Autor Tópico: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto  (Lida 90738 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto
« Responder #45 em: Maio 26, 2022, 07:57:57 pm »
Não aguentará muito tempo no ar? A Nova é do grupo Sonae, então não há de aguentar? Pode é não ser neste formato, mas para que formato é que iria então? Está no ar com o mesmo conjunto acionista há já não sei quanto tempo…

Têm noção que a SONAE está a atravessar um sério período de reestruturação? Claro que a "ajuda" da Câmara Municipal do Porto, que é de caráter mais que duvidoso, pode justificar a manutenção da Rádio e ter um papel precioso, para manter uma frequência quase de serviço público. Não obstante, o dinheiro fala sempre mais alto, e a Cláudia Azevedo não é o Pai nem o Irmão Paulo. Poderá até ter dedo do outro irmão que é muito ligado ao panorama musical e à Casa da Música e a estes projetos quase de serviço público.

Rede Nova de Rádios? O que é isso? Desculpem a ignorância...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #46 em: Maio 26, 2022, 07:59:56 pm »
Meu caro, não disfarces serviço público com fraca audiência… nenhum profissional daquela casa gostaria de ser visto assim. O espírito é comercial e a rádio é privada. Para sustentar vícios e quintas temos já a RDP e os feudos lisboetas encravados entre Oeiras e Cascais…

pdnf

• Hero Member
« Responder #47 em: Maio 26, 2022, 10:18:08 pm »
Meu caro, não disfarces serviço público com fraca audiência… nenhum profissional daquela casa gostaria de ser visto assim. O espírito é comercial e a rádio é privada. Para sustentar vícios e quintas temos já a RDP e os feudos lisboetas encravados entre Oeiras e Cascais…

Por isso disse quase. Por causa da ajuda da CMP e porque sei que a Sonae é privada, não obstante a rádio ser essencialmente mecenato e não tanto um produto lucrativo. Lembro o meu Professor de Direito da Concorrência, quadro da AdC que referia inúmeras vezes que o Estado pode prestar serviço comercial e o privado serviço público. Não confundir com a propriedade dos meios como usualmente acontece em Portugal. O facto de ter fracas audiências não invalida que seja um produto diferenciador e de elevada qualidade. O mesmo se aplica à Smooth FM. O que recebem em publicidade pagará os dois locutores e a energia dos cinco emissores?

PS: Estas últimas mensagens talvez ficassem melhor no tópico da Nova!
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #48 em: Maio 26, 2022, 10:36:18 pm »
Mas ninguém crítica a trilha usada nas notícias ?
Aquilo é muito mau

Boxx

• Hero Member
« Responder #49 em: Maio 26, 2022, 10:43:59 pm »
A plástica mudou há relativamente pouco tempo e com a voz da Marta Santos (que bom que seria tê-la no line up de animação da Nova…). Quanto ao (des)investimento da Sonae, tem sido sempre a cortar. De rádio informativa para musical, depois cortaram informação ao fim de semana, depois cortaram animação em directo, depois noticiários intercalares à meia hora, depois informação à semana terminava as 24h, depois as 20, acabaram programas de informação e de autor. Hoje está em serviços mínimos, mas com uma banda sonora única, difícil de encontrar algo semelhante, não só em Portugal, como me atreveria a dizer, por esse mundo fora. Não estou a ver como sair deste aparente impasse…

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #50 em: Maio 26, 2022, 11:22:51 pm »
Aquilo é muito mau
Já falei nela. É absolutamente dantesca.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #51 em: Maio 26, 2022, 11:30:08 pm »
Aquilo é muito mau
Já falei nela. É absolutamente dantesca.

É só um convite para mudar de estação.
Não sei quem aprovou tal coisa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #52 em: Maio 27, 2022, 01:03:41 am »
A plástica mudou há relativamente pouco tempo e com a voz da Marta Santos (que bom que seria tê-la no line up de animação da Nova…). Quanto ao (des)investimento da Sonae, tem sido sempre a cortar. De rádio informativa para musical, depois cortaram informação ao fim de semana, depois cortaram animação em directo, depois noticiários intercalares à meia hora, depois informação à semana terminava as 24h, depois as 20, acabaram programas de informação e de autor. Hoje está em serviços mínimos, mas com uma banda sonora única, difícil de encontrar algo semelhante, não só em Portugal, como me atreveria a dizer, por esse mundo fora. Não estou a ver como sair deste aparente impasse…
A questão que ninguém tem coragem de dizer e que explica este comentário é simples: a SONAE está falida e há muitos anos. Não fosse a Modelo Continente Hipermercados e o grupo estava dizimado há muito. Trabalhei em banca, num banco muito pequeno, de escala regional e cometo a inconfidência de referir que a SONAE, à semelhança do que fazem os Estados, emitia obrigações ou solicitava créditos bancários...para liquidar obrigações ou outros empréstimos. Basta ver os relatórios e contas- Sobrevive a pagar aos fornecedores a 180 ou até mesmo a 365 dias e com o cash-flow elevado que entra via Continente. A SONAE nunca mais se levantou no pós-Opa. O Sócrates e o Salgado foram os coveiros do maior grupo privado português. Se a SONAE tivesse dinheiro a sério, como já teve, poderia usar a Nova e um outro emissor a sul para fazer frente a sério ao Observador e, por conseguinte, reforçar a quota do Público. Mas, neste momento, é serviços mínimos. Por isso digo, ela só subsiste porque a cobertura a sul devido à Jornal do Centro é fraca. Doutro modo, já tocava Megahits ou Smooth FM há muito.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #53 em: Maio 27, 2022, 02:10:14 am »

Basta um dos financiadores cortar as pernas ou algum grupo concorrente com muito mais força porque é vindo de Lisboa começar a dinamizar o mercado das locais em pub e logo vês o que acontece. Em particular não fosse a histórica e atroz incompetência da MCR quanto a publicidade local desde 2000 e teria muito medo deles, porque da maneira que isto anda na rádio portuguesa, meu deus… tudo fechado em Lisboa.

Têm mesmo que arrepiar caminho. Eu então nem sabia que tinham tido sempre intercalares à meia-hora fora das manhãs, nem sabia que já tinha havido informação as 00h ou ao fim de semana, nem programas de informação e de autor. Basicamente 3/4 daquilo que disse aqui já houve lol

A questão que ninguém tem coragem de dizer e que explica este comentário é simples: a SONAE está falida e há muitos anos. Não fosse a Modelo Continente Hipermercados e o grupo estava dizimado há muito. Trabalhei em banca, num banco muito pequeno, de escala regional e cometo a inconfidência de referir que a SONAE, à semelhança do que fazem os Estados, emitia obrigações ou solicitava créditos bancários...para liquidar obrigações ou outros empréstimos. Basta ver os relatórios e contas- Sobrevive a pagar aos fornecedores a 180 ou até mesmo a 365 dias e com o cash-flow elevado que entra via Continente. A SONAE nunca mais se levantou no pós-Opa. O Sócrates e o Salgado foram os coveiros do maior grupo privado português. Se a SONAE tivesse dinheiro a sério, como já teve, poderia usar a Nova e um outro emissor a sul para fazer frente a sério ao Observador e, por conseguinte, reforçar a quota do Público. Mas, neste momento, é serviços mínimos. Por isso digo, ela só subsiste porque a cobertura a sul devido à Jornal do Centro é fraca. Doutro modo, já tocava Megahits ou Smooth FM há muito.

Mas a Sonae é Continente, Worten e esse tipo de lojas mais o cartão Universo. E rende bem. Penso que a Jerónimo Martins não é muito melhor nisto, não? Ouvi 120 dias para fornecedores… está assim com um peso de dívida tão sufocante que não dê para fazer nada?
« Última modificação: Maio 27, 2022, 02:14:56 am por Memorias da Radio »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #54 em: Maio 27, 2022, 03:51:14 am »

Concordo completamente, semelhante talvez só mesmo a congénere Radio Nova em França.

pdnf

• Hero Member
« Responder #55 em: Maio 27, 2022, 10:21:43 am »

Basta um dos financiadores cortar as pernas ou algum grupo concorrente com muito mais força porque é vindo de Lisboa começar a dinamizar o mercado das locais em pub e logo vês o que acontece. Em particular não fosse a histórica e atroz incompetência da MCR quanto a publicidade local desde 2000 e teria muito medo deles, porque da maneira que isto anda na rádio portuguesa, meu deus… tudo fechado em Lisboa.

Têm mesmo que arrepiar caminho. Eu então nem sabia que tinham tido sempre intercalares à meia-hora fora das manhãs, nem sabia que já tinha havido informação as 00h ou ao fim de semana, nem programas de informação e de autor. Basicamente 3/4 daquilo que disse aqui já houve lol

[\quote]

Mas a Sonae é Continente, Worten e esse tipo de lojas mais o cartão Universo. E rende bem. Penso que a Jerónimo Martins não é muito melhor nisto, não? Ouvi 120 dias para fornecedores… está assim com um peso de dívida tão sufocante que não dê para fazer nada?
A Jerónimo Martins tem uma situação financeira muito mais sólida. A SONAE não paga a 120 dias, isso era maravilhoso. A SONAE anda a vender edifícios dos maiores hipermercados e centros comerciais e fundos de investimento, pelos quais paga rendas astronómicas depois, justamente apenas com o intuito de obter liquidez para amortizar dívida. Está a vender operações no exterior e participações. É um negócio que está a emagrecer e a concentrar-se em áreas mais core. Agora, há uma preocupação no grupo clara, que é evitar despedimentos, e isso é de louvar. A estrutura acionista da Worten, tanto quanto sei já nem está maioritariamente nas mãos da Sonae, assim como o Max Mat. O cartão Universo tem um grande banco internacional por trás, salvo erro o BNP Paribas, embora formalmente seja uma empresa da SONAE. Portanto, não me acredito que vá existir nos próximos tempos qualquer investimento na Nova e no Público. Não me admiraria até que existindo um interessado, pudesse ser producto a vender.
Rádio é:

Boxx

• Hero Member
« Responder #56 em: Junho 14, 2022, 04:54:10 pm »
Dá-me a ideia que a emissão está a sair em mono, alguém confirma?
No site, há já algum tempo que não aparece nem a playlist, nem a musica que está a rodar...
é assim tão complicado / caro, manter estas condições mínimas?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #57 em: Junho 14, 2022, 05:07:48 pm »
No site, há já algum tempo que não aparece nem a playlist, nem a musica que está a rodar...

Bastava pouparem um pouco na avalanche de publicidade constrangedora do Continente para resolver isso...

pdf

• Visitante
« Responder #58 em: Junho 14, 2022, 05:22:43 pm »

Há uns dias sim, estava a sair em mono - hoje ainda não tive oportunidade de confirmar. Mais logo verifico.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #59 em: Junho 14, 2022, 05:30:54 pm »

Bastava pouparem um pouco na avalanche de publicidade constrangedora do Continente para resolver isso...

E passar a tocar anúncios do Pingo Doce e do Lidl, não? Ah, esperem, a Sonae, a tal empresa comprada pelo Eng° Belmiro e que cresceu ao ponto de deter os hipermercados Continente é accionista da Rádio Nova.
« Última modificação: Junho 14, 2022, 05:33:06 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"