Autor Tópico: Regional FM - 88,1 MHz São João da Madeira  (Lida 31708 vezes)

cbr1976

• Full Member
Re: Regional FM - 88,1 MHz São João da Madeira
« Responder #45 em: Janeiro 08, 2021, 12:22:10 am »
É o natural. Vai ficar com uma cobertura excelente da AML e da AMP, chegado neste último caso até bem a sul de Aveiro.
A sul até onde se consegue sintonizar de forma aceitável?

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Conforme o AG disse e eu complemento, pelo menos até à região da Mealhada consegue-se sintonizar de forma estável e tranquila. Creio que em terreno estável conseguirá também fazer-se ouvir, mas cada vez menos estável, em localidades como Montemor-o-Velho, Condeixa e Soure. Coimbra não entra, Leiria também não.

88.1 estão com playlist alterada, misturada entre clássicos dos anos 80 e música calma/jazz.

Irei colocar aqui uma simulação para que possamos perceber melhor.
Existe emissão on-line?

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #46 em: Janeiro 08, 2021, 01:28:03 am »
É o natural. Vai ficar com uma cobertura excelente da AML e da AMP, chegado neste último caso até bem a sul de Aveiro.
A sul até onde se consegue sintonizar de forma aceitável?

Conforme o AG disse e eu complemento, pelo menos até à região da Mealhada consegue-se sintonizar de forma estável e tranquila. Creio que em terreno estável conseguirá também fazer-se ouvir, mas cada vez menos estável, em localidades como Montemor-o-Velho, Condeixa e Soure. Coimbra não entra, Leiria também não.

88.1 estão com playlist alterada, misturada entre clássicos dos anos 80 e música calma/jazz.

Irei colocar aqui uma simulação para que possamos perceber melhor.
Existe emissão on-line?

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Havia da radios.pt mas está em baixo a esta hora (01:22). Só sintonizando mesmo.

Leiria, Viseu!?! Um emissor em Oliveira de Azeméis!?! Quem pode pedir que em condições normais tal coisa meros 1000w?!

Nem sequer faz sentido. O emissor está a meio do distrito de *Aveiro* com uma barreira geográfica para Este a bloquear sinal na direção de Viseu e possivelmente refletores ao barulho... A cobrir seria sempre com dois emissores, não um só.

Arrisco-me aliás a dizer que cobrir Viseu nunca será a primeira prioridade da Rádio Observador, se algum dia chegar a ser até... Não só por causa da menor população, como pela difícil cobertura de orografia - veja-se que o distrito é enorme e não há um só emissor de rádio local que cubra todo o distrito em condições *dos do próprio distrito*, fará os de fora.

Já muito bom é o que cobre para 1000w...

guest6

• Visitante
« Responder #47 em: Janeiro 08, 2021, 08:35:46 am »
A real cobertura dos 88,1 parece-me que não deve andar longe disto, e actualmente até será um pouco menor.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #48 em: Janeiro 08, 2021, 10:38:43 am »
Como são os 88.1 a norte de São João da Madeira? Apanha-se bem no Porto? Complementa o sinal do emissor de 98.4? Com 2 emissores no Norte, a Observador apanha-se bem em toda a região do Porto?

Uma coisa é o Grande Porto.
Outra coisa é o Distrito do Porto

No Grande Porto, os actuais 94.8 não cobrem o Grande Porto na sua totalidade.
No Distrito do Porto, muito menos.

A frequência de 88.1 não resolve nenhum dos casos, apenas permitindo melhoria de sinal em parte do distrito de Aveiro.

Boxx

• Hero Member
« Responder #49 em: Janeiro 08, 2021, 12:46:11 pm »
os 94.8 (Festval) cobrem, os 98.4 da observador é que não, sendo o cobertura do centro do Porto algo fraca.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #50 em: Janeiro 08, 2021, 12:50:16 pm »
A real cobertura dos 88,1 parece-me que não deve andar longe disto, e actualmente até será um pouco menor.

Nisso estamos de acordo, pelo menos a atual é menor do que o que aquela simulação por certo, nota se que não está optimizado da melhor forma já e que lhe falta manutenção. Mas tem todo o potencial.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #51 em: Janeiro 08, 2021, 12:56:24 pm »
os 94.8 (Festval) cobrem, os 98.4 da observador é que não, sendo o cobertura do centro do Porto algo fraca.

Eu acho que ele queria dizer 98.4 e trocou-se. Mas discordo que não resolvam os problemas no Porto. A sintonia dos 88.1, não sendo igual a ter o emissor no Monte da Virgem, é mais forte que a dos 98.4 na baixa do Porto, zona ribeirinha, que é onde precisa de complemento mais urgente. Irá comutar sempre para aí.

Para o interior do distrito do Porto chega, com zonas de sombra, enquanto que os 98.4 nem tanto, tem que ver com orografia. Isto eu falo de experiência prática, no terreno mesmo.

Reforço: não é a mesma coisa que ter as torres no Monte da Virgem. O sinal é consideravelmente mais fraco, como é óbvio. Mas é melhor que os 98.4 na baixa. Assim que arrancamos na zona do Marquês ou da Constituição para cima, os 98.4 são escolha incontestável em direção a Norte.

pdf

• Visitante
« Responder #52 em: Janeiro 08, 2021, 12:57:54 pm »
Como são os 88.1 a norte de São João da Madeira? Apanha-se bem no Porto? Complementa o sinal do emissor de 98.4? Com 2 emissores no Norte, a Observador apanha-se bem em toda a região do Porto?

Por aqui (norte da AMP) ainda se ouvem mais ou menos bem, mas há lugares onde levam "ripada" da Antena 2, a partir do Sameiro (Braga).

Note-se que, por exemplo, do alto de Santa Marta das Cortiças (a poucos metros do Sameiro), o Monte da Virgem é visível a olho nu...

pdf

• Visitante
« Responder #53 em: Janeiro 08, 2021, 01:01:51 pm »
O emissor já viu melhores dias. Com uma "espanadela", pode ser que volte ao rendimento de outrora.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #54 em: Janeiro 08, 2021, 01:54:06 pm »

A Sul está correctíssimo. Bate certo com o que disse aqui.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #55 em: Janeiro 08, 2021, 05:00:49 pm »
Como é obvio, queria dizer 98.4. As minhas desculpas.
O emissor da Festival, esse sim, sempre cumpriu e bem.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #56 em: Janeiro 08, 2021, 05:12:42 pm »

Eu acho que ele queria dizer 98.4 e trocou-se. Mas discordo que não resolvam os problemas no Porto. A sintonia dos 88.1, não sendo igual a ter o emissor no Monte da Virgem, é mais forte que a dos 98.4 na baixa do Porto, zona ribeirinha, que é onde precisa de complemento mais urgente. Irá comutar sempre para aí.

Para o interior do distrito do Porto chega, com zonas de sombra, enquanto que os 98.4 nem tanto, tem que ver com orografia. Isto eu falo de experiência prática, no terreno mesmo.

Reforço: não é a mesma coisa que ter as torres no Monte da Virgem. O sinal é consideravelmente mais fraco, como é óbvio. Mas é melhor que os 98.4 na baixa. Assim que arrancamos na zona do Marquês ou da Constituição para cima, os 98.4 são escolha incontestável em direção a Norte.

Uma coisa é mapas de abrangência do emissor e outra coisa é a realidade.
As serras de Valongo/Gondomar dividem dois universos distintos dentro do Grande Porto. Depois, surge Baltar que atrapalha mais a coisa e concelhos como Valongo, Paredes, Penafiel e Paços de Ferreira ficam muito prejudicados em termos de acesso a emissores localizados no Porto/Gaia/Espinho/Matosinhos. Em vários locais destes concelhos do Grande Porto é complicado os 98.4, muito menos os 88.1. Se expandirmos para o distrito do Porto, Lousada/Amarante/Baião/Marco de Canaveses é muito complicado em muitos lugares destes concelhos.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #57 em: Janeiro 08, 2021, 09:38:57 pm »

Uma coisa é mapas de abrangência do emissor e outra coisa é a realidade.
As serras de Valongo/Gondomar dividem dois universos distintos dentro do Grande Porto. Depois, surge Baltar que atrapalha mais a coisa e concelhos como Valongo, Paredes, Penafiel e Paços de Ferreira ficam muito prejudicados em termos de acesso a emissores localizados no Porto/Gaia/Espinho/Matosinhos. Em vários locais destes concelhos do Grande Porto é complicado os 98.4, muito menos os 88.1. Se expandirmos para o distrito do Porto, Lousada/Amarante/Baião/Marco de Canaveses é muito complicado em muitos lugares destes concelhos.

Certo, e porquê? Em muitos aspetos pela cota geográfica. A única maneira de furar Valongo vindo de oeste é tendo emissor + cota que superem os cerca de 350 metros de cota em Santa Justa e os talvez 400 em Baltar. Como os emissores de costa frequentemente se desenvolvem com alturas geográficas muito reduzidas, torna impossível a devida captação deles, forma uma barreira.

No caso dos 98.4 acresce ainda que já estão a uma distância já relevante para o emissor que é, nessas localidades. Não é exatamente a mesma coisa que Braga, que se desenvolve entre os 250 e os 450 metros, mas está a apenas 30km em linha reta. Aqui falamos de bem mais.

Os 88.1 desenvolvem-se a 630 metros mais a antena, o que diria fazer no mínimo 690/700 metros. Ora em absolutamente nenhum ponto tem esta cota até Amarante creio eu, o máximo são 450 metros na generalidade, salvo exceções pontuais. O simulador já tem em conta a orografia na hora de fazer os cálculos e a respectiva distância, pelo que é sim possível no caso dos 88.1. Em tempos fiz um mapa para os 98.4 que esse sim morre (em sinal continuo) justamente em Valongo depois de algumas falhas em Rio Tinto e Ermesinde já boas.

Baião e Ansiães é obviamente outra história, porque já vem em subida e se vier na A4 entende-se muito bem essa subida, desenvolvendo-se em Ansiães até aos 1300 metros de cota (atualmente antes do Túnel do Marão). Também não consigo falar de Paços de Ferreira ou Lousada porque o meu conhecimento de terreno é quase nulo em Paços e nulo em Lousada. Estou a falar de coisas no eixo da A4.

O simulador tem em conta orografia. Se depois o emissor não está optimizado é outra coisa...
« Última modificação: Janeiro 08, 2021, 09:42:31 pm por Memórias da Rádio »

ouvinte

• Hero Member
« Responder #58 em: Janeiro 10, 2021, 01:30:17 pm »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #59 em: Janeiro 10, 2021, 01:40:37 pm »
De facto a emissão online ainda existe: https://www.radios.pt/?page_id=819&id=755