Autor Tópico: TSF  (Lida 782008 vezes)

modernices

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #1200 em: Julho 04, 2022, 02:41:33 pm »
Falem de rádio e deixem se de tretas regionalistas. Ninguém quer saber disso para nada. Esta conversa vista a partir do centro do país é só estúpida, por exemplo.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1201 em: Julho 04, 2022, 02:45:00 pm »
Vejamos a quantidades de pessoas de várias áreas da política às artes, originárias de tantas zonas do país.

E já que estamos na política, De Sá carneiro, Rio Rio ou Luís Montenegro ou o algarvio Cavaco Silva, o Bloco e a portuense Catarina Martins  e muitos, muitos mais.
Nas artes, então nem vou citar nomes, tantas são as pessoas.

Nesse aspecto Portugal é um exemplo( também porque somos um país pequeno) da variedade e pluralidade regional...

Estamos a falar de rádio e quem tem acesso à rádio em Portugal.
Diga lá nomes de quem está em rádios nacionais que não seja Lisboeta ou que não tenha ter ido para Lisboa trabalhar no meio, sob pena de não ter hipóteses e a cultura de desaprendizagem do seu sotaque de origem e juntar-se ao sotaque da Capital.

E mesmo nos políticos... vejam só o sotaque tipicamente Alentejano do Carlos Moedas, ou o tipicamente tripeiro da Catarina Martins. Discordei em muita coisa de Rui Rio, mas vejam o alvoroço que foi quando, antes de ser eleito deputado, decidiu que podia ter o Gabinete na sede do PSD Porto e que quando a corte precisasse de algo tinha de vir à provincia. O mesmo se passou com o Menezes anos antes. Enfim...

E o pináculo disso: Cavaco, Passos Coelho e Sócrates que nasceram no interior foram talvez os três PM que mais o prejudicaram.
E da minha parte, fim de off-topic. Já se sabe que neste país para a maior parte "regionalização" e "regionalismos" são palavras malditas por mais que se tentem explicar as vantagens, não vale a pena perder muito tempo.
« Última modificação: Julho 04, 2022, 02:52:21 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #1202 em: Julho 04, 2022, 05:27:27 pm »
Vejamos a quantidades de pessoas de várias áreas da política às artes, originárias de tantas zonas do país.

E já que estamos na política, De Sá carneiro, Rio Rio ou Luís Montenegro ou o algarvio Cavaco Silva, o Bloco e a portuense Catarina Martins  e muitos, muitos mais.
Nas artes, então nem vou citar nomes, tantas são as pessoas.

Nesse aspecto Portugal é um exemplo( também porque somos um país pequeno) da variedade e pluralidade regional...

Estamos a falar de rádio e quem tem acesso à rádio em Portugal.
Diga lá nomes de quem está em rádios nacionais que não seja Lisboeta ou que não tenha ter ido para Lisboa trabalhar no meio, sob pena de não ter hipóteses e a cultura de desaprendizagem do seu sotaque de origem e juntar-se ao sotaque da Capital.

E mesmo nos políticos... vejam só o sotaque tipicamente Alentejano do Carlos Moedas, ou o tipicamente tripeiro da Catarina Martins. Discordei em muita coisa de Rui Rio, mas vejam o alvoroço que foi quando, antes de ser eleito deputado, decidiu que podia ter o Gabinete na sede do PSD Porto e que quando a corte precisasse de algo tinha de vir à provincia. O mesmo se passou com o Menezes anos antes. Enfim...

E o pináculo disso: Cavaco, Passos Coelho e Sócrates que nasceram no interior foram talvez os três PM que mais o prejudicaram.
E da minha parte, fim de off-topic. Já se sabe que neste país para a maior parte "regionalização" e "regionalismos" são palavras malditas por mais que se tentem explicar as vantagens, não vale a pena perder muito tempo.

Olhe que não!!!
Relativamente ao Passos, queria ver os das soluções fáceis redolverem problemas com a intervenção da troika fruto do desastre governativo do PS...

Costa não reverteu nada daquilo que Passos fez relativamente ao interior do país...

Cavaco só errou relativamente à ferrovia...desinvestindo e apostando as fichas todas para o interior do país no alcatrão...

Já o da paixão pela educação não fez reformas estruturais e encaminhou o país para o pântano...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1203 em: Julho 04, 2022, 05:34:59 pm »
Falem de rádio e deixem se de tretas regionalistas. Ninguém quer saber disso para nada. Esta conversa vista a partir do centro do país é só estúpida, por exemplo.
Isto.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1204 em: Julho 04, 2022, 05:38:43 pm »
Entretanto quero rectificar o meu post anterior, queria falar nos 89.5 de Lisboa..
E o som dos 89,5 parece-me que não leva grande processamento.

A crise na área técnica chegou finalmente a Lisboa, já não era sem tempo e é muito bem vinda. Pode ser que a coisa agite como urgentemente precisa.

Pelo perfil do que o R4 vem dizendo a TSF em Lisboa deve estar a operar com 500w, é a única explicação que tenho para tanta falha, o que numa cidade tão irregular, com costa e serra, é profundamente suicida. Pior se o som não vem com processamento, porque está a sair de Lisboa *com* processamento, pelo menos recebo-o na RRN assim na maioria dos emissores, exceto um que, já disse, não vou mencionar qual é.

200% de razão ao Zeca quanto à parte da regionalização inexistente ser uma tragédia e digo que é uma completa vergonha do Luís enquanto espinhense dizer essa, mas provavelmente deve ser consequência de ter tido que ter os caciques de Lisboa vindos do Passos Coelho a apoiá-lo e também da anterior posição de Rui Rio (para se demarcar). É a vergonha nacional essa posição e dá me vontade de dizer que deve haver revolta e tudo.

Quanto ao Domingos de Andrade ter essa posição… nunca me enganou. Quem ouvisse as entrevistas de fim de semana percebia. Enfim, a TSF era mandar abaixo e fazer de novo. Terraplanar mesmo. E podem levar o PSD no processo.

Mas pode ser que se…

É que no relatório da ERC uma das coisas mencionadas é passar a haver mais obrigações de emissão regional para quem detém as duas redes regionais, Norte e Sul. Por isso…
« Última modificação: Julho 04, 2022, 05:40:57 pm por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1205 em: Julho 04, 2022, 05:57:40 pm »
Entretanto desculpem-me o double post mas o som aqui também na RRN parece não estar brilhante. Running Up That Hill da Kate Bush soa sem chama, sem vida, sem processamento fora a expansão estéreo; e temos pelo menos duas promos seguidas na TSF com o César Santos (ou seria o Miguel?) com áudio completamente comprimido e sem qualidade nenhuma. Noutra instância (patrocínio da Randstad), áudio com eco tipicamente de gravação em casa.

Entretanto eu de cada vez que ligo é só falhas de sinal: aconteceu às 17:50 de forma curta e depois aconteceu às 17:51 uma branca completa em 105.3 (portadora) de uns magníficos seis segundos.

E estou a ter umas interferências e uns ruídos pequenos sem esporádica alguma na zona da A1 em direção à Afurada.

Não sei já que diga.

pdf

• Visitante
« Responder #1206 em: Julho 04, 2022, 06:48:29 pm »
Entretanto desculpem-me o double post mas o som aqui também na RRN parece não estar brilhante. Running Up That Hill da Kate Bush soa sem chama, sem vida, sem processamento fora a expansão estéreo; e temos pelo menos duas promos seguidas na TSF com o César Santos (ou seria o Miguel?) com áudio completamente comprimido e sem qualidade nenhuma. Noutra instância (patrocínio da Randstad), áudio com eco tipicamente de gravação em casa.

Entretanto eu de cada vez que ligo é só falhas de sinal: aconteceu às 17:50 de forma curta e depois aconteceu às 17:51 uma branca completa em 105.3 (portadora) de uns magníficos seis segundos.

E estou a ter umas interferências e uns ruídos pequenos sem esporádica alguma na zona da A1 em direção à Afurada.

Não sei já que diga.

Está tudo uma miséria. Mas o caso mais gritante já o referiste: o tal emissor que não dizes, um dos mais importantes da RRN, mal se ouve... tanto em potência como em modulação.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1207 em: Julho 04, 2022, 07:38:59 pm »

Não sei já que diga.

Está tudo uma miséria. Mas o caso mais gritante já o referiste: o tal emissor que não dizes, um dos mais importantes da RRN, mal se ouve... tanto em potência como em modulação.

Descobriiiste.  8)

Eu a este ponto só desejo pelo despedimento de quem está a tratar a área técnica. Nem nos piores tempos da MCR vi eu este tratamento, ao nível de rádios locais a 1/4 do fim da tabela, e olha lá que eles tinham bastante com que se ocupar nos anos 2000.

Ou isso, ou alguma outra coisa que reponha níveis de dignidade mínimos a uma estação que diz que mudou a rádio…

Entretanto ouvi Tubo de Ensaio há pouco na TSF, não sei se foi uma reposição ou se ainda faz parte de conteúdo novo gravado.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1208 em: Julho 04, 2022, 07:53:13 pm »

Não sei já que diga.

Depois dizem que é um "exagero" dizer que a TSF vai ser a nova Comercial dos anos 90, com uma rede a cair de podre.

Não é ainda, mas será, a continuar neste trágico rumo.

Quanto a Lisboa não noto grandes diferenças na cobertura para a SBSR ou Cidade mas moro perto do emissor. Já a Smooth parece ser das rádios com 5KW a melhor optimizada. Quanto ao som é aquilo que já dissemos: na Rede Norte e 103,1 Caldas tem processamento, nos 89,5 não.
« Última modificação: Julho 04, 2022, 07:55:08 pm por AG »

modernices

• Hero Member
« Responder #1209 em: Julho 04, 2022, 08:17:47 pm »
Aqui apanho nos 107.4 e o som é muito ruim, sem definição. Até parece uma fritadeira!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1210 em: Julho 04, 2022, 08:22:41 pm »
Aqui apanho nos 107.4 e o som é muito ruim, sem definição. Até parece uma fritadeira!

Portanto, pelas minhas contas:

89.5 - captação fraca em Lisboa, sem processamento
102.5 - sem processamento para Viseu e som baixíssimo
107.4 - sem processamento para a região centro
???.? - sem processamento, captação mais fraca e som também
107.6 - captação mais fraca que antes conforme aqui reportado

Cinco emissores da TSF com problemas. Cinco.

Perante este quadro, sou obrigado a concordar com o AG: a TSF é a Comercial FM dos anos 90.

« Última modificação: Julho 04, 2022, 08:27:18 pm por Memorias da Radio »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1211 em: Julho 04, 2022, 08:26:25 pm »
Valongo?

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1212 em: Julho 04, 2022, 08:27:04 pm »
Marofa e Guarda aparentemente bem...
Os dois melhores a meu ver.

modernices

• Hero Member
« Responder #1213 em: Julho 04, 2022, 08:39:28 pm »
Em Lisboa também se ouve mal? É muita diferença para as rádios concorrentes? Aqui nota-se bem a diferença
« Última modificação: Julho 04, 2022, 08:41:22 pm por modernices »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1214 em: Julho 04, 2022, 08:53:29 pm »
Em Lisboa também se ouve mal? É muita diferença para as rádios concorrentes? Aqui nota-se bem a diferença

Vou atualizar o meu próprio post: meus caros, são OITO emissores todos diferentes entre si.

89.5 - captação fraca em Lisboa, sem processamento
102.5 - sem processamento e som baixissimo
105.3 - uma das duas únicas frequências com som processado MAS com volume baixinho e problemas de compressor: o som expande-se na música, mas fica muito “calado” na voz (processamento típico de música clássica), e mesmo assim é tipo 2/3 do volume de uma Rádio 5 ou da Cidade Hoje
105.7 - som processado e volume muito alto, talvez até demasiado agressivo o processamento (ouvido agora mesmo na Senhora da Hora), a frequência com volume mais alto de todas.
106.5 (a este ponto é inútil eu continuar a omitir o emissor) - sem processamento, som no fundo do poço
106.9 - som um pouco mais alto que 106.5 mas ainda assim muito baixo, sem qualquer processamento
107.4 - conforme já indicado, sem processamento
107.6 - captação mais fraca que antes e processamento similar a 106.9 em volume e qualidade

Basicamente são oito emissores, cada um à sua maneira, e o único emissor que está como deveria estar é o de Valença e suspeito que tenha que ver com o transporte de sinal (receber dos 105.3 + normalização de volume a um certo nível ou ter algum tipo de amplificador). Mas em Valença estava demasiado agressivo.

Por sua vez, na própria emissão há diferenças: locução no fundo do poço, música a meio volume, rubrica (Livro do Dia, da parceria SPA) com som absolutamente impecável, alto e cristalino.

É o caos na emissão da TSF.

E falta-nos saber casos como Alentejo, Algarve e Bragança…
« Última modificação: Julho 04, 2022, 09:09:46 pm por Memorias da Radio »