Autor Tópico: TSF  (Lida 794090 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: TSF
« Responder #2520 em: Janeiro 11, 2024, 05:29:11 pm »
Eu sei que a rádio hoje está em greve, mas isso justifica estes números nas escutas online na época em que vivemos?

https://tsfdirecto.tsf.pt/

Até os meus fins de tarde na Lidador, há 14 anos, tinham mais ouvintes no online e naquela altura a penetração do acesso internet não era como é hoje... e foi na reta final da rádio...

Que futuro tem um projeto assim?

45 ouvintes agora? Numa rádio ancorada por uma Rede Regional Norte e vários emissores razoáveis a sul? Máximo de 500 e tal que deve ter sido num relato qualquer?

Vai buscar o número de ouvintes a uma determinada hora para justificar o quê?... Que a TSF não tem ouvintes?... e os 3,5 de Audiência  ... são uma fantasia?... E A TSF Existe há 35 anos, vai fazer 36 daqui a pouco mais de um mês, e vai continuar a existir. A TSF tem Futuro sim. Não seja um profeta da desgraça.

59 ouvintes agora.

Sabe quantos tem a Radar agora, neste momento, neste preciso momentinho? Agorinha mesmo? Uma rádio que já nem é o que foi outrora, com a saída de gente importante?

719. 719!

Uma rádio local de Almada. Uma rádio local de Almada tem mais ouvintes online que uma rádio quase nacional de informação, com um nome "pesado" e imensa história. Mas é só mesmo isso que lhe resta - a história. Neste momento é irrelevante e não tem futuro.

Desenganem-se o que acham que sinto algum prazer a dizer isto - não, preferia estar errado.

O problema é que não estou!

Que bela comparação! A Radar so tem uma frequência, logo é natural que parte do seu auditório (alternativo) a procure no resto do país no formato disponivel, stream.

Os ouvintes da TSF não tem necessidade disso, cobre o território quase todo, e ninguém aguenta ouvir noticias durante todo o horário de expediente.
Não tem nada a ver com isso! Tem a ver com popularidade, por muito que lhe custe.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2521 em: Janeiro 11, 2024, 05:35:43 pm »
Também acho que não se pode comparar muito, ainda para mais em horário laboral onde em 99% das empresas/lojas se ouvem rádios musicais.
Ou seja, as rádios musicais são mais populares que as rádios de palavra.

E dentro das últimas, a TSF é a que apresenta piores resultados.

Isto parece-me claro…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2522 em: Janeiro 11, 2024, 06:27:59 pm »
Gravíssimo: acabei de ouvir há 10 minutos na TSF que Marco Galinha declarou o arresto da participação dele na TSF, 17.59%. (editado 18h32: correspondente a 5 M€!)

É o fim.

César Santos anuncia "Things Will Be Fun" dos Metronomy e "Ruin" de Cat Power agora mesmo em antena. Nossa senhora.
« Última modificação: Janeiro 11, 2024, 06:32:38 pm por Memorias da Radio »

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #2523 em: Janeiro 11, 2024, 07:37:17 pm »
Gravíssimo: acabei de ouvir há 10 minutos na TSF que Marco Galinha declarou o arresto da participação dele na TSF, 17.59%. (editado 18h32: correspondente a 5 M€!)

É o fim.

César Santos anuncia "Things Will Be Fun" dos Metronomy e "Ruin" de Cat Power agora mesmo em antena. Nossa senhora.

... E Pronto é o Fim. Memórias da Rádio anuncia ao Mundo o Fim da TSF.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #2524 em: Janeiro 11, 2024, 07:51:51 pm »
Memórias da Rádio, e o que quer dizer isso de o : 'Marco Galinha declarou o arresto da participação dele na TSF, 17.59%.' Pode Explicar-nos?... e o quanto é Grave? ... E Já agora os temas que o animador passou. Vai ver que já pensou melhor, e aquilo que lançou aqui no f
orum foi uma precipitação. Um Alerta Correio da Manhã.

Luis P Borges

• Sr. Member

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2526 em: Janeiro 11, 2024, 08:09:08 pm »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2527 em: Janeiro 12, 2024, 01:14:06 am »
Há algo que nos temos de perguntar: quanto estamos dispostos a pagar para termos um mercado que não se cinja apenas a rádios musicais de hits? Essa é que é a grande questão. E já agora, como cativar ouvintes a escutarem mais palavra e menos música. Os portugueses não têm uma qualquer doença que os distingue dos demais europeus. Não concordo minimamente com a posição do Rodrigo Saraiva, quando enumera jornais como o Primeiro de Janeiro, o Século ou o Comércio do Porto como tendo sido relevantes, mas fecharam, paciência. No dia em que ficarmos limitados à RTP e a mais um ou outro grupo, e às notícias da Lusa, talvez deitemos lágrimas pelos órgãos que não fizemos os possíveis e os impossíveis para salvar.

Se a TSF precisa de fazer mais e se modernizar? Sem dúvida. Se merece fechar, obviamente não. O mesmo raciocínio vale para o DN. Se quantidade fosse sinónimo de qualidade, as eleições eram feitas num modelo Big Brother.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2528 em: Janeiro 12, 2024, 03:48:10 am »
Memórias da Rádio, e o que quer dizer isso de o : 'Marco Galinha declarou o arresto da participação dele na TSF, 17.59%.' Pode Explicar-nos?... e o quanto é Grave? ... E Já agora os temas que o animador passou. Vai ver que já pensou melhor, e aquilo que lançou aqui no f
orum foi uma precipitação. Um Alerta Correio da Manhã.

Veja lá tanta ironia que ainda lhe faz mal à saúde...

Ouvi na rádio à tarde, e está devidamente suportado:

https://eco.sapo.pt/2024/01/11/marco-galinha-tera-avancado-para-tribunal-com-procedimento-cautelar-de-arresto-na-global-media/
https://expresso.pt/economia/empresas/2024-01-11-Empresario-Marco-Galinha-avanca-para-tribunal-com-procedimento-cautelar-de-arresto-na-Global-Media-781fd54a

Ou ia agora meter aqui coisas porque sim?

É lá agora gravíssimo um acionista que tem 17,59% da empresa e ainda a tem a meias com a quota do WOF ir tentar arrestar/garantir 5 milhões de euros num grupo que está em dificuldades em pagar as contas do próprio dia-a-dia, e que no mês passado ficou mal e não pagou a gente porque faltaram 700 mil euros? Realmente às vezes tenho cada ideia...

Ao que parece Marco Galinha lançou uma proposta para comprar o JN e O Jogo:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/marco-galinha-ofereceu-12-milhoes-a-global-media-pelo-jornal-de-noticias-e-o-jogo/

Entretanto os salários da TSF terão sido processados:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/salarios-de-dezembro-dos-trabalhadores-da-tsf-processados/

Ótimo, isto é que se quer ouvir :) foi com algum atraso, mas foi. Já conseguiram resolver esta. Esperemos que os de Janeiro não atrasem, agora.

Há algo que nos temos de perguntar: quanto estamos dispostos a pagar para termos um mercado que não se cinja apenas a rádios musicais de hits? Essa é que é a grande questão. E já agora, como cativar ouvintes a escutarem mais palavra e menos música. Os portugueses não têm uma qualquer doença que os distingue dos demais europeus. Não concordo minimamente com a posição do Rodrigo Saraiva, quando enumera jornais como o Primeiro de Janeiro, o Século ou o Comércio do Porto como tendo sido relevantes, mas fecharam, paciência. No dia em que ficarmos limitados à RTP e a mais um ou outro grupo, e às notícias da Lusa, talvez deitemos lágrimas pelos órgãos que não fizemos os possíveis e os impossíveis para salvar.

Se a TSF precisa de fazer mais e se modernizar? Sem dúvida. Se merece fechar, obviamente não. O mesmo raciocínio vale para o DN. Se quantidade fosse sinónimo de qualidade, as eleições eram feitas num modelo Big Brother.

Eu arrisco-me a dizer - sujeito aqui a ser "cortadinho" pela excelente "ironia" do dr. Luís Borges, mas adiante - que o problema aqui está mesmo no facto de não haver uma solução como em França, em que as generalistas estão num x campeonato de audiências, e as musicais estão noutro x campeonato de audiências. Neste ponto, acho que o Atento tem toda a razão, e isso fomentaria o aparecimento de mais generalistas e informativas.

Da maneira que está, competem injustamente com as musicais, quando nem o perfil de consumo é o mesmo, nem o tipo de produto é sequer igual. Ou seja, o problema está na Marktest e na sua datadíssima forma de olhar o mercado.

No fundo, uma espécie de questão similar ao que aconteceu em televisão antes da GfK entrar, com a diferença que o meio rádio não movimenta tanto dinheiro.
« Última modificação: Janeiro 12, 2024, 03:53:32 am por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #2529 em: Janeiro 12, 2024, 05:35:13 am »
Quantos nomes fortes, que arrastem ouvintes, há nas rádios tendencialmente de palavra em Portugal?

Quantos nomes fortes, que arrastem ouvintes, há nas rádios tendencialmente de música a metro em Portugal?

Quantos nomes fortes, que arrastem ouvintes, há nas rádios de palavra em Espanha e França,  por exemplo?

Nesses países,  por exemplo, rádios de palavra são de palavra e rádios musicais são musicais. Não há essa coisinha híbrida como em Portugal... No fundo a musiquinha nas de palavra serve para ocupar o espaço mais agressivo e exigente de um programa de reportagem, investigação ou de reflexão...
Noutros tempos havia o fado ou o rancho folclórico...agora há a réplica do duopólio e das suas piadinhas ou o bem comportadinho gravado Portugalex...muito longe do humor corrosivo e assertivo que se ouve, por exemplo, na France Inter.

Aqui se nas rádios tendencialmente de palavra, mormente na Antena , houver mais umas horas de desporto como há nas rádios de serviço público por essa Europa civilizada,  vem logo a gentinha herdeira do estalinismo, salazarismo, os armados  intelectuais da treta e os puritaninhos amantes do big brother de olhinho na fechadura carpir as suas magoazinhas que há desporto a mais (que há informação a mais, que há palavra a mais, que querem mais música - no Programa da Desprovedora foi veiculada essa ideia há uns tempos num dos programas...).

Nada acontece por acaso. Só os distraídos é que podem estar espantados com.aquilo que está a acontecer. E vai evidentemente continuar a acontecer...Prescrição igual para problemas idênticos identificados terá inevitavelmente resultado final semelhante.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2530 em: Janeiro 12, 2024, 11:59:52 am »
Hoje, o Fórum TSF está a ser sobre a Emigração Jovem em Portugal (tema que me diz muito).
Quase nenhum interveniente se imiscuiu de dar força à TSF pela situação difícil.
E os ouvintes intervenientes, certamente, que não foram previamente seleccionados.
A TSF ainda é relevante.

Há uma diferença clara entre as rádios de palavra e musicais.
Eu posso meter no auto-rádio uma Rádio Comercial a tocar e, muitas das vezes, nem presto muita atenção ao cantante.
Numa rádio de palavra, tendencialmente, obriga-me a estar atento à emissão. Tem é o reverso da medalha de que se a conversa não me interessa, mudo mais rapidamente de estação.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #2531 em: Janeiro 12, 2024, 12:04:52 pm »
Hoje, o Fórum TSF está a ser sobre a Emigração Jovem em Portugal (tema que me diz muito).
Quase nenhum interveniente se imiscuiu de dar força à TSF pela situação difícil.
E os ouvintes intervenientes, certamente, que não foram previamente seleccionados.
A TSF ainda é relevante.

Há uma diferença clara entre as rádios de palavra e musicais.
Eu posso meter no auto-rádio uma Rádio Comercial a tocar e, muitas das vezes, nem presto muita atenção ao cantante.
Numa rádio de palavra, tendencialmente, obriga-me a estar atento à emissão. Tem é o reverso da medalha de que se a conversa não me interessa, mudo mais rapidamente de estação.

Em França, as três do pódio são 100% de palavra. A primeira e a terceira classificadas pertencem ao grupo público Radio France (mais detalhes no apartado referente à cs internacional).

https://www.lalettre.pro/photo/art/grande/77765014-56493608.jpg?[object%20Object]

Atento

• Hero Member
« Responder #2532 em: Janeiro 12, 2024, 12:26:38 pm »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2533 em: Janeiro 12, 2024, 12:42:18 pm »
Ponto de situação...

https://www.rtp.pt/noticias/economia/empresarios-do-norte-propoem-solucao-para-a-global-media_n1542963

Resgataram as bolachas Triunfo, já têm alguma experiência em situações complexas. Ahahaha.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #2534 em: Janeiro 12, 2024, 01:05:31 pm »
« Última modificação: Janeiro 12, 2024, 01:07:12 pm por Luis P Borges »