Autor Tópico: TSF  (Lida 781993 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #1320 em: Agosto 13, 2022, 09:32:56 pm »
Sempre deram simultâneos de relatos.
Ja em tempos,uns bons anos,a Antena Livre de Gouveia retransmitia da Antena 1,por exemplo...

Ok. Explicado. Apanhei cerca de 15 minutos antes da hora de início do Benfica-Casa Pia, estavam a dar jingles de estação e indicativos de frequências, aparte de publicidade. Não associei de imediato ao futebol.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #1321 em: Agosto 14, 2022, 11:52:42 am »
TSF a ser retransmitida na Emissora das Beiras. RDS logado EBEIRAS.

É normal, já o fazem há décadas.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1322 em: Agosto 14, 2022, 09:01:48 pm »
Na edição de hoje de “TSF does the funniest things”: som distorcido em 105.3 nas vozes!!!

106.5 também tem o problema. O que significa que o problema nem é dos 105.3, é do output que sai… de Lisboa. O que é gravíssimo.

O Jorge de Freitas já se apercebeu, ouvi-o em antena a mexer no microfone para o afastar a ver se resolvia, mas de facto do lado dele não se consegue fazer muito mais que isso. Faz o que pode.
« Última modificação: Agosto 14, 2022, 09:15:25 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1323 em: Agosto 15, 2022, 01:04:29 am »
Na edição de hoje de “TSF does the funniest things”: som distorcido em 105.3 nas vozes!!!

106.5 também tem o problema. O que significa que o problema nem é dos 105.3, é do output que sai… de Lisboa. O que é gravíssimo.

O Jorge de Freitas já se apercebeu, ouvi-o em antena a mexer no microfone para o afastar a ver se resolvia, mas de facto do lado dele não se consegue fazer muito mais que isso. Faz o que pode.

Mais uma para juntar ao cardápio... 105 3 em Gaia a serem interferidos por espúrias da RFM. Bravo!
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1324 em: Agosto 15, 2022, 09:34:11 am »

Mais uma para juntar ao cardápio... 105 3 em Gaia a serem interferidos por espúrias da RFM. Bravo!

Ahahahahah ai ai…

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #1325 em: Agosto 16, 2022, 03:57:46 pm »
Em Lisboa também se ouve mal? É muita diferença para as rádios concorrentes? Aqui nota-se bem a diferença

Vou atualizar o meu próprio post: meus caros, são OITO emissores todos diferentes entre si.

89.5 - captação fraca em Lisboa, sem processamento
102.5 - sem processamento e som baixissimo
105.3 - uma das duas únicas frequências com som processado MAS com volume baixinho e problemas de compressor: o som expande-se na música, mas fica muito “calado” na voz (processamento típico de música clássica), e mesmo assim é tipo 2/3 do volume de uma Rádio 5 ou da Cidade Hoje
105.7 - som processado e volume muito alto, talvez até demasiado agressivo o processamento (ouvido agora mesmo na Senhora da Hora), a frequência com volume mais alto de todas.
106.5 (a este ponto é inútil eu continuar a omitir o emissor) - sem processamento, som no fundo do poço
106.9 - som um pouco mais alto que 106.5 mas ainda assim muito baixo, sem qualquer processamento
107.4 - conforme já indicado, sem processamento
107.6 - captação mais fraca que antes e processamento similar a 106.9 em volume e qualidade

Basicamente são oito emissores, cada um à sua maneira, e o único emissor que está como deveria estar é o de Valença e suspeito que tenha que ver com o transporte de sinal (receber dos 105.3 + normalização de volume a um certo nível ou ter algum tipo de amplificador). Mas em Valença estava demasiado agressivo.

Por sua vez, na própria emissão há diferenças: locução no fundo do poço, música a meio volume, rubrica (Livro do Dia, da parceria SPA) com som absolutamente impecável, alto e cristalino.

É o caos na emissão da TSF.

E falta-nos saber casos como Alentejo, Algarve e Bragança…

Ora bem, passado mais de um mês e o som dos 107.4 continua sem "alma", volume baixo, som muito "fino", total ausência de baixos, parece vir do fundo do poço e, vá lá, no meio da desgraça quase total, o RT está a funcionar, bem como o piloto estereo, em condições normais.

Em relação aos 103.1 (Caldas da Raínha), apercebi-me hoje que as condições técnicas estão em tudo iguais às dos 107.4, ou seja, mais um a juntar à lista.

E continua o caos técnico na TSF!

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #1326 em: Agosto 16, 2022, 10:37:16 pm »

Ora bem, passado mais de um mês e o som dos 107.4 continua sem "alma", volume baixo, som muito "fino", total ausência de baixos, parece vir do fundo do poço e, vá lá, no meio da desgraça quase total, o RT está a funcionar, bem como o piloto estereo, em condições normais.

Em relação aos 103.1 (Caldas da Raínha), apercebi-me hoje que as condições técnicas estão em tudo iguais às dos 107.4, ou seja, mais um a juntar à lista.

Confirmo! O som é como se tivesse a sair do fundo do poço, pelo que me parece, ambos os emissores estão a irradiar sem processador...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1327 em: Agosto 17, 2022, 12:10:25 am »

Confirmo! O som é como se tivesse a sair do fundo do poço, pelo que me parece, ambos os emissores estão a irradiar sem processador...

Não só o som está mais fraco, como também a RVSTIRSO está a conseguir expandir-se mais. Agora até já se dá ao "luxo" de conseguir meter RDS no Porto quase de imediato! Em contraponto, parece-me que pelo menos o ajuste Muro/Sameiro está agora bem feito. Já com Santa Justa continuam-se a notar algumas diferenças.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1328 em: Agosto 17, 2022, 03:10:21 am »
Em Lisboa também se ouve mal? É muita diferença para as rádios concorrentes? Aqui nota-se bem a diferença

Vou atualizar o meu próprio post: meus caros, são OITO emissores todos diferentes entre si.

89.5 - captação fraca em Lisboa, sem processamento
102.5 - sem processamento e som baixissimo
105.3 - uma das duas únicas frequências com som processado MAS com volume baixinho e problemas de compressor: o som expande-se na música, mas fica muito “calado” na voz (processamento típico de música clássica), e mesmo assim é tipo 2/3 do volume de uma Rádio 5 ou da Cidade Hoje
105.7 - som processado e volume muito alto, talvez até demasiado agressivo o processamento (ouvido agora mesmo na Senhora da Hora), a frequência com volume mais alto de todas.
106.5 (a este ponto é inútil eu continuar a omitir o emissor) - sem processamento, som no fundo do poço
106.9 - som um pouco mais alto que 106.5 mas ainda assim muito baixo, sem qualquer processamento
107.4 - conforme já indicado, sem processamento
107.6 - captação mais fraca que antes e processamento similar a 106.9 em volume e qualidade

Basicamente são oito emissores, cada um à sua maneira, e o único emissor que está como deveria estar é o de Valença e suspeito que tenha que ver com o transporte de sinal (receber dos 105.3 + normalização de volume a um certo nível ou ter algum tipo de amplificador). Mas em Valença estava demasiado agressivo.

Por sua vez, na própria emissão há diferenças: locução no fundo do poço, música a meio volume, rubrica (Livro do Dia, da parceria SPA) com som absolutamente impecável, alto e cristalino.

É o caos na emissão da TSF.

E falta-nos saber casos como Alentejo, Algarve e Bragança…

Ainda no dia 16 notei que a distorção estava pior em 105.3. Estava francamente mais vezes presente e, quando estava, distorcia mais de uma forma já mais incómoda. A diferença não é demasiado grande face a dia 14, estaremos com mais 10% de ganho na origem, não mais. Digo dia 16 porque como isto vai mudando e sou fiel nos relatos, não posso reportar já desta madrugada.

Ou seja, na TSF quer-me parecer que sabem que certas frequências estão sem processador e o departamento técnico está, naquilo que só posso atribuir a uma noção incrivelmente amadora de fazer as coisas, a subir o ganho na origem para tentar resolver o que é impossível de resolver assim, com prejuízo dos poucos emissores que estão a funcionar bem.

Já não consigo ter nada a dizer, porque já esgotei todas as palavras que poderia dizer. O principal emissor da TSF do país nestas condições?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1329 em: Agosto 17, 2022, 01:48:30 pm »
Já consegui ouvir o status atual da TSF: 106.5 e 106.9 estão normalizados em volume, admito que possam não ter ainda o som a 100% mas no mínimo está nivelado. 105.3 agora exibe ruídos de excesso de ganho na origem (picos, como quando sobem o Audacity acima dos 0 dB), continua a ter o melhor som do lote.

107.6 têm som mais baixo que estes 3 emissores e algo mais… roufenho, com menos vida.

107.4… eu pude captar agora em Silvalde e minha nossa senhora do céu que já ouvi colunas de portáteis melhores. Estão a ver aqueles rádios básicos do chinês com coluna incluída de 5€? Está igual. O som é igual. Parece que vem de uma lata de Pringles.

modernices

• Hero Member
« Responder #1330 em: Agosto 17, 2022, 08:15:48 pm »
Este da Lousa está assim há meses! Uma tragédia. O que foi e o que é esta rádio

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1331 em: Agosto 17, 2022, 08:27:16 pm »

É só, só um emissor que serve para Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria e Santarém fora os distritos que apoia parcialmente: Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e pelo que li aqui até no Algarve entra qualquer coisa. Qualquer melhoria que tenha sido feita quando o José Ricardo Pateiro foi a Aveiro (que também foi aqui dito que melhorou o som) foi claramente temporária.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1332 em: Agosto 17, 2022, 09:48:33 pm »

É só, só um emissor que serve para Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria e Santarém fora os distritos que apoia parcialmente: Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e pelo que li aqui até no Algarve entra qualquer coisa. Qualquer melhoria que tenha sido feita quando o José Ricardo Pateiro foi a Aveiro (que também foi aqui dito que melhorou o som) foi claramente temporária.

Sim, confirmo, que em Portimão ajuda os 101.6 na malha mais urbana da cidade, onde também se escutam bem os 87.9 e 89.3 das Antenas 1 e 2.
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1333 em: Agosto 21, 2022, 06:06:29 pm »
Novamente o André Veloso como repórter de pista no relato jogo do Braga-Marítimo.

Não sei se já relatou algum jogo, mas as suas funções, já se viu, são principalmente como repórter.

Mal empregado..

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1334 em: Agosto 21, 2022, 06:11:31 pm »
Novamente o André Veloso como repórter de pista no relato jogo do Braga-Marítimo.

Não sei se já relatou algum jogo, mas as suas funções, já se viu, são principalmente como repórter.

Mal empregado..
Quem relatou ontem o Porto-Sporting? É que o Bruno Cabral também já regressou à Sport TV...

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk