Autor Tópico: TSF  (Lida 788295 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: TSF
« Responder #2580 em: Janeiro 15, 2024, 04:02:59 pm »
Os diretores demissionários ainda decidem ou está tudo em auto gestão?

Porque é que tarda tanto a nomeação da nova equipa diretiva?
Estão à espera do final deste tumultuoso processo. Parece-me cada vez mais evidente que o grupo vai ser desmembrado porque simplesmente não é viável.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/global-media-tem-seis-propostas-que-vao-do-aumento-de-capital-a-compra-do-jn-e-tsf/

Deste artigo realço que há uma proposta para aquisição apenas da TSF.

Sou demasiado novo para saber com substracto a história da GMG, mas creio que a privatização do Diário de Notícias não deveria ter caído na mesma empresa que detinha o Jornal de Notícias.
É uma espécie de canibalização de meios, mesmo que o JN tenha uma forte importância na Área Metropolitana do Porto e o DN se dilua mais no espectro nacional.

Ajudem-me os mais antigos, por favor.
A TSF chegou a ter estúdios próprios ou foram sempre alugados?

Segundo sei, por exemplo, o edifício onde está o Observador (em Alvalade) é mesmo da empresa.
A TSF ao longo das décadas andou sempre com a casa às costas.
Provavelmente sempre foram alugados até pelas características dos edifícios onde a TSF foi tendo estúdios, mas não tenho certezas. A verdade é que a TSF já esteve em todos os cantos de Lisboa - Amoreiras, Alcântara (Ceuta), Marvila (Matinha) e Torres de Lisboa.

No grupo só o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias é que tinham sedes próprias.

A privatização acabou por juntar os dois jornais porque o DN tinha a maioria das ações do JN, uns 52%, portanto já havia alguma relação entre os jornais. E na altura até fazia sentido um diário de referência estar associado a um jornal popular, que era bastante lucrativo e que poderia "alimentar" o DN.
https://dre.tretas.org/dre/28655/resolucao-do-conselho-de-ministros-11-90-de-27-de-marco
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/conselho-de-ministros/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/privatizacao-do-jornal-de-noticias/
« Última modificação: Janeiro 15, 2024, 04:20:53 pm por AG »

Boxx

• Hero Member
« Responder #2581 em: Janeiro 15, 2024, 04:24:29 pm »
As últimas escolhas musicais dos convidados da "Playlist de..." têm sido excelentes, bem diferentes das foleiradas que rádios como a Comercial e a RFM nos apresentam diariamente!

Confirmo. Houve uma playlist recente de uma professora universitária que era uma autêntica viagem a sonoridades alternativas dos anos 80 e 90.

Contudo a T S F, por muito boa música que, para o meu gosto, passa, é uma rádio informativa. Pede-se palavra e investigação.
Sei que sem ovos não se fazem omeletes, mas é triste ouvir a Playlist de... em detrimento de reportagens ou investigação.

Não gostava dos inúmeros espaços de debate partidário que estava em antena, mas a T S F tem que ter palavra e que esta seja em modo jornalístico.

Se a música tem lugar? Claro que sim! Em espaços e horários certos. Não diabolizo a música, quando ela é boa.

As rádios de palavra não devem ter música.  Devem ter palavra. É assim que acontece lá por fora. Quando há conteúdo e comunicadores e não pseudo as pessoas ficam.

não seria tão fundamentalista: a TSF, mesmo nos tempos áureos sempre teve alguma musica, assim como a Observador atualmente.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2582 em: Janeiro 15, 2024, 04:37:01 pm »
Os diretores demissionários ainda decidem ou está tudo em auto gestão?

Porque é que tarda tanto a nomeação da nova equipa diretiva?
Estão à espera do final deste tumultuoso processo. Parece-me cada vez mais evidente que o grupo vai ser desmembrado porque simplesmente não é viável.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/global-media-tem-seis-propostas-que-vao-do-aumento-de-capital-a-compra-do-jn-e-tsf/

Deste artigo realço que há uma proposta para aquisição apenas da TSF.

Sou demasiado novo para saber com substracto a história da GMG, mas creio que a privatização do Diário de Notícias não deveria ter caído na mesma empresa que detinha o Jornal de Notícias.
É uma espécie de canibalização de meios, mesmo que o JN tenha uma forte importância na Área Metropolitana do Porto e o DN se dilua mais no espectro nacional.

Ajudem-me os mais antigos, por favor.
A TSF chegou a ter estúdios próprios ou foram sempre alugados?

Segundo sei, por exemplo, o edifício onde está o Observador (em Alvalade) é mesmo da empresa.
A TSF ao longo das décadas andou sempre com a casa às costas.
Provavelmente sempre foram alugados até pelas características dos edifícios onde a TSF foi tendo estúdios, mas não tenho certezas. A verdade é que a TSF já esteve em todos os cantos de Lisboa - Amoreiras, Alcântara (Ceuta), Marvila (Matinha) e Torres de Lisboa.

No grupo só o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias é que tinham sedes próprias.

A privatização acabou por juntar os dois jornais porque o DN tinha a maioria das ações do JN, uns 52%, portanto já havia alguma relação entre os jornais. E na altura até fazia sentido um diário de referência estar associado a um jornal popular, que era bastante lucrativo e que poderia "alimentar" o DN.
https://dre.tretas.org/dre/28655/resolucao-do-conselho-de-ministros-11-90-de-27-de-marco
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/conselho-de-ministros/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/privatizacao-do-jornal-de-noticias/

Muito obrigado pelas informações que desconhecia por completo.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #2583 em: Janeiro 15, 2024, 04:41:01 pm »
Lá está Bauer deve estar interessada em ficar com a TSF.

Boxx

• Hero Member
« Responder #2584 em: Janeiro 15, 2024, 04:44:23 pm »

de onde tirou essa "ideia"?

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #2585 em: Janeiro 15, 2024, 04:46:19 pm »

de onde tirou essa "ideia"?
É uma possibilidade que deve estar em cima da mesa. Apesar da notícia do Jornal Económico não ter feito referência. Eles ficariam com a rede regional norte, seria muito importante para o desenvolvimento da atividade deles em Portugal.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2586 em: Janeiro 15, 2024, 04:50:52 pm »
As últimas escolhas musicais dos convidados da "Playlist de..." têm sido excelentes, bem diferentes das foleiradas que rádios como a Comercial e a RFM nos apresentam diariamente!

Confirmo. Houve uma playlist recente de uma professora universitária que era uma autêntica viagem a sonoridades alternativas dos anos 80 e 90.

Contudo a T S F, por muito boa música que, para o meu gosto, passa, é uma rádio informativa. Pede-se palavra e investigação.
Sei que sem ovos não se fazem omeletes, mas é triste ouvir a Playlist de... em detrimento de reportagens ou investigação.

Não gostava dos inúmeros espaços de debate partidário que estava em antena, mas a T S F tem que ter palavra e que esta seja em modo jornalístico.

Se a música tem lugar? Claro que sim! Em espaços e horários certos. Não diabolizo a música, quando ela é boa.

As rádios de palavra não devem ter música.  Devem ter palavra. É assim que acontece lá por fora. Quando há conteúdo e comunicadores e não pseudo as pessoas ficam.

não seria tão fundamentalista: a TSF, mesmo nos tempos áureos sempre teve alguma musica, assim como a Observador atualmente.
Pois tinha. E não era tão pouca quanto isso, mesmo em hora de ponta:

https://www.mixcloud.com/radiodependente/tsf-03-09-1989/

OBdS, escusas de agradecer. Estou cá para isso.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2587 em: Janeiro 15, 2024, 05:24:27 pm »

Mas podem existir programas de música em rádios de palavra. Na SER já apanhei um programa ao estilo do "A Minha Playlist". Por exemplo, não me choca que até possa estar a umas 14h, com entrevista a quem escolhe os temas sobre a sua atividade entre músicas. É um formato de palavra leve, e agradável ao mesmo tempo. Agora música em playlist, concordo com o Atento, pelo menos, progressivamente dever-se-ia trilhar esse caminho, educando o auditório. Penso que, por razões óbvias, deveria ser a Antena 1 a dar o exemplo.

.

E assim deveria continuar, nem que o DN evoluísse para se tornar um jornal exclusivamente como o Observador, e a TSF fosse a rádio do DN, com duas redações fortes, uma a Norte e outra a sul.
Mas é curioso: já repararam que, tal como na rádio, na imprensa escrita, os jornais que dão lucro são os populares? Há, de facto, uma crise de busca de conhecimento e de interesse pela vida pública da população portuguesa, que é bastante alienada das decisões importantes que se tomam no país.

É uma possibilidade que deve estar em cima da mesa. Apesar da notícia do Jornal Económico não ter feito referência. Eles ficariam com a rede regional norte, seria muito importante para o desenvolvimento da atividade deles em Portugal.
Deus nos livre da Bauer por as mãos na RRN. Eu acho que a proposta não deve ser essa... Observador, palpita-me!

Ouvir o trânsito de Lisboa hoje ou em 89... só falta a Vasco da Gama, de resto, tudo na mesma 35 anos depois... Ahahaha!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2588 em: Janeiro 15, 2024, 05:25:30 pm »

Os modelos de palavra tipo france info, rtl, inter, bbc 4, ser, cope, rne não têm música.

Pdf, mas aí a Antena1 tem de avançar para a rádio das estrelas...

Por exemplo,  José Pedro Vasconcelos em vez de estar arrumado na rtptv já devia andar pela Antena1...
« Última modificação: Janeiro 15, 2024, 05:27:47 pm por Atento »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2589 em: Janeiro 15, 2024, 05:40:03 pm »

Os modelos de palavra tipo france info, rtl, inter, bbc 4, ser, cope, rne não têm música.

Por exemplo,  José Pedro Vasconcelos em vez de estar arrumado na rtptv já devia andar pela Antena1...

Não é exatamente verdade, a SER vai tendo música, às vezes nos últimos 2/3 minutos antes da hora certa entra um tema. Não tem é em modo playlist. também na COPE já apanhei um programa sobre sonoridades hispânicas. Agora a música deve representar 1% da grelha, nem isso, provavelmente. Como referi acima, já apanhei na SER um programa ao estilo a minha playlist.
Na parte das estrelas... concordamos em discordar. Nem tampouco acho o José Pedro Vasconcelos uma. Temos nomes mais fortes na rádio do que na TV, em minha modesta opinião. Se são figuras públicas? Não. Se têm de o ser, talvez não também.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2590 em: Janeiro 15, 2024, 05:51:52 pm »

Não é exatamente verdade, a SER vai tendo música, às vezes nos últimos 2/3 minutos antes da hora certa entra um tema. Não tem é em modo playlist. também na COPE já apanhei um programa sobre sonoridades hispânicas. Agora a música deve representar 1% da grelha, nem isso, provavelmente. Como referi acima, já apanhei na SER um programa ao estilo a minha playlist.
Na parte das estrelas... concordamos em discordar. Nem tampouco acho o José Pedro Vasconcelos uma. Temos nomes mais fortes na rádio do que na TV, em minha modesta opinião. Se são figuras públicas? Não. Se têm de o ser, talvez não também.

Pode ser no período de desconexão...Há emissoras commais publicidade do que outras e as que não têm podem meter música até haver outra vez conexão nacional.

Atento

• Hero Member

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2592 em: Janeiro 16, 2024, 01:04:29 pm »

Pois tinha. E não era tão pouca quanto isso, mesmo em hora de ponta:

https://www.mixcloud.com/radiodependente/tsf-03-09-1989/

OBdS, escusas de agradecer. Estou cá para isso.

É sempre bom aprender com gente que viveu esses tempos.

Quanto à musica em antena, relembro as palavras proferidas pelo Emídio Rangel a 29 de Fevereiro de 1988:

«Uma rádio de notícias e música...»

É incrível o facto da voz do Paulo Sérgio manter-se praticamente intacta, notando-o mais escorreito em 1989 que agora.
« Última modificação: Janeiro 16, 2024, 01:10:04 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2593 em: Janeiro 16, 2024, 04:08:56 pm »
É sempre bom aprender com gente que viveu esses tempos.

Quanto à musica em antena, relembro as palavras proferidas pelo Emídio Rangel a 29 de Fevereiro de 1988:

«Uma rádio de notícias e música...»

É incrível o facto da voz do Paulo Sérgio manter-se praticamente intacta, notando-o mais escorreito em 1989 que agora.
Eu este período inicial não vivi, só me lembro de ouvir a TSF a partir de 94/95 muito graças aos meus pais que eram ouvintes fiéis.

Pesquisei foi muito sobre estes temas ao longo dos últimos anos, é um hobbie meu.
« Última modificação: Janeiro 19, 2024, 10:42:46 am por AG »

Atento

• Hero Member
« Responder #2594 em: Janeiro 16, 2024, 04:14:20 pm »