Autor Tópico: TSF  (Lida 788237 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: TSF
« Responder #1950 em: Setembro 20, 2023, 07:40:41 pm »
Onde posso ouvir a entrevista da Judite Menezes e Sousa à Observador? Já estive no site e nada...

Atento

• Hero Member
« Responder #1951 em: Setembro 20, 2023, 07:51:59 pm »
Correção: a Tsf emitiu pela primeira vez no Porto via 105.8 ( ex radio paralelo de Ermesinde), depois também em 90.0 (ex radio activa Porto). Em jan 93, o 90.0 passa a retransmitir a rádio Energia, ficando a tsf em 105.8 até junho desse ano, quando alarga a retransmissao para a RRN. Em outubro desse ano é criada a xfm, que retransmite em 105.8
Certo.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Segundo sei (mas posso estar enganado) a TSF começa a emitir no Porto nos 90,0 em 1 de junho de 1991.

Em finais de 92 passa a emitir também nos 105,8, tal como a M80 o faz agora (o que não deixa de ser curioso). Na altura a Lei da Rádio tinha um vazio legal e qualquer rádio podia funcionar como "retransmissora" de outra, sem restrições (que só surgem na revisão de 1997).

Em janeiro de 93 os 90,0 são alocados para a Energia e a TSF fica apenas em 105,8 até ao verão em que passa a emitir também na RRN. Em outubro de 93 os 105,8 passam para a XFM.

Isto tudo só demonstra o erro colossal que foi atribuir mais de 300 alvarás locais sem ter um mercado sustentável. Passado um ou dois anos já muitas estações estavam a "ir ao charco".

Claro que foi um erro.
Foi apenas para satisfazer, em muitos casos, caciques locais.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1952 em: Setembro 20, 2023, 10:40:57 pm »
A edição de hoje de "Livre de Estilo", de Bárbara Reis, cronista, redatora principal e ex-diretora do Público, que hoje escreve esta crónica acerca da TSF:

"A música foi boa, mas a TSF faz falta"

Hoje guiei durante cinco horas ao som da TSF. Primeiro estranhei, mas foi uma estranheza feliz: que maravilha!

A TSF estava a fazer uma pausa no frenesim da actualidade e só tinha música no ar, umas atrás das outras e todas boas. Pensei: "Que bom gosto que eles têm."

Quando comecei a viagem, estava no ar o Cantaloup Island, de Herbie Hancock, cinco minutos de música genial, bom para o campo e para a cidade, bom para dançar e para ler, bom para ouvir e nada mais, bom para as curvas do Douro, bom para a auto-estrada até Lisboa.

Há 35 anos que oiço a TSF, eu e muitos milhares de pessoas todos os dias. Em 35 anos, nunca tinha visto isto. Estava tão contente que não pensei em nada e fiquei só a ouvir.

Dead Combo, A Bunch of Meninos; Carlos Martins, Estrela do Mar; António Pinho Vargas, Tom Waits; Dave Brubeck, Take Five — meu deus, até o Brubeck, o que lhes aconteceu?! Já tinha feito não sei quantos quilómetros e a TSF "só" dava música e música fabulosa.

Que dia perfeito para estar sozinha na estrada. A seguir, vem Charlie Parker, I Get a Kick Out of You; Miles Davis, Summertime; Carlos Paredes, Verdes Anos, que oiço todos os dias.

Às tantas, aparece a voz de Fernando Alves, que conheço como se fossemos velhos amigos – e nunca nos vimos sequer –, a dizer: "A programação regular da TSF está condicionada devido a uma greve de 24h dos trabalhadores desta rádio."

Ah!

É caso para dizer: que sorte a minha ter escolhido o dia de greve da TSF para viajar. Terminada a viagem, liguei ao jornalista Filipe Santa-Bárbara, porta-voz dos trabalhadores da TSF: na redacção e na equipa técnica, houve 100% de adesão. Nem uma notícia. Zero na rádio, zero no site.

Santa-Bárbara explicou os três motivos para a convocação da greve, a primeira nos 35 anos da rádio: "Pedimos respeito – é o grande pedido que fazemos: respeito, transparência e diálogo." O jornalista conta que os salários têm sido pagos com um ou dois dias de atraso e que chegam "sem um aviso ou um pedido de desculpa". Não há salários em atraso, ou seja, os salários são pagos na TSF. Mas não no dia habitual, o que complica os compromissos e gera inquietação.

Segunda razão: desde Fevereiro que o Sindicato dos Jornalistas está a negociar, em nome da TSF, "ajustes salariais decorrentes da inflação" com a administração da Global Media. "Chegámos às vésperas do Verão e a administração fez uma proposta que, apesar de ser abaixo do que pedíamos, decidimos em plenário ‘não rejeitar’. Isto em Junho. Do outro lado, tivemos silêncio e, a seguir, a notícia de que o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias, do mesmo grupo, a tinha rejeitado."

Terceira razão: "A seguir, soubemos por comunicado que Domingos Andrade ia deixar de ser o nosso director e que Rui Gomes ia substituí-lo. Domingos Andrade é um bom director e esteve sempre na linha da frente a defender a autonomia editorial da TSF. Ficámos surpreendidos por sabermos ao mesmo tempo que todos os outros fora da TSF que o nosso director tinha sido afastado e já havia um substituto."

Porque é que Santa-Bárbara sublinha "a defesa da autonomia editorial"? "A TSF está sempre muito ciosa da sua autonomia editorial. Essa é uma preocupação constante. Temos muitos problemas na TSF, mas na TSF respira-se liberdade."

Como ouvinte, todos sentimos falta das grandes reportagens que, há anos, eram a regra na TSF. A sua raridade hoje faz sobressair a presença dos conteúdos patrocinados. Hoje parecem constantes.

Também se nota que a redacção está mais pequena. As quatro "equipas de turno" clássicas estão assim: a Manhã 1 tem seis jornalistas, "num dia bom"; a Manhã 2 é igual; a Tarde outros seis, e a Noite tem três ou quatro. De madrugada há um. Além dos turnos, há três secções: a Política tem quatro jornalistas, o Desporto sete e a Economia dois.

Um amigo disse-me que não há aumentos salariais na TSF há 18 anos. Que há meses que decorre a negociação e nada acontece. Que a redacção está unida como nunca. Que não houve uma voz contra a greve. Nem dos velhos, nem dos novos. Que receiam a invasão do comercial nos conteúdos jornalísticos.

Quando as greves são raras, é bom olhar para elas. Foi um dia de boa música em loop. Mas a TSF faz falta.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #1953 em: Setembro 20, 2023, 11:15:48 pm »
O dia mais negro da história do Rádio, acho que é bonito ver outras rádios (quer concorrência direta até) a destacar e a dar força aos colegas de profissão e acima de disso, amigos.
Espero que esta situação seja caso único, a importância e a história da TSF no panorâmico radiofónico, assim o exige. Não vai ser fácil, mas acredito que as pessoas que agora vão ficar á frente da rádio, tenham consciência do peso deste cargo.
Oiço a TSF para estar informado, oiço alguns podcasts e os relatos de futebol que é na sintonia que mais gosto de ouvir.
Noto ainda para o emissor da Lousã está mais potente, deve ter existido uma intervenção. Espero que seja um sinal que depois da tempestade, vem a bonança.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1954 em: Setembro 21, 2023, 12:07:33 am »
Fim da greve à meia noite em ponto, ainda sem noticiários mas com uma sugestiva "Inquietação" de José Mário Branco...

Danl

• Hero Member
« Responder #1955 em: Setembro 21, 2023, 12:13:21 am »
E de seguida, "Canção da Paciência"...
Sou como o sossego, sei esperar.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1956 em: Setembro 21, 2023, 12:18:43 am »
00h17, fala Francisco Mateus. "Vamos lá celebrar a rádio como deve ser", e passa Winning, dos Sound neste momento; logo depois com Absolute Beginners, David Bowie. Está fresco em antena como nunca o ouvi!

pdnf

• Hero Member
« Responder #1957 em: Setembro 21, 2023, 12:20:42 am »
Fim da greve à meia noite em ponto, ainda sem noticiários mas com uma sugestiva "Inquietação" de José Mário Branco...

Já vou disponibilizar. Gravei das 23H até pouco depois das 24H. Estou agora também a ouvir nos 107.4 à espera que termine a música. É provável que até meio do dia de amanhã não hajam noticiários. Quem entrava antes das 24H deve manter-se de greve até ao final do turno, é assim que funciona a Lei da Greve, por isso é que nos transportes os últimos do dia anterior e os primeiros do dia seguinte à greve são sempre suprimidos. Sinal horário às 0h, já não se devia ouvir na TSF há anos.

O dia mais negro da história do Rádio, acho que é bonito ver outras rádios (quer concorrência direta até) a destacar e a dar força aos colegas de profissão e acima de disso, amigos.
Espero que esta situação seja caso único, a importância e a história da TSF no panorâmico radiofónico, assim o exige. Não vai ser fácil, mas acredito que as pessoas que agora vão ficar á frente da rádio, tenham conscincia do peso deste cargo.
Oiço a TSF para estar informado, oiço alguns podcasts e os relatos de futebol que é na sintonia que mais gosto de ouvir.
Noto ainda para o emissor da Lousã está mais potente, deve ter existido uma intervenção. Espero que seja um sinal que depois da tempestade, vem a bonança.

Estou cético, sinceramente, não creio que esta vá ser a última greve, e estou em crer também, que pode ter sido o pontapé de saída para uma paralisação que até deveria ser generalizada no setor. É preciso mostrar a força da rádio, que, neste momento está muito fraca, e isso é mau para todos, ouvintes incluídos.

Quanto à Lousã... parece, ao meu ouvido fanhoso, e ao rádio fatela do meu A52, desapareceu ou está muito minimizado. Certo é que está forte, este telefone para apanhar RDS é um sabe Deus, RT ainda mais e estou dentro da casa. A RVSTIRSO está, portanto, a levar uma pancada monumental em Gaia. Aproveitar a renovação de alvarás para acabar com essa aberração que é ter um emissor no distrito do Porto a emitir numa frequência da Serra da Lousã, que é absolutamente necessária para cobrir falhas de Santa Justa, até no centro da cidade do Porto (por exemplo, em Gonçalo Cristóvão/Sá da Bandeira). Falta aumentar um nadinha Braga, como está, para aí com 0.5kw, também é demasiado redutor. Pelo menos, igual à RUM.

00h17, fala Francisco Mateus. "Vamos lá celebrar a rádio como deve ser", e passa Winning, dos Sound neste momento; logo depois com Absolute Beginners, David Bowie. Está fresco em antena como nunca o ouvi!

Grande Francisco Mateus! A rádio é de quem a faz e de quem a ouve, não de um Sr. Galinha e de uns chineses que só querem mais uns milhões no bolso!
« Última modificação: Setembro 21, 2023, 12:22:38 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1958 em: Setembro 21, 2023, 12:32:52 am »
Notícias na TSF às 2 da manhã, novamente. Ouviu-se Joy Division com Transmission. Uma incomum trilha do tempo às 00h30 e às 00h32, o primeiro bloco de publicidade em mais de 24 horas!

Serem às 2 da manhã tem que ver com a hora a que inicia o piquete deste período, não é arbitrário. Lógica portanto igual à que o @pdnf referiu e muito bem dos transportes.

Estão catorze ouvintes (incluindo eu) a ouvir o stream online!

E eu agora vou dormir que tenho que estar a pé às 06h15. 😛
« Última modificação: Setembro 21, 2023, 12:37:43 am por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1959 em: Setembro 21, 2023, 12:35:40 am »
Espero que esta situação seja caso único, a importância e a história da TSF no panorâmico radiofónico, assim o exige. Não vai ser fácil, mas acredito que as pessoas que agora vão ficar á frente da rádio, tenham consciência do peso deste cargo.
Não vai haver bonança, infelizmente.

A menos que a TSF seja vendida a um grupo com estrutura financeira e que tenha know-how do negócio, em vez de continuar nesta senda de paraquedistas que tem gerido a rádio nos últimos 15 anos, duvido muito que a TSF resista por muitos mais anos.

Isto é uma desgraça para a comunicação social em Portugal, mas é o que temos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1960 em: Setembro 21, 2023, 12:39:04 am »
Última hora de emissão da greve da TSF: https://soundcloud.com/paulo-ferreira-662947064/ultima-hora-da-greve-na-t-s-f-1053-20092023?si=786c3fce53f1456f828d609a91c902f5&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Já a emissão de 107.4 está assim: https://drive.google.com/file/d/1eINxwWfgMV5621w92Nftq_YlWi_Gk4p1/view?usp=sharing

Não vai haver bonança, infelizmente.

A menos que a TSF seja vendida a um grupo com estrutura financeira e que tenha know-how do negócio, em vez de continuar nesta senda de paraquedistas que tem gerido a rádio nos últimos 15 anos, duvido muito que a TSF resista por muitos mais anos.

Isto é uma desgraça para a comunicação social em Portugal, mas é o que temos.
A Impresa é para esquecer, a Observador não é desejável, porque elimina a concorrência, põem-nos a dormir à sombra da bananeira. É triste que um país da UE, para ter rádio forte, tenha necessariamente de olhar para o Estado, que é como quem diz, para as nossas contas da eletricidade.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1961 em: Setembro 21, 2023, 10:05:17 am »
Noticiário das 8h a começar com uma ligação de forma brilhante entre o Dia Mundial da Gratidão e as declarações de Marcelo sobre a TSF...

De resto, a única alternativa viável neste momento seria a Bauer, que tem rádios informativas em alguns países europeus.
No entanto, vendo pelo estado em que estão a deixar arrastar a ex-Vodafone FM...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #1962 em: Setembro 21, 2023, 12:00:21 pm »
Noticiário das 8h a começar com uma ligação de forma brilhante entre o Dia Mundial da Gratidão e as declarações de Marcelo sobre a TSF...

De resto, a única alternativa viável neste momento seria a Bauer, que tem rádios informativas em alguns países europeus.
No entanto, vendo pelo estado em que estão a deixar arrastar a ex-Vodafone FM...

Sem dúvida brilhante! Recomendo que escutem: https://www.tsf.pt/programa/noticiarios.html . Até mesmo pelo próprio momento de reflexão que proporciona, e que, para mim, a rádio também tem essa função.
A Bauer não vejo como viável, nem sequer desejável. Espero, sinceramente, que a não acabe a ser a Cofina, ou se for, que enverde pelo formato Negócios, não CM.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1963 em: Setembro 21, 2023, 12:06:08 pm »

Sem dúvida brilhante! Recomendo que escutem: https://www.tsf.pt/programa/noticiarios.html . Até mesmo pelo próprio momento de reflexão que proporciona, e que, para mim, a rádio também tem essa função.
A Bauer não vejo como viável, nem sequer desejável. Espero, sinceramente, que a não acabe a ser a Cofina, ou se for, que enverde pelo formato Negócios, não CM.
Se fosse a Cofina iria ser relançada a CMR, não tenho grandes dúvidas.

Nuno Domingues é um dos grandes noticiaristas da nossa rádio, já o era na Rádio Comercial/RCP que foi onde o ouvi pela primeira vez, há 20 anos.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1964 em: Setembro 21, 2023, 12:31:09 pm »
A TSF sempre mereceu uma rede nacional.

A Bauer tornaria isso possível. M80 passaria para as locais da TSF a sul. 89,5 inclusive, claro.

Improvável, mas seria o ideal.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk