Neste ponto aqui estás errado.
Desde que a CMR passou para a torre da Nova no tempo ainda da Festival (em 2003 ou 2004) que os 94,8 MHz chegam em condições bem razoáveis a Aveiro e arredores. O sinal só morre na Mealhada, isto se estivermos na A1.
De resto, os 98,9 MHz tinham o mesmo comportamento até a Rádio Jornal do Centro passar a emitir na mesma frequência.
Fui a Estarreja há uns meses e o sinal do CMR ouvia-se de forma sofrível, já mono com ruído... e em Aveiro nunca consegui sintonia em condições, não como CMR. Só a partir de Gafanha da Nazaré na A25 e com instabilidade. Talvez com o novo rádio se consiga, numa próxima testarei que já percebemos que faz uma boa diferença, mas a verdade é que nem quando andei com o BMW Série 1 de uma familiar minha (de 2015) conseguia escuta adequada em 94.8 na cidade, em kit original, digamos.
A Festival sim, conseguia à vontade nos tempos áureos, até ali talvez 1/2 anos antes da venda conseguia-se ouvir muito bem. Até num simples telemóvel: era só fixar a frequência, RDS vinha também e era seguir viagem, isto quer pela A1 quer pela A29. Mesmo na zona de Espinho, Ovar, tinha uma boa pujança.
Certo, mas também a CMR esta claramente com potência reduzida (não está a operar com os supostos 5kW herdados da Rádio Festival 94,8), já sobre a Nova, deve estar com problema claro no seu emissor, porque é ele o causador dos 90.7 "fantasma", no entanto a anomalia do RDS reportada por mim á uns dias, já foi resolvida aparentemente.
E nao te esqueças, memórias, que a Metropolitana encontra-se na mesma torre da Rádio Nova e da Rádio Festival/CMR desde os tempos da Rádio 5, mesmo quando emitia nos 88,4 MHz.
Essa não me lembrava mesmo, obrigado pela nota.

------------------
Meus caros: trago mais umas descobertas a propósito do estado atual da Rádio Nova (e a seguir vou testar o CMR, sim, dado que foram bastante unânimes em não concordar com o que havia escrito e estamos em dia de esporádicas...). Sobretudo para sul.
O cenário é bastante mau: em Ovar a Rádio Nova neste momento não se ouve. Simplesmente zero. Estou a falar não do centro, onde sempre teve receção com falhas, mas da área mais aberta fora do centro, a partir do Vida Ovar para norte, zonas onde o sinal se fazia ouvir sem problemas, agora não chega lá nada.
Arada? Esqueçam, não chega nada também. Nem em nacionais nem na A29.
Sabem de onde é que entra o sinal da Nova? Após a área de serviço de Ovar, em Carvalheira de Maceda. E entra mal como tudo: zonas de sinal inteiro em mono sem ruído são interpostas por blocos de 1 quilómetro cada sem o menor sinal da Nova ou com muitas dificuldades. Zero RDS, zero chance de uma escuta confortável.
Cortegaça é largamente para esquecer, o sinal é igualmente bastante fraco, com progressiva estabilidade extra, mas com o mesmo efeito.
Apenas na abordagem a Esmoriz, e já a 750m da saída, posso considerar que o sinal começa a ser usável e estável. E é mesmo dentro de Esmoriz o último ponto a sul em que se escuta minimamente limpo, salvo áreas longas com fortes interferências da própria falta de sinal e da Jornal do Centro. Em São Paio de Oleiros o cenário é equivalente a Cortegaça e há momentos em que o som é simplesmente obliterado pelo absoluto nada.
Ou seja: contas feitas e tudo somado, se em Ovar a Nova não se ouve, a 15km, e em Famalicão também não, a uns 20/25km em linha reta, quer isto dizer que a rádio neste momento só deve servir em condições ali num raio de uns 10km em torno do Monte da Virgem e não mais - ou seja, serve essencialmente o Grande Porto e por especial favor, que em zonas como Baguim do Monte ou certas zonas de sombra do Monte da Virgem já não se deve ouvir bem. Deve de facto andar pelos 200/250w, se for isso que emite.
Está mesmo mal parado o caso da Nova e quer-me parecer que vai ficar assim todo o fim de semana. Zonas autênticas, vastas, em que tem target, como a Póvoa de Varzim, ficam privadas de sinal até onde for.
O caso está de facto complicado.
Se assim se proporcionar e tiver essas viagens para fazer esta noite, reportarei no eixo da A28 e na N14 para norte como degrada o sinal, para ficarmos com uma melhor noção de como vai andando ou não em 98.9.