Autor Tópico: AM do Porto - Projectos radiofónicos  (Lida 55606 vezes)

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4976
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #135 em: Julho 25, 2024, 06:48:07 pm »
Prefere uma kizombada ou um Marante ?

Que grande, grande pergunta. 5*

Quanto ao resto, a análise do pdnf parece-me certeira. Aliás, no que diz respeito aos rankings, creio que foram as escolas da grande Lisboa que saíram na frente das do Porto. São apenas culturas diferentes (frase que há 20 anos seria inofensiva, mas que hoje poderia bem render-me umas garoupas no cúbito)

Uma rádio como a No Ar em cadeia nacional podia fazer ainda uma boa audiência. Além disso, seria uma sólida vacina para tantas locais que optam pelo modelo de música deste tipo... e que poderiam ter que arranjar outra coisa.

Desde há muito que o Grande Porto está no top dos rankings das escolas e este ano não foi diferente. Um caso claro de parolismo e provinciano do Porto face à Capital.

Basta andar por Lisboa e arredores e andar por Lisboa e arredores para se ver que o parolismo existe nos dois lados, hoje já contaminados pela invasão de todas as raças e etnias africanas e brasileiras. Mas mesmo assim, o parolismo do Porto identifica-se com as raizes populares portuguesas mas o parolismo lisboeta identifica-se com as raizes africanas. Obviamente, prefiro um marante a qualquer kizombada ou trap.
RANKING GERAL   ESCOLA   CONCELHO   MÉDIA?
1.º   Colégio Efanor (PRI)   Matosinhos   16.76
2.º   Grande Colégio Universal (PRI)   Porto   16.07
3.º   Colégio Nossa Senhora do Rosário (PRI)   Porto   16.05
4.º   Colégio D. Diogo de Sousa (PRI)   Braga   15.91
5.º   Colégio Casa Mãe (PRI)   Paredes   15.26
6.º   Colégio Novo da Maia (PRI)   Maia   15.25
7.º   Externato Senhora do Carmo (PRI)   Lousada   15.23
8.º   Academia de Música de Santa Cecília (PRI)   Lisboa   15.22
9.º   Colégio Paulo VI de Gondomar (PRI)   Gondomar   15.02
10.º   Colégio João Paulo II (PRI)   Braga   15.02

O que é que o poder de compra de notas por parte das classes mais altas do Grande Porto tem haver com rádio?  :o

Pouco... para quem está no marketing, tende a associar-se poder de compra com tipos de produto escutado (as chamadas classes), mas em proveito prático... pouco.

No Porto isso ainda tem menos a ver porque, tal como no teu Ribatejo (que eu sempre adorei, é uma região incrível!), tens gente de classe alta a ouvir a chamada música pimba. Não quer dizer nada.

Uma vez tive uma namorada cuja mãe era professora e o pai era empresário da construção civil. Gente de dinheiro, boa moradia, bom carro, conta Prestige. Sabes o que é que ouviam? Variava entre Antena 2, RFM e Rádio Bonfim. E por aqui me fico.

As pessoas não funcionam por caixas. Há é quem ache que sim. E viva o conjunto Diapasão!

O Bigode do Sala

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1443
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #136 em: Julho 26, 2024, 08:16:53 am »
Prefere uma kizombada ou um Marante ?

Que grande, grande pergunta. 5*

Quanto ao resto, a análise do pdnf parece-me certeira. Aliás, no que diz respeito aos rankings, creio que foram as escolas da grande Lisboa que saíram na frente das do Porto. São apenas culturas diferentes (frase que há 20 anos seria inofensiva, mas que hoje poderia bem render-me umas garoupas no cúbito)

Uma rádio como a No Ar em cadeia nacional podia fazer ainda uma boa audiência. Além disso, seria uma sólida vacina para tantas locais que optam pelo modelo de música deste tipo... e que poderiam ter que arranjar outra coisa.

Desde há muito que o Grande Porto está no top dos rankings das escolas e este ano não foi diferente. Um caso claro de parolismo e provinciano do Porto face à Capital.

Basta andar por Lisboa e arredores e andar por Lisboa e arredores para se ver que o parolismo existe nos dois lados, hoje já contaminados pela invasão de todas as raças e etnias africanas e brasileiras. Mas mesmo assim, o parolismo do Porto identifica-se com as raizes populares portuguesas mas o parolismo lisboeta identifica-se com as raizes africanas. Obviamente, prefiro um marante a qualquer kizombada ou trap.
RANKING GERAL   ESCOLA   CONCELHO   MÉDIA?
1.º   Colégio Efanor (PRI)   Matosinhos   16.76
2.º   Grande Colégio Universal (PRI)   Porto   16.07
3.º   Colégio Nossa Senhora do Rosário (PRI)   Porto   16.05
4.º   Colégio D. Diogo de Sousa (PRI)   Braga   15.91
5.º   Colégio Casa Mãe (PRI)   Paredes   15.26
6.º   Colégio Novo da Maia (PRI)   Maia   15.25
7.º   Externato Senhora do Carmo (PRI)   Lousada   15.23
8.º   Academia de Música de Santa Cecília (PRI)   Lisboa   15.22
9.º   Colégio Paulo VI de Gondomar (PRI)   Gondomar   15.02
10.º   Colégio João Paulo II (PRI)   Braga   15.02

O que é que o poder de compra de notas por parte das classes mais altas do Grande Porto tem haver com rádio?  :o

Pouco... para quem está no marketing, tende a associar-se poder de compra com tipos de produto escutado (as chamadas classes), mas em proveito prático... pouco.

No Porto isso ainda tem menos a ver porque, tal como no teu Ribatejo (que eu sempre adorei, é uma região incrível!), tens gente de classe alta a ouvir a chamada música pimba. Não quer dizer nada.

Uma vez tive uma namorada cuja mãe era professora e o pai era empresário da construção civil. Gente de dinheiro, boa moradia, bom carro, conta Prestige. Sabes o que é que ouviam? Variava entre Antena 2, RFM e Rádio Bonfim. E por aqui me fico.

As pessoas não funcionam por caixas. Há é quem ache que sim. E viva o conjunto Diapasão!

Tudo dito.
E mais... sobre a rádio, não consigo aceder a esses números. Mas pegando no caso da televisão, a popular (e, quiçá, populista) CMTV tem uma forte adesão da Classe A (em 2016, conseguiu estar apenas atrás da SIC), tal como o Big Brother já foi várias vezes o programa mais visto por todas as classes.
O Mundo, como tão bem dizes, não é estanque e a preto e branco. Seguindo a lógica do Zeca 2021, uma Antena 2 ou uma Smooth FM tinham audiências recorde no Grande Porto.

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/cmtv_com_melhor_resultado_de_sempre_na_classe_a

https://tvi.iol.pt/bigbrother/bb2020/big-brother-2020/big-brother-bate-novo-recorde-de-audiencia

PS: Estás mais que convidado, quando vires cá abaixo, a irmos beber um copo algures no Ribatexas!
« Última modificação: Julho 26, 2024, 08:20:21 am por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #137 em: Julho 29, 2024, 11:24:45 pm »
Prefere uma kizombada ou um Marante ?

Que grande, grande pergunta. 5*

Quanto ao resto, a análise do pdnf parece-me certeira. Aliás, no que diz respeito aos rankings, creio que foram as escolas da grande Lisboa que saíram na frente das do Porto. São apenas culturas diferentes (frase que há 20 anos seria inofensiva, mas que hoje poderia bem render-me umas garoupas no cúbito)

Uma rádio como a No Ar em cadeia nacional podia fazer ainda uma boa audiência. Além disso, seria uma sólida vacina para tantas locais que optam pelo modelo de música deste tipo... e que poderiam ter que arranjar outra coisa.

Desde há muito que o Grande Porto está no top dos rankings das escolas e este ano não foi diferente. Um caso claro de parolismo e provinciano do Porto face à Capital.

Basta andar por Lisboa e arredores e andar por Lisboa e arredores para se ver que o parolismo existe nos dois lados, hoje já contaminados pela invasão de todas as raças e etnias africanas e brasileiras. Mas mesmo assim, o parolismo do Porto identifica-se com as raizes populares portuguesas mas o parolismo lisboeta identifica-se com as raizes africanas. Obviamente, prefiro um marante a qualquer kizombada ou trap.
RANKING GERAL   ESCOLA   CONCELHO   MÉDIA?
1.º   Colégio Efanor (PRI)   Matosinhos   16.76
2.º   Grande Colégio Universal (PRI)   Porto   16.07
3.º   Colégio Nossa Senhora do Rosário (PRI)   Porto   16.05
4.º   Colégio D. Diogo de Sousa (PRI)   Braga   15.91
5.º   Colégio Casa Mãe (PRI)   Paredes   15.26
6.º   Colégio Novo da Maia (PRI)   Maia   15.25
7.º   Externato Senhora do Carmo (PRI)   Lousada   15.23
8.º   Academia de Música de Santa Cecília (PRI)   Lisboa   15.22
9.º   Colégio Paulo VI de Gondomar (PRI)   Gondomar   15.02
10.º   Colégio João Paulo II (PRI)   Braga   15.02

O que é que o poder de compra de notas por parte das classes mais altas do Grande Porto tem haver com rádio?  :o

Pouco... para quem está no marketing, tende a associar-se poder de compra com tipos de produto escutado (as chamadas classes), mas em proveito prático... pouco.

No Porto isso ainda tem menos a ver porque, tal como no teu Ribatejo (que eu sempre adorei, é uma região incrível!), tens gente de classe alta a ouvir a chamada música pimba. Não quer dizer nada.

Uma vez tive uma namorada cuja mãe era professora e o pai era empresário da construção civil. Gente de dinheiro, boa moradia, bom carro, conta Prestige. Sabes o que é que ouviam? Variava entre Antena 2, RFM e Rádio Bonfim. E por aqui me fico.

As pessoas não funcionam por caixas. Há é quem ache que sim. E viva o conjunto Diapasão!

Tudo dito.
E mais... sobre a rádio, não consigo aceder a esses números. Mas pegando no caso da televisão, a popular (e, quiçá, populista) CMTV tem uma forte adesão da Classe A (em 2016, conseguiu estar apenas atrás da SIC), tal como o Big Brother já foi várias vezes o programa mais visto por todas as classes.
O Mundo, como tão bem dizes, não é estanque e a preto e branco. Seguindo a lógica do Zeca 2021, uma Antena 2 ou uma Smooth FM tinham audiências recorde no Grande Porto.

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/cmtv_com_melhor_resultado_de_sempre_na_classe_a

https://tvi.iol.pt/bigbrother/bb2020/big-brother-2020/big-brother-bate-novo-recorde-de-audiencia

PS: Estás mais que convidado, quando vires cá abaixo, a irmos beber um copo algures no Ribatexas!

Está visto que não perceberam o que pretendia alcançar. Alguem em cima escreveu que em Lisboa é mais dificil o popular entrar do que no Porto devido maior formação da população de Lisboa e eu acenei com as medias do ensino secundário que mostra que ele deve viver numa realidade paralela.

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1213
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #138 em: Janeiro 15, 2025, 11:39:35 am »
Parei no apeadeiro durante uns minutos da Observador ontem e hoje e o tema era: Candidata do PS à CM de Lisboa.
:)
Mas tu sabes qual é o candidato da Ad ou PSD, não sei se vão coligados, à Câmara do Porto, não sabes, ou seja esse tema ainda não é assunto para debate, a seu tempo veremos se falam dele ou não, só depois podes criticar, agora não há assunto algum sobre as eleições no Porto.

offtopic: o PS não tem melhor escolha para o Porto do que o ex-ministro da saúde? um eterno derrotado em eleições autárquicas...vezes sem conta... e que se está a tornar numa espécie de Ilda Figueiredo do partido rosa...

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #139 em: Janeiro 15, 2025, 12:33:04 pm »
97.7 da Observador  nesta altura sem emissão...

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #140 em: Janeiro 15, 2025, 12:43:39 pm »
Parei no apeadeiro durante uns minutos da Observador ontem e hoje e o tema era: Candidata do PS à CM de Lisboa.
:)
Mas tu sabes qual é o candidato da Ad ou PSD, não sei se vão coligados, à Câmara do Porto, não sabes, ou seja esse tema ainda não é assunto para debate, a seu tempo veremos se falam dele ou não, só depois podes criticar, agora não há assunto algum sobre as eleições no Porto.

offtopic: o PS não tem melhor escolha para o Porto do que o ex-ministro da saúde? um eterno derrotado em eleições autárquicas...vezes sem conta... e que se está a tornar numa espécie de Ilda Figueiredo do partido rosa...

Curiosamente, até ver, a Observador foi o único OCS que vi questionar essa escolha. E que questionou diretamente o rival, José Luís Carneiro:

https://observador.pt/especiais/jose-luis-carneiro-sobre-eleicoes-autarquicas-comigo-ate-hoje-nao-houve-qualquer-dialogo/

97.7 da Observador  nesta altura sem emissão...
98.7 Seixal ou 93.7 Amadora?
« Última modificação: Janeiro 15, 2025, 12:45:17 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #141 em: Janeiro 15, 2025, 12:54:10 pm »
Perdão 93.7 Amadora

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #142 em: Janeiro 15, 2025, 03:27:01 pm »
Parei no apeadeiro durante uns minutos da Observador ontem e hoje e o tema era: Candidata do PS à CM de Lisboa.
:)
Mas tu sabes qual é o candidato da Ad ou PSD, não sei se vão coligados, à Câmara do Porto, não sabes, ou seja esse tema ainda não é assunto para debate, a seu tempo veremos se falam dele ou não, só depois podes criticar, agora não há assunto algum sobre as eleições no Porto.

Mas quem é que na Observador debate o Porto se ninguém naquele estúdio vive no Porto ou conhece minimamente o Porto e a unica coisa que conhece do Porto é é a plca a dizer Lisboa.

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #143 em: Janeiro 15, 2025, 03:28:48 pm »
Parei no apeadeiro durante uns minutos da Observador ontem e hoje e o tema era: Candidata do PS à CM de Lisboa.
:)
Mas tu sabes qual é o candidato da Ad ou PSD, não sei se vão coligados, à Câmara do Porto, não sabes, ou seja esse tema ainda não é assunto para debate, a seu tempo veremos se falam dele ou não, só depois podes criticar, agora não há assunto algum sobre as eleições no Porto.

offtopic: o PS não tem melhor escolha para o Porto do que o ex-ministro da saúde? um eterno derrotado em eleições autárquicas...vezes sem conta... e que se está a tornar numa espécie de Ilda Figueiredo do partido rosa...

A falta de gente com protagonismo nacional com base no Porto limita tudo no país e o PS está refém do DDT do PS no Porto.
O Carneiro é de Baião e pouco ou nada conhece do Porto.

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1213
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #144 em: Janeiro 15, 2025, 03:55:09 pm »
Parei no apeadeiro durante uns minutos da Observador ontem e hoje e o tema era: Candidata do PS à CM de Lisboa.
:)
Mas tu sabes qual é o candidato da Ad ou PSD, não sei se vão coligados, à Câmara do Porto, não sabes, ou seja esse tema ainda não é assunto para debate, a seu tempo veremos se falam dele ou não, só depois podes criticar, agora não há assunto algum sobre as eleições no Porto.

offtopic: o PS não tem melhor escolha para o Porto do que o ex-ministro da saúde? um eterno derrotado em eleições autárquicas...vezes sem conta... e que se está a tornar numa espécie de Ilda Figueiredo do partido rosa...

A falta de gente com protagonismo nacional com base no Porto limita tudo no país e o PS está refém do DDT do PS no Porto.
O Carneiro é de Baião e pouco ou nada conhece do Porto.

ora aí está o que é: e não é por decreto ou por querermos que isso seja diferente, ou por referirmos isso a cada post, que alteramos essa dura realidade...

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #145 em: Janeiro 15, 2025, 05:31:07 pm »
ora aí está o que é: e não é por decreto ou por querermos que isso seja diferente, ou por referirmos isso a cada post, que alteramos essa dura realidade...
Segunda figura do Estado: José Pedro Aguiar Branco, natural do Porto, e não faz gala pela pronuncia de esconder a origem. Pelo contrário, numa reunião onde estive com ele há uns meses, disse-nos a nós jovens para lutarmos mais pelas nossas raízes e por um país mais homogeneo.

Terceira figura do Estado: Luis Monenegro, natural de Espinho, município da AMP.

Quarta figura, número 2 na hierarquia do Governo, Paulo Rangel, natural de Vila Nova de Gaia.

Pedro Durate, natural do Porto.

Castro Almeida, natural e ex-autarca de São João da Madeira, concelho da Area Metropolitana do Porto

Tens ainda o ministro da Defesa que é natural de Famalicão, concelho límitrofe à AMP.

O líder da oposição é natural da AMP e o seu rival direto dentro do PS é de Baião, município do distrito do Porto.

O líder do quarto partido é de Braga, correndo o risco de falhar a reeleição, ainda assim não deixou de ir pela sua terra.

Não ponhamos a tónica na área entre o Douro e a Circunvalação. É um erro. É preciso olhar para o macro.

No governo tens seis ministros de Lisboa, contra quatro do Porto. Tens ainda dois de Braga, dois de Viseu, uma de Castelo Branco, uma de Beja, uma de Leiria, um de Aveiro e uma das ex-colónias.

Ainda assim, o verdadeiro peso politico está a Norte, mesmo sem contar com o Presidente de Cascais, que se diz Minhoto.

Neste momento, se o núcleo duro do Governo se quiser sentar nos Aliados a reunir, fá-lo sem dificuldade.

Tivemos duas eleições legislativas disputadas entre um ex Presidente da CMP e da CML. Os Presidentes atuais destas edilidades têm igual peso político. Gaia e Sintra, idem.

Apesar de tudo, parece-me que não estamos mal representados, e que as coisas já foram bem piores. Estamos, isso sim, atrasados por demasiados anos em que tudo se concentrou em torno da corte. Temos agora de correr atrás do prejuízo.

O resto do país então, é paisagem pura.
« Última modificação: Janeiro 15, 2025, 05:37:48 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1213
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #146 em: Janeiro 15, 2025, 05:36:06 pm »
Todos eles tiveram de rumar à capital do império para exercer as suas funções...

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8093
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #147 em: Janeiro 15, 2025, 06:14:49 pm »
Todos eles tiveram de rumar à capital do império para exercer as suas funções...


Também queria a AR e a sede do governo no Porto?

A maioria dos chefes dos governos é oriunda da província...

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #148 em: Janeiro 15, 2025, 06:31:54 pm »
Todos eles tiveram de rumar à capital do império para exercer as suas funções...


Também queria a AR e a sede do governo no Porto?

A maioria dos chefes dos governos é oriunda da província...

È precisamente este tique lisboeta que abunda pelas rádios lisboetas onde tudo que está fora de Lisboa é apelidada de província e os seus habitantes provincianos.
Queria relembrar ao atento que todos os lisboetas também são provincianos pois são naturais da província da Estremadura.
Agora fiquei na duvida se estava a auto proclamar-se de provinciano.
E depois ainda dizem que o centralismo não existe e que todos os portugueses são iguais. :)


radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4910
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #149 em: Janeiro 15, 2025, 06:48:57 pm »
2025 e ainda falar em "província"...