A noite de ontem foi uma das mais caóticas que ouvi na TSF. Estive sintonizado na estação desde cerca das 22h50 até às 02h55 (estava a trabalhar).
O Jorge de Freitas (seleção musical excelente, como sempre) decidiu dar destaques do Kalorama na emissão. Do Nick Cave passou o Into My Arms, menciona que foi a primeira música do encore mas não diz depois em antena que foi dedicado à Beatriz Lebre… porque?
Disse tudo, exceto isso. Mas bom.
Na hora das 23h tivemos uma raridade e o Jorge decidiu passar duas músicas seguidas (!) dos Kraftwerk, coisa que já não via em rádio há uns bons anos. Problema: a primeira música era razoavelmente acessível (Radioactivity), mas a segunda era tão absurdamente puxada para o público da TSF que era pior que o que vai na emissão de SBSR e Antena 3… muito, muito eletrónica e intensa!!!
Atenção, eu adorei, mas a TSF deve ter perdido ali metade da audiência à vontade nesses minutos da 2a metade da hora. E temos que reconhecer, gostando ou não, quando uma coisa pode fazer mal. Aquilo foi do mais alternativo que eu já ouvi até hoje (por aí foi incrível) e foi claramente um risco. Fez bem, no meu caso correu bem que eu gostei, mas deve ter pago o risco na generalidade do público..
Depois pronto, meia-noite, seleções mais habituais e outras dos anos 70, fecha com o Yesterday. Entra o José Lúcio da Silva à uma.
E meu deus. A quantidade de erros. Em somente 2h de antena (deixei de ouvir perto das 3), as duas primeiras, anotei:
- Duas misturas mal feitas de som em que ele nem sequer baixa a via e fica uma linda cacofonia em antena;
- Jingles que claramente não estavam lá porque ele meteu, a música anterior não faz fadeout e ainda fica em fundo ao mesmo volume enquanto o jingle toca, a seguir cortando total e completamente a martelo para entrar a música seguinte, e só aqui foram pelo menos 5 incidências deste tipo (!!!);
- Uma trilha do tempo arrancar em vez da trilha das meias horas das notícias, ao arranque;
- Um corte A MARTELO com mais de 1 minuto de música restante de um tema dos Arctic Monkeys que ele passou nesse bloco (Why Do You Only Call Me When You’re High?) para um jingle na TSF seguido de uma música tipo Katie Melua que eu fiquei muito

?
- Jingles que cortaram a martelo a música que estava a dar sem qualquer fade porque ele decide clicar no “next” no software de automação;
- Alguns pequenos erros de pronúncia do inglês que no caso dele é, para ser simpático, algo diferente do habitual;
- A mesma leitura DUAS VEZES SEGUIDAS E SEM QUALQUER TIPO DE ALTERAÇÃO da nota que ele tinha salvo erro também dos Arctic Monkeys no início e no final da mesma exata música!!!!!!! Insano, totalmente insano!!!!!!
É o que eu digo, não dá para estar descansado um minuto. Sei perfeitamente que este fórum é lido por profissionais e sei perfeitamente que há gente que vai levar as mãos à cabeça com certas coisas do que escrevi aqui. Infelizmente, muito infelizmente, juro que é tudo verdade. Quem não acredita é ouvir.