Isso está assim há mais de 6 meses… até já tinha referido aqui.
Como é que vocês sabem como é que está a ser alimentado?
Saber de experiência feito… a TSF sempre teve sinal de satélite e eu por acaso tive a sorte de poder ouvir frequências alimentadas assim nestes anos, para saber. Nota se a diferença mas é preciso ouvir em concreto para destrinçar a coisa, cada uma (digital / analógico) tem sintomas específicos.
O transporte em analógico tem ruídos, tem sons, depende de uma optimização correta e de manutenção regular para não ter deficiências. Como a TSF na manutenção é o que sabemos desde há bastante a esta parte, fica fácil de perceber o que é que anda no adro…
Resumindo: um dia em que o material em Santa Justa vá "abaixo", quase metade de Portugal fica sem conseguir ouvir satisfatoriamente a TSF. E dizer metade do país não é um grande exagero, tendo em conta a cobertura excepcional dos 107,4 MHz (à semelhança dos outros emissores no Trevim)...
Parece-me arriscar um bocado em demasia cim a aproximação do Verão, contar com Santa Justa para dar sinal à Lousã. Quando a 3 do Montejunto começar a fazer das suas, vai ser engraçado de se ver, vai...
Se for por feixe, não existe esse problema, mas se o equipamento na Lousã estiver mesmo a receber o áudio da emissão dos 105,3 MHz, podem acontecer coisas engraçadas - e não apenas da Antena 3 Montejunto...
Ali a partir de Maio ou Junho já percebemos em concreto… uma coisa é certa: se aqui há uns tempos era considerado um exagero o AG dizer que a manutenção estava ao nível da Comercial dos 90s, agora penso que seja seguro de dizê-lo. Operar pela bitola mínima nunca correu bem nestas coisas… nunca. E de certeza que houve falhas nestes meses. Eu é que para não me enervar optei por quase nem passar na estação.