Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 485158 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #2535 em: Agosto 28, 2025, 11:29:24 am »
Que raio se passa com o emissor de Santa Justa?

https://voca.ro/1aMv8cOCWetT

Parece que tem uma campainha a tocar por baixo da música, está assim em todos os rádios, testei 3. 🫡

O som a esta hora está normalizado em 90.6 e com o melhor som que ouvi na emissão do Porto em algum tempo - mas sem grande brilho, como continua a ser apanágio. Está como se viesse direto de satélite. Não percebem que este som assim não cativa a ouvir o que quer que seja no Porto quando a Cidade e a Nova Era são tão agressivas.

Anúncios a esta hora: Jogo da Mala, jornal a Bola, Musical Therèse Martin, rádio online Mega Hits Dance.

Normalizou perto das 24h00, liguei às 23h00 novamente, e já estava melhor, menos agressivo o ruído. Mesmo antes do take de encerramento da emissão, desapareceu por completo. Note-se que 92.9 e 96.5 estavam normais, mesmo durante o DriveIn quando detetei.
Agora, o que me parece é que está menos pujante, à tarde apesar daquele ruído ensurdecedor logava o RDS. Depois de parar a campainha, estou com muito mais dificuldade em logar, apenas junto à janela num ponto específico, similar ao que ocorria há uns 2 anos, antes da última intervenção, e está a dar abertura para as entradas do mix da CMRADIO com a NOVA, coisa que dentro de casa era difícil, mas mesmo no exterior, em Canelas, já não se conseguia e está a dar-se. Bom, pelo menos o som está limpo, mas imagino que esteja praticamente inaudível no centro de Gaia.

Sim, o som da Mega é menos pujante do que o das congéneres, e isso, pode, efetivamente, ser um problema. Até face à RFM não é tão expansivo.
« Última modificação: Agosto 28, 2025, 11:31:15 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2536 em: Agosto 28, 2025, 08:42:47 pm »
talvez o ruído parece me ser do piloto RDS com volume a mais, o que causa esse ruído. Faz sentido pelo que dizes de uma maior dificuldade em logar RDS. Relativamente ao som os 97.1 cá de baixo ainda me parecem menos processados que os 90.6 de Valongo, em termos de som a cidadefm algarve 99.7 está muito acima da mega em termos de volume e processamento. As vezes nem é de todo mau, mantém a dinâmica e naturalidade das músicas e favorece uma escuta prolongada pela menor fadiga auditiva, mas é menos apelativo a quem está a fazer zapping.
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #2537 em: Agosto 28, 2025, 09:15:21 pm »
talvez o ruído parece me ser do piloto RDS com volume a mais, o que causa esse ruído. Faz sentido pelo que dizes de uma maior dificuldade em logar RDS. Relativamente ao som os 97.1 cá de baixo ainda me parecem menos processados que os 90.6 de Valongo, em termos de som a cidadefm algarve 99.7 está muito acima da mega em termos de volume e processamento. As vezes nem é de todo mau, mantém a dinâmica e naturalidade das músicas e favorece uma escuta prolongada pela menor fadiga auditiva, mas é menos apelativo a quem está a fazer zapping.
Este ano não estive aí, mas o ano passado, ao vir na A2, a partir de Grândola era horrível, sempre que fugia para Monsanto, tinha de ir rapidamente baixar o volume no automóvel. O emissor da Fóia estava muito abaixo, talvez só comparável ao da Cavado FM e suplantado apenas pela Paivense. Não sei se estará melhor agora, mas aquilo parecia saído do fundo do poço.

Quanto ao que aqui se passou, não faço ideia, mas esqueci-me de referir que sempre que vinha "a campainha do portão da quinta" perdia o stereo. Hoje já está completamente normal em termos de qualidade sonora, mas noto menos pujança no sinal, que dantes media em média entre os 20 e os 30 rDBu, em bom nos 35 agora no máximo chega aos 25, média entre os 15 e os 20, e RT nem pensar em conseguir. Está a permitir a entrada da dita espúria de 94.7/98.9. O PS vai perdendo uns caracteres aqui e ali, mas recupera, mas está, efetivamente, com mais dificuldade. Mas, em termos de audição, pelo menos aqui na zona de Canelas, que é de sombra q.b. a Santa Justa, não influencia.

No tópico da Riba Tábora que está em 90.5 pus a hipótese de como este problema na Mega coincidiu no período horário com a intervenção no centro emissor deles, que possa ter sido alguma interferência, mas o certo é que aqui em Gaia nunca captei a estação do distrito de Viseu.

Por outro lado, durante a tarde de ontem, também a NOVA andou a mexer no RDS, de "__NOVA__" que raramente entrava e passou a "NOVA____" e em 90.7 está a cair a espúria dos 98.9, também pode ter sido daí. Mas também aí esbarra num obstáculo, no caso dessa frequência, o PS que loga é o da Correio da Manhã, dado 90.7 ser um mix das duas estações, portanto, também tenho dúvidas. Certo é, ontem à tarde decorreram obras nas frequências vizinhas.

Finalmente, na madrugada anterior, houve propagação de Grândola, mas o ruído que interferia a Mega não tinha nada a haver com este. Eram as pipocas e umas microentradas da Antena 2. Na hora em questão, testei os 107.5, que era a mais forte que tinha chegado, e estava livre de M80, portanto, também excluo.

Portanto, o cenário mais provável tenha sido algum problema no emissor de Santa Justa, entretanto solucionado pela equipa técnica da R/Com.
« Última modificação: Agosto 28, 2025, 09:20:49 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ocentos15

• Hero Member
« Responder #2538 em: Agosto 29, 2025, 09:51:18 am »
Espero que o programa snoze de hoje seja alvo de franca reflexão da direção de programas e da administração da r/com. Completa falta de educação num dos takes: Pilar e a colega decidem apresentar ao auditório musicas com letras obscenas, desprezíveis e explicitas, ainda que (mal) censuradas. Peço desde já desculpa pelo que se segue, mas ouvi “Vou dar em seu p**”, “nunca mais te darei o meu c*” entre outras cujo grau de obscenidade é maior mas, por respeito ao forum, nao irei colocar aqui. Enquanto estas “canções” tocavam, Pilar ria-se perdidamente. No fim convidaram o auditório a procurar pela cantora para ouvirem o resto do repertório.

Não me lembro de outra ocasião tão deprimente nesta rádio.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2539 em: Agosto 29, 2025, 02:09:59 pm »
Espero que o programa snoze de hoje seja alvo de franca reflexão da direção de programas e da administração da r/com. Completa falta de educação num dos takes: Pilar e a colega decidem apresentar ao auditório musicas com letras obscenas, desprezíveis e explicitas, ainda que (mal) censuradas. Peço desde já desculpa pelo que se segue, mas ouvi “Vou dar em seu p**”, “nunca mais te darei o meu c*” entre outras cujo grau de obscenidade é maior mas, por respeito ao forum, nao irei colocar aqui. Enquanto estas “canções” tocavam, Pilar ria-se perdidamente. No fim convidaram o auditório a procurar pela cantora para ouvirem o resto do repertório.

Deve ter ouvido ontem à noite na RFM o Talvez F**er do Pedro Abrunhosa nas Festas do Mar inteirinho e sem cortes, e entusiasmou-se  ;D

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2540 em: Agosto 29, 2025, 02:21:43 pm »

Acho muito bem que tenham apresentado e ainda deviam era apresentar mais. Pela Mega ser excessivamente certinha e aborrecida é que está onde está nas audiências. Que rasguem, mas com qualidade, e criem bons momentos de rádio, que isso é que é rádio.

A censura a músicas na R/Com, que é aqui proposta como virtuosa, tem que ficar no passado. Faça-se esse exercício se for preciso na RFM e na RR, não numa rádio que precisa de sobreviver e apanhar o seu público e tem 2 pontos de audiencia. Não há influenciar o que quer que seja sem haver público a ouvir, perguntem à RTP.

Até parece que o resto da emissão da Mega não tem música desse e de outro calibre. Puritanismos têm que ficar nos anos 90, a orientação tem que ser outra e tem que ser a dos valores. E a maneira como cada um usa o que tem, ou faz músicas sobre isso, está longe de definir qualquer ideia sobre isso.

ocentos15

• Hero Member
« Responder #2541 em: Agosto 30, 2025, 01:47:48 pm »

Acho muito bem que tenham apresentado e ainda deviam era apresentar mais. Pela Mega ser excessivamente certinha e aborrecida é que está onde está nas audiências. Que rasguem, mas com qualidade, e criem bons momentos de rádio, que isso é que é rádio.

A censura a músicas na R/Com, que é aqui proposta como virtuosa, tem que ficar no passado. Faça-se esse exercício se for preciso na RFM e na RR, não numa rádio que precisa de sobreviver e apanhar o seu público e tem 2 pontos de audiencia. Não há influenciar o que quer que seja sem haver público a ouvir, perguntem à RTP.

Até parece que o resto da emissão da Mega não tem música desse e de outro calibre. Puritanismos têm que ficar nos anos 90, a orientação tem que ser outra e tem que ser a dos valores. E a maneira como cada um usa o que tem, ou faz músicas sobre isso, está longe de definir qualquer ideia sobre isso.

Caro Memórias, ouça por si as canções que ouvi no snoze: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/27WmG8ONKAvTfRTj5TAqys
E depois, convido-o a comentar a sua própria frase: "Acho muito bem que tenham apresentado e ainda deviam era apresentar mais."

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2542 em: Agosto 30, 2025, 02:39:28 pm »

Caro Memórias, ouça por si as canções que ouvi no snoze: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/27WmG8ONKAvTfRTj5TAqys
E depois, convido-o a comentar a sua própria frase: "Acho muito bem que tenham apresentado e ainda deviam era apresentar mais."

Ouvi 4 das 5 músicas do top5, chama-se Tocanna a "artista" (está mais para comediante), e reitero integralmente o que disse. :)

Ainda bem que apresentaram e deviam ter apresentado mais. O ocentos15 não tem qualquer contexto nem noção de onde param as músicas atuais e depois dá nisto.  ;)

Isto são adaptações de músicas muito bem conhecidas do público em geral (como a de Lady Gaga com Bruno Mars, "Preencha meu Cool"; a de Alicia Keys com Empire State of Mind, "São Paulo"; ou mesmo a "Rola de Cavalo", que eu só não consegui identificar de cara se era da Paula Fernandes ou da Ana Castela ou outro sertanejo parecido, mas deve ser da Ana Castela). Apenas isso: adaptações de músicas bem generalistas com letras bregas que qualquer pessoa com cinco palmos de testa além do teclado identifica que são humor, e portanto bem protegido no contexto rádio.

Parti-me a rir umas 3 vezes com as músicas que ouvi e estou no público-alvo da Mega. Se calhar você tem 50 anos e é daqueles que acham que os brasileiros não valem nada - devia aprender umas coisinhas com eles. Por exemplo a ter mais humor, sabe?

Aqui não se passa cartão a xenofobias encapotadas.

Que prefira a música portuguesa está tudo certo, que não saiba identificar o que é humor e ter gostos diversificados é que é já só mesmo um problema seu. Cumprimentos!
« Última modificação: Agosto 30, 2025, 02:41:09 pm por Memorias da Radio »

ocentos15

• Hero Member
« Responder #2543 em: Agosto 30, 2025, 02:56:32 pm »

Ouvi 4 das 5 músicas do top5, chama-se Tocanna a "artista" (está mais para comediante), e reitero integralmente o que disse. :)

Ainda bem que apresentaram e deviam ter apresentado mais. O ocentos15 não tem qualquer contexto nem noção de onde param as músicas atuais e depois dá nisto.  ;)

Isto são adaptações de músicas muito bem conhecidas do público em geral (como a de Lady Gaga com Bruno Mars, "Preencha meu Cool"; a de Alicia Keys com Empire State of Mind, "São Paulo"; ou mesmo a "Rola de Cavalo", que eu só não consegui identificar de cara se era da Paula Fernandes ou da Ana Castela ou outro sertanejo parecido, mas deve ser da Ana Castela). Apenas isso: adaptações de músicas bem generalistas com letras bregas que qualquer pessoa com cinco palmos de testa além do teclado identifica que são humor, e portanto bem protegido no contexto rádio.

Parti-me a rir umas 3 vezes com as músicas que ouvi e estou no público-alvo da Mega. Se calhar você tem 50 anos e é daqueles que acham que os brasileiros não valem nada - devia aprender umas coisinhas com eles. Por exemplo a ter mais humor, sabe?

Aqui não se passa cartão a xenofobias encapotadas.

Que prefira a música portuguesa está tudo certo, que não saiba identificar o que é humor e ter gostos diversificados é que é já só mesmo um problema seu. Cumprimentos!

Não tenho noção, então. Discordamos.

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #2544 em: Agosto 30, 2025, 10:20:37 pm »
Gostei bastante desse momento no "Snooze", e concordo com o Memórias. São necessárias estas rubricas mais arrojadas para se fazerem descolar dos 2%, ou então a Mega fecha. E não é preciso ser sempre sobre música "brejeira".

Acho que há um problema maior, que continua a ser a playlist. Já não há paciência para ouvir a nova do Lewis Capaldi a todas as horas do dia. Têm uma sequência fantástica com a dupla de hip hop Clipse, música eletrónica fresca com Calvin Harris e Clementine Douglas, até uma mais emotiva do Damiano David, mas depois deitam tudo a perder com a "panca" que têm há anos pelo Lewis. É música de RFM para cima, não cabe numa rádio jovem!

pdnf

• Hero Member
« Responder #2545 em: Agosto 30, 2025, 10:37:23 pm »
Estava a ver se disponibilizavam o podcast, mas parece que o de sexta calhou de ficar esquecido.
Não fui ouvir as músicas, porém, pelo que já li aqui, fiquei com uma ideia.
Vamos por partes, a Mega, apesar de ser uma rádio jovem, está inscrita na ARIC, logo, dentro daquilo que é a doutrina da Igreja, penso que não é muito adequado estar com esse tipo de linguajar, e, mesmo que censurado, percebe-se sobre o que se está a falar. Ninguém está a dizer que a sexualidade não faz parte da dimensão humana, em particular da associada à juventude. Contudo, há outras formas de tratar esses assuntos, numa rádio que está inserida no grupo em que está. Escreve-vos isto alguém que está no limite do que é aceitável para ser público-alvo da Mega, o real, não aquele que eles referem ser meramente até aos 24 anos.

Dito isto, numa coisa o MdR tem completa razão, muito do que passa na Mega é igualmente obsceno, ou até pior.
Há uns anos, estava a falar com uma ex-locutora da Mega e perguntei-lhe qual era a música que mais lhe custava passar na rádio. Esperando uma resposta pelo prisma do gosto musical, a resposta foi "Malvadão, a música é asquerosa para uma mulher".

https://www.letras.mus.br/mc-xama/malvadao-3/

De facto, é caso para perguntar como é que uma coisa destas andou a passar meses a fio a cada hora na MegaHits. Sim, é seguramente bem pior do que um momento que é apenas humor no Snooze.
« Última modificação: Agosto 30, 2025, 10:44:18 pm por pdnf »
Rádio é:

Atento

• Hero Member
« Responder #2546 em: Agosto 30, 2025, 10:52:30 pm »
Estava a ver se disponibilizavam o podcast, mas parece que o de sexta calhou de ficar esquecido.
Não fui ouvir as músicas, porém, pelo que já li aqui, fiquei com uma ideia.
Vamos por partes, a Mega, apesar de ser uma rádio jovem, está inscrita na ARIC, logo, dentro daquilo que é a doutrina da Igreja, penso que não é muito adequado estar com esse tipo de linguajar, e, mesmo que censurado, percebe-se sobre o que se está a falar. Ninguém está a dizer que a sexualidade não faz parte da dimensão humana, em particular da associada à juventude. Contudo, há outras formas de tratar esses assuntos, numa rádio que está inserida no grupo em que está. Escreve-vos isto alguém que está no limite do que é aceitável para ser público-alvo da Mega, o real, não aquele que eles referem ser meramente até aos 24 anos.

Dito isto, numa coisa o MdR tem completa razão, muito do que passa na Mega é igualmente obsceno, ou até pior.
Há uns anos, estava a falar com uma ex-locutora da Mega e perguntei-lhe qual era a música que mais lhe custava passar na rádio. Esperando uma resposta pelo prisma do gosto musical, a resposta foi "Malvadão, a música é asquerosa para uma mulher".

https://www.letras.mus.br/mc-xama/malvadao-3/

De facto, é caso para perguntar como é que uma coisa destas andou a passar meses a fio a cada hora na MegaHits. Sim, é seguramente bem pior do que um momento que é apenas humor no Snooze.

Lol

Disseram tudo em direto ou no falso direto apanágio da Buraca?

Acho que as animadoras deve passar a ir vestidas de freiras atrevidas...

Há que ousar para atrair audiência...

E que tal um filmezito?

"Rodagem na Buraca"

Lol

pdnf

• Hero Member
« Responder #2547 em: Agosto 30, 2025, 11:15:49 pm »
Lol

E que tal um filmezito?

"Rodagem na Buraca"

Lol

Bom, este comentário merece toda a minha forte censura. Tenha respeito, por favor. Isto não é uma taberna infrequentável. Uma coisa é insistir num tema, outra é ser de uma má educação inqualificável.
Acho que um pedido de desculpa à Pilar e à Joana, pela ideia que lançou indiretamente, não lhe ficava mal.

Já agora, na Mega os painéis entre as 07H e as 20H são feitos em direto, excetuando aos fins-de-semana e feriados, em que apenas ocasionalmente são direto.
O painel 20H-24H passou a ser em deferido com o fim do GNO versão 2020/2021 (Nogueira/Pinheiro).
Rádio é:

Atento

• Hero Member
« Responder #2548 em: Agosto 30, 2025, 11:34:29 pm »
Lol

E que tal um filmezito?

"Rodagem na Buraca"

Lol

Bom, este comentário merece toda a minha forte censura. Tenha respeito, por favor. Isto não é uma taberna infrequentável. Uma coisa é insistir num tema, outra é ser de uma má educação inqualificável.
Acho que um pedido de desculpa à Pilar e à Joana, pela ideia que lançou indiretamente, não lhe ficava mal.

Já agora, na Mega os painéis entre as 07H e as 20H são feitos em direto, excetuando aos fins-de-semana e feriados, em que apenas ocasionalmente são direto.
O painel 20H-24H passou a ser em deferido com o fim do GNO versão 2020/2021 (Nogueira/Pinheiro).

A música que passaram é bem mais atrevida do que o meu simples comentário.

É mesmo tudo em direto? Ou é gravado uns minutitos antes para sair tudo perfeito?

Aquil alguém pediu para serem ousados...

A CMR, por exemplo, seguindo a mãe cmtv, quanto mais notícias de faca e alguidar melhor para subir na audiência...

O Herman estava tramado, se você fosse o direror de programas...

https://youtu.be/rzqrJO2XTu8?si=aasHA6JyqI9EuGk3

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2549 em: Agosto 31, 2025, 04:00:04 am »
Concordo integralmente com o comentário do pdnf. Isto não são termos nem modos para se estar num fórum ou dirigir a alguém do meio. Muito fora.