Autor Tópico: TSF  (Lida 788235 vezes)

modernices

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #1665 em: Fevereiro 25, 2023, 12:25:30 pm »
Isso está assim há mais de 6 meses… até já tinha referido aqui.
Como é que vocês sabem como é que está a ser alimentado?

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1666 em: Fevereiro 25, 2023, 12:26:28 pm »
Resumindo: um dia em que o material em Santa Justa vá "abaixo", quase metade de Portugal fica sem conseguir ouvir satisfatoriamente a TSF. E dizer metade do país não é um grande exagero, tendo em conta a cobertura excepcional dos 107,4 MHz (à semelhança dos outros emissores no Trevim)...

Parece-me arriscar um bocado em demasia cim a aproximação do Verão, contar com Santa Justa para dar sinal à Lousã. Quando a 3 do Montejunto começar a fazer das suas, vai ser engraçado de se ver, vai...

Se for por feixe, não existe esse problema, mas se o equipamento na Lousã estiver mesmo a receber o áudio da emissão dos 105,3 MHz, podem acontecer coisas engraçadas - e não apenas da Antena 3 Montejunto...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1667 em: Fevereiro 25, 2023, 12:58:10 pm »

Saber de experiência feito… a TSF sempre teve sinal de satélite e eu por acaso tive a sorte de poder ouvir frequências alimentadas assim nestes anos, para saber. Nota se a diferença mas é preciso ouvir em concreto para destrinçar a coisa, cada uma (digital / analógico) tem sintomas específicos.

O transporte em analógico tem ruídos, tem sons, depende de uma optimização correta e de manutenção regular para não ter deficiências. Como a TSF na manutenção é o que sabemos desde há bastante a esta parte, fica fácil de perceber o que é que anda no adro…

Resumindo: um dia em que o material em Santa Justa vá "abaixo", quase metade de Portugal fica sem conseguir ouvir satisfatoriamente a TSF. E dizer metade do país não é um grande exagero, tendo em conta a cobertura excepcional dos 107,4 MHz (à semelhança dos outros emissores no Trevim)...

Parece-me arriscar um bocado em demasia cim a aproximação do Verão, contar com Santa Justa para dar sinal à Lousã. Quando a 3 do Montejunto começar a fazer das suas, vai ser engraçado de se ver, vai...

Se for por feixe, não existe esse problema, mas se o equipamento na Lousã estiver mesmo a receber o áudio da emissão dos 105,3 MHz, podem acontecer coisas engraçadas - e não apenas da Antena 3 Montejunto...

Ali a partir de Maio ou Junho já percebemos em concreto… uma coisa é certa: se aqui há uns tempos era considerado um exagero o AG dizer que a manutenção estava ao nível da Comercial dos 90s, agora penso que seja seguro de dizê-lo. Operar pela bitola mínima nunca correu bem nestas coisas… nunca. E de certeza que houve falhas nestes meses. Eu é que para não me enervar optei por quase nem passar na estação.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1668 em: Fevereiro 25, 2023, 02:12:31 pm »

Saber de experiência feito… a TSF sempre teve sinal de satélite e eu por acaso tive a sorte de poder ouvir frequências alimentadas assim nestes anos, para saber. Nota se a diferença mas é preciso ouvir em concreto para destrinçar a coisa, cada uma (digital / analógico) tem sintomas específicos.

O transporte em analógico tem ruídos, tem sons, depende de uma optimização correta e de manutenção regular para não ter deficiências. Como a TSF na manutenção é o que sabemos desde há bastante a esta parte, fica fácil de perceber o que é que anda no adro…

Ali a partir de Maio ou Junho já percebemos em concreto… uma coisa é certa: se aqui há uns tempos era considerado um exagero o AG dizer que a manutenção estava ao nível da Comercial dos 90s, agora penso que seja seguro de dizê-lo. Operar pela bitola mínima nunca correu bem nestas coisas… nunca. E de certeza que houve falhas nestes meses. Eu é que para não me enervar optei por quase nem passar na estação.

Podemos estar certo de uma coisa: vai correr muito mal. Será mais cedo ou vai ser mais tarde, mas um dia metade do país fica sem ouvir a TSF. A única dúvida é o "quando"...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Atento

• Hero Member
« Responder #1669 em: Fevereiro 25, 2023, 03:15:58 pm »

Podemos estar certo de uma coisa: vai correr muito mal. Será mais cedo ou vai ser mais tarde, mas um dia metade do país fica sem ouvir a TSF. A única dúvida é o "quando"...

A rádio e o grupo têm que ser encaixados noutro grupo multimédia.

Em Portugal, é necessário reconfigurar o espectro e partir para fusões a fim de dar músculos aos grupos.

LMS

• Full Member
« Responder #1670 em: Fevereiro 26, 2023, 12:28:49 am »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1671 em: Fevereiro 26, 2023, 10:29:36 pm »
Excelente escolha, a da Maria Ruef, que deixou saudades no papel do Taxista.

Tambem os programas de debate me parecem interessantes...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1672 em: Fevereiro 27, 2023, 01:04:36 am »
Uma ou outra aposta interessante mas nada de relevante. A TSF devia apostar numa grelha totalmente nova, ou quase.

Mas acima de tudo, por favor mudem aquela plástica. Ainda devem haver jingles com uns 15 anos ou mais no ar.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1673 em: Fevereiro 27, 2023, 01:34:01 am »
Não há 500€ para mudar a plástica?

A única pergunta que quero fazer hoje.

E digo já 500€ para não se fazer pela bitola mínima e serem jingles personalizados, mas que fossem 250€.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1674 em: Fevereiro 27, 2023, 11:03:10 am »
Uma ou outra aposta interessante mas nada de relevante. A TSF devia apostar numa grelha totalmente nova, ou quase.

Mas acima de tudo, por favor mudem aquela plástica. Ainda devem haver jingles com uns 15 anos ou mais no ar.

Por vezes a qualidade do tradicional, sobretudo quando foi bem feito na ocasião, vale mais do que uma modernização aparente e superficial...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #1675 em: Fevereiro 27, 2023, 01:31:27 pm »
Já agora, e a título de curiosidade, um jingle ainda dos primórdios, do tempo em que ainda andavam pelas Amoreiras ou já em Alcântara (Out. 95).

Simples, bem feito e que dava gosto ouvir.

http://www-ctp.di.fct.unl.pt/~amd/radio/jingles/tsf-6.mp3

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1676 em: Fevereiro 27, 2023, 01:51:49 pm »

Por vezes a qualidade do tradicional, sobretudo quando foi bem feito na ocasião, vale mais do que uma modernização aparente e superficial...

Pois, como o desastre que ouvimos na Rádio Nova, por exemplo.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1677 em: Fevereiro 27, 2023, 01:58:41 pm »

Certo.

Podiam aproveitar os 35 anos para isso, trazerem o pacote de jingles dos anos 90 que para mim é do melhor que alguma vez ouvi.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1678 em: Fevereiro 27, 2023, 02:06:29 pm »
Entretanto, TSF 107.4 com um “ruído de microondas” de fundo bastante alto, que só o compressor disfarça metade mas é inequívoco em vozes, e outra confirmação, mais grave: está preso por arames.

A alimentação para tudo o que são emissores da TSF é, como é bem sabido, por satélite. Neste momento os 107.4 não recebem a emissão por satélite. É inequivocamente vinda direta do FM, do analógico e creio que estejam a ser alimentados até por feixe ao emissor, porque só por si ter alimentação via FM não justifica o ruído de fundo que se está a ouvir ali e que só ouvi em gravações da Comercial versão Presslivre e testemunhei eu próprio da emissão da antiga 93.7 Fi FM antes da modernização que levou.

Tem toda a sintomatologia de uma emissão captada assim: som mais “dentro do poço”, falta de agudos, som mais granular e menos definido, com perdas nítidas face aos emissores alimentados em digital.  E se não me engano, pelo perfil de som tudo me indica que estará a captar dos 105.3 (que em Coimbra chegam a Cantanhede). Por isso é que o emissor de Valongo anda tão bom: sabem que estão a esticar a manta e não podem vacilar, porque se vacilam… já era.

Por sua vez, 107.6 estão com um som diferente de 107.4 e 105.3, mas isso já é habitual nesta gestão e não é notícia nenhuma, só não é o standard há mais de 20 anos, mas tudo bem.

O som na Lousã está pior que da última vez que lá passei, há uns valentes 5 meses. Não me admiraria nada de estar a operar com equipamentos mais antigos de transmissão.

Acho estranho o principal emissor da TSF estar a receber som dos 105,3, visto que existe parabólica junto ao emissor. Se assim for é um erro tremendo! Posso dizer que os 103,1 das Caldas estão igualmente com esse efeito de fundo, mas esse emissor deve estar a ser alimentado pela Lousã.

Está por satélite. O que acontece é que os equipamentos em utilização para receber e emitir os 107,4 devem ter voltado à era analógica num qualquer elo da cadeia áudio (aqui não sei dizer qual) talvez por avaria de um qualquer elemento (também não sei dizer qual) e produz o típico ruído de interferência por RF

Vejam lá se não é este, no fundo... https://www.youtube.com/watch?v=wS1x7LIrRrk

pdnf

• Hero Member
« Responder #1679 em: Fevereiro 27, 2023, 03:17:37 pm »
Novidades a propósito dos 35 anos…
https://www.dn.pt/media/maria-rueff-regressa-a-radio-humor-volta-a-tsf-15904126.html

Ora bem, quanto ao programa das festas da TSF para as manhãs desta semana, começo por lamentar que a detentora da RRN não passe pelo menos um dia na região Centro, onde os seus emissores se fazem escutar em praticamente todo o território. Começar em Lisboa faz sentido, menos mal que terminam em Braga. Emissões no Bolhão são sempre momentos bem interessantes, não sei é se é muito a praia da TSF... veremos.

Quanto à grelha, nota muito positiva para o regresso de Maria Rueff a antena. A fazer lembrar os saudosos "Cromos TSF" um dos programas que me fez crescer a gostar de rádio. No tocante ao debate, muito bom ver os sub-35 muito bem representados, numa das rádios mais formais do país. Curioso para ver o combate Adriana-Leonor, apesar de serem amigas, em termos políticos estão nos antípodas. Mas são duas boas aquisições.

Ok, mas que não percam a identidade. Aquela música lembro-me dela na TSF desde que tenho memórias sonoras, algures por 95/96. É uma imagem de marca da estação.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.