talvez o ruído parece me ser do piloto RDS com volume a mais, o que causa esse ruído. Faz sentido pelo que dizes de uma maior dificuldade em logar RDS. Relativamente ao som os 97.1 cá de baixo ainda me parecem menos processados que os 90.6 de Valongo, em termos de som a cidadefm algarve 99.7 está muito acima da mega em termos de volume e processamento. As vezes nem é de todo mau, mantém a dinâmica e naturalidade das músicas e favorece uma escuta prolongada pela menor fadiga auditiva, mas é menos apelativo a quem está a fazer zapping.
Este ano não estive aí, mas o ano passado, ao vir na A2, a partir de Grândola era horrível, sempre que fugia para Monsanto, tinha de ir rapidamente baixar o volume no automóvel. O emissor da Fóia estava muito abaixo, talvez só comparável ao da Cavado FM e suplantado apenas pela Paivense. Não sei se estará melhor agora, mas aquilo parecia saído do fundo do poço.
Quanto ao que aqui se passou, não faço ideia, mas esqueci-me de referir que sempre que vinha "a campainha do portão da quinta" perdia o stereo. Hoje já está completamente normal em termos de qualidade sonora, mas noto menos pujança no sinal, que dantes media em média entre os 20 e os 30 rDBu, em bom nos 35 agora no máximo chega aos 25, média entre os 15 e os 20, e RT nem pensar em conseguir. Está a permitir a entrada da dita espúria de 94.7/98.9. O PS vai perdendo uns caracteres aqui e ali, mas recupera, mas está, efetivamente, com mais dificuldade. Mas, em termos de audição, pelo menos aqui na zona de Canelas, que é de sombra q.b. a Santa Justa, não influencia.
No tópico da Riba Tábora que está em 90.5 pus a hipótese de como este problema na Mega coincidiu no período horário com a intervenção no centro emissor deles, que possa ter sido alguma interferência, mas o certo é que aqui em Gaia nunca captei a estação do distrito de Viseu.
Por outro lado, durante a tarde de ontem, também a NOVA andou a mexer no RDS, de "__NOVA__" que raramente entrava e passou a "NOVA____" e em 90.7 está a cair a espúria dos 98.9, também pode ter sido daí. Mas também aí esbarra num obstáculo, no caso dessa frequência, o PS que loga é o da Correio da Manhã, dado 90.7 ser um mix das duas estações, portanto, também tenho dúvidas. Certo é, ontem à tarde decorreram obras nas frequências vizinhas.
Finalmente, na madrugada anterior, houve propagação de Grândola, mas o ruído que interferia a Mega não tinha nada a haver com este. Eram as pipocas e umas microentradas da Antena 2. Na hora em questão, testei os 107.5, que era a mais forte que tinha chegado, e estava livre de M80, portanto, também excluo.
Portanto, o cenário mais provável tenha sido algum problema no emissor de Santa Justa, entretanto solucionado pela equipa técnica da R/Com.