Em Lisboa também se ouve mal? É muita diferença para as rádios concorrentes? Aqui nota-se bem a diferença
Vou atualizar o meu próprio post: meus caros, são OITO emissores todos diferentes entre si.
89.5 - captação fraca em Lisboa, sem processamento
102.5 - sem processamento e som baixissimo
105.3 - uma das duas únicas frequências com som processado MAS com volume baixinho e problemas de compressor: o som expande-se na música, mas fica muito “calado” na voz (processamento típico de música clássica), e mesmo assim é tipo 2/3 do volume de uma Rádio 5 ou da Cidade Hoje
105.7 - som processado e volume muito alto, talvez até demasiado agressivo o processamento (ouvido agora mesmo na Senhora da Hora), a frequência com volume mais alto de todas.
106.5 (a este ponto é inútil eu continuar a omitir o emissor) - sem processamento, som no fundo do poço
106.9 - som um pouco mais alto que 106.5 mas ainda assim muito baixo, sem qualquer processamento
107.4 - conforme já indicado, sem processamento
107.6 - captação mais fraca que antes e processamento similar a 106.9 em volume e qualidade
Basicamente são oito emissores, cada um à sua maneira, e o único emissor que está como deveria estar é o de Valença e suspeito que tenha que ver com o transporte de sinal (receber dos 105.3 + normalização de volume a um certo nível ou ter algum tipo de amplificador). Mas em Valença estava demasiado agressivo.
Por sua vez, na própria emissão há diferenças: locução no fundo do poço, música a meio volume, rubrica (Livro do Dia, da parceria SPA) com som absolutamente impecável, alto e cristalino.
É o caos na emissão da TSF.
E falta-nos saber casos como Alentejo, Algarve e Bragança…