Autor Tópico: TSF  (Lida 782053 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #1395 em: Setembro 09, 2022, 06:05:44 pm »
Entretanto a TSF está a dar o discurso do novo Rei D. Carlos 3, sem recurso a tradução.

Quem sabe Inglês, tudo bem, , quem não sabe, estudasse...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1396 em: Setembro 09, 2022, 08:09:10 pm »
Entretanto a TSF está a dar o discurso do novo Rei D. Carlos 3, sem recurso a tradução.

Prefiri ouvir a TSF justamente por essa razão. É que traduzido em directo não se entende nem a tradução nem o original.

Um bom exemplo foi o desastre da tradução em directo da Judite França na Observador.
« Última modificação: Setembro 09, 2022, 11:32:13 pm por AG »

pdf

• Visitante
« Responder #1397 em: Setembro 09, 2022, 09:39:33 pm »

E ainda bem. Tradução simultânea dá sempre desastre, mais vale deixarem ouvir o original.

A única rádio com essa obrigação (de tradução simultânea) seria a Antena 1.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1398 em: Setembro 10, 2022, 11:06:27 am »
E mesmo aí qualquer dia isso é atirado para as calendas.

Mais um a favor de que não haja tradução. Em 2022 e com 60% dos portugueses a saber falar inglês mais talvez uns 10% que entendam mas não falem tanto, e para o Target da TSF, é desnecessário.

Tem que se parar de levar certas coisas ao colo e ceder ao natural.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1399 em: Setembro 10, 2022, 11:54:34 am »
Há aqui vários aspectos a considerar.
Primeiro, o noticiário das 18, foi interrompido para passar o discurso do novo Rei. Para mim, Mal.
No final dessas declarações, deviam fazer um resumo. Não me parece motivo para interromper um noticiário, com declarações que nada tinham de extraordinário.

Segundo, porque não utilizam o mesmo critério, nas conferências do treinador do Benfica Roger Smith?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1400 em: Setembro 13, 2022, 05:23:19 pm »
TSF Madeira foi obrigada pela ERC a mudar a sua tipologia de generalista para informativa e a terminar com os espaços da IURD na sua programação:

https://www.erc.pt/document.php?id=YWFiOWY1ZWUtNjE4OS00NGVhLThmYjctNGZkYjFhYWE5NGIz

ERC muitíssimo bem, a exercer como deve ser o seu dever de regular a actividade rádio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1401 em: Setembro 14, 2022, 12:47:27 am »
TSF Madeira foi obrigada pela ERC a mudar a sua tipologia de generalista para informativa e a terminar com os espaços da IURD na sua programação:

https://www.erc.pt/document.php?id=YWFiOWY1ZWUtNjE4OS00NGVhLThmYjctNGZkYjFhYWE5NGIz

ERC muitíssimo bem, a exercer como deve ser o seu dever de regular a actividade rádio.

FINALMENTE!!!

Era uma vergonha!

MPFM

• Full Member
« Responder #1402 em: Setembro 14, 2022, 01:21:26 am »
Agora é encontrar um outro balão de oxigénio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1403 em: Setembro 14, 2022, 01:31:32 am »
Estive a ler com atenção. Esta deliberação é absolutamente revolucionária. E deve servir de um alerta para todas as estações locais.

É a primeira vez que leio conceitos como “performance em antena”, “promiscuidade entre conteúdos”, a distinção entre espaço publicitário e cedência de antena, a análise das parcerias, e penso ser das primeiras a incluir da IURD na sua análise.

Abre a porta à possibilidade da IURD poder constar como espaço publicitário, aliás distingue inequivocamente os conteúdos intra da emissão deles, num ato raro de bravura como nem sempre tem ocorrido, e limita dessa forma o máximo de emissão permitido a 6h/dia e sempre sinalizado como publicidade, o que desde logo vai causar severos problemas a dezenas de rádios locais de Norte a Sul que faziam esta mesma figura de cedência da programação. Agora até podem ceder… mas vai sinalizada e vai tirar ao seu outro ganha-pão.

Nem a situação do operador deixar de ter a IURD os safa porque a rescisão é de Dezembro, a análise é de Setembro e a rescisão data de após o período dos primeiros pedidos da ERC… em Dezembro também e só com funções efectivas em Março. E foram mais de 10 anos com IURD, note-se.

Isto é muito grave. Eu então nem sabia que a TSF Madeira era explorada pelo DN e pela própria TSF em exclusivo no continente, sempre pensei que fosse uma empresa madeirense adquirida. Como aliás é habitual nas rádios do universo da Bauer, ou era!

A TSF arrisca-se a perder a estação da Madeira agora. É que da última vez que houve situações de exploração diversa continuada em longo prazo, essas estações foram todas à vida. Agora de repente o caso mais elementar que me ocorre é o da Rádio Capital e da mítica Branca Ferreira, que também metia conteúdos em antena em direto e os disfarçava como produção própria durante 6 anos. A AACS tem esse antecedente e não foi clemente. Aqui, pela maneira como foram ao osso, diria que também não vai ser. E não esquecer que mesmo que não seja… isto não é nada bom para histórico anterior, vamos ter reavaliação de alvarás em 2024 e isso é analisado, ou seja, duas instancias seguidas em que pode cair!

Nos Açores estão mais salvaguardados: a parceria respeitava rigorosamente as separações em antena do que fui ouvindo. Mesmo assim, a falta de pessoal e o uso de conteúdos da TSF sem sinalização também é capaz de valer análise similar… mas nunca nada que casse alvará e coisas muito mais fáceis de trabalhar. Agora na Madeira? Para esquecer.

Que venham mais destas para se dignificar o meio rádio em Portugal!

MPFM: vamos ver se até nem deixa de ser necessário por cassação de alvará. A quem é que vão recorrer a seguir? A um clube desportivo local? À cervejeira local? Qualquer uma destas tem problemas de colocar publicidade em antena a não ser que a coisa seja muito muito bem negociada…
« Última modificação: Setembro 14, 2022, 01:34:33 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1404 em: Setembro 14, 2022, 11:26:43 am »
Facto: Só vos posso dizer, porque me foi confidenciado, que a ERC está a apertar e muito a malha em cima das estações, nomeadamente dos grandes grupos.
Opinião: Este caso vai ser o primeiro dos próximos tempos, acreditem no que vos estou a dizer. Isto é a preparar a limpeza, para a reorganização que eles pretendem para o conceito de rádios regionais, em lugar de andarmos a brincar às locais. Há pistas no dito relatório.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1405 em: Setembro 14, 2022, 11:59:34 am »
Aqui no distrito de Viseu 2 locais com zero referências aos concelhos que pertencem.
Focam se na capital de distrito.

Atento

• Hero Member
« Responder #1406 em: Setembro 14, 2022, 12:09:55 pm »
Facto: Só vos posso dizer, porque me foi confidenciado, que a ERC está a apertar e muito a malha em cima das estações, nomeadamente dos grandes grupos.
Opinião: Este caso vai ser o primeiro dos próximos tempos, acreditem no que vos estou a dizer. Isto é a preparar a limpeza, para a reorganização que eles pretendem para o conceito de rádios regionais, em lugar de andarmos a brincar às locais. Há pistas no dito relatório.

Que sejam céleres!

Atento

• Hero Member
« Responder #1407 em: Setembro 14, 2022, 12:12:30 pm »
Aqui no distrito de Viseu 2 locais com zero referências aos concelhos que pertencem.
Focam se na capital de distrito.

Um pouco por todo lado temos essa brincadeira.

Em Trás-os-Montes, não temos uma rádio "local" a ocupar frequências locais e que tem os estúdios na Maia e nada diz acerca das regiões para as quais emite?
« Última modificação: Setembro 14, 2022, 12:18:57 pm por Atento »

MPFM

• Full Member
« Responder #1408 em: Setembro 14, 2022, 01:35:11 pm »
Dos três cliente relevantes, a IURD é o segundo (28%). Primeiro é a Empresa do DN (29%) e o último o Governo Regional (20%). Perder potencialmente quase 30% de faturação é uma facada jeitosa.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1409 em: Setembro 14, 2022, 02:18:19 pm »

Ainda bem! Que fiscalizem como deve ser e apertem com os operadores que mantêm práticas irregulares. No dia em que a Bauer, a RR, o Observador ou outro grupo tiver de pagar uma multa por causa de situações não conformes com a lei, não vou lamentar.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"