultado da Smooth e da Antena 2 é tremendamente injusto, para duas rádios que têm muita qualidade, sendo certo que ambas necessitam de melhorar alguns aspetos na animação.

Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #821 em: Dezembro 24, 2021, 12:09:00 pm »
Acho que a M80 bateu no seu limite. Ou sai dali uma grande renovação ou vai começar um lento e penoso declínio, a perder 0,1 ou 0,3, Bareme após Bareme.

E estou à espera que a Nova Era perceba que o futuro dela não passa pelo EDM apenas, mas sim por ser uma espécie de Flashback 24h/dia melhor organizado em playlist e com o que restar da EDM a aparecer pontualmente. Andam a marcar passo há imenso tempo. Já que não há dinheiro para renovar playlist com o que se exige de uma Top40, que façam assim. Já tentaram armar-se em Mega Hits e correu muito muito mal, é aproveitar enquanto são relevantes.

Até acho que podia ser pior o resultado da Smooth. Nesta mesma rede já bateram aos 0,8%. Além disso com a playlist de Natal deve aumentar porque enfim, torna-se mais clássica e mais mainstream.

Dia 25 deve ser um dia atípico, de consumos mínimos na Comercial, na M80 e na Cidade, e com a Smooth a liderar no grupo. Sim sim, leram bem: a liderar.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #822 em: Dezembro 24, 2021, 01:48:51 pm »
Acho que a M80 bateu no seu limite. Ou sai dali uma grande renovação ou vai começar um lento e penoso declínio, a perder 0,1 ou 0,3, Bareme após Bareme.
As manhãs são muito populares, enquanto aquilo render a audiência não irá descer.

Até acho que a nível de playlist, a coisa até está melhor ultimamente. E a ideia de ter uma hora só de músicas dos anos 80 às 18:00 está bem conseguida.

pdnf

• Hero Member
« Responder #823 em: Dezembro 24, 2021, 07:14:49 pm »

E estou à espera que a Nova Era perceba que o futuro dela não passa pelo EDM apenas, mas sim por ser uma espécie de Flashback 24h/dia melhor organizado em playlist e com o que restar da EDM a aparecer pontualmente. Andam a marcar passo há imenso tempo. Já que não há dinheiro para renovar playlist com o que se exige de uma Top40, que façam assim. Já tentaram armar-se em Mega Hits e correu muito muito mal, é aproveitar enquanto são relevantes.

Até acho que podia ser pior o resultado da Smooth. Nesta mesma rede já bateram aos 0,8%. Além disso com a playlist de Natal deve aumentar porque enfim, torna-se mais clássica e mais mainstream.

Dia 25 deve ser um dia atípico, de consumos mínimos na Comercial, na M80 e na Cidade, e com a Smooth a liderar no grupo. Sim sim, leram bem: a liderar.

Há muito que digo isso, a M80 é um produto em declínio que não tem mais por onde expandir e quando começar a queda, vai ser exponencial. Aquela Rede Regional do Sul deveria ser ocupado por uma generalista com pendor informativo. Falta uma rádio desse tipo na MCR, que poderia aproveitar parte dessa playlist, mas não focar exclusivamente nos anos 80/90.

Esse modelo de Nova Era corre o risco de padecer a médio prazo do mesmo drama da M80. Tem de fazer uma adaptação para que progressivamente consiga passar a ser uma verdadeira CHR do Norte. De manhã tem de existir duplas, e trabalhar as escolas secundárias é fulcral. Aliás, tenho para mim que parte do crescimento da Cidade FM é à custa de alguma canibalização da Nova Era. Três bons animadores, é muito, muito curto. Basta um surto de COVID por lá e coisa pode tremer muito e ser a machadada final, num produto que até tinha capacidade para chegar a outras geografias.

A Smooth a liderar é capaz de ser um bocado exagero, mas não é descabido que fique à frente da Cidade ou mesmo da M80. Esta rádio é muito mal promovida.
Rádio é:

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #824 em: Janeiro 26, 2022, 10:46:05 am »
De regresso e depois de ter recuperado o novo endereço do forum.
Observador
Pois é, depois do novo barómetro, eis que a Observador está em queda a pique.
Há um ano atras, escrevi aqui que o projecto da Observador nunca iria passar de 1% e que teria queda livre.
Os comentários de quem sabe disto de rádio, foi o que se esperaria, dando lições sobre rádio.
Já vai nos 0.6% para uma rádio com 4 emissores nas zonas mais populosas do país.
Com tanta gente a ser paga, colaboradores, jornal na internet e campanha publicitária em Lisboa e Porto, tanto dinheiro para terem menos que a Rádio no AR.
Um fiasco.

Antena 1:
Andavam por muitos des(atento)s que diziam que as manhãs da Antena 1 por serem feitas no Monte da Virgem seria a morte da Antena1. Pelos vistos, subiu e já está acima dos 4%. Curioso não é?
Os entendidos da rádio, os iluminados da rádio que invadem este forum de facto só me dão vontade de rir.
As rádios nacionais devem apostar em novas vozes fora da capital. Descentralizar as emissões, trazer nova mentalidade e nova forma de olhar o pais. A Antena faz muito bem em colocar as manhas informativas desde o Porto e também devia ter animação a partir do Porto, com novas vozes, limitadas ao Diamantino José, esquecido para horas tardias, feriados e fins de semana.
A Observador se quer aumentar audiência, retire o Julio Magalhaes da cozinha de casa dele, invista em estudios no Porto, descentralize as emissões, pois caso contrario, bem podem fechar o tasco.

A TSF limita o Porto a 4 espaços de noticias entre as 11h/15h. Uma vergonha.
Uma rádio cuja gerência está entregue a pessoas do Porto, limitam-se a deixar como está o panorama na rádio, não querem perder o tacho, falam mal da centralização mas mal chegam a Lisboa, ficam logo com medo dela.
O Domingos Andrade e Cª, anos a acenar com a bandeira da regionalização, da descentralização e quando estão aos comandos da rádio que ocupa a rede regional Norte, nada fazem para inverter o processo, colocando mais informação a partir do Porto e novas vozes na animação de continuidade a partir do Porto.

RR
Nunca esteve tão centralista. Lá vai colocando alguns noticiarios desde Gaia mas o resto uma pobreza centralista.
« Última modificação: Janeiro 26, 2022, 11:05:02 am por Zeca 2021 »