Autor Tópico: TSF  (Lida 788236 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #2565 em: Janeiro 14, 2024, 05:31:02 pm »
TSF a cortar o discurso de André Ventura às 17h03 sem grande razão para isso, quando ele ainda nem perto estava de acabar. Continuou na Rádio Observador (where else).
Fizeram eles muito bem... O gajo só diz aldrabices e parace o novo estaline moderno. Que figuras que temos...

Acho que já toda a gente por aqui percebeu que eu não sou fã do Pedro Nuno, mas hoje, no encerramento do congresso do PS Madeira saiu-se com um soundbite fantástico, com o qual concordo em absoluto: metade do que esse partido diz é impossível de fazer, outra metade é impossível de tolerar.
Dito isto, obviamente que uma rádio com uma linha editorial à esquerda não tem de dar tempo de antena a um político de direita. E atenção que mesmo na Observador a Inês André de Figueiredo e o Miguel Vitervo Dias apertaram bem com eles, como deve ser feito, com a cordialidade necessária.

Eu estou a acompanhar. Estão a contrariar factualmente ou a descrever a implicação política a cada passo.

Uma rádio informativa tem que analisar tudo, não só o lado que lhe pode convir ou que lhe pode interessar. Se estão mais à esquerda, contradizem na hora ou nos apontamentos posteriores que fizerem com factos jornalísticos. Opõem democraticamente, usando o poder que detém como órgão de comunicação social. Como eu espero de qualquer projeto sério, posicionado mais à direita ou mais à esquerda.

É a Observador quem o está a fazer apesar de ela própria estar mais à direita. E faz independentemente do lado político que esteja em causa. Sempre fez.

Se a TSF não tem a presença de espírito para o fazer, é um problema da TSF. Se a TSF perder todos os moderados e todos os que a escutam de outros espectros políticos por se acantonar, e acabar a falir de vez, é um problema da TSF.

E note-se que eu critico aqui como criticaria esse acompanhamento a qualquer partido. Mas a verdade é que na semana anterior, na convenção do PS, fizeram acompanhar seis jornalistas - fizeram questão de o expressar e reforçar talvez demasiadas vezes em antena para não ser intencional - e transmitiram, sem cortes, o discurso de Pedro Nuno Santos, e com um comentário ao líder do PS ainda menos parcimonioso no dito questionar jornalístico.

Parece que apanham e gostam de apanhar.
« Última modificação: Janeiro 14, 2024, 05:32:43 pm por Memorias da Radio »

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #2566 em: Janeiro 14, 2024, 05:41:42 pm »
O Chega nem merecia qualquer tipo de cobertura jornalista. Não fazem cá falta nenhuma....

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2567 em: Janeiro 14, 2024, 05:59:51 pm »
É um partido aceite pelo Tribunal Constitucional, para além de ser o terceiro partido mais votado pelo portugueses.
Por esse princípios so PS e PSD teriam direito a serem transmitidos os discursos.
Democracia é isto e este último comentário nada tem de democrático.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #2568 em: Janeiro 14, 2024, 06:03:29 pm »
Sim, mas lá por isso não temos que dar voz a esses ANIMAIS. Chega isso não são pessoas. E fico por aqui que já dei importância de mais a eles é isso que eles querem.
« Última modificação: Janeiro 14, 2024, 06:06:57 pm por brodcastfm »

Atento

• Hero Member
« Responder #2569 em: Janeiro 14, 2024, 06:10:56 pm »
TSF a cortar o discurso de André Ventura às 17h03 sem grande razão para isso, quando ele ainda nem perto estava de acabar. Continuou na Rádio Observador (where else).
Fizeram eles muito bem... O gajo só diz aldrabices e parace o novo estaline moderno. Que figuras que temos...

Acho que já toda a gente por aqui percebeu que eu não sou fã do Pedro Nuno, mas hoje, no encerramento do congresso do PS Madeira saiu-se com um soundbite fantástico, com o qual concordo em absoluto: metade do que esse partido diz é impossível de fazer, outra metade é impossível de tolerar.
Dito isto, obviamente que uma rádio com uma linha editorial à esquerda não tem de dar tempo de antena a um político de direita. E atenção que mesmo na Observador a Inês André de Figueiredo e o Miguel Vitervo Dias apertaram bem com eles, como deve ser feito, com a cordialidade necessária.

Diz o roto ao nu...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2570 em: Janeiro 14, 2024, 06:33:46 pm »

Diz o roto ao nu...

Tambén é quase verdade... 🤣🤣 Apesar de irresponsável, não diz baridades sobe a pessoa humana e os seus direitos. Agira mentir... então em campanha, todos o fazem.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

modernices

• Hero Member
« Responder #2571 em: Janeiro 14, 2024, 08:27:53 pm »

Eu estou a acompanhar. Estão a contrariar factualmente ou a descrever a implicação política a cada passo.

Uma rádio informativa tem que analisar tudo, não só o lado que lhe pode convir ou que lhe pode interessar. Se estão mais à esquerda, contradizem na hora ou nos apontamentos posteriores que fizerem com factos jornalísticos. Opõem democraticamente, usando o poder que detém como órgão de comunicação social. Como eu espero de qualquer projeto sério, posicionado mais à direita ou mais à esquerda.

É a Observador quem o está a fazer apesar de ela própria estar mais à direita. E faz independentemente do lado político que esteja em causa. Sempre fez.

Se a TSF não tem a presença de espírito para o fazer, é um problema da TSF. Se a TSF perder todos os moderados e todos os que a escutam de outros espectros políticos por se acantonar, e acabar a falir de vez, é um problema da TSF.

E note-se que eu critico aqui como criticaria esse acompanhamento a qualquer partido. Mas a verdade é que na semana anterior, na convenção do PS, fizeram acompanhar seis jornalistas - fizeram questão de o expressar e reforçar talvez demasiadas vezes em antena para não ser intencional - e transmitiram, sem cortes, o discurso de Pedro Nuno Santos, e com um comentário ao líder do PS ainda menos parcimonioso no dito questionar jornalístico.

Parece que apanham e gostam de apanhar.

Como é óbvio. Por isso é que estão quase na falência. Xuxalistas

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2572 em: Janeiro 14, 2024, 10:11:33 pm »

Discordo em absoluto com essa visão.
Uma rádio informativa tem a obrigação de dar voz a todas as frentes políticas, sejam elas de Esquerda ou de Direita.
Ainda esta semana o Manuel Acácio (que já foi aqui apelidado de esquerdista até aos ossos) convidou o Prof. Mithá Ribeiro a debater o tema da educação em Portugal.

O jornalismo deve sim «apertar» com os políticos, não numa de prepotência e de exercício de opinião, mas confrontando-os com os factos e fazendo perguntas pertinentes. Sejam eles de Esquerda ou de Direita.

Quanto à TSF. Volto a dizer que não é fácil quando se tem uma equipa de 4, que até há poucos dias não recebia e que a empresa aparentemente não tem dinheiro para ajudas de custo.
Se, por exemplo, o Filipe Santa Bárbara está em Lisboa, é difícil deslocar-se a Viana do Castelo quando não há verba para tal.

Quanto a soundbites de políticos, este fim-de-semana foi pródigo nisso, seja em que facção for.
Mas isso fica para outros fóruns que não este.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #2573 em: Janeiro 14, 2024, 11:37:44 pm »

Discordo em absoluto com essa visão.
Uma rádio informativa tem a obrigação de dar voz a todas as frentes políticas, sejam elas de Esquerda ou de Direita.
Ainda esta semana o Manuel Acácio (que já foi aqui apelidado de esquerdista até aos ossos) convidou o Prof. Mithá Ribeiro a debater o tema da educação em Portugal.

O jornalismo deve sim «apertar» com os políticos, não numa de prepotência e de exercício de opinião, mas confrontando-os com os factos e fazendo perguntas pertinentes. Sejam eles de Esquerda ou de Direita.

Quanto à TSF. Volto a dizer que não é fácil quando se tem uma equipa de 4, que até há poucos dias não recebia e que a empresa aparentemente não tem dinheiro para ajudas de custo.
Se, por exemplo, o Filipe Santa Bárbara está em Lisboa, é difícil deslocar-se a Viana do Castelo quando não há verba para tal.

Quanto a soundbites de políticos, este fim-de-semana foi pródigo nisso, seja em que facção for.
Mas isso fica para outros fóruns que não este.

Começando pelo fim para fechar o offtopic: tenho sempre muitas reservas com pessoas ou partidos que ponham em causa a liberdade da pessoa humana, e que já agora, procurem controlar o discurso, e por consequência, a liberdade de expressão. Nesse capítulo, o atual poder também tem os seus telhados de vidro.  Offtopic fechado.

Uma coisa que reparei foi que o Santa Bárbara quando estavam a entrevistar o Maló de Abreu estava de iphone em punho, em lugar de usar um microfone da estação. Já não haverá dinheiro sequer...para um microfone? Também me lembrei desse pormenor, mas não podia ir um jornalista do Porto? Um Flixbus não deve ficar assim tão caro. Penso que terá sido mesmo uma questão editorial. Concordo contigo, e se eu fosse diretor da TSF cobriria a convenção do CH, mas admito que possa não ter sido essa a opção. Os partidos dos extremos nunca vão ser consensuais, nem com os cidadãos, nem com os OCS. Não sei em que qualidade foi convidado o Prof. Mithá Ribeiro, se como académico ou deputado. Ainda assim, parece-me ser das poucas figuras de relevo naquele partido relativamente moderadas. Digamos que pertence à ala esquerda do Chega. Ahahah.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2574 em: Janeiro 15, 2024, 08:49:53 am »
Os diretores demissionários ainda decidem ou está tudo em auto gestão?

Porque é que tarda tanto a nomeação da nova equipa diretiva?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2575 em: Janeiro 15, 2024, 10:28:40 am »

Estão à espera do final deste tumultuoso processo. Parece-me cada vez mais evidente que o grupo vai ser desmembrado porque simplesmente não é viável.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/global-media-tem-seis-propostas-que-vao-do-aumento-de-capital-a-compra-do-jn-e-tsf/

Deste artigo realço que há uma proposta para aquisição apenas da TSF.
« Última modificação: Janeiro 15, 2024, 10:32:41 am por AG »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2576 em: Janeiro 15, 2024, 01:02:27 pm »

Estão à espera do final deste tumultuoso processo. Parece-me cada vez mais evidente que o grupo vai ser desmembrado porque simplesmente não é viável.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/global-media-tem-seis-propostas-que-vao-do-aumento-de-capital-a-compra-do-jn-e-tsf/

Deste artigo realço que há uma proposta para aquisição apenas da TSF.

Sou demasiado novo para saber com substracto a história da GMG, mas creio que a privatização do Diário de Notícias não deveria ter caído na mesma empresa que detinha o Jornal de Notícias.
É uma espécie de canibalização de meios, mesmo que o JN tenha uma forte importância na Área Metropolitana do Porto e o DN se dilua mais no espectro nacional.

Ajudem-me os mais antigos, por favor.
A TSF chegou a ter estúdios próprios ou foram sempre alugados?

Segundo sei, por exemplo, o edifício onde está o Observador (em Alvalade) é mesmo da empresa.
A TSF ao longo das décadas andou sempre com a casa às costas.
« Última modificação: Janeiro 15, 2024, 01:04:15 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #2577 em: Janeiro 15, 2024, 02:45:50 pm »
As últimas escolhas musicais dos convidados da "Playlist de..." têm sido excelentes, bem diferentes das foleiradas que rádios como a Comercial e a RFM nos apresentam diariamente!

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2578 em: Janeiro 15, 2024, 02:58:16 pm »
As últimas escolhas musicais dos convidados da "Playlist de..." têm sido excelentes, bem diferentes das foleiradas que rádios como a Comercial e a RFM nos apresentam diariamente!

Confirmo. Houve uma playlist recente de uma professora universitária que era uma autêntica viagem a sonoridades alternativas dos anos 80 e 90.

Contudo a T S F, por muito boa música que, para o meu gosto, passa, é uma rádio informativa. Pede-se palavra e investigação.
Sei que sem ovos não se fazem omeletes, mas é triste ouvir a Playlist de... em detrimento de reportagens ou investigação.

Não gostava dos inúmeros espaços de debate partidário que estava em antena, mas a T S F tem que ter palavra e que esta seja em modo jornalístico.

Se a música tem lugar? Claro que sim! Em espaços e horários certos. Não diabolizo a música, quando ela é boa.
« Última modificação: Janeiro 15, 2024, 03:00:04 pm por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #2579 em: Janeiro 15, 2024, 03:59:20 pm »

Confirmo. Houve uma playlist recente de uma professora universitária que era uma autêntica viagem a sonoridades alternativas dos anos 80 e 90.

Contudo a T S F, por muito boa música que, para o meu gosto, passa, é uma rádio informativa. Pede-se palavra e investigação.
Sei que sem ovos não se fazem omeletes, mas é triste ouvir a Playlist de... em detrimento de reportagens ou investigação.

Não gostava dos inúmeros espaços de debate partidário que estava em antena, mas a T S F tem que ter palavra e que esta seja em modo jornalístico.

Se a música tem lugar? Claro que sim! Em espaços e horários certos. Não diabolizo a música, quando ela é boa.

As rádios de palavra não devem ter música.  Devem ter palavra. É assim que acontece lá por fora. Quando há conteúdo e comunicadores e não pseudo as pessoas ficam.