Autor Tópico: TSF  (Lida 788287 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #1650 em: Fevereiro 19, 2023, 02:51:18 pm »
Nessa notícia diz inclusivamente que vários pisos estavam já inativos e bastante degradados. E de facto, na foto das janelas vêem-se placas de várias cores…

Sinais dos tempos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1651 em: Fevereiro 21, 2023, 02:51:15 pm »
A TSF foi a vencedora do prémio 5 estrelas na categoria Rádio de Informação. Considerando o desempenho da estação no último ano, entendo que o prémio foi mal entregue, justificar-se-ia mais ter sido atribuído ou à Antena 1 ou à Observador.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1652 em: Fevereiro 21, 2023, 06:31:20 pm »
A TSF foi a vencedora do prémio 5 estrelas na categoria Rádio de Informação. Considerando o desempenho da estação no último ano, entendo que o prémio foi mal entregue, justificar-se-ia mais ter sido atribuído ou à Antena 1 ou à Observador.

Teria sido melhor atribuído à própria Renascença…

Atento

• Hero Member
« Responder #1653 em: Fevereiro 21, 2023, 06:59:16 pm »

Teria sido melhor atribuído à própria Renascença…

Foi votação dos ouvintes?

Se sim, creio que aqui há uma certa voz do passado em que noutros tempos esse prémio teria sido merecido. Os votantes associaram o desempenho passado ao atual presente... talvez!

MPFM

• Full Member
« Responder #1654 em: Fevereiro 21, 2023, 09:41:13 pm »
Para mim qualquer prémio "5 estrelas" é uma treta, seja em que categoria for.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #1655 em: Fevereiro 21, 2023, 10:05:16 pm »
Prémios comprados, valem o que valem.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1656 em: Fevereiro 21, 2023, 11:13:38 pm »
Vamos aqui desconstruir um bocadinho este galardão dado à TSF?
E isto vale para qualquer outra marca, já agora.

Ora bem: a metodologia está disponível neste link. https://cinco-estrelas.pt/metodologia/#

E afirma-se que o Prémio Cinco Estrelas reflete a preferência dos consumidores.

E o que eu pergunto é: “ai sim?”… É que não está estruturado para isso!

A primeira fase é clínica: o Focus Group (nome fancy para uma reunião de estudos de mercado em que o representante interessado  está a ver sempre, reunião esta que normalmente é gravada até para pensamento posterior, e eu sei isto porque já participei em reuniões destas em Lisboa várias vezes) não vai avaliar a marca. O Focus Group vai *dar os aspetos* pelos quais avaliar a marca, que *ainda* vão ser cruzados com o Comité (ou não fosse o que é), e depois vai para a fase seguinte.

A 2ª fase atribui 50% de peso à experimentação. Mas, detalhe chave: não é executada por qualquer consumidor. É executada pelo Comité do galardão! 50% de peso pela “satisfação na experimentação”, 10% pelo “preço/qualidade”, 10% pela “intenção de compra/recomendação”.

Ou seja: ouviste umas notícias soltas na rádio e gostaste do conteúdo delas? Conta 50%. Os outros 10% são sempre totais porque a rádio é grátis, os restantes 10% levam sempre pontuação máxima porque ao consumir… já compraste.

Se o critério já é torto, a avaliação nem é feita por pessoas a sério, é pelo comité em si e isso fica patente na conjugação verbal que se cria, o “fazem-se testes”. Ai sim? Quem? Pois.

A terceira e última fase vale 30%, e essa sim é alvo de teste normal junto do público, MAS apenas para dois aspetos: confiança na marca, que vale mais 15%; e inovação, que vale mais 15. Como é virtualmente impossível uma rádio de notícias inovar muito num estilo rígido como o é o das notícias, do comentário e da opinião, este plano deve levar logo à cabeça nota máxima; e depois a confiança na marca pode de facto variar, mas quem ouve rádio sabe o que significa a marca TSF e por isso tende a dar também nota alta, mesmo que não ouça a rádio há seis séculos, porque não se avalia se é um ouvinte da estação, só se gosta da marca. No limite até podia não ter nem um emissor a emitir: se continuasse a existir e não se tivesse sabido de qualquer polémica, levaria à mesma o prémio 5 Estrelas.

Uma pesquisa simples dá me uma morada na Quinta do Lambert, no Lumiar, em Lisboa. Não fica barato. E como é que eles se sustentam?

Simples: isto é um prémio disfarçado de preferência do consumidor, por um lado, e disfarçado de estudo de mercado, por outro, que na verdade mais não é que um fogo de vista pensado no destinatário final, o consumidor, com vista a que ele reconheça mais aquela marca e consuma mais aquela marca, mas não se lhe determina qualquer qualidade por parte da população em geral. Quem determina a qualidade é o Comité, que, surpresa!, é o principal interessado em dar o prémio e dar o estudo de confiança de marca, porque assim perpetua a razão de existência do seu trabalho e a razão d existência do seu ordenado e dos seus lucros.

É um modelo de negócio a toda a prova… exceto uma: a da ética perante o consumidor. Uma aldrabice autêntica made in Lisboa, feita e pensada para inglês ver e consumir, mas a um nível empresarial. A marca agradece a valorização com estudo encapotado, a empresa do 5 Estrelas agradece o pagamento do estudo mascarado como “candidatura” e “seletivo”, o consumidor come aquilo porque um prémio é na pior das hipóteses neutro e não faz mal, e na melhor das hipóteses leva a consumir mais, e no fim quem morre… é a ética.

Aprendam comigo que eu não duro sempre.

« Última modificação: Fevereiro 21, 2023, 11:16:47 pm por Memorias da Radio »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #1657 em: Fevereiro 21, 2023, 11:26:03 pm »
Exactamente, puro marketing!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1658 em: Fevereiro 24, 2023, 09:04:27 am »
O repórter Rui Hipólito está em Kiev e interviu nos jornal das 8h a partir dos estúdios da rádio pública ucraniana.
Tivessem assim este esforço sempre...

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1659 em: Fevereiro 24, 2023, 09:32:43 am »
O repórter Rui Hipólito está em Kiev e interviu nos jornal das 8h a partir dos estúdios da rádio pública ucraniana.
Tivessem assim este esforço sempre...

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

Uma excelente ideia esta de mostrar o notável trabalho da rádio pública ucraniana. O repórter português interveio de forma muito simples e esclarecedora do ambiente que se vive naquela rádio, que tem prestado um serviço público em tempo de guerra - nada fácil!

SamM

• Hero Member
« Responder #1660 em: Fevereiro 24, 2023, 02:16:35 pm »
A TSF a levar abadas da Observador, como muito dizem neste forum...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1661 em: Fevereiro 25, 2023, 01:38:17 am »
Entretanto, TSF 107.4 com um “ruído de microondas” de fundo bastante alto, que só o compressor disfarça metade mas é inequívoco em vozes, e outra confirmação, mais grave: está preso por arames.

A alimentação para tudo o que são emissores da TSF é, como é bem sabido, por satélite. Neste momento os 107.4 não recebem a emissão por satélite. É inequivocamente vinda direta do FM, do analógico e creio que estejam a ser alimentados até por feixe ao emissor, porque só por si ter alimentação via FM não justifica o ruído de fundo que se está a ouvir ali e que só ouvi em gravações da Comercial versão Presslivre e testemunhei eu próprio da emissão da antiga 93.7 Fi FM antes da modernização que levou.

Tem toda a sintomatologia de uma emissão captada assim: som mais “dentro do poço”, falta de agudos, som mais granular e menos definido, com perdas nítidas face aos emissores alimentados em digital.  E se não me engano, pelo perfil de som tudo me indica que estará a captar dos 105.3 (que em Coimbra chegam a Cantanhede). Por isso é que o emissor de Valongo anda tão bom: sabem que estão a esticar a manta e não podem vacilar, porque se vacilam… já era.

Por sua vez, 107.6 estão com um som diferente de 107.4 e 105.3, mas isso já é habitual nesta gestão e não é notícia nenhuma, só não é o standard há mais de 20 anos, mas tudo bem.

O som na Lousã está pior que da última vez que lá passei, há uns valentes 5 meses. Não me admiraria nada de estar a operar com equipamentos mais antigos de transmissão.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #1662 em: Fevereiro 25, 2023, 10:10:03 am »
Entretanto, TSF 107.4 com um “ruído de microondas” de fundo bastante alto, que só o compressor disfarça metade mas é inequívoco em vozes, e outra confirmação, mais grave: está preso por arames.

A alimentação para tudo o que são emissores da TSF é, como é bem sabido, por satélite. Neste momento os 107.4 não recebem a emissão por satélite. É inequivocamente vinda direta do FM, do analógico e creio que estejam a ser alimentados até por feixe ao emissor, porque só por si ter alimentação via FM não justifica o ruído de fundo que se está a ouvir ali e que só ouvi em gravações da Comercial versão Presslivre e testemunhei eu próprio da emissão da antiga 93.7 Fi FM antes da modernização que levou.

Tem toda a sintomatologia de uma emissão captada assim: som mais “dentro do poço”, falta de agudos, som mais granular e menos definido, com perdas nítidas face aos emissores alimentados em digital.  E se não me engano, pelo perfil de som tudo me indica que estará a captar dos 105.3 (que em Coimbra chegam a Cantanhede). Por isso é que o emissor de Valongo anda tão bom: sabem que estão a esticar a manta e não podem vacilar, porque se vacilam… já era.

Por sua vez, 107.6 estão com um som diferente de 107.4 e 105.3, mas isso já é habitual nesta gestão e não é notícia nenhuma, só não é o standard há mais de 20 anos, mas tudo bem.

O som na Lousã está pior que da última vez que lá passei, há uns valentes 5 meses. Não me admiraria nada de estar a operar com equipamentos mais antigos de transmissão.

Acho estranho o principal emissor da TSF estar a receber som dos 105,3, visto que existe parabólica junto ao emissor. Se assim for é um erro tremendo! Posso dizer que os 103,1 das Caldas estão igualmente com esse efeito de fundo, mas esse emissor deve estar a ser alimentado pela Lousã.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1663 em: Fevereiro 25, 2023, 12:18:04 pm »

Resumindo: um dia em que o material em Santa Justa vá "abaixo", quase metade de Portugal fica sem conseguir ouvir satisfatoriamente a TSF. E dizer metade do país não é um grande exagero, tendo em conta a cobertura excepcional dos 107,4 MHz (à semelhança dos outros emissores no Trevim)...

Ter uma situação tão precária no alto do Trevim, fazendo depender o emissor do funcionamento do emissor de Valongo, é um erro grave.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2023, 12:20:28 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #1664 em: Fevereiro 25, 2023, 12:20:22 pm »
Resumindo: um dia em que o material em Santa Justa vá "abaixo", quase metade de Portugal fica sem conseguir ouvir satisfatoriamente a TSF. E dizer metade do país não é um grande exagero, tendo em conta a cobertura excepcional dos 107,4 MHz (à semelhança dos outros emissores no Trevim)...

Parece-me arriscar um bocado em demasia cim a aproximação do Verão, contar com Santa Justa para dar sinal à Lousã. Quando a 3 do Montejunto começar a fazer das suas, vai ser engraçado de se ver, vai...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.