Autor Tópico: TSF  (Lida 788238 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #2550 em: Janeiro 13, 2024, 01:15:59 pm »
Estamos a entrar em offtopic, mas ninguém defende uma rádio de piloto automático exclusivamente. Mas é factual: existem rádios musicais em todos os países da Europa. Isso é inegável.
Claro que a RTP e não só devem apostar em se robustecer em termos de recusros humanos, mas também na diversificação da oferta, nomeadamente de conteúdos de palavra on air. Aliás, para mim é evidente a necessidade de uma Rádio de Notícias na RTP. A própria Antena 1 deve ser generalista, mas ter muito mais conteúdo de palavra em antena, caminhando progressivamente para o exclusivo. Por isso é que têm várias redes. No caso da TSF, o foco é só a informação, e aí que têm de jogar as cartas todas.

O que eu digo é que não depende só das rádios liderarem, há que considerar a especificidade de as pessoas escolherem aquilo que querem ouvir, porque os hábitos enraizados demoram tempo a se alterarem, mesmo que apresente um produto ao mercado com muita qualidade. O que eu acho, e isso vou continuar a insistir, é que não faz sentido termos uma terceira rádio a fazer igual ao que fazem outras duas, quando o espectro é limitado e há necessidades mais proeminentes por suprir. Por exemplo, temos alguma rádio que se assemelhe à DIAL e passe essencialmente música portuguesa? Não temos. Vamos ter mais uma top 50 só pelo prazer de liderar? Isto já para nem falar em questões de distorção de concorrência, porque no dia em que se entrasse por aí, essa rádio tinha de viver sem (ou com menos CAV) e ir a mercado disputar receitas de publicidade.

Lanço-lhe uma questão, que não é para responder, mas para pensar. Porque é que Comercial e RFM lideram? Para além de um Markl, de um Palmeirim ou de um Pedro Fernandes, quem são as outras figuras de destaque para o grande público destas estações? Como vê, não é pelas pessoas terem muita notoriedade que elas lideram, sendo que as intervenções humanas em antena até são diminutas.

Quais são os números das musicais fora do horário nobre?

Quais os efeitos da notoriedade dessas figuras nessas rádios e ao longo do dia?

Há alguma figura nas generalistas tendencialmente de palavra em que haja alguém que se aproxime sequer dessa notoriedade?

Continua sem dizer se quer um país próximo da América Latina ou da Europa civilizada...

Continua sem dizer se quer um grupo RTP em linha com os serviços públicos europeus  liderantes da Europa civilizada ou serviços de nicho residual estatal dominados pelos tentáculos estatais e pelos grupos privados de comunicação social ...

Vou insistir:Repito e isto é indesmentível:" Fortes serviços públicos de média e liderantes = países desenvolvidos e democracias robustas..."

pdnf

• Hero Member
« Responder #2551 em: Janeiro 13, 2024, 02:21:50 pm »
Para encerrar, pela minha parte:

Infelizmente, não são públicos e deviam. Ainda assim, basta andar na rua, no comércio, etc.: imensuravelmente superiores aos de qualquer rádio de palavra.

Acho que menores do que o que o Atento pressupõe. Claro que um nome forte chama ouvintes, mas será a consistência do produto que o torna aptecível. E já não estamos em 1990 em que só a TV criava celebridades. E mesmo nesses tempos, nomes houveram que se impuseram sem ela, hoje com o digital então...
Há alguma figura nas generalistas tendencialmente de palavra em que haja alguém que se aproxime sequer dessa notoriedade?
A Antena 1 até tem um jornalista no principal horário nobre que foi um ator com grande destaque numa das novelas mais vistas de sempre em Portugal.  ;D ;D Fora a brincadeira, a rádio tendencialmente de palavra é feita maioritariamente por jornalistas, que não se pretende que sejam conhecidos exatamente por serem celebridades, mas sim por fazerem um trabalho relevante e com qualidade. Essa mania de endeusarmos vedetas em Portugal...  lá está, problema da procura, não da oferta.

Continua sem dizer se quer um país próximo da América Latina ou da Europa civilizada...

Continua sem dizer se quer um grupo RTP em linha com os serviços públicos europeus  liderantes da Europa civilizada ou serviços de nicho residual estatal dominados pelos tentáculos estatais e pelos grupos privados de comunicação social ...
Acho que as minhas respostas anteriores falam por si. A RTP tem de estar em linha com o que de melhor se faz na Europa, mas também as rádios privadas. Acho que é desejo dos seus profissionais, inclusive, porque o sucesso das respetivas rádios, será obviamente refletido nas respetivas remunerações. Dito isto, e repito, uma vez mais, não depende só da oferta...

Vou insistir:Repito e isto é indesmentível:" Fortes serviços públicos de média e liderantes = países desenvolvidos e democracias robustas..."
Como já expliquei, qualidade pode não ser sinónimo de liderança, e quanto a isso pode dar as voltas que quiser, ter a melhor estratégia do mundo, ter nas manhãs os pivots dos principais telejornais da noite, etc. O que não pode, isso nunca, é deixar de ter um produto apetecível e relevante.

No geral, concordo com grande parte do que escreve, e era muito benéfico para o nosso país que as pessoas se interessassem mais pelos diferentes saberes e pela vida coletiva pública. Infelizmente, gostam mais de ver na praça pública a vida alheia. Como dizia o outro...é a vida! Mas não se pode é baixar os braços e ficarmos limitados a musicais nas rádios, tablóides na imprensa e a canais de novelas na TV.

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2552 em: Janeiro 13, 2024, 02:36:37 pm »
Para encerrar, pela minha parte:

Infelizmente, não são públicos e deviam. Ainda assim, basta andar na rua, no comércio, etc.: imensuravelmente superiores aos de qualquer rádio de palavra.

Acho que menores do que o que o Atento pressupõe. Claro que um nome forte chama ouvintes, mas será a consistência do produto que o torna aptecível. E já não estamos em 1990 em que só a TV criava celebridades. E mesmo nesses tempos, nomes houveram que se impuseram sem ela, hoje com o digital então...
A Antena 1 até tem um jornalista no principal horário nobre que foi um ator com grande destaque numa das novelas mais vistas de sempre em Portugal.  ;D ;D Fora a brincadeira, a rádio tendencialmente de palavra é feita maioritariamente por jornalistas, que não se pretende que sejam conhecidos exatamente por serem celebridades, mas sim por fazerem um trabalho relevante e com qualidade. Essa mania de endeusarmos vedetas em Portugal...  lá está, problema da procura, não da oferta.

Acho que as minhas respostas anteriores falam por si. A RTP tem de estar em linha com o que de melhor se faz na Europa, mas também as rádios privadas. Acho que é desejo dos seus profissionais, inclusive, porque o sucesso das respetivas rádios, será obviamente refletido nas respetivas remunerações. Dito isto, e repito, uma vez mais, não depende só da oferta...

Como já expliquei, qualidade pode não ser sinónimo de liderança, e quanto a isso pode dar as voltas que quiser, ter a melhor estratégia do mundo, ter nas manhãs os pivots dos principais telejornais da noite, etc. O que não pode, isso nunca, é deixar de ter um produto apetecível e relevante.

No geral, concordo com grande parte do que escreve, e era muito benéfico para o nosso país que as pessoas se interessassem mais pelos diferentes saberes e pela vida coletiva pública. Infelizmente, gostam mais de ver na praça pública a vida alheia. Como dizia o outro...é a vida! Mas não se pode é baixar os braços e ficarmos limitados a musicais nas rádios, tablóides na imprensa e a canais de novelas na TV.

É imperioso que a RTP Rádio tenha no seu portfólio uma rádio de informação com uma redação robusta .

Porque é que nenhum partido com assento no Parlamento está muito interessado nisso?

Para reflexão...
:::::::
Olhem...
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0SeWdrGqzpQWiDrWMZxw4L1Lx1KYPk3fqRjrpzkjMgJSqKWpsUNyr7C3StT8ZCvPFl&id=1188465366
« Última modificação: Janeiro 13, 2024, 02:38:31 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2553 em: Janeiro 13, 2024, 02:37:56 pm »
O Atento vive numa bolha, onde existem muitos Atentos ávidos e sedentos por rádios liderantes e de palavra. Um indivíduo que diga, " eu ouço à noite telejornais longuissimos, de quase 2 horas e depois na rádio procura máxima de tudo música, seja ela mais comercial(RFM ou Comercial, ou rádios mais alternativas como a Radar.
Este indeviduo não existe na bolha do Atento, é uma ficção.
E depois como é que o serviço público se pode intrometer no tal duopolio.
Por decreto? Sendo igual a eles(RFM, RC ou M80)?
De resto este discurso do Atento é redondo sem substância.
Portanto rádio, para o Atento é a sua bolha...

Atento

• Hero Member
« Responder #2554 em: Janeiro 13, 2024, 02:39:21 pm »
O Atento vive numa bolha, onde existem muitos Atentos ávidos e sedentos por rádios liderantes e de palavra. Um indivíduo que diga, " eu ouço à noite telejornais longuissimos, de quase 2 horas e depois na rádio procura máxima de tudo música, seja ela mais comercial(RFM ou Comercial, ou rádios mais alternativas como a Radar.
Este indeviduo não existe na bolha do Atento, é uma ficção.
E depois como é que o serviço público se pode intrometer no tal duopolio.
Por decreto? Sendo igual a eles(RFM, RC ou M80)?
De resto este discurso do Atento é redondo sem substância.
Portanto rádio, para o Atento é a sua bolha...

Redondo?

Está em negação...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2555 em: Janeiro 13, 2024, 02:43:15 pm »
O Estado do Sítio não deu à hora certa, estando naquela hora a ser transmitido a Playlist de... .
Tentei ir à página na Internet da TSF ver a grelha de programas e é como procurar uma agulha num palheiro. Não consegui encontrar nada e se pesquisar directamente no Google, quer a página do programa, quer a da grelha, remete-nos a um erro «Página não encontrada».

Fui ao perfil de Facebook do Ricardo Alexandre e está lá uma publicação a anunciar o programa.
Entretanto, já que o novo site da TSF é uma valente treta, procurei no Spotify (onde costumo escutar em diferido) a edição desta semana e nada.

Entretanto os 107.4 MHz do Trevim estão a chegar com alguma dificuldade ao município de Constância.
« Última modificação: Janeiro 13, 2024, 02:44:47 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2556 em: Janeiro 13, 2024, 04:40:36 pm »
Estado do Sítio está neste momento a passar às 19h de Sexta e salvo erro é reposto no Domingo. Neste momento a TSF não tem grelha no site, não sei se vai voltar a ter, por isso para saber só à antiga: escutando...

Atento

• Hero Member
« Responder #2557 em: Janeiro 13, 2024, 04:43:35 pm »
Observador e Antena1 acompanharam o discurso na íntegra de Ventura hoje durante a  manhã...

TSF com música...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2558 em: Janeiro 13, 2024, 04:45:42 pm »
Estado do Sítio está neste momento a passar às 19h de Sexta e salvo erro é reposto no Domingo. Neste momento a TSF não tem grelha no site, não sei se vai voltar a ter, por isso para saber só à antiga: escutando...

Mas o Ricardo Alexandre anunciou o programa há cerca de 3 horas no Facebook.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02AMJAmj5LWPSHtUywej7TLdiwtCKMhUnkiGxnDxLf2Hvjte5SeAb7JADAXUa18kdDl&id=1486959590
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2559 em: Janeiro 13, 2024, 04:47:44 pm »

Mas o Ricardo Alexandre anunciou o programa há cerca de 3 horas no Facebook.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02AMJAmj5LWPSHtUywej7TLdiwtCKMhUnkiGxnDxLf2Hvjte5SeAb7JADAXUa18kdDl&id=1486959590

Ou alguma coisa aconteceu ou não sei então...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2560 em: Janeiro 13, 2024, 05:11:25 pm »
Observador e Antena1 acompanharam o discurso na íntegra de Ventura hoje durante a  manhã...

TSF com música...

Por acaso não me admira: a TSF tem uma matriz maioritariamente de esquerda. Ia dar tempo de antena ao partido mais à direita no Parlamento?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2561 em: Janeiro 13, 2024, 05:41:27 pm »

TSF com música...

Por acaso não me admira: a TSF tem uma matriz maioritariamente de esquerda. Ia dar tempo de antena ao partido mais à direita no Parlamento?

Também fiquei surpreendido por estar a ouvir a Playlist de... na hora do congresso do Chega.
E, depois da uma da tarde, um resumo alargado do discurso do Ventura.

Mas esse argumento para mim tem tanta validade como se me disserem que a Rádio Observador não cobrirá um congresso do PCP ou o discurso do Paulo Raimundo no Avante.

É mais que isso. É uma equipa de política de 4 jornalistas que, até anteontem, teve sem receber.

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2562 em: Janeiro 14, 2024, 05:09:20 pm »
TSF a cortar o discurso de André Ventura às 17h03 sem grande razão para isso, quando ele ainda nem perto estava de acabar. Continuou na Rádio Observador (where else).

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #2563 em: Janeiro 14, 2024, 05:12:30 pm »
TSF a cortar o discurso de André Ventura às 17h03 sem grande razão para isso, quando ele ainda nem perto estava de acabar. Continuou na Rádio Observador (where else).
Fizeram eles muito bem... O gajo só diz aldrabices e parace o novo estaline moderno. Que figuras que temos...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2564 em: Janeiro 14, 2024, 05:19:29 pm »
Fizeram eles muito bem... O gajo só diz aldrabices e parace o novo estaline moderno. Que figuras que temos...

Acho que já toda a gente por aqui percebeu que eu não sou fã do Pedro Nuno, mas hoje, no encerramento do congresso do PS Madeira saiu-se com um soundbite fantástico, com o qual concordo em absoluto: metade do que esse partido diz é impossível de fazer, outra metade é impossível de tolerar.
Dito isto, obviamente que uma rádio com uma linha editorial à esquerda não tem de dar tempo de antena a um político de direita. E atenção que mesmo na Observador a Inês André de Figueiredo e o Miguel Vitervo Dias apertaram bem com eles, como deve ser feito, com a cordialidade necessária.
Rádio é: