Autor Tópico: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto  (Lida 93855 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto
« Responder #300 em: Fevereiro 23, 2026, 12:14:31 am »
A Nova beneficiaria de aumentar a potência de emissão à saída do emissor. [...]
Um dia que o emissor da Nova esteja desligado por alguma razão, deve ser possível ouvir a Jornal do Centro sem grandes problemas em Gaia. Essa é a dimensão do problema no sul da área metropolitana do Porto.
Aqui concordo em absoluto, sem qualquer dúvida é esse o ponto em que estamos. A NOVA não passa muito dos 35/40, em termos de sinal, não está muito diferente do que são os níveis de sinal da Observador, e estou significativamente mais perto. Pior mesmo, só a M80, que anda pelos 25... Não admira que depois a Mega lhe coma as papas da cabeça, mesmo na A1 em frente ao emissor, como já vi a acontecer.

Em Aveiro, outrora, a coisa era dividida, mas nuns 80/20, no limite dos limites, não impedia a escuta. Da última vez que lá fui, em dezembro, andei a pé com o QODOSEN desde o Rossio até à estação, fui fazendo um bandscan em movimento, e piquei várias vezes 98,9 só dava Jornal do Centro. Na zona da estação, o sinal desta última era bastante bom.

A Nova beneficiaria, quando se calarem as já caçadas AVFM e VOZDONEIVA, bem que poderia migrar para 98,8. Mesmo para Norte, conseguiria progredir melhor. A coisa ainda se aguenta em Braga, porque a Comercial em Valença está na poupança absoluta, 30km a sul na A3 já não se ouve.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

MPXpower

• Jr. Member
  • **
« Responder #301 em: Setembro 04, 2026, 09:30:15 am »
A Nova faz hoje, 4 setembro, 37 anos. A emissão é especial com várias memórias e pelos vistos alguns concertos live. Interessante

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #302 em: Setembro 04, 2026, 11:01:32 am »
A Nova faz hoje, 4 setembro, 37 anos. A emissão é especial com várias memórias e pelos vistos alguns concertos live. Interessante

Mais um ano a sobreviver... mas pelo menos parecem mais estáveis. Nas Manhãs a Vanessa Augusto está de pedra e cal.
Que continuem com a playlist mais eclética da rádio em Portugal! E melhorem os jingles, vá.

Boxx

• Hero Member
« Responder #303 em: Setembro 04, 2026, 06:00:17 pm »
Que este oasis perdure por muito tempo!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #304 em: Setembro 04, 2026, 07:27:47 pm »

Está a ser um grande dia de emissão na Rádio Nova - na hora das 10h tiveram o Fernando Rocha (vereador da cultura da CM Matosinhos) a dar ali uma grande recordação de como era a Rádio Nova, um olhar ótimo ao passado e ao futuro, uma coisa muito interessante de ouvir :) 20 minutos muito bem passados.

O Isidro Lisboa esteve a fazer o seu painel com a equipa das manhãs também (pelo menos após as 10h) e a Vanessa Augusto tem perspassado o dia todo - esteve de manhã e está agora às 19h (!!!) com a Marta Santos, a dar ótimos acrescentos na emissão. Também vários músicos, os Jafumega estiveram na hora das 11h por exemplo, e muito boa informação no processo. Mesmo até a música esteve mais apelativa que o habitual, com uma ou outra entrada por hora de música mais "corrente" em rádio, como Stars dos Simply Red.

Lim-pinho!

Boxx

• Hero Member
« Responder #305 em: Setembro 04, 2026, 07:50:23 pm »

Está a ser um grande dia de emissão na Rádio Nova - na hora das 10h tiveram o Fernando Rocha (vereador da cultura da CM Matosinhos) a dar ali uma grande recordação de como era a Rádio Nova, um olhar ótimo ao passado e ao futuro, uma coisa muito interessante de ouvir :) 20 minutos muito bem passados.

O Isidro Lisboa esteve a fazer o seu painel com a equipa das manhãs também (pelo menos após as 10h) e a Vanessa Augusto tem perspassado o dia todo - esteve de manhã e está agora às 19h (!!!) com a Marta Santos, a dar ótimos acrescentos na emissão. Também vários músicos, os Jafumega estiveram na hora das 11h por exemplo, e muito boa informação no processo. Mesmo até a música esteve mais apelativa que o habitual, com uma ou outra entrada por hora de música mais "corrente" em rádio, como Stars dos Simply Red.

Lim-pinho!

Não me lembro de uma comemoração “tão aberta ao público “! Deveria ser um pouco este o caminho…

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #306 em: Setembro 04, 2026, 11:31:28 pm »

Lim-pinho!
Por mim uma rádio imperdível de ouvir seria uma emissão como esta todos os dias. Ouvi esses dois momentos e gostei muito. Parabéns à Nova pela sua "resistência" durante estes 37 anos.

Não me lembro de uma comemoração “tão aberta ao público “! Deveria ser um pouco este o caminho…
Certo, mas sem abusar muito.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #307 em: Setembro 09, 2026, 10:09:18 am »
Ou mudam ou a rádio não se vai aguentar, por muito que gostem do gênero.
È um caso curioso de uma rádio que não deve dar qualquer tipo de lucro mas continua no ar.
Não tem audiência.

Por mim, ainda bem, pois é a única rádio que ainda há no Porto.
Incrível, a única rádio que o Porto tem e nunca vi nenhum politico/autarca a falar da inexistência de meios de comunicação social no Porto.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #308 em: Setembro 09, 2026, 05:29:47 pm »
È um caso curioso de uma rádio que não deve dar qualquer tipo de lucro mas continua no ar.
Não tem audiência.

Incrível, a única rádio que o Porto tem e nunca vi nenhum politico/autarca a falar da inexistência de meios de comunicação social no Porto.
A Nova é tão lucrativa como a SW e a Batida... Não é caso único.
Mas ainda assim tem mais publicidade que estas duas.

Enquanto a Sonae quiser, estará de pé. E houve algo interessante, o Álvaro Covões partilhou o vídeo do aniversário.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

MPXpower

• Jr. Member
  • **
« Responder #309 em: Setembro 09, 2026, 09:47:50 pm »
Não tem audiência.

A Nova é tão lucrativa como a SW e a Batida... Não é caso único.
Mas ainda assim tem mais publicidade que estas duas.

Enquanto a Sonae quiser, estará de pé. E houve algo interessante, o Álvaro Covões partilhou o vídeo do aniversário.

O rendimento vem de sonorização ambiente (Nova OnStore ou semelhante) e quanto à partilha é natural, Álvaro Covoes é acionista…

pdnf

• Hero Member
« Responder #310 em: Setembro 13, 2026, 12:16:39 am »

A Sonae tem um jornal e uma rádio e não consegue criar uma sinergia relevante entre eles. Poderia ser interessante pensar nisso, não replicando um conceito idêntico à TSF e à Observador, mas o de uma verdadeira generalista regional. O Público até já tem no podcast alguma vertente de entretenimento, e poderia ser a porta de abertura para uma espécie de "Rádio Norte" que fosse além daquilo que é o Porto estrito senso. E, tal como a Amália tem um emissor por cá, poderia ser interessante ter uma frequência também a sul, dada a significativa quantidade de "deslocados".

Sendo a SONAE uma empresa do Norte, quiçá o principal bastião empresarial da região, investir uns milhares nisto, seria quase um ato de responsabilidade social.

O modelo na vertente mais musical poderia passar pelo mesmo modelo que tem hoje, embora não seja um ouvinte regular, mas quando esporádico, é um produto excelente.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Boxx

• Hero Member
« Responder #311 em: Setembro 13, 2026, 12:36:11 am »
Tudo isso já foi testado: a radio nova começou por ser uma radio informativa, uma verdadeira fornada de excelentes comunicadores que hoje estão na tv, saiu dos velhinhos estudios dos pinhais da foz; já emitiu em Lisboa 96,6; já teve uma parceria com o CMR radio (primeira encarnação). Mas alguém não a deixou crescer. Isso aconteceu quando concorreu à rede regional norte, e de forma inesperada e inexplicável, alguém a atribui a um flop mais do que esperado, chamado radio press. Depois, foi sempre a desinvestir, até chegar ao minimalismo atual, que ainda assim, é um autêntico oasis, no panorama atual.

pdnf

• Hero Member
« Responder #312 em: Setembro 13, 2026, 12:41:06 am »
Tudo isso já foi testado: a radio nova começou por ser uma radio informativa, uma verdadeira fornada de excelentes comunicadores que hoje estão na tv, saiu dos velhinhos estudios dos pinhais da foz; já emitiu em Lisboa 96,6; já teve uma parceria com o CMR radio (primeira encarnação). Mas alguém não a deixou crescer. Isso aconteceu quando concorreu à rede regional norte, e de forma inesperada e inexplicável, alguém a atribui a um flop mais do que esperado, chamado radio press. Depois, foi sempre a desinvestir, até chegar ao minimalismo atual, que ainda assim, é um autêntico oasis, no panorama atual.
Eu sei Boxx, conheço a história mas acho que, com o panorama atual, com as redes sociais a poderem dinamizar um projeto de uma forma que não existia há anos, há caminho para percorrer. A única coisa que não sei, é se logo no início, a SONAE tinha participação no projeto...

Mas sim, mesmo eu sendo adepto de um consumo mais fácil, muitas vezes mesmo me questionando o porquê (embora desconfie que tenha muito que ver com a capacidade de captação), reconheço que é um produto de excelência e que merecia todo um outro relevo no panorama da rádio portuguesa.
Rádio é:

Boxx

• Hero Member
« Responder #313 em: Setembro 13, 2026, 08:34:29 am »
A Sonae creio que tinha 100%, e vendeu no início do milénio, 50% ao clã Covoes / Montez. Este ultimo, quase destruiu a radio, ao torna-la num curto período de tempo, numa especie de RFM dos pequeninos, formato AC ressequido…

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #314 em: Setembro 13, 2026, 12:03:53 pm »
A Sonae creio que tinha 100%, e vendeu no início do milénio, 50% ao clã Covoes / Montez. Este ultimo, quase destruiu a radio, ao torna-la num curto período de tempo, numa especie de RFM dos pequeninos, formato AC ressequido…
Correcto. A Sonae foi a fundadora da Nova.

Havia também um projecto para televisão com o mesmo nome mas a candidatura para uma das 2 licenças não avançou. E a Nova não ganha o concurso da Rede Norte - assim como a TSF na Rede Sul - porque ambas não tinham "pontas-de-lança" que a Press e a CMR tinham no governo da altura.

Em 2003 a dupla Montez/Covões compram os tais 50% da Nova, numa primeira fase modificam o estilo da rádio para esse tal "AC ressequido". Ainda assim lembro-me que passavam umas coisas mais alternativas tipo Massive Attack, mas pouco.