os 94.8 (Festval) cobrem, os 98.4 da observador é que não, sendo o cobertura do centro do Porto algo fraca.
Eu acho que ele queria dizer 98.4 e trocou-se. Mas discordo que não resolvam os problemas no Porto. A sintonia dos 88.1, não sendo igual a ter o emissor no Monte da Virgem, é mais forte que a dos 98.4 na baixa do Porto, zona ribeirinha, que é onde precisa de complemento mais urgente. Irá comutar sempre para aÃ.
Para o interior do distrito do Porto chega, com zonas de sombra, enquanto que os 98.4 nem tanto, tem que ver com orografia. Isto eu falo de experiência prática, no terreno mesmo.
Reforço: não é a mesma coisa que ter as torres no Monte da Virgem. O sinal é consideravelmente mais fraco, como é óbvio. Mas é melhor que os 98.4 na baixa. Assim que arrancamos na zona do Marquês ou da Constituição para cima, os 98.4 são escolha incontestável em direção a Norte.
Uma coisa é mapas de abrangência do emissor e outra coisa é a realidade.
As serras de Valongo/Gondomar dividem dois universos distintos dentro do Grande Porto. Depois, surge Baltar que atrapalha mais a coisa e concelhos como Valongo, Paredes, Penafiel e Paços de Ferreira ficam muito prejudicados em termos de acesso a emissores localizados no Porto/Gaia/Espinho/Matosinhos. Em vários locais destes concelhos do Grande Porto é complicado os 98.4, muito menos os 88.1. Se expandirmos para o distrito do Porto, Lousada/Amarante/Baião/Marco de Canaveses é muito complicado em muitos lugares destes concelhos.
Certo, e porquê? Em muitos aspetos pela cota geográfica. A única maneira de furar Valongo vindo de oeste é tendo emissor + cota que superem os cerca de 350 metros de cota em Santa Justa e os talvez 400 em Baltar. Como os emissores de costa frequentemente se desenvolvem com alturas geográficas muito reduzidas, torna impossÃvel a devida captação deles, forma uma barreira.
No caso dos 98.4 acresce ainda que já estão a uma distância já relevante para o emissor que é, nessas localidades. Não é exatamente a mesma coisa que Braga, que se desenvolve entre os 250 e os 450 metros, mas está a apenas 30km em linha reta. Aqui falamos de bem mais.
Os 88.1 desenvolvem-se a 630 metros mais a antena, o que diria fazer no mÃnimo 690/700 metros. Ora em absolutamente nenhum ponto tem esta cota até Amarante creio eu, o máximo são 450 metros na generalidade, salvo exceções pontuais. O simulador já tem em conta a orografia na hora de fazer os cálculos e a respectiva distância, pelo que é sim possÃvel no caso dos 88.1. Em tempos fiz um mapa para os 98.4 que esse sim morre (em sinal continuo) justamente em Valongo depois de algumas falhas em Rio Tinto e Ermesinde já boas.
Baião e Ansiães é obviamente outra história, porque já vem em subida e se vier na A4 entende-se muito bem essa subida, desenvolvendo-se em Ansiães até aos 1300 metros de cota (atualmente antes do Túnel do Marão). Também não consigo falar de Paços de Ferreira ou Lousada porque o meu conhecimento de terreno é quase nulo em Paços e nulo em Lousada. Estou a falar de coisas no eixo da A4.
O simulador tem em conta orografia. Se depois o emissor não está optimizado é outra coisa...